Impacto! #9 – Os Melhores Combates da TNA (Parte 3/3)

Para a última parte desta visita pela história da TNA, escolhi os 5 melhores combates de sempre.

5 – A.J. Styles and Christopher Daniels vs. LAX (No Surrender 2006)

Este combate foi mais que uma luta pelo titulo de campeões de tag team. Isto foi pessoal. Os LAX eram os campeões e AJ e Daniels tentavam reaver o titulo. A cereja no topo do bolo: um ultimate X match.

Hernandez controlou Styles e Daniels enquanto homicide tentava chegar ao titulo, mas foi puzada para o ringue. AJ e Daniels usaram a mesma táctica, enquanto AJ tentava chegar ao cinto, Daniels segurava os LAX.

O combate andou por for a do ringue e ao reentrar os LAX passaram a dominar. Ambas as duplas estiveram perto de chegar á vitória, alternando a dominância do combate. Conan decidiu interferir e colocou uma mesa fora do ringue. Parecia que Hernandez iria atirar AJ com o seu “border toss”, mas AJ consegue um frog splash e Daniels continua com um moonsault e um spinal tape de AJ para deixar Hernandez KO.

Styles e Homicide lutam perto da mesa e homicide sofre um styles clash na mesa.

Daniels tira o cinto do centro do X e conquista a vitória. Este combate frenético, fica na história da TNA.

http://www.youtube.com/watch?v=L_7dSMHk2XA
http://www.youtube.com/watch?v=oQckWSamKSk

4 – AMW vs. Triple X (Turning Point 2004)

Este combate de tag team decorreu dentro de uma jaula. Estas duas tag teams envolveram-se num feud durante quase dois anos e este foi o clímax de uma interminável rivalidade, em que quem perdesse tinha que se separar.

As tuas equipas lutaram com intensidade. Os AMW dominaram no inicio, levando a que o “Fallen Angel” Chris Daniels começasse a sangrar após embater nas grades. As duas equipas usaram algum movimentos inovadores, tirando todo o partido de estarem dentro de uma jaula. Os AMW tentar executar o Death Sentence no Elix Skipper, mas Daniels salvou.

Elix Skipper acabou por algemar Chris Harris a um canto e os Triple X acaba por isolar Storm e tomar conta do combate. Só quando Harris se libertou, os AMW recuperam o “momentum”.

Mais tarde no combate, Daniels agarra Harris (que estava sentado no topo da jaula) e Skipper anda no topo para executar um poderoso hurrincanrana. Daniels aproveita e lança-se num flying elbow.

Este foi o primeiro combate numa jaula, com o antigo ringue de 6 lados, e a performance das tag teams foi impressionante.

O combate termina quando os AMW algemaram Daniels num canto e deram-lhe o “prime time” da vida dele, acabando com o combate. Durante o combate ouvia-se “everybody is awesome”. Um verdadeiro reconhecimento de duas tag teams que marcaram a TNA.

3 – Samoa Joe vs. Kurt Angle (Lockdown 2008)

Muitos dizem que este é o melhor combated a história da TNA, mas acredito haver dois que merecem melhor destaque.

O combate começa com uma troca de murros e pontapés. Angle tenta o Angle Lock bem cedo, mas Joe rapidamente consegue chegar ás cordas. A estratégia de Anfle era manter o ritmo baixo para desgastar Joe, que nunca conseguiu ganhar um momentum por ser interrompido pelas manobras de submissão de Angle. Perto do final do conbate houve algumas contagens até 2 e Joe acabou por aplicar o Muscle Buster e vencer o seu primeiro titulo de campeão do mundo da TNA.

Momento decisivo na carreira de Joe e na história da TNA.

2 – Beer Money vs Motorcity Machineguns (Série à Melhor de 5)

Bem, na verdade fujo um pouco à regra e não coloco um combate mas uma série de 5. Num feud épico na TNA, os Beer Money disputavam com os Motorcity Machineguns o Titulo da melhor Tag Team da actualidade. Foram precisos 5 combates e é impossível decidir qual o melhor. Nestes 5 combates está uma lição de wrestling. Duas das melhores tag teams que já pisaram um ringue, mostraram tudo o que o wrestling pode e deve ser e sobretudo, voltaram a dar uma chama à divisão de Tag Team, que perdia prestigio (em todas as promoções diga-se a verdade). 5 combates épicos com regras diferentes: Ladder Match, Street Fight, Cage Match, Ultimate X match e 2 out of 3 Falls. Vale a pena, ver e aprender. No final, os MCMG ganharam 3-2.

http://www.youtube.com/view_play_list?p=1E33423665CFD0A9

1 – A.J. Styles vs. Samoa Joe vs. Christopher Daniels (Unbreakable 2005)

Este combate é o melhor combate na história da TNA por duas razões: Primeiro, ele representa tudo o que a TNA costumava ser – Christopher Daniels, Styles e Samoa Joe a serem o centro das atenções num PPV. Segundo, eles tiveram o combate com o ritmo e intensidade mais elevados em toda a história da TNA.

