10 Veteranos que revitalizaram as carreiras (ou tentaram) na Ruthless Aggression – Top Ten #461

1 – Shawn Michaels

Até podia perguntar quem mais vos ocorreria para a primeira posição, mas até é possível que nem se tenham lembrado logo dele. Tão presente que quase dá para esquecer aquele período em que ele esteve retirado devido a uma lesão nas costas. Esteve lá para a génese da Attitude Era mas assistiu a uma significativa porção dela a partir do banco, com um papel televisivo não activo em ringue.

Em 2002, a começar a tal nova era, volta aos ringues e volta um homem novo. Mesmo um daqueles casos de total renascimento. Cristão por acaso. Um daqueles casos que talvez sejam raros, dada a natureza tão… de culto da coisa. Mas Shawn Michaels tornar-se Cristão renascido até lhe fez bem. Notável, anteriormente, não só por ser um lutador fenomenal, mas também pela sua má atitude nos bastidores, ego descontrolado e constante arrogância… Regressava um Shawn mais sereno, mais disposto a ajudar o próximo, especialmente se for jovem, que verão que HBK colocou muita gente over ao longo do seu mais recente percurso. E as suas performances, mesmo sendo ele um veterano a caminho da meia idade? Essas falam por si. Main events de Wrestlemania históricos como os que teve com Undertaker, Ric Flair, John Cena e até mesmo o Vince são só uma pontinha pequenina do iceberg.

Fica a questão. Shawn Michaels é classico, criado na Golden Era, como lutador de Tag Team com Marty Jannetty – fica cada um numa ponta oposta deste Top Ten, que giro. Mas também ele é da New Generation, quando se reinventou como lutador de singulares, chegou ao topo e conquistou múltiplos títulos Mundiais. Aguentou ali o barco enquanto a malta fugia toda para a concorrência. Protagonizou polémicas, incidentais ou intencionais e foi um pilar da Attitude Era. Voltou para novamente se reinventar na Ruthless Aggression. Qual a tal questão? É se, por acaso, não será esse último o melhor Shawn Michaels!


Eram os dez que esperavam? Ou foram só os nove que esperavam, mais o Marty Jannetty, porque os critérios eram bastante abrangentes? É o que toca agora a vocês dizer. Felicíssimo com ter conseguido puxar pela vontade de comentarem um pouquinho mais na edição anterior. Parece que todos sofremos do mesmo mal do bichinho da nostalgia e é sempre assunto que puxa. Aqui é parecido, muito nome grande… Mas também dá para conversa. Comentem estes casos, aqueles que vos trazem mais recordações, os que acham que até voltaram melhores ainda, acrescentem algum caso que também considerem que se adeque.

É a conversa do costume e os ares lá de fora também já vão dizendo que é Agosto. Aliás, até já há um SummerSlam aí a chegar este fim-de-semana, o derradeiro sinal da época em que estamos. Também será de esperar que aqui o Top Ten vá de férias, mas ainda traz qualquer coisa para vocês. O SummerSlam terá passado, esperemos que tenha sido óptimo e repleto de boas surpresas, mas o Top Ten ainda falará aqui destes idos e gloriosos anos. Que parece que foram ontem mas parece que foram há mais tempo ainda quando olhamos ao quanto os tempos mudaram. Influencia este produto e muitos mais. É para essa diferença de tempos que olharemos, afinal vamos recordar dez storylines da Ruthless Aggression com que não se safariam hoje em dia. E verão que muitas delas… Até quereriam!

Mas já deve dar para ter uma ideia e já começam vocês a listar coisas que já viram que vos fazem pensar que hoje em dia… Cancelavam esta malta toda no Twitter – ou no X, ou lá o que raio é – e em todo o lado. Vamos lá remexer um pouco, ainda com a boa intenção da recordação. Portanto devem cá estar. Um bom SummerSlam a todos, umas boas férias, bons festivais para quem andar aí no percurso… Bom tudo o que vos decore este Verão, que espero que esteja a ser bom! Aí do outro lado do Atlântico… Parecido, mas no hemisfério oposto! Fiquem bem e até à próxima!

2 Comentários

  1. Mais um grande top 10 como sempre! Confesso que não imaginava qual seria o n°1 não 😅 Prá semana há mais, sigaaa

  2. Bom top 10! o Ric Flair apesar da idade ainda nos proporcinou grandes momentos… woooooooooooo