Golpes de Wrestling, algo tão importante neste entretenimento que gostamos de ver e algo tão subjectivo, pois se me pedirem 3 golpes de Wrestling que eu goste e 3 que eu não goste e vos pedir a cada um de vocês exatamente o mesmo, as respostas vão ser diferentes, porque cá está o gosto é subjectivo.
Eu falando por experiência própria, quando olho para um golpe de Wrestling penso em várias variáveis, primeiro enquanto alguém que treina Wrestling penso se aquele golpe vai doer mais do que dói uma simples queda, depois penso se consigo fazer esse golpe a toda a gente e por fim penso enquanto fã, penso se o golpe fica perceptível o que aconteceu e se não fica só estúpido. Porém hoje irei só falar da minha experiência enquanto fã, para vos falar de alguns golpes.
E existem golpes em todas as promotoras e em várias gerações que eu ainda hoje fico a pensar como quer seja em kayfabe ou não, alguém pensou que aquilo ficaria bem. Como é óbvio poderei falar de alguns golpes que vocês gostam, mas isso remete-nos ao primeiro parágrafo, é que wrestling é subjectivo.
Assim sendo e sem mais demoras estes são 4 golpes de Wrestling que eu considero parvos/estúpidos.
Jeff Hardy – Whisper In The Wind
Quando vemos um lutador a fazer Wrestling é porque ele é treinado e se ele é treinado todos os seus golpes deveriam ser feitos na perfeição, mas depois vemos Jeff Hardy a fazer o Whisper In The Wind. E com o Whisper In The Wind, a verdade é que temos uma roleta.
Para mim o Whisper In The Wind, chamar-se-ia a “Roleta da Carolina do Norte”, pois nunca sabemos com que parte do corpo Jeff Hardy vai acertar no seu adversário e o próprio Jeff Hardy nunca sabe como vai aterrar, porque tanto pode cair de costas, como pode sair de pés ou pior e cai quase de cabeça. Basta ver este vídeo de 40 segundos da WWE, onde vários Whisper In The Wind, sendo que é raro o que acabe de forma igual ao anterior.
Este é um daqueles golpes que com o passar da idade de Jeff Hardy apesar de ser uma das suas imagens de marca, penso que deveria ser retirado, pois se em jovem as probabilidades de falhar eram menores, com o passar do tempo, poderá ser só uma questão de tempo até um dia acontecer um acidente.
Ainda assim de referir, que apesar de todo o estilo pouco ortodoxo do “Charismatic Enigma” exceto certos saltos do topo de escadotes, Jeff Hardy com a excepção do Whisper In The Wind, tem um estilo de luta bastante seguro em comparação a outros high flyers do dias de hoje.
29 Comentários
Ahahahah Concordo
Lá está o End of Days é estupido mas é muito bom visualmente
O End of Days é bem fixe mas bem estúpido ao mesmo tempo ahah
Dos golpes mencionados , sempre achei o finisher do MVP horroroso, além de me questionar como esse golpe poderia ser eficiente como finalizador se o mesmo tem uma execução esquisita.
End of Days nao concordo, para mim o End Of Days é dos finisher’s mais bonitos que ja vi e que considero melhor
Com toda a certeza o golpe mais estúpido que já vi foi o The Cobra do Santino Marella
Para mim é esse e o Jordanzzo ( ou la como se chama ) que era do Enzo Amore
Experimenta levar uma mocada na boca em cheio e depois diz.me como ficas… o que torna estupido é a meia e a palhacada qie ele fazia para aplicar o golpe
O golpe como um todo é estúpido, ainda mais para um finisher.
Fazua parte da estupida gimmick dele
Verdade, era mesmo ridículo. 😂
E o novo finisher do Cena?
