A venda os direitos de transmissão do conteúdo da WWE Network nos Estados Unidos da América à plataforma de streaming Peacock, detida pela NBCUniversal, parece ter agitado o mundo do Wrestling, sobretudo porque estamos a falar de um acordo de 5 anos e que vale mais de mil milhões de dólares.
Entretanto, Dave Meltzer comentou este tema numa recente edição do Wrestling Observer Radio e falou de vários assuntos que lhe são associados, partilhando a sua opinião pessoal sobre o acordo estabelecido e especulando sobre o possível futuro da WWE e AEW com outras estações televisivas.
O jornalista começou por dizer que o acordo da WWE com a Peacock “não faz muito sentido”, porque segundo as contas que fez, a plataforma de streaming não conseguirá obter retorno deste negócio com a empresa de Vince McMahon. Dave Meltzer explica que o valor que a Peacock vai pagar é bastante elevado para o conteúdo a que terá acesso e que não espera que os 1,1 milhões de subscritores norte-americanos da WWE Network migrem todos para a plataforma de streaming detida pela NBCUniversal. Mesmo que isso aconteça, a Peacock oferece um plano barato de 4,99$/mês e um aumento de 1,1 milhões de subscritores é pouco, pois esta já tem 26 milhões.
Dave Meltzer foi depois mais longe e afirmou que a NBC está apenas a alugar o conteúdo da WWE por 5 anos a um preço ridículo de mais de mil milhões de dólares e que, por esse valor e tal como a FOX fez com o SmackDown, mais valia ter feito um investimento maior e comprar a WWE por completo. O jornalista especulou que isso até poderá vir a acontecer daqui a uns anos, caso a WWE até lá termine o seu contrato com a FOX, previsto para 2024.
Este reforço da relação da WWE com a NBC, que é a detentora do canal USA Network que transmite o Raw e NXT, abre algumas portas à All Elite Wrestling, que neste momento pode ganhar o interesse da ESPN e daqui a uns anos também da FOX. Dave Meltzer refere que caso a ESPN e a FOX procurem alternativas à WWE, pode ser uma grande oportunidade para a AEW, que terminará o seu contrato com a TNT em 2023. No entanto, não é certo que aconteça, pois existe boa relação com a TNT e tudo dependerá da evolução da promotora e das suas audiências.
Seja como for, parece que apesar do produto da WWE estar discutível em termos de qualidade, no que diz respeito à sua estratégia e gestão financeira, a empresa de Vince McMahon nunca esteve melhor. Veremos o que é que o futuro nos reserva nos próximos anos nesta área do mundo do Wrestling.
O que achaste desta “jogada” da WWE em vender o conteúdo da WWE Network à Peacock? Achas que isto pode provocar ainda mais mudanças no mundo do Wrestling no futuro?
14 Comentários
A nível financeiro cada passo que a WWE dá deve ser muito bem estudado, por isso é que as finanças da empresa estão tão boas. O que me leva a querer que a WWE tomou a melhor decisão ao fazer este negócio e sabe as consequências (boas e más) que isso terá para si e no mundo do Wrestling.
Se a AEW mudar de canal como é que fica o TNT championship?
Provavelmente muda também ou acabam com ele e criam outro qualquer… Ou achas que ficam presos à TNT por causa de um título? lol
Luis Salvador mais tambem quem pode ir pra FOX ou ESPN pode ser o Segundo show da AEW
Tudo é possível e nada disto é certo… Só comentário e especulação do Meltzer.
Mil milhões?!?!
Parece um negócio totalmente disparatado por parte da peacock mas eles lá sabem…
Para já não acredito que hajam grandes repercussões para a WWE.
Daqui a uns anos logo se verá
Concordo.
Não consigo perceber quem é que paga mil milhões, divididos em 5 anos, por uma empresa que tem estado em queda nos ratings televisivos. É um negócio, no mínimo, estranho e se calhar merecia uma investigação, não vá o FBI encontrar branqueamento de capitais e lavagens de dinheiro.
Quase toda a televisão está em queda, não é só a WWE… Além do mais, é conteúdo para alimentar uma plataforma paga, não é propriamente TV.
Estamos a falar de 10 milhões para 1. tal em 20 anos. O Game of Throne, tinha ou não tinha audiência? A invasão do capitólio teve ou não teve audiência nas CNN desta vida? Isso da tv estar em crise não é verdade. Mudaram a plataforma e podem não assistir aos canais na televisão, mas assistem noutras plataformas.
Não percebo como dizes que a TV não está em crise… Comparar Game of Thrones e invasão ao Capitólio com WWE, boa… Vai ver os estudos e ratings de outros programas de desporto/entretenimento ao longo das últimas duas décadas. Está quase tudo a cair. Redes sociais e plataformas de streaming têm captado a atenção das pessoas, e sabes disso…
Onde eu quero chegar é que os eventos únicos atraem sempre mais pessoas. Não me expressei bem e peço desculpa. Contudo, o que queria escrever é que acabas por ser obrigado a ver tv para ver um determinado conteúdo exclusivo que não vais conseguir ver em mais lado nenhum a não ser pirateado (que sim, tira pessoas, mas não 10x menos). A questão está no interesse das pessoas em verem esse conteúdo exclusivo em detrimento de outras streams e estar nas redes sociais. Outra que é de estranhar (ainda que estejamos aqui a falar duma marca muito mais internacional hoje em dia do que era antes), é o facto de antigamente terem contratos de menos dinheiro com mais audiências.
A nível financeiro será uma jogada de mestre, a ver vamos se irá dar certo para a WWE!