10 Tradições e Hábitos Festivos no Wrestling – Top Ten #568

2 – Velhas e duras tradições

Curiosidades de história, só, um pouquinho disso. Todo o Top Ten lista uma data de coisas que acontecem algumas vezes e chama-lhes tradições, na falta de melhor termo. Esta entrada é a mais literal nisso. Fala mesmo de tradição festiva no wrestling. Ou melhor: tempos antigos em que o wrestling *era* uma tradição das festas.

Outros tempos mais antigos. Hoje em dia, podem dizer o que quiserem sobre por vezes terem tratamentos duvidosos para com os seus lutadores, algo que já se vai desfazendo cada vez mais, felizmente. Em altura de festa, lá têm o bom senso de deixar um episódio gravado e dar a semaninha, uns dias, de férias aos lutadores que tanto sacrificam ao andar na estrada o ano todo, e para não terem que trabalhar nos dias das festas. Aconteceu um Raw há não tanto tempo, em directo, no Natal e causou algum ultraje com alguns fãs. Habituados aos tempos modernos, com certeza, o que é perfeitamente compreensível.

Antigamente, nos tempos dos territórios, pré-monopólio da WWE, não havia cá coisas para evitar ter os lutadores a trabalhar nas festas. Pelo contrário. Dia de Natal era dia de wrestling. Parece que algumas famílias, que talvez não fossem das mais comuns mas se calhar até podiam ser, gostavam de sair de casa e ver uns tipos andar à bulha no dia da celebração da paz e do amor. Cards eram feitos para esses dias, alguns lutadores veteranos ainda têm muita experiência em não passar o Natal com a família por estar a encabeçar um desses shows especiais natalícios. Ric Flair é um dos que pode falar sobre isso.

Os cards festivos, variados já que aproveitavam o Natal e o Thanksgiving também, acabaram por ser também importantíssimos para o desenvolvimento dos cards transmitidos em pay-per-view já que algumas famílias queriam mesmo ficar em casa, mas não queriam perder o seu tradicional wrestling. E lá tinham os desgraçados que ir na mesma, e agora também ia toda uma equipa de produção. A exploração muito rentável a ser dominada por outras empresas, ao longo das décadas, obrigou mesmo o ganancioso Vince McMahon Jr. a criar o seu próprio evento especial festivo…

2 Comentários

  1. No 6 o Benoit tá felizão e o Cena com uma cara bizarra kkkk

  2. Com esses temas o Survivor Series vai sempre acabar em “obrigação”. Por mim era repensarno PLE e transformar o tema de sobrevivência em algo como o Extreme Rules e combates colectivos de vários tipos. Championship Scramble, Gauntlet, Fatal 4-way, triple treath, Hell in a Cell, por aí.