Na WWE é muitas vezes dito que há lutadores e lutadores no que diz respeito à liberdade e confiança dos principais responsáveis para entregarem promos que não sejam scripted, ou seja, sem guião escrito pela equipa criativa.

Agora, Seth Rollins veio demonstrar a sua perspectiva em relação ao assunto. Na mesma entrevista em que afiançou que não pretende voltar a fazer equipa com Becky Lynch, o “Messiah” admitiu que não necessita de decorar ou memorizar texto e por isso goza de mais à vontade.

Recentemente, diria que é quase 0% scripted [as promos] no sentido em que não escrevo as coisas num pedaço de papel, leio-as e memorizo-as. Isso não funciona comigo. Eu tenho uma boa ideia geral do que quero dizer quando vou para o ringue e pego no microfone, mas não está escrito. É como se estivesse escrito num tablet na minha mente. Eu não consigo ser autêntico nesse modo [usar um pedaço de papel para decorar as falas], especialmente porque há um monte de takes quando estás a filmar um show de TV.

Na maioria das vezes, eu tenho treinado as promos ou em voz alta ou com alguém em quem confie antes de sair para o ringue. Frequentemente, antes do show ir para o ar, se só tenho um segmento de promo, a maior parte do tempo é dedicada a escrever e reescrever na minha cabeça e encontrar diferentes ideias do que quero dizer ou de como quero transmitir algo ou a simplificar uma ideia ou a perguntar o que resulta e perceber qual é o objetivo e a história que quero alcançar com a promo. À medida que nos aproximamos do início do show, começo a praticar como dizer a promo, a minha inflexão, o meu tom, o meu estado de espírito.

Quando instado a comentar o quão confortável se sente a utilizar shoots [atirar farpas relacionadas com situações da vida real] em plena promo, o lutador do SmackDown referiu que tudo varia consoante a pessoa e que ele pessoalmente “não leva a peito”.

Toda a gente é diferente nesse aspeto. Há limites distintos para cada pessoa. [John] Cena, por exemplo, quando fiz promos com ele, ele sempre me disse “Eu não quero saber do que dizes quando estamos no ringue. Qualquer coisa em frente das câmaras, eu não levo como algo pessoal.” É trabalho e não vida pessoal. Algumas vezes, outros gajos não são assim e são bastante protetores em relação a certas partes das suas vidas e não querem que isso vá a público e tens de respeitar isso.

A maioria de nós já está neste jogo há tanto tempo ao ponto de toda a gente compreender que o negócio é assim. Haverá “bocas” pessoais, mas se não as consegues aguentar e não tens mentalidade forte, provavelmente estás na indústria errada. É tudo sobre conflito, é isso que vende. Esse aproveitamento da vida real pode ser a diferença entre uma história de Wrestling e uma verdadeira história na qual as pessoas estão investidas, especialmente agora que “as cortinas estão bem mais abertas”.


O que tens a dizer a respeito da opinião de Seth Rollins?

7 Comentários

  1. El Cuebro3 anos

    Liberdade criativa, sério?

  2. Interessante, já se sabia que alguns lutadores teriam liberdade criativa então não é chocante o Seth ter, assim como o Roman e o Cena (devem, muito provavelmente) têm por exemplo.

  3. Anónimo3 anos

    Isso é bom.

  4. Pedrito3 anos

    E pensava eu que o Cena e o Reigns eram os únicos na WWE com liberdade criativa nas suas promos!

  5. No caso dele acredito!

  6. Diogo3 anos

    É normal e dos lutadores com mais mick skills e que sabe desenvolver o seu personagem,bem que merecia ter um booking melhor e ter mais star power pk a personagem dele deu uma caida apesar que para mim ele e um dos lutadores mais completos da wwe