🔴 Instagram Live | Análise WrestleMania 36 e antevisão Raw

Esta semana surgiu o rumor de que Goldberg poderá vencer The Fiend no Super Showdown na Arábia Saudita e tornar-se assim campeão universal. Para mim, que sou fã desta nova gimmick do Bray Wyatt e acho que ele é das superstars mais credíveis que a WWE tem neste momento, eu acho que esta é uma ideia completamente absurda, no entanto não me vou rir dela.

Não me vou gozar com esta possibilidade, porque é uma possibilidade bem real considerando o modus operandi da WWE no que toca a combates entre lendas e nomes atuais. O rumor de que Vince acha que Goldberg vs Roman Reigns venderia mais bilhetes do que The Fiend vs Roman Reigns é totalmente plausível, acredito mesmo que o Vince pense dessa forma e é isso que me assusta.

A WWE tem um enorme carinho pela frase “A idade é apenas um número”, já nos deu vários exemplos disso, sendo que um desses exemplos também envolve Goldberg. Estávamos na Road To WrestleMania 33, Kevin Owens e Chris Jericho estavam a construir uma rivalidade fenomenal, atrevo-me a dizer que o Festival Of Friendship foi dos melhores segmentos da década.

Todos estávamos a postos para ver o descolar desta rivalidade entre o KO e o Y2J e o que é que a WWE decide fazer? Meter esta história para um plano secundário. E porquê? Porque Goldberg tinha de ganhar o título universal, era essencial que ele recuperasse a sua aura. Não se pode dar ao luxo de deixar que Goldberg, que na altura era e continua a ser uma aposta para o futuro da WWE, ficasse descredibilizado.

Já o veterano Hall of Famer Kevin Owens não sai prejudicado por uma derrota embaraçosa, o grande palmarés dele falava por si. E como tal, Goldberg vence Kevin Owens numa questão de segundos, Kevin Owens perde toda a sua credibilidade e vai retomar a sua épica rivalidade com Chris Jericho pelo título dos Estados Unidos…

Faz todo o sentido o finisher do Goldberg chamar-se Martelo Pneumático, foi perfeito para demolir a storyline entre o Owens e o Jericho.

Três anos depois, estamos na Road To WrestleMania 36 e correm rumores de que o mesmo erro está a ser equacionado por Vince McMahon, envolvendo a mesma lenda e o mesmo título. Eu sei que a situação não é completamente igual, pois a personagem de Kevin Owens tinha algum teor cómico, ele era um heel cobarde que fugia à mínima contrariedade, ao passo que The Fiend tem vindo a ser construído como um monstro imparável e portanto é levado mais a sério.

Contudo, apesar das diferentes situações, há algo que parece permanecer igual, não importa quanto anos passem ou quantos erros faça: a mentalidade de Vince. Obviamente não sei a veracidade destes rumores, mas Vince está outra vez preocupado com a questão da venda de bilhetes e da perda de aura do Goldberg.

Em relação à primeira questão, já me fartei de falar sobre ela em artigos anteriores. Se eles investirem nos novos talentos como investiram naqueles que hoje são consideradas lendas e se não fizerem com que estes últimos tratem os novos talentos como se de jobbers se tratassem, talvez consigam atenuar esse problema. É claro que é mais difícil, mas visto que ainda não foi descoberta uma forma de tornar o ser humano imortal, se calhar é uma melhor estratégia a longo prazo.

Em relação à segunda questão, porque é o facto de Goldberg perder para um jovem talento com muito mais ritmo do que ele  pode prejudicar a sua aura? Golbderg não sai prejudicado por perder contra Wyatt, é antes o contrário.Goldberg tem mais de 50 anos, não aguenta mais de 10 minutos em ringue e mal consegue fazer um Jackhammer, qual é o problema deste perder para um monstro imparável que está em muito melhor forma.

Não é muito mais prejudicial para Wyatt uma derrota? E se estão assim tão preocupados com a aura de Goldberg porque é que o fizeram lutar contra o Undertaker no ano passado? É que isso é que realmente afetou a sua aura. Vê-lo a fazer um enorme esforço para fazer o seu finisher e para terminar o combate é que realmente mancha a sua imagem, não é uma derrota para uma das maiores estrelas da WWE na atualidade.

Mas o maior o problema nem é Goldberg derrotar o The Fiend, é derrotá-lo e tornar-se campeão universal. Não faz sentido nenhum Goldberg ser campeão neste momento. Primeiro este não fez nada recente que o torne merecedor de tal conquista. Sim, Goldberg é Goldberg, o seu legado fala por si, mas para mim isso não é suficiente. Por mais rico que seja o seu palmarés, se este não consegue lutar ao mesmo nível em que estava quando conseguiu a maior parte dos títulos que o compõem então não merece entrar outra vez na rota do título, do mesmo modo de que se o Cristiano Ronaldo não conseguir acompanhar o ritmo do jogo, deve ser posto no banco e não na equipa titular.

Se eu vir isto outra vez, o Goldberg não vai ser o único a bater com a cabeça na porta.

Segundo, Goldberg não precisa de se envolver na rota do título, ele não tem nenhuma storyline pendente como a que tinha em 2017 com Lesnar, portanto não faz sentido inseri-lo numa só porque é importante recuperar a sua aura. Eu tenho a consciência de que Vince não liga muito à lógica, o mais importante é a quantidade de bilhetes vendidos e o lucro por eles gerado, mas Goldberg pode muito bem ter um “dream match” com outro superstar, até mesmo com Roman Reigns, sem o título à mistura.

Goldberg vs Roman Reigns pode ser feito sem ter nenhum título envolvido. Um dos maiores nomes do passado contra um dos maiores nomes do presente, spear vs spear, o combate pode perfeitamente ser vendido desta forma e o Vince continua a poder nadar em dinheiro.