O triple threat match é para o X Division Title, defendido por Christopher Daniels. Styles e Joe juntaram-se contra o campeão bem cedo no combate antes de se voltarem um contra o outro. Os três homens foram gerando o seu “momentum” logo no inicio do combate.

Após alguma troca de golpes, as manobras de alto risco começaram. Tanto Samoa Joe como A.J. dedicaram-se a voar do topo das cordas durante 10 minutos de combate. Quem viu lembra-se de Daniel a executar um monkey flip em AJ que aterra em Joe executando um hurricanrana.

O combate não teve momentos mortos. Joe recuperou o domínio das operações com um suicide dive em Daniels e Styles, quando estes lutavam for a do ringue.

Joe executa o Muscle Buster em Styles e parece que tem a vitória na mão, mas Daniels entra no ringue com o cinturão e tenta atingir Joe, que se defendeu a tempo. Mesmo assim, Daniels consegue pôr Joe KO e tudo se decide entre AJ e Daniels. O styles clash chega a ser executado, mas Joe recupera e evitar o pinfall.

Daniels atira Joe para fora do ringue e faz o seu Angels Wings em Styles, que reverte a manobra num pin e após a contagem, AJ é o novo campeão da X division.

Isto é a TNA!

Espero que este Top 15 tenha servido de cartão de visita ao que a TNA foi, é e pode ser.

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

14 Comentários

  1. Salgado - há 6 anos

    Gostei do top. Concordei na maioria e alguns combates que não conhecia tive aqui oportunidade de ver.
    TNA haters, vejam isto :)

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Mesmo assim ficaram alguns de fora que gostaria de ter mencionado, mas era importante escolher aqueles que também marcaram pontos de viragem na história da TNA.

      Um dos que claramente estive até à última para mencionar e acabou por ficar de fora foi o combate entre o Sting e o Christian, após o regresso do Sting à TNA. O combate durou todo o impact! dessa semana e só por esse esforço, é memorável.

      • Salgado - há 6 anos

        Claro, óbvio que a TNA tem mais que isto, mas tem que se ser selectivo.
        Concordo absolutamente!
        Mas mesmo assim puseste um bom top, de inicio achei que era uma ideia arriscada. Porque eleger um top é algo subjectivo e que tem de ser factual ao mesmo tempo, tentar conciliar as duas nem sempre é fácil, mas acho que resultou :)

  2. Tiago Silva - há 6 anos

    Grandes combates e o nº1 é grande sem dúvida

  3. joniricardo - há 6 anos

    o nº1 para mim tb é o melhor de sempre da TNA

  4. mandathai - há 6 anos

    Gostei muito deste top. Parabéns! Grande trabalho. E na generalidade concordo com os combates. O 1º então é indiscutível! Tenho esse PPV na minha biblioteca e para mim esse é o melhor combate de wrestling puro de sempre!

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Por acaso também tenho, geralmente não costumo guardar os ppv, mas o unbreakable em 2005 ficou guardadinho.

  5. Yan - há 6 anos

    faz um sobre a wwe

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      é muito dificil, não vejo a wwe há vários anos…mais facilmente faria um sobre a extinta wcw. Há várias pessoas aqui no ptwrestling muito mais entendidas nos assuntos da wwe.

  6. Jorge Rebelo - há 6 anos

    Algumas pessoas já tinham adivinhado o primeiro lugar e, mesmo que não vejam mais nenhum combate, aconselho a ver esse. Fantástico.

    • joniricardo - há 6 anos

      Eu ainda não tive tempo para acabar de ver todos mas ja vi a maior parte deles

      • Jorge Rebelo - há 6 anos

        e até agora que te parece dos combates que viste?

      • joniricardo - há 6 anos

        Acabei de os ver. Faltava-me o 5º e o 4º. Adorei este top. Isto mostrou que és das pessoas de Portugal que mais percebe da TNA

  7. Ricardo Fonseca - há 6 anos

    Apenas nao tinha visto ainda o nº 2 e o nº 1. Grandes combates, qe representam a essencia do que é (ou era) a Total Nonstop Action Wrestling. Porque é que nao fazes um da “old school” ECW, ou da WCW?

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador