1 – Montreal Screwjob (Survivor Series 1997)
O Survivor Series 1997 apresentou o momento mais polémico e influente da história do wrestling: o “Montreal Screwjob”.
O combate teve bastante polémica ainda antes de começar, porque os dois rivais não conseguiam chegar a um entendimento sobre o que iria acontecer em ringue.
Apesar de tudo, o combate realizou-se e em vez de terminar de forma combinada, terminou com o árbitro a tocar a campainha – a mando de Vince McMahon – quando Shawn Michaels aplicou o Sharpshooter a Bret Hart.
O choque foi imediato. Bret Hart olhou para a multidão incrédulo, enquanto Shawn Michaels fugiu para os bastidores e da arena o mais rapidamente possível.
Bret Hart continuou em ringue onde cuspiu em McMahon, destruiu o equipamento à volta do ringue, fazendo o sinal com os dedos de WCW, marcando o fim da sua carreira na WWF.
Este momento redefiniu por completo a relação entre lutadores e promotores, e não só marcou o final da carreira de Bret Hart na WWF, como ajudou a criar o vilão “Mr. McMahon”, que seria fundamental para a ascensão da Attitude Era.
Mais do que um momento do Survivor Series, o Montreal Screwjob tornou-se uma ferida aberta e um marco cultural, ainda discutido e analisado décadas depois, havendo muitos que acreditam que tudo não passa dum work.
A verdade é que quer seja um work ou realidade, poucos momentos mudaram tanto a WWE como este.
Concordas que estes são os cinco momentos mais marcantes da história do Survivor Series?
Que outro momento pensas que poderia fazer parte desta lista?
3 Comentários
Ótimo artigo
Honorable mentions
Dolph Ziggler faz história no melhor traditional 5 men survivor series elimination match .
Charlotte flair estrangula Ronda Rousey em dos ataques mais violentos que a divisão feminina da wwe já viu
Mais pessoal , ajudem me …
Eu adicionaria Charlotte vs. Becky no Survivor Series 2021 devido à alta tensão no backstage, à fatídica troca de cinturão no SmackDown anterior e aos rumores que circularam na época.
De menções, eu colocaria Brock Lesnar vs. AJ Styles em 2017, por ser uma das melhores lutas de champion vs. champion; RAW vs. SmackDown vs. NXT em 2019; e a estreia do Sting em 2014.