
1 – Bret Hart & Goldberg
WHAT?! Esta é que deve ser invenção, vão agora dizer que isso já aconteceu mesmo? Então esses dois grandes amigalhaços hoje em dia já foram parceiros de equipa? Pois é, coisas incríveis acontecem mesmo. Agora a parte curiosa é o quanto isto está relacionado com toda a história que bem conhecemos entre eles e a sua animosidade.
Não foram uma tag team propriamente combinada, ou uma dupla que dominasse por algum tempo, ou qualquer coisa desse género. Claro que não. Está aqui por ser hilariante o facto de realmente estar registado que Bret Hart e Goldberg, dois tipos que tanto se adoram hoje em dia, já terem sido Tag Team Champions na WCW. Por pouco tempo que fosse. Está lá registado, tinha que estar aqui. Como é que se juntaram? Com aquele velho truque do booking, podemos chamar-lhe cliché se quisermos muito, de juntar parceiros improváveis quando estão a competir. Já o fizeram com rivais bem mais azedos do que estes dois eram – ambos babyfaces, tinham a rivalidade de respeito.
Então deve realçar-se que Bret Hart era World Heavyweight Champion e Goldberg desafiava-o. Tinham combate marcado para o Starrcade desse mesmo mês, era esse o main event. Respeitavam-se, mas claro que havia tensão, então fizeram a cena de os forçar a ser parceiros naquela de “será que conseguem entender-se?” que fazem tantas vezes. Resultou na conquista dos cintos, mas não chegou para evitar uma rápida perda. Já não os tinham quando chegaram ao Starrcade e Bret vence com um finish parvo, a recriar o Montreal Screwjob, mas ao contrário. Pronto, está aí tudo.
Só há um pormenor de relevo. Esse combate do Starrcade em finais de 1999… É esse mesmo combate, é. Foi aí que Goldberg aplicou aquela patada que causou a concussão a Bret que o forçou a acabar a carreira. A verdadeira origem de todo o heat entre eles aconteceu aí. De pensar que um mero par de semanas antes… E eram Tag Team Champions!
Dez combinações muito curiosas, que pelo menos uma vos tenha desafiado o conhecimento e a memória. É sempre mais divertido assim. E é sempre mais divertido quando se juntam à festa e comentam. Que dá sempre para tudo. Para o comentário aos que se lembram, para a mão na testa dos que acabaram de ser forçosamente lembrados, para a surpresa pelos que nem faziam ideia e para o acréscimo de mais uns bons pares de jarras dignos de aqui estarem se a lista tivesse mais de dez. Portanto, como a minha parte já se ficou por aqui, é claro que vos estou agora a convidar e a encorajar a prolongar a actualidade e pertinência disto, dessa forma.
Cá estarei na próxima semana para mais uma edição e a temática é nova mas relacionada porque arranjei aqui maneira de fazer a ponte. Deixei implícito na introdução que estava a fazer isso? Deixei. Mas tive que ir lá ver porque já não me lembrava. Pronto, através dos esquecimentos nas tag teams, entramos nessa secção tão essencial do wrestling, que é o wrestling de tag team. Muitas vezes negligenciado, mas outras tantas histórico. E há muito para falar no que diz respeito a tag teams mas aqui por estas bandas é sempre mais divertido falar do esquecido ou do desconhecido. Surpresas, coisas improváveis, engraçadas, essas coisas todas. Onde existem mais surpresas é naquela fase “pré-fama”. Vocês conhecem todas as tag teams, com estrelas actuais, que tenham existido nos territórios de desenvolvimento? Olhem que há muitas curiosidades! Pronto, eu trago algumas, já me comprometo, já me lixei, agora vai ter que ser. Venham ver dez estrelas actuais que já foram parceiros de equipa nos territórios de desenvolvimento! Portanto, têm que se portar bem até lá, conto convosco. Fiquem bem, até à próxima!
Comentar