Portanto, o título não precisa nem merece ser “sacrificado” por uma questão de lucro e para além disso um título não é apenas que algo que se ganhe, é também algo que tem de ser defendido e Goldberg não me parece ser capaz de o defender de forma convicente.

Em suma, eu considero que a hipótese de Goldberg vencer o The Fiend é completamente absurda, porque para além de não ter lógica e de não ser a única opção para realizar um money making match com Goldberg, também é completamente absurdo desistir de toda a construção que têm feito com o The Fiend.No espaço de meses a WWE conseguiu tornar Wyatt naquilo que todos nós sabíamos que ele tinha o potencial de ser: Um monstro imparável.

Desde que regressou, Wyatt teve uma ascensão bastante rápida à rota do título e rapidamente se tornou num dos maiores nomes da WWE e Vince McMahon está a pôr em causa todo esse trabalho para dar um título a um homem que em ringue já não consegue entregar aquilo que entregava, tudo isto porque este vende mais bilhetes que Bray Wyatt. O mesmo aconteceu com Kevin Owens e com muitos outros e caso este rumor se torne realidade, então Wyatt vai ser só mais um nome que estará sempre num patamar inferior a lendas como Goldberg, porque não é capaz de as vencer.

O Vince pode simplesmente meter o The Fiend a aniquilar Goldberg e criar uma estrela, mas ele está a pensar em fazer aquilo que ninguém quer ver… Goldberg a tentar fazer um Jackhammer ao Wyatt.

Obrigado a todos os que leram este artigo, espero que tenham gostado e eu volto para a semana com mais um More Than Words.

11 Comentários

  1. RomanTakerReignsUnder2 meses

    Concordo totalmente contigo!
    E mais, vai ser uma decisão muito impopular e sem sentido , como foi aquela do combate do “The Fiend” Bray Wyatt, contra o Seth Rollins no Hell in a Cell, também pelo título Universal

  2. RomanTakerReignsUnder2 meses

    Aliás, uma decisão, devo dizer, extremamente impopular
    Se este combate acontecesse nos Estados Unidos, as vaias do combate com o Seth Rollins no Hell in a Cell certamente se iriam repetir

  3. L26MC2 meses

    Não há necessidade de criar-se este combate, porque acaba por ser um grande dilema, se o Goldberg perde, perde toda a credibilidade que construiu na sua carreira toda, ainda por mais depois daquele fiasco de combate contra o Taker, por outro lado temos The Fiend que está super hypado, que tem feito um trabalho enorme como campeão e como personagem, se perder destrói-se muito do que ele tem vindo a construir e os fãs vão começar a olhar de lado para ele.
    Com ou sem título em jogo, será uma péssima ideia este combate, para não falar que Reigns vs Goldberg na Wrestlemania sem título em jogo, ia vender quase ou o mesmo, com o título em jogo.

    • A questão é: Será que o Goldberg perde mesmo toda a credibilidade se perder contra o The Fiend? Ele está a ser bookado como um monstro imparável, quase imune à dor e o Goldberg está a ficar cada vez velho e menos capaz no ringue, será que uma derrota contra uma das estrelas da WWE o afetaria assim tanto?

      Se o The Fiend perder, vai acontecer bem pior, como disseste. Vai-se destruir aquilo que durou vários meses a ser construído.

    • Foto de perfil do Facebook

      E todo o potencial para se criar uma estrela na WWE perde-se
      Faz-me confusão como é que o

    • Foto de perfil do Facebook

      * Faz-me confusão como é que o Vince ainda não percebeu este tema

  4. Este combate nem tem sentido nenhum, e parece totalmente “random”, metessem o Goldberg contra os Usos de forma a “atingir” o Roman, e aniquilá-los, não iria prejudicar em quase nada os Usos, e levaria a que Roman tivesse razão para ir atrás de Goldberg, e acabavam na Wrestlemania, escusado por sequer o Wyatt em equação.
    Para não falar que se o Goldberg ganha o titulo e acaba por perde-lo na Wrestlemania para o Reigns, este levaria novamente com as ovações do público como já levou anteriormente.

    • Anônimo2 meses

      agora o Roman não pode mais ganhar um título? porque será vaiado? tenha Santa paciência né?
      e acho que estão endeusando demais o Goldberg, não acho que o Roman ia ser tão vaiado assim. se ganhasse o título do Goldberg na wrestlemania, até porque os fãs do The Fiend iriam ficar com raiva do Goldberg. se ele o derrotar no super showdown

  5. “Se eu vir isto outra vez, o Goldberg não vai ser o único a bater com a cabeça na porta.” Somos dois! E imagina o Goldberg vencer ao The Fiend num squash tal como venceu ao Brock Lesnar. Seria horrível.

    “O Vince pode simplesmente meter o The Fiend a aniquilar Goldberg e criar uma estrela, mas ele está a pensar em fazer aquilo que ninguém quer ver… Goldberg a tentar fazer um Jackhammer ao Wyatt.” É esse o problema, muitas vezes o Vince McMahon parece que está mais preocupado com o passado do que o presente ou futuro.

    Na minha opinião e acredito que também seja a opinião da maioria. Goldberg vencer o The Fiend seria das piores ideias da história da WWE. O Goldberg apesar ter perdido contra o Undertaker, parece-me ser alguém que não gosta de perder e só regressa caso ganhe e isto é uma das coisas que também fico a pensar que o Goldberg bem pode sair do combate vencedor. Mas enfim, espero estar errado e que o The Fiende vença ao Goldberg e vá para WrestleMania vencer ao Roman Reigns.

  6. Metam a jaula que dá DQ