Bem estúpido, ainda para mais num 16x campeão
Ja nem me lembrava dessa desgraca
Caterpiller do Otis
Caterpiller é o mesmo que o worm do scotty 2 hotty, no entanto no otis é mais credivel, imagina te a levar.com um el gran gordo com 3 digitos de peso em cima de ti
Concordo e lembrei-me logo do novo finisher do John Cena. Ainda hoje penso que foi algo que o John Cena inventou para gozar com o pessoal. Um finisher que não considero parvo, mas parece que não faz dano é o Starship Pain do John Morrison. Para mim já era altura de mudar de finisher.
Não posso concordar com o Jeff Hardy… ainda por cima colocaste um video que te contradiz… em todo o video ele aterra sempre da mesma forma… Do Baron Corbin, também discutivel… Penso que tinhas golpes bastante piores para analisar… como por exemplo, o Leg Drop do Hogan, Starship Pain do Jonh Morrison, etc…
O proprio stuner se o fizeres na real aleigas o tipo? Aleijas te mais tu no cu… no entanto wrestling é metade feito e por isso é um golpe bonito de ver ainda por mais com um bom selling, assim como o end of days falado no artigo
Na técnica do Jeff Hardy não posso concordar, de todo. Pelo que sei, o Jeff Hardy, é verdade que não acerta sempre no adversário da mesma forma, mas cai sempre de costas no chão. Cair de costas no chão, com prática, não magoará. Digo isto porque pratico Judo e cair de costas no chão é normalissimo.
O End of Days, apesar de parecer que pode magoar o executador, não me parece que assim seja. É uma técnica muito bonita.
Diria que há tantas técnicas que podiam estar nestes dois lugares, que me vem logo à cabeça é o finisher atual do Angel Garza. Depois há finishers como o do Otis, do John Cena e até o do The Rock!
Acho que um nível muito abaixo desses está a minhoca do Otis, talvez por isso (e bem) não considerado no artigo.
Deixei a minha kpiniao sobre o caterpiler em resposta ao coment do blokdstain, nao acho que seja um finisher com 0 credibilidade visto quem o sofre levar com um peso enorme em si
É certo que leva com um peso enorme, mas acho que o que antecede descredibiliza logo o golpe. Se fizesse umas corridas na corda como o The Rock para ganhar balanço penso que seria melhor. Já agora, achas mais “eficaz” o golpe do Otis ou um Elbow Drop da 3° corda (o que a Bayley faz hoje ou até mesmo a variação do Xavier Woods)?
O finisher do Scotty 2 Hotty veio-me logo à cabeça, mas não está no artigo.
Não concordo que o End of Days possa ser um finisher “parvo”, até pelo contrário, como referiste e também me veio à cabeça, o RKO que é um ataque rápido e belíssimo, mas não deve aleijar ninguém, secalhar aleija mais o Orton do que o seu adversário.
Há muitos ataques e finishers no mundo do wrestling que são parvos e não têm o seu fundo de realismo, mas é Wrestling e querendo ou não é tudo treinado para apenas dar entretenimento.
Stuner e exemplo disso
Não consigo achar graça em um DDT comum, depois de ver tantas variações legais acho que só não me calsa impolgação
Sou muito fã do Jeff Hardy, mas sempre me perguntei qual a maneira que ele considera perfeita de se aplicar o whisper in the wind, se é atingindo o adversário com o pé, ou com as costas, nunca ficou claro
Golpe do Jeff é bom, mas de certo modo perigoso, tem que saber fazer
End of days é muito bom visual, não acho ele ruim
Playmaker é ridículo
Bronco Buster é brutalmente ridículo
E o Lightning Fist do John Cena ?
esse nem sequer merece que se perca tempo a falar dele… é só ridiculo!!!
Quando vi a parte do Corbin, me lembrei de um finisher que a Sonya Deville usou contra a Naomi (https://youtu.be/rnKpH_z99jc), eu fiquei tipo “caraca, Naomi reverteu com um super DDT, que foda”, mas não, era um finalizador da Sonya, que é praticamente a mesma coisa sobre o Corbin “Quem acertou quem?”.