Onde Andas Tu? #6 – Lex Luger

Começamos desta maneira esta edição 6:

http://youtu.be/1nNFCgWP6ag

Com um corpo de um “Adónis”, Lex Luger nascido a 2 de junho de 1958, tinha as medidas certas para singrar no Wrestling ao alto nível. Este nativo de Chicago Illinois tinha quase 2 metros de altura, 125 kg de músculo, e ficou conhecido pelo nickname “Total Package”. Tal como o vídeo inicial mostra, o início da sua carreira foi na federação, NWA (National Wrestling Alliance), que mais tarde tornou-se WCW (World Championship Wrestling).

Com um anterior “background” no futebol universitário Norte-Americano, Luger em 1985 deu os primeiros passos no Wrestling profissional, lutando na promoção NWA no estado da Florida. 1 Ano foi suficiente para ser “projetado” para a casa mãe NWA e começar a ter as primeiras lutas com grandes nomes naquela altura.

O seu primeiro grande momento para ser uma das figuras da NWA, foi a sua adição á mítica Stable “Four Horseman”, liderada pelo Nature Boy Ric Flair. Por esta altura, Luger era Heel, ganhando o seu primeiro título individual – o NWA USA Heavyweight Title em 1986, vencendo Nikita Kollof, com ajuda do manager dos Four Horseman – JJ Dillon. Lex-começou a ser conhecido pelo nome de “The Human Torture Rack” alusivo ao seu finisher move “The Torture Rack”. Um combate dentro de uma jaula, que aconselho a verem.

O seu percurso na NWA foi bastante enriquecedor, tendo rivalidades contra Ric Flair (logo após Luger ter saído dos 4Horseman) e alianças com os baby faces da companhia, como por exemplo Sting. Teve mais um reinado como United States Champion mas, em 1991, conseguiu o seu primeiro World Title, mais precisamente o WCW World Heavyweight Title, após a saída de Ric Flair da WCW, devido atritos com o Presidente Jim Herd. Venceu no PPV Great American Bash pelo título vago, Barry Windham num Steel Cage Match. Um combate que ficou marcado pelos cantigos “We Want Flair” que entoavam a arena.

https://myspace.com/steckerpti/video/lex-luger-vs-barry-windham-steel-cage-match-wcw-title/39241165

Luger começou a ter problemas com a direção da WCW, os mesmos que teve Ric Flair. Ambas as partes entraram em rota de colisão e logo após Luger ter perdido de forma limpa o seu World Title para Sting, saiu da companhia em 1992.

Algo que Vince McMahon aproveitou de imediato em 1993, contratando os serviços de Luger, mudando lhe completamente a gimnick. “The Narcissist” foi o nickname escolhido, que consestia numa personagem egocêntrica e que amava o seu corpo mais do que tudo. Com um estatuto Heel, teve importantes feud’s, uma delas contra o grande MR Perfect. A sua entrada em ringue começou a ser conhecida pelas suas poses ao espelho, adorando o seu corpo. Mudou o seu finisher característico e passou a usar o Running Elbow, que era bastante eficaz, muito devido a um ferro que foi colocado no seu antebraço, após um acidente de mota. Uma história ideal, para que os seus oponentes pedissem a proteção dessa zona do corpo de Luger, para este não ser beneficiado nos combates.

Nesse mesmo ano, que coincidi-o com a saída de Hulk Hogan da WWF, Luger sofreu outra grande transformação de personagem, tornando-se no novo herói “Made in USA”. http://youtu.be/x23rlV0fdS0

Foi a tentativa de tornar Luger num novo Hogan, mas sem sucesso aos olhos de Vince. A rivalidade contra Yokozuna foi épica, deixando os fás agarrados ao ecrã mas, como mencionei anteriormente, sem deixar um impacto que somente Vince não deve ter reparado. Luger nunca venceu nenhum título na WWF, ficando só por uma vitória no Royal Rumble de 1993, onde venceu em exe quo com Bret Hart.

http://youtu.be/9w7RTu10Swk

Mais tarde, foi “roubada” a hipótese de lutar novamente contra Yokozuna, onde foi tudo “remediado” com uma estipulação feita a pressa. Passou pela divisão por equipas, onde teve como parceiro Davey Boy Smith, formando os “Allied Powers.”Mais uma vez Luger entrou em rota de colisão com uma federação, que já tinha visto sair uma lenda-Macho Man Randy Savage. Dessa forma Luger “apanhou” a boleia, devido o seu contrato ter expirado e seguiu para companhia WCW novamente, mas desta vez com um novo dono – Ted Turner e gerida pela mente de Eric Bischoff. O mais caricato é que Luger foi ganhar só 20% do que ganhava na WWF. Essa proposta foi feita por parte de Bischoff propositadamente, para que Luger recusasse pois estava relutante em “tê-lo”. A influência de Sting fez com que Eric Bischoff abordasse Luger, mas a proposta foi aceite mesmo sendo bastante inferior.

