10 Tradições e Hábitos Festivos no Wrestling – Top Ten #568

6 – Tribute to the Troops

Esta é que era mesmo uma tradição intencional, certinha e que procuravam. Mas também começou em ponto muito grande e foram dando sucessivamente menos relevo. Aliás, lembram-se de como foi a edição do ano passado? Pois, não se lembram. Não houve. Talvez seja uma surpresa, mas o evento foi discretamente descontinuado e não parecem haver planos de o retomar este ano.

Começou em 2003, por sugestão de JBL: um espectáculo a honrar as tropas americanas, em tempos de festa. Um evento simples, sem grandes alaridos ou acontecimentos significativos, apenas um entretenimento básico e uma celebração e agradecimento aos soldados. Inicialmente, era um evento com a sua grandeza. Partiam mesmo para o Iraque ou para o Afeganistão para alguma base militar americana que por lá houvesse e era transmitido num especial televisivo bastante promovido. Podiam contar com mensagens de apoio do próprio Presidente dos Estados Unidos (George W. Bush e Barack Obama) e com grandes estrelas, até mesmo um Stone Cold Steve Austin a fazer das dele.

O espectáculo foi-se tornando rotineiro e começaram a fazê-lo a partir de bases militares dentro dos Estados Unidos. Perdendo relevo, a edição de 2019 já foi só um “live show” que nem sequer foi transmitido em TV. Voltou no ano seguinte, no Thunderdome, e deu-se uma fenda até voltar em 2023, apenas como um episódio especial do Smackdown (apesar de também já ter sido um episódio especial do Raw nos seus tempos de maior grandeza). E consta que, para já, seja essa a última edição.

Não quer dizer que um tributo aos militares não tivesse hoje em dia a sua adesão com o público americano, apesar do clima de tensão e divisão política global. Procuravam sempre manter apenas o clima de festa. Mas deixa assim tantas saudades? Para além do Stone Cold disfarçado de Pai Natal a distribuir Stunners, têm muitas mais memórias de coisas que se tenham passado nos anos de história do Tribute to the Troops? A nível de wrestling, nem era para ser alguma coisa de especial, portanto era sempre algo esquecível. Excepto o segmento já mencionado e a edição de 2011. O que é que essa teve de especial? Os Nickelback a tocar lá ao vivo, caramba!

2 Comentários

  1. No 6 o Benoit tá felizão e o Cena com uma cara bizarra kkkk

  2. Com esses temas o Survivor Series vai sempre acabar em “obrigação”. Por mim era repensarno PLE e transformar o tema de sobrevivência em algo como o Extreme Rules e combates colectivos de vários tipos. Championship Scramble, Gauntlet, Fatal 4-way, triple treath, Hell in a Cell, por aí.