1 – Montreal Screwjob (Survivor Series 1997)
O Survivor Series 1997 apresentou o momento mais polémico e influente da história do wrestling: o “Montreal Screwjob”.
O combate teve bastante polémica ainda antes de começar, porque os dois rivais não conseguiam chegar a um entendimento sobre o que iria acontecer em ringue.
Apesar de tudo, o combate realizou-se e em vez de terminar de forma combinada, terminou com o árbitro a tocar a campainha – a mando de Vince McMahon – quando Shawn Michaels aplicou o Sharpshooter a Bret Hart.
O choque foi imediato. Bret Hart olhou para a multidão incrédulo, enquanto Shawn Michaels fugiu para os bastidores e da arena o mais rapidamente possível.
Bret Hart continuou em ringue onde cuspiu em McMahon, destruiu o equipamento à volta do ringue, fazendo o sinal com os dedos de WCW, marcando o fim da sua carreira na WWF.
Este momento redefiniu por completo a relação entre lutadores e promotores, e não só marcou o final da carreira de Bret Hart na WWF, como ajudou a criar o vilão “Mr. McMahon”, que seria fundamental para a ascensão da Attitude Era.
Mais do que um momento do Survivor Series, o Montreal Screwjob tornou-se uma ferida aberta e um marco cultural, ainda discutido e analisado décadas depois, havendo muitos que acreditam que tudo não passa dum work.
A verdade é que quer seja um work ou realidade, poucos momentos mudaram tanto a WWE como este.
Concordas que estes são os cinco momentos mais marcantes da história do Survivor Series?
Que outro momento pensas que poderia fazer parte desta lista?
8 Comentários
Ótimo artigo
Honorable mentions
Dolph Ziggler faz história no melhor traditional 5 men survivor series elimination match .
Charlotte flair estrangula Ronda Rousey em dos ataques mais violentos que a divisão feminina da wwe já viu
Mais pessoal , ajudem me …
Eu adicionaria Charlotte vs. Becky no Survivor Series 2021 devido à alta tensão no backstage, à fatídica troca de cinturão no SmackDown anterior e aos rumores que circularam na época.
De menções, eu colocaria Brock Lesnar vs. AJ Styles em 2017, por ser uma das melhores lutas de champion vs. champion; RAW vs. SmackDown vs. NXT em 2019; e a estreia do Sting em 2014.
BRAND VS BRAND, CHAMP VS CHAMP, ELIMINATIONS MATCHS… Olha como isso tudo era especial! Hoje parece que vivemos num universo paralelo ruim com Wargames repetitivos!
E também o Golderg vs Brock Lesnar em dois minutos! Deveras marcante também!
A estreia do Sting tinha de estar presente, foram anos e anos de esperança de que isso acontecesse, os últimos anos já com certezas absolutas de que não ia acontecer. Para além da exibição épica do Ziggler nesse main event.
Eu não acredito que não citaram Dolph Ziggler em 2014
True