8 – Asylum Match
Uma coisa que se vão aperceber é que vão aparecer muitas jaulas por aqui. Parece a saída mais fácil para criarem uma estipulação toda fora-da-caixa (e dentro-da-jaula) e extravagante. Inventam qualquer coisa dentro de uma jaula. E depois apercebem-se que isso de gaiolas até limita muita coisa e ficam sem saber bem o que fazer e não tornam a repetir as mesmas ideias. Até à seguinte.
Em 2016, Dean Ambrose e Chris Jericho rivalizavam. E o que se sabia sempre acerca de Ambrose é que ele era tolo. Pronto, estava aí a sua essência inteira e tinham que fazer de tudo para vender que o gajo era doido. E então este fez o convite para um “Asylum match” no Extreme Rules, porque loucura, asilos e afins. No que é que consistia? Fazíamos nós nem ideia. Olhando para o combate, nem os competidores tinham a total ideia do que fazer. O combate era apenas uma jaula com armas à disposição no seu topo, sem se alargar além disso. Mas sentiu-se um certo constrangimento por parte dos Superstars que não sabiam bem o que fazer para vender que aquele “Cage match” era diferente, era mais louco. E ficou um combate estranho. Teve os seus momentos de interesse e até se chegou a intensificar em violência – Jericho a aterrar, de costas, num monte de pionés – mas nada que lhes dê vontade de tentar outra vez.
Por acaso já houve outro Asylum match antes. E tinha que ser na WCW, vindo da mente de Vince Russo e atribuído como criação de Scott Steiner. Portanto já sabemos que era bom. O Asylum da WCW não passava de uma jaula circular – em cúpula – mais pequena que se encontrava dentro do ringue, em vez de à volta, e que apenas podia ser vencido por submissão. Maravilha, se já estavam limitados no que fazer, limitem-nos também em espaço. Foi uma das muitas ideias à Russo que acabaram por ir dar ao caixote para não se repetir, ficando com aquele mini legado como uma especialidade do Steiner. Porquê? Porque sim, porque ele não tinha nenhuma e devia precisar. Ou então queriam implicar que ele devia estar num asilo. Ou dentro de uma jaula. Ou dentro de uma jaula num asilo.
8 Comentários
Parabéns pelo artigo, Chris! São muitas informações e parece ter sido bem trabalhoso fazer 👏🏾
E achei o “Reverse Battle Royal” no mínimo engraçado, como se fosse andar pra trás 😂😂
Muito bom artigo, deve ser coisa para demorar umas horinhas a fazer.
Alguns tipos de combate nem sequer alguma vez ouvi falar, muito interessante!
P.S. Fico à espera de ver Fiend vs Strowman procurar um crocodilo no Douro.
Obrigado ao Vince Russo por me fazer rir com esses combates
Bom artigo.
Um artigo mais virado para o lado cómico. Mas há combates mais simples que já não acontecem há anos e duvido que voltaram a acontecer. Stretcher Match, Last Ride Match, Inferno Match, First Blood Match, Punjabi Prison Match, hardcore match
Já raramente comento em qualquer lugar do site, mas é bom ter o TOP10 de volta. Não conhecia o “King of the Mountain” e fui pesquisar logo de cara, porque é das coisas que se precisa ver mesmo kkkkkk
Só uma observação para a administração do site que nada tem a ver com o artigo, desde que não pode mais selecionar alguma parte do texto que ficou muito ruim pra quem acompanha esses artigos e quer pesquisar por alguma coisa neles presentes. Antes eu só selecionava e mandava o google buscar, uma mudança seria bem vinda.
Excelente lista, colocaria também o bra and panties match.
Saudades dos tempos antigos da WWE…