O seu regresso foi pela “porta grande” no primeiro episódio do Monday Night Nitro – confrontando o WCW World Champion Hulk Hogan, logo após este ultimo ter ganho o Main Event do show, derrotando Big Bubba Rogers (Big Boss Man).Mais tarde lutou contra Hogan mas perdendo a oportunidade de ganhar pela segunda vez o WCW Title.

http://youtu.be/Q7XYvVk9H30

O seu percurso na WCW foi sempre de “Top-Card”, sendo um dos líderes da armada Face contra a New World Order, tendo rivalidades contra os Outsiders, Randy Savage e Hulk Hogan. Uma saga longa de quase um ano com lutas e feud’s contra muitos membros da NWO, vencendo os Tag Equipa Titles-juntamente com The Giant. Lex Luger teve um papel muito importante, pois foi o wrestler que venceu Hogan, após uma temporada sabática, sem que nenhum wrestler Face tenha vencido o “major” Title da WCW. Foi um reinado muito curto, pois iria perder cinco dias depois no PPV Road Wild.

Os “turn” de Luger eram constantes. Nos anos de ouro da WCW (1998), aliou-se aos renegados NWO Wolfpack, na luta contra o tirano Hogan, perdendo algum do estatuto que tinha, devidos aos egos dos membros da stable.

Nos finais de vida da WCW, Luger andou a “vaguear” na divisão por equipas com Buff Bagwell, até 2001, onde mais tarde a “morte” da companhia ditou o fim do seu protagonismo no Wrestling, pois não seguiu “viagem” para a WWF, juntamente com outros wrestlers.

Com 45 anos, Luger teve uma passagem pela Total Non Stop Wrestling (TNA) em 2003 para ajudar o seu amigo Sting, mais tarde em 2012 induziu Sting no TNA Hall Of Fame.

Onde Andas Tu?

Para percebermos agora a sua tendência para a religião, temos que recuar algum tempo atrás. A decadência de Luger no Wrestling em meados de 2003 deveu-se e muito aos problemas que teve com drogas e álcool, aliado aos problemas familiares. Em 2007 teve uma paralisia na coluna que o deixou em estado paraplégico mas, recuperável – com o uso de antibióticos. Luger atualmente dedica-se ao culto de uma igreja Batista e recuperou o seu andar. Publicou o seu primeiro livro- “Wrestling with the Devil: The True Story of a World Champion Professional Wrestler – His Reign, Ruin, and Redemption.”

“The Total Package” Lex Luger, fez parte da história do Wrestling profissional e, como muitos podia ter caído em decadência, mas recuperou e ergueu-se.O seu legado pode não ter sido como de alguns wrestlers, mas decerto contribuiu, e muito, para colocar isto que chamamos de Wrestling no mapa…

Espero que tenham gostado, até Sábado! Deixo as escolhas para a próxima semana- Kamala ou Tito Santana.

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

9 Comentários

  1. simba - há 3 anos

    bom artigo por favor faz o artigo sobre o tito santana preferia obrigado

  2. Pedro Silva - há 3 anos

    Faz do Joey Mercury mas se nao fizeres kamala

  3. mandathai - há 3 anos

    Tito Santana

  4. akujy - há 3 anos

    Oh God…The Total Package! Fica mal dizer que ainda me lembro deste tipo no seu prime? xD Ou já é muita idade para ser partilhada? xD Mais um bom trabalho, foi bom relembrar o Lex, que segundo sei, andava até à pouco tempo a trabalhar na WWE, na sua Wellness Policy. Não sei se é ainda o caso. Mais um bom artigo. O meu voto vai para o “El Matador”, Tito Santana! Olé! xD

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Acho que ainda participa Akujy mas como não tinha a certeza não escrevi…Olé!!!!LOL, somos uns dinossauros!

  5. Senshi - há 3 anos

    Eu voto no Kamala…

  6. franciscoxb - há 3 anos

    kamala

  7. the face of wwe - há 3 anos

    Excelente artigo! Gosto muito desta rubrica!!!Entre o Kamala e o Tito escolha a maioria para tu publicares,que acredito que vai ser mais um excelente artigo!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador