Onde Andas Tu? #14 – Jimmy Hart

Chegamos ao artigo numero 14 da rubrica – Onde Andas Tu? E, pela primeira vez, iremos recordar um manager, uma personalidade histórica da Golden Era, um dos Great Ones dos anéis do wrestling. Meus caros apresento-vos – “The Mouth of the South” Jimmy Hart. Camon Baby!

http://youtu.be/pomFghjtQzw

Este mestre do Megafone e casacos todos pomposos, nasceu a 1 de Janeiro de 1944 (os meus parabéns atrasados Jimmy), e como podem constatar no vídeo anterior, Hart também era compositor de música, para além da sua dedicação na indústria do wrestling profissional. Começou a ser conhecido pelo nick “The Mouth Of The South”, alusivo as suas músicas, especialmente, por em 1965 ter tido uma banda de rock, chamada- “The Gentrys”.

Nesta edição para além de escrever acerca Jimmy Hart, vai ser inevitável falar de alguns superstars que foi manager ou rivalidades importantes dos seus pupilos.

Para os mais atentos desta rubrica, podem verificar que as promoções de wrestling mais comuns no início das carreiras dos intervenientes foram a: American Wrestling Association (AWA) ou, na promoção de Memphis, onde Jerry Lawer era cabeça de cartaz. Foi nesta promoção ou federação, que Jimmy Hart se estriou nos anos 80, estando ao lado de lutadores como o próprio Jerry Lawer, King Kong Bundy, Rick Rude, Kamala entre outros.

Jimmy tinha muito destaque nesta associação, e foi um dos intervenientes na célebre rivalidade entre Jerry Lawer e Andy Kaufman, onde Jimmy colocou-se ao lado do comediante Kaufman. Um dos momentos mais engraçados foi a elaboração de uma música, por parte de Lawer, chamada “Wimpbusters”, fazendo uma caricatura a Jimmy Hart e Kaufman, musica essa, inspirada no filme “Gostbusters”.

O seu desempenho fez, que em 1985 fosse contratado por Vince McMahon, rumando para a World Wrestling Federation, para se tornar manager de variadíssimos wrestlers, todos eles com uma atitude Bad Guy. O seu primeiro protegido foi Greg “The Hammer Valentine”, que tinha conquistado no ano anterior, o prestigiado Intercontinental Title, vencendo Tito Santana. No ano seguinte Jimmy Hart foi o equaliser de Valentine, acompanhando-o em vários combates. Um dos mais importantes foi o combate contra Junkyard Dog, onde o I.C title esteve em jogo, na primeira Wrestlemania da história. Um combate que ficou marcado pela interferência do antigo Campeão I.C-Tito Santana para alertar o árbitro, do jogo sujo de Valentine.

Esta não foi a única parceria de Jimmy Hart. Ele acompanhou uma variedade incrível de superstars e tag teams nos anos 80, onde salienta-se os Hart Foundation, Funk Family ou Adrian Adónis. Mas seria em 1987, que Jimmy teve nas suas fileiras, um dos superstars mais Hot da época. Honky Tonk Man estava em alta e a colocação deste “mestre dos managers”, ao seu lado, foi como colocar chocolate com baunilha, uma combinação de sucesso.

Após a conquista do Intercontinental Title por parte de Honky Tonk Man, vencendo Ricky “The Dragon SteamBoat” em 1987, Jimmy foi a “muleta” durante o reinado mais longo da história deste mítico trofeu. Durante um ano, dois meses e 27 dias, ambos defenderam este trofeu com todo o jogo sujo possível, terminando com a derrota para Ultimate Warrior onde Honky Tonk Man foi derrotado no PPV SummerSlam, em menos de um minuto. Honky Tonk Man fez um “Open Challenge” ao roster, ditando um fim ao seu reinado.

O seu sucesso como manager continuou durante os anos 90, marcando uma era. Nessa fase da WWF ele teve inúmeros wrestlers em seu poder, desde The Montie ou Earthquake (John Tenta). Para além de superstars que lutavam a solo, teve varias equipas que orientou. Os Nasty Boys, Natural Disasters e talvez a mais conhecida a Money Inc (IRS, Million Dollar Man Ted Dibiase).

Foi com esta tripla de equipas que aconteceu um momento caricato. Após os Nasty Boys terem perdido os seus cinturões de campeões por equipas, para os Legion Of Doom, no PPV SummerSlam de 1991, Jimmy Hart, apresentou de imediato ao público a nova dupla contratada- The Natural Disasters (Earthquake e Thyphoon) para rivalizarem com os LOD. Essa parceria acabou quando os recém-chegados ao “ninho” de Hart (Natural Disasters) falharam, ao perderem para os LOD. Estes dois mastodontes de 200kg de peso, foram substituídos por Jimmy Hart e, a escolha, foi os Money Inc, deixando os dois gigantes fora dos comandos de Jimmy Hart. Esta dupla renegada ainda enfrentou os LOD, vencendo, os títulos por equipas. Esta derrota dos campeões ditou o fim da caminhada dos LOD, onde eles rumaram para terras nipónicas.

A feud entre os Natural Disasters e os Money Inc foi inevitável, e o combate foi agendado mas, a equipa escolhida por Jimmy, foi os Money Inc, deixando-os Nasty Boys enraivecidos por essa decisão, pois estavam sempre, a ser colocados para segundo plano.

http://youtu.be/Q85MZEO1rtU
http://youtu.be/z6DZZS-keGc

Em 1993 Jimmy Hart fez a sua última aparição nos ringues da WWF, quando este se tornou face e acompanhou Hulk Hogan nos ringues, mais precisamente contra Yokozuna. Esta viragem deveu-se ao ataque da sua dupla Money Inc, ao recém-chegado Brutus “The Barber” BeefCake, onde Jimmy tentou impedir esse ataque por achar cruel essa atitude. Hulk Hogan dirigiu-se ao ringue para ajudar o seu amigo de longa data e, agradecer a atitude de Hart. Na Wrestlemania IX Jimmy Hart acompanhou Brutus e Hogan para enfrentarem os seus ex. protegidos Money Inc.

http://youtu.be/zBu-fWfXjGc
http://youtu.be/nGZaqMgjWAo

A parceria com Hogan continuou, desde aparições nas promoções Japonesas e na sua inclusão na World Championship Wrestling em 1993, acompanhando-o no seu primeiro título de campeão mundial da companhia. Teve vários superstars debaixo da sua batuta, desde Ric Flair a Stable Dungeon Of Doom. O seu percurso estendeu-se até ao booking da WCW até que, em 2001, após a venda da WCW para a WWF, Jimmy criou de raiz a sua própria companhia de wrestling de nome Xcitement Wrestling Federation, que tinha a finalidade e o objetivo de tornar o wrestling aquilo que foi noutros tempos, um entretenimento para a família. Para além desta companhia de wrestling, Jimmy Hart, criou uma promoção feminina, de nome Wrestlicious que se mantem até aos dias de hoje. Teve também algumas aparições na Total Non Stop Wrestling, em variadíssimos anos, especialmente em 2010, onde ajudou os seus antigos protegidos da WWF- Nasty Boys, contra a Team 3D. Em 2012 fez algumas aparições na WWE, estando ao lado de lutadores como Heath Slater e Tyson Kid. Em 2005 foi um dos induzidos para a classe de Hall Of Fame.

http://youtu.be/lTmLlseS1uU
http://youtu.be/QpUWmQEe5aw
http://youtu.be/v0vFhKRnh0Y
http://youtu.be/9sUZs2DVQgQ
http://youtu.be/IUydcX7_V5o

Onde Andas Tu?

Acabadinho de fazer 70 anos, ele continua a estar ligado a WWE, dando entrevistas, como aconteceu na Wrestlemania 29 ou em secção de autógrafos, especialmente quando são eventos de lendas da WWE. Continua no seu projeto feminino de wrestling (Wrestlicious) e, é convidado, para muitas entrevistas para programas de radio, que falam acerca de wrestling.”The Mouth Of The South” Jimmy Hart, será imortalizado como sendo dos melhores managers de todos os tempos, de salientar, que ele foi o criador de muitas músicas de entrada das superstars, sendo a mais conhecida, a música “Sexy Boy” de Shawn Michaels.

http://youtu.be/7Iv1FLwbuu4
http://youtu.be/ZsS9FEeYS0k

Espero que tenham gostado. Até à próxima edição, deixo a votação: Ultimate Warrior ou Ken Shamrock.

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

34 Comentários

  1. JoãoRkNO - há 3 anos

    Mais uma excelente rubrica André, desconhecia grande parte da carreira deste Sir. Fico por Ken Shamrock.

  2. DanielBR - há 3 anos

    Artigo muito bom,para o próximo fico com Ken Shamrock.

  3. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Grande artigo, André! Passamos agora a ser companheiros nos Domingos também. O artigo é muito bom, só de pensar que conheci Jimmy Hart no SmackDown vs. Raw 2006, pesquisei um pouco e descobri que foi um bom manager, descobri ainda mais aqui!

    Para a próxima semana: Ultimate Warrior

  4. José Sousa - há 3 anos

    Para mim o próximo Hall of Famer Mr.Ultimate Warrior.

  5. jonatas - há 3 anos

    bom artigo, fico com Ken Shamrock.

  6. Franciscoxb - há 3 anos

    grande artigo, só uma sugestão podias fazer um artigo sobre o boogeyman

    a minha escolha é ken shamrock

  7. BRRM - há 3 anos

    Ken Shamrock.

  8. J.Brooks - há 3 anos

    Exelente artigo…Fico com o Ken Shamrock

  9. don_ricardo_corlone - há 3 anos

    Ken Shamrock.

    • don_ricardo_corlone - há 3 anos

      Juntem o Jimmy Hart, um grande nome e um guião decente aos 3MB e temos um grande stable!

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Excelente ideia, nunca tinha pensado nisso.Por acaso os 3MB necessitavam de manager e Jimmy era a melhor escolha.Obrigado por leres e comentares

  10. Pedro Silva - há 3 anos

    Ultimate Warrior!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Ótimo artigo, André. Confesso que não estava muito bem informado quando ao Jimmy Hart. Foi uma boa leitura.

    Ultimate Warrior.

  12. pietro8938 - há 3 anos

    Um artigo bastante bom
    Ultimate warrior p.f

  13. Crat - há 3 anos

    Ken Shamrock

  14. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Obrigado a todos que até agora comentaram e leram mas especialmente votaram!

  15. Rodrigo_OneOfAKind - há 3 anos

    Ultimate Warrior

  16. Anónimo - há 3 anos

    Ultimate Warrior

  17. Sergio Fantastico - há 3 anos

    Bom artigo,para mim o Jimmy e dos melhores managers da história apenas não e melhor que o Paul Bearer fico com o Ken não gostaria de ver nada referente ao outro senhor.

  18. YO - há 3 anos

    Ken Shamrock

  19. MrREP - há 3 anos

    Ken Shamrock

  20. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Excelente rubrica André! Pouco conhecia do Jimmy Hart, por exemplo desconhecia completamente o facto de ser compositor de música e ser o autor da “sexy boy” do Shawn Michaels, contudo esclareceste me bastante com o desenvolver do artigo.

    Continuação de um bom trabalho André.
    Voto no Ultimate Warrior

  21. wwe champion nj - há 3 anos

    Ultimate Warrior

  22. 5dx - há 3 anos

    Grande Artigo André nao sabia que o jimmy hart continuava com a wwe fico com ken shamrock

  23. Seth Rollins. - há 3 anos

    Grande artigo.
    Ken Shamrock

  24. Carlosilva - há 3 anos

    É dificil de escolher entre o Ken e entre o Warrior,mas como sei que o Ken anda na MMA,pode ser o Ultimate Warrior :)

  25. danielLP21 - há 3 anos

    Excelente artigo. Aprendi bastante, havia muita coisa que desconhecia.

    Ken Shamrock.

  26. akujy - há 3 anos

    Muito bem André, mais uma vez um belo artigo e logo com uma personalidade tão inesquecivel como o “Mouth of the South.” Guardo boas memórias dele e conseguiste resumir muito bem o legado dele no teu artigo. Para a semana diria Ken Shamrock, mas espero q o Warrior saia logo na semana a seguir.

  27. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Mais uma vez, gostaria de agradecer a todos, que votaram e tornaram nesta edição a mais comentada.Sem duvida a mais renhida em termos de votação…thanks!

  28. ygor - há 3 anos

    ken shamrock

  29. Dreamer - há 3 anos

    Primeiro artigo que leio desta rúbrica e digo: Gostei muito!

    Não conhecia muito do Jimmy Hart e foi muito bom conhecer um pouco mais a história dele.
    Apesar de achar que quem ganha a votação é o Ken Shamrock, voto no Ultimate Warrior.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador