Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Opinião Feminina #174 – Follow the Buzzards

Há muito tempo que se falava de um possível combate entre Bray Wyatt e John Cena na Wrestlemania XXX. Os relatos começaram a surgir, se não me engano, em Dezembro. Na altura, Wyatt estava a sofrer o rescaldo do disparate que foi a aliança de Daniel Bryan ao grupo e pouco levava a crer que estivesse à altura de um combate desta dimensão e importância, especialmente tão pouco tempo depois de ter estreado.

John Cena é, na realidade, a maior estrela da indústria dos últimos nove anos, se começarmos a contar em 2005, que foi quando este ganhou pela primeira vez um Título mundial. O seu legado é impressionante, assim como a sua duração no topo da companhia. Não só já passaram quase dez anos, como – se não acontecer nada de grave – ainda se avizinham alguns mais.

Por sua vez, a Wrestlemania é o evento mais importante do ano. É o grande evento que todos os lutadores, ou aspirantes a lutadores, sonham em participar um dia.

À excepção de Undertaker, John Cena é o maior adversário que se pode ter na Wrestlemania, neste momento. Tendo em conta que ainda nem fez um ano desde que Bray Wyatt se estreou, a criação deste combate é incrivelmente surpreendente, sendo essa uma das razões que levou os fãs a duvidar dos relatos.

Como novato, por assim dizer, neste combate, a pressão está toda em Bray Wyatt e o facto de ter sido seleccionado para um combate nestas circunstâncias numa altura tão precoce da sua carreira diz bastante do que a WWE pensa e pretende dele. No entanto, o sucesso desta rivalidade e os possíveis benefícios que poderá trazer a Bray Wyatt dependem única e exclusivamente da seriedade de John Cena.

A personagem de Bray Wyatt é extremamente peculiar e funciona se os que estão à sua volta reagirem de acordo.

Um dos grandes exemplos deste facto é Undertaker. Quando Undertaker se estreou, personagens exageradas que pareciam ter sido tiradas de desenhos animados eram comuns. No entanto, a razão para a longevidade da personagem está na forma como todos a levaram a sério e, acima de tudo, como esta foi protegida ao longo dos anos.

Ninguém se ria de Undertaker e da sua apresentação, muito pelo contrário. O objectivo da sua apresentação era incitar medo nos seus adversários e estes reagiam dessa mesma forma. Em grande parte, a magia da apresentação de Undertaker reside na forma respeitosa e reverente que a tratam. Tal transpareceu para a vida real.

Mark Calaway, o homem por detrás de Undertaker, raramente dá entrevistas e raramente aparece noutros programas. Ainda nos dias de hoje, onde as barreiras do kayfabe parecem ter desaparecido de vez, assim o é, embora tenha, progressivamente, aumentado o seu envolvimento e exposição pública nos últimos anos.

Undertaker nem aparece em câmara no WWE Hall of Fame, a cerimónia anual onde todos, supostamente, colocam as personagens de lado para celebrar o melhor do passado da indústria.

Embora a personagem de Bray Wyatt não seja tão incapacitante nesse sentido, a lógica é a mesma. No momento em que Bray Wyatt deixar de ser levado a sério, este deixa de ter um propósito, os fãs deixam de ter uma razão para estar interessados e a magia desfaz-se.

Quando discuti a possibilidade deste combate há algumas semanas, debati a possibilidade de ser demasiado cedo para a Wyatt Family ter um combate deste calibre. Pouco depois, foi o medo que John Cena não conseguisse dar a seriedade necessária a esta rivalidade que surgiu.

E, quando se olha para o historial de John Cena, o receio é legítimo. Ora, é um facto que John Cena já valorizou e promoveu mais lutadores e personalidades do que aqueles que lhe dão crédito, no entanto, há anos que é discutida a forma frustrante como John Cena não pode dar sinais de frustração ou derrota.

A forma como sorri e encolhe os ombros após derrotas pode manter a fachada de super-homem que a WWE cultivou junto dos fãs mais novos, mas é extremamente frustrante e contraproducente junto dos restantes.

Além disso, embora seja um indivíduo naturalmente engraçado, quando colocado numa situação onde o objectivo é fazer piada, raramente John Cena é bem-sucedido. No entanto, as situações são frequentes.

E tudo isso, com Bray Wyatt, não funciona. Não é adequado. Não faz sentido. Bray Wyatt é uma personagem que deve ser levada a sério, senão não resulta. Além disso, nesta fase da sua carreira, é extremamente imperativo que resulte.

Se John Cena, a maior estrela da companhia e desta geração, não leva a sério Bray Wyatt, a personagem está condenada. Não eternamente, não se justifica sermos tão dramáticos, mas dá uns consideráveis passos para trás.

A Wyatt Family precisa de ser vista como um conjunto de indivíduos perigosos, possivelmente dementes e monstruosos. No entanto, se forem tratados como um bando de palhaços que usam roupas estranhas e têm muito pêlo facial, mesmo que Wyatt vença o combate, o grupo fica a perder.

Há que ter em conta que ainda faltam duas semanas para o culminar desta rivalidade, não existindo nada que não possa ser rectificado ainda, mas até ao momento, o comportamento de John Cena tem sido bastante inconstante.

Embora de início tenha começado a rivalidade com um atitude séria, Cena teve alguns momentos mais infelizes, alguns deles envolvendo comédia.

Nos momentos mais fracos, aponto a sua promo em Chicago e a sua interacção com Hulk Hogan. John Cena é, sem quaisquer dúvidas, um mestre a controlar e manipular os fãs na audiência, mas a sua promo em Chicago não forneceu nada de novo, nem impressionou particularmente.

Isto acontece frequentemente com John Cena, não só em situações semelhantes, como em rivalidades de grande importância. A sua entrega é impressionante, o seu carisma é inquestionável, mas o conteúdo raramente varia.

Em Chicago, este obteve o efeito desejado. Reconheceu os cânticos dos fãs, que era o que estes realmente queriam e conseguiu focar tudo na sua rivalidade com Bray Wyatt. Por sua vez, o momento mais infeliz e aquele que muitos fãs temiam que chegasse foi mesmo quando John Cena fez a sua piada e cantou Margaritaville.

Sinceramente, não acho que tenha sido prejudicial, visto que Cena voltou a ser sério na semana seguinte, mas tal momento era inevitável e foi extremamente exasperante, especialmente para quem estava à espera de uma resposta interessante. Infelizmente, estes deslizes de Cena acontecem com demasiada frequência.

Mas, tal como disse, rapidamente a situação voltou a compor-se com John Cena a admitir ter medo de Bray Wyatt. Sinto que a evolução da história não foi natural, até chegar a este ponto, faltando algum desenvolvimento nesse sentido.

Talvez me tenha focado demasiado na curta parte da cantoria e das piadas, mas pareceu-me uma transição demasiado brusca. Mesmo assim, a explicação foi aceitável e a ideia de John Cena ter medo de Bray Wyatt não é, de todo, má.

Normalmente, a personagem de John Cena não pode mostrar medo e fraquezas, portanto foi um passo surpreendente. A rivalidade de Bray Wyatt e John Cena começou assim a compor-se com algum drama e emoção.

A forma como a WWE protege e lida com a personagem de John Cena leva a certos lapsos e inconsistências desnecessárias, como temos visto ao longo dos anos. Felizmente, Bray Wyatt tem apresentado uma grande consistência na sua apresentação. Desde o dia em que se estreou até hoje que Bray Wyatt exige atenção sempre que fala. Bray Wyatt prende os espectadores a cada uma das suas palavras, movimentos e expressões.

A apresentação, desde a música de entrada até à entrada em si, é genial, mas a forma como este corresponde às expectativas e se torna merecedor de tal cuidado é onde está a verdadeira magia. Pois, os acessórios poderiam estar lá todos, mas sem base e conteúdo, o produto final falharia por completo.

Todas as promos de Bray Wyatt nesta rivalidade têm sido de aplaudir, especialmente as realizadas a partir dos bastidores. São incrivelmente bem realizadas e ainda melhor representadas por Wyatt. E acima de tudo, Bray Wyatt já teve um par de grandes combates que precisava para se afirmar definitivamente dentro de ringue. Estou a falar, claro, da batalha que teve com Daniel Bryan no Royal Rumble e também do combate com The Shield no Elimination Chamber.

Tudo isto tirou quaisquer dúvidas sobre as capacidades de Bray Wyatt dentro de ringue, garantindo o potencial desta rivalidade culminar num excelente combate na Wrestlemania.

Um aspecto extremamente interessante a notar é o apoio que os fãs deram a John Cena durante uma promo de Bray Wyatt. Dada a apresentação de Wyatt e aos recentes comportamentos dos fãs, cheguei a considerar que os fãs trocassem por completo as dinâmicas, preferindo apoiar Wyatt, em detrimento de John Cena. Tal não tem sido o caso, restando apenas esperar para ver como os mesmos se expressam na Wrestlemania.

Relativamente aos restantes membros da Wyatt Family, ambos têm beneficiado bastante da apresentação do grupo. Ambos são fundamentais ao grupo, pois permitem que o mesmo se envolva fisicamente, sem que tenha de ser Bray Wyatt o sacrificado.

Ambos têm impressionado, especialmente Luke Harper. Facto é que ambos possuem neste grupo uma excelente rampa de lançamento para quando, eventualmente, começarem a sua carreira a solo.

A verdade é que esta é uma apresentação de grande qualidade A entrega, a convicção, as promos e tudo o que engloba a personagem de Bray Wyatt, não só é extremamente convincente, como o torna numa das personagens mais interessantes da actualidade. Esta é uma apresentação digna de main-event e, pelos vistos, está a dar largos passos nessa direcção.

Graças a isso, a grande pergunta tem sido: será demasiado cedo? Há meses atrás, a resposta seria sim. Agora que a construção está a tornar-se mais emocionante, dramática, séria e a entrar nos eixos, penso que não.

Além disso, existe outro aspecto a ser considerado: The Shield. A rivalidade de ambos foi bastante antecipada, assim como o combate de ambas as equipas no Elimination Chamber. A forma como os fãs gritaram “This is Awesome!” antes mesmo de contacto físico ter sido iniciado é uma das provas de sucesso de ambos os grupos.

Não só o combate era digno de Wrestlemania, como a própria rivalidade merecia mais cuidado. O combate foi espectacular, mas não teve qualquer continuidade. A desforra que ambos tiveram na Raw foi um excelente combate, mas quando o mesmo aconteceu já a rivalidade com John Cena estava a começar e era óbvio que o combate não passava de uma forma de contra-atacar os possíveis cânticos sobre CM Punk.

O combate no Elimination Chamber é uma pérola perdida num dos pay-per-views de 2014, sem ter uma história que realmente fique para a posteridade. O combate ficará, como é natural, mas a primeira rivalidade de ambos os grupos, e talvez única, merecia mais.

Ao invés de ter cuidado, a WWE simplesmente seguiu com os planos que tinha no calendário. O combate contra John Cena pode fazer imenso pela Wyatt Family e está a compor-se decentemente, mas o sentido de oportunidade não é intuitivo.

Por outro lado, este combate é uma novidade para John Cena. Os combates com The Rock foram o auge da carreira de John Cena na Wrestlemania, portanto seria inevitável que o combate de Cena deste ano tivesse um adversário mais fraco, em comparação.

A verdadeira questão é se isto começa um novo capítulo na carreira de John Cena. Depois de ter atingido o seu auge, o primeiro combate de John Cena no grande evento é com uma estrela que está obviamente em ascensão, especialmente uma que se estreou à tão pouco tempo.

Ora, tornou-se cada vez mais óbvio que John Cena não tem absolutamente mais nada para conquistar ou atingir na sua carreira, no entanto também não ficaria surpreendida se competisse pelo Título numa das próximas Wrestlemania.

No que toca a esta Wrestlemania, acredito que será Bray Wyatt a triunfar. Nos últimos anos, os fãs da WWE têm sido ensinados a não confiar na companhia, no que toca à promoção de jovens talentos. A WWE raramente apresenta a dedicação necessária para o fazer, fartando-se rapidamente. E, embora compreenda perfeitamente as reticências dos fãs neste tópico, sinto que esta situação é diferente.

A WWE colocou, voluntariamente, Bray Wyatt numa situação de enorme importância e destaque. E, se os rumores estiverem certos, a WWE estava a pensar nisto há meses. Pelo menos, desde o Royal Rumble que este combate está planeado.

Não consigo ver a lógica deste raciocínio se o objectivo não for dar a vitória a Bray Wyatt. Colocar um talento desta qualidade numa situação destas no início de carreira é extremamente perigoso, pois se correr mal, os danos podem ser irreversíveis. O facto de Bray Wyatt ter esta oportunidade é uma grande prova de confiança e de investimento por parte da WWE.

Pessoalmente, acredito que tal visa uma vitória de Bray Wyatt. No entanto, uma vitória de John Cena não seria a primeira coisa a não fazer sentido na WWE, portanto também não ficaria terrivelmente surpreendida. Também não ficaria surpreendida de ver uma desforra no Extreme Rules, no mês seguinte. Acho que a rivalidade merece isso, especialmente se o primeiro combate correr bem.

De qualquer das formas, a Wrestlemania XXX será um evento histórico na carreira de Bray Wyatt e, sinceramente, espero que seja pelos bons motivos. Da minha parte está tudo dito, desejo uma excelente semana a todos e até à próxima edição! Follow the Buzzards!

Sobre o Autor

- Administradora. Publico parte das notícias, faço a gestão da League, dos Passatempos e ainda sou escritora do artigo “Opinião Feminina”.

60 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    Finalmente! Finalmente alguém que pensa como eu nesta feud. Nada a dizer sobre os aspectos da rivalidades. Também não gostei da inconsistência na atitude do Cena, mas espero que a atitude que vimos esta semana seja para manter. Nesse caso a rivalidade tem tudo para ser a surpresa que sai da caixa da Wrestlemania.
    Sobre os Wyatts concordo, eu já conhecia relativamente o Harper e por isso as performances dele não me surpreendem muito. O que me surpreende é a WWE confiar nele a esse ponto de estarmos a ver aqueles momentos que já vimos(falo dos Dives, Top Powerbombs e o Hurricarana).
    O Bray já tirou as dúvidas da capacidade dele dentro do ringue. Dois dos combates dele em PPV são dos melhores do ano, como disse na altura o Foley não é coincidência, e ele tem mérito. Ele tem um storytelling notável dentro do ringue, e vai levá-lo longe.
    Quanto ao resultado na Mania, como disse finalmente alguém pensa como eu penso. Ou seja, ainda não tenho a certeza absoluta, mas tendo para achar que vence o Bray e porquê? Para ferir a Legacy do Cena ao ponto de querer vingança no Extreme Rules. Até pode acontecer o contrário, mas eu acho que faz sentido o Wyatt vencer, até para não termos só vitórias de Faces na Mania. E mesmo que o Batista vença, não vamos ter apenas uma vitoria heel numa Mania parece-me muito improvável.

    • Salgado - há 3 anos

      Também achoo que sim! Não consigo acreditar que fizeram esta rivalidade apenas para Cena ter mais um alvo das suas piadas, portanto confio que ele agora irá manter-se sério.

      Nunca se pode ter a certeza absoluta quando está John Cena envolvido, mas nesta situação, sinto-me que a maior probabilidade vai para Bray Wyatt.

      • José Sousa - há 3 anos

        Também acho. É a Mania e é o Cena não podemos descartar nunca a hipótese dele vencer, mas, e existe um mas, precisas da tal vitória heel forte da Mania e pode muito bem ser o Wyatt.

      • Salgado - há 3 anos

        Sinceramente, nem vou muito pela vitória heel, porque nem sempre a WWE fez questão que tal acontecesse. Por exemplo, na Wrestlemania 28 e Wrestlemania 29, que grandes vitórias heels é que ocorreram?

        Undertaker, CM Punk, Sheamus e The Rock venceram os combates mais importantes da WM28 – todos faces. Triple H, John Cena, Undertaker venceram os combates mais importantes da Wrestlemania 29.

        Heels podem ter ganho, mas não foi nenhuma vitória “forte”.

        Para mim, o único indício que existe a favor da vitória de Wyatt foi o planeado atempado desta rivalidade e a dedicação da WWE ao grupo. Pode ser que estejamos errados ou não, veremos.

      • José Sousa - há 3 anos

        Da WWE e do Triple H. Não devemos esquecer que um dos que mais força fez para trazer o Wyatt e dar-lhe a liberdade nas promos que o Bray tem é o Triple H. Sem ser os Shield muitas das apostas Triple H têm falhado( caso do Tensai, e sobretudo o Sin Cara). A vitória do Bray simbolizaria a verdadeira ascensão de um novo nome nesta Mania.

        A juntar isto o Cena não tem que perder totalmente limpo, até pode ser graças a alguma intervenção do Harper e do Rowan. Claro que seria mais benéfico se fosse sem eles mexerem no caso, mas se eles tiverem um pequeno papel não fico incomodado.

      • Salgado - há 3 anos

        Sim, mas isso não é reconhecido em televisão. Isso são pormenores dos bastidores que a maioria dos fãs nem sequer sabe. Como é natural, para Bray Wyatt estar nesta situação, alguém com bastante poder está certamente a apoiá-lo. Isso nunca esteve em questão.

        Estavas a falar de vitórias heels fortes e se Wyatt vencer, a vitória será dele e não por uma associação a Triple H. O que estava a apontar é que não me fio muito na ideia de ser Wyatt quem vai ter a vitória heel forte porque nos últimos anos a WWE não teve necessidade de incluir uma na Wrestlemania.

    • WWEdge - há 3 anos

      Eu também sou da opinião de que a vitória do Wyatt faria mais sentido na WrestleMania, para então depois assistirmos à desforra no Extreme Rules. Acho que desta vez a WWE vai mesmo dar a derrota ao Cena. Penso que não será muito difícil, uma vez que já lhe tiraram o main event deste ano.

  2. danielLP21 - há 3 anos

    Excelente artigo.

    Concordo com a análise feita à forma como o John Cena tem actuado nas últimas semanas. Aquela “promo” em Chicago foi má, e também não gostei nada daquela que fez na companhia do Hulk Hogan. Ainda assim, na última Raw a WWE surpreendeu-me bastante, ao ouvirmos o John Cena a admitir que tem medo do Bray Wyatt. Eu até tive que voltar atrás no vídeo para ter a certeza de que tinha ouvido bem. Curiosamente, nem pareceu natural ouvir o Cena a proferir aquelas palavras, o que não é de admirar, uma vez que deve ter sido a primeira vez na sua carreira que o fez.

    Veremos o que as próximas duas semanas nos trazem. Para já, o Bray Wyatt tem estado em alta nas suas “promos” e tem estado por cima nesta “feud”, que está a ser boa, mas podia ser muito melhor. O pormenor da “t-shirt” do Cena foi sublime.

    No entanto, não concordo contigo e com o José em relação ao vencedor do combate. Chamem-lhe pessimismo ou outra coisa qualquer, mas não vejo o Cena a perder nesta WrestleMania.

    O José disse no seu comentário que o Cena perde e depois vai procurar a desforra no Extreme Rules. Ora, sabendo nós como, ao longo dos últimos anos, ele tem reagido às derrotas, não me parece que essa hipóteses seja muito plausível. Acho mais provável o Bray perder na WrestleMania e ser ele a ir atrás de uma desforra. Atenção, estou apenas a basear-me naquilo a que a WWE me habitou nos últimos anos, visto que não podia concordar mais quando dizem que a lógica nos diz que uma vitória do Bray Wyatt seria o mais sensato. Contudo, os combates extraordinários que ele nos proporcionou nos dois últimos PPV’s não me parecem suficientes para obter uma vitória sobre o Cena na estreia do Wyatt em WrestleMania’s.

    Ainda assim, partindo do princípio que o Bray vence, não me admirava nada que fosse o início de uma “streak” de vitórias na WrestleMania semelhante à do Undertaker. Digo isto sem ponta de ironia ou brincadeira, mas admito que possa parecer exagerado. Seja como for, a minha aposta recai sobre o John Cena.

    • Sandow For Champion - há 3 anos

      Esse porMaior da streak é realmente bem vista pq penso que a WWE vai querer dar continuidade com uma ideia que teve repercussões astronomicas.Por acaso pensei nisso qd o Fandango venceu ao Y2J no ano passado mas cedo se percebu que nao seria uma aposta a valer.Pelo contrario,e apesar de apostar no Cena,não vejo ninguem tao perfeito para esse papel.

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu disse que é o que acho que faz sentido até para nos dar uma vitoria heel importante nesta Mania. Já que o Batista pode vencer(que tenho medo que pode acontecer). Mesmo que aconteça uma única vitoria heel na Mania parece-me pouco, mas a acontecer vejo-o a acontecer aqui nesta feud. Mas não tenho opinião formada sobre quem vence, é dos combates que tenho mais duvidas quando penso como vou antever para veres Daniel. Esse e o WWE Title são alias os que me vao moer mais o juízo para essa antevisão.

    • Salgado - há 3 anos

      Lá está, quando se ouve uma desse estilo, já se ouviu todas. Exacto, mas é algo novo que podem explorar na sua personagem, não uma coisa que precisam de ter medo. Ter medo não é vergonha nenhuma e é como reagimos face ao medo que nos define, logo John Cena não precisa de representado da forma que é.

      Olha, compreendo a tua posição no que toca ao vencedor do combate e é perfeitamente legítima, dadas as circunstâncias. Também tenho um receio enorme que tal seja o caso. A questão é que isto foi tudo planeado voluntariamente pela companhia. Ninguém esperava ou sonhava que iriam colocar Bray Wyatt nesta situação tão cedo. Tal leva-me a crer que têm algum plano em mente além do sacrificar a John Cena.

      • José Sousa - há 3 anos

        “Ter medo não é vergonha nenhuma e é como reagimos face ao medo que nos define, logo John Cena não precisa de representado da forma que é. “- Focaste logo algo que para mim foi o melhor da entrevista do Cena ao Michael Cole. Não sei se já tinhas visto a entrevista, mas ele disse exactamente isso.

      • Salgado - há 3 anos

        Não fazia a mais pequena ideia. Não tenho por hábito ver as entrevistas que o Michael Cole faz ao Triple H e por aí adiante.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu vejo algumas, e por acaso o Cena disse isso. O que só revela o que dizes: a WWE está a passar uma imagem dos Wyatt como ameaça séria, e isso é o melhor que lhes podia acontecer.

      • Salgado - há 3 anos

        Sinceramente, não levo muito a sério o que dizem nesses vídeos. Na WWE, até o que é dito em televisão é rapidamente descartado e passa a significar nada, portanto nem vale a pena pensar nos vídeos do site deles.

        Neste momento, prefiro contar com o que John Cena tem feito e, embora inconstante, a rivalidade parece estar a compor-se e os Wyatts parecem estar a ser levados a sério. No entanto, nada garante que tal se mantenha assim.

        Afinal, o Ziggler também andou a fazer grandes promos no site de youtube da companhia, mas depois perdia em 90 segundos para o Del Rio.

    • WWEdge - há 3 anos

      Essa ideia da “streak” não era nada mal apostada.

      • Retribution - há 3 anos

        Eu Acho que e mal apostada pois Acho que Ninguem Devia Bater a streak de Undertaker fazendo assim a streak parecer mais LENDARIA

      • WWEdge - há 3 anos

        Sim mas a streak do Taker não iria ser quebrada. Faziam um último combate de despedida memorável, onde obviamente ele sairia vencedor. Ele já não caminha para novo, e mais cedo ou mais tarde, quer queiramos ou não ele já não vai conseguir comparecer na Mania. Daí eu achar que a ideia de virmos a ter outro lutador com o mesmo legado fosse interessante.

  3. Fandangooo!! - há 3 anos

    Excelente artigo.

    Penso que uma vitória de Bray Wyatt na WrestleMania seria mais impactante do que uma de John Cena, e poderia funcionar como uma vitória do Bray na WM e uma de John Cena no Raw ou até no Extreme Rules que é o mais provável de acontecer.

    No que disseste sobre a WWE não dar a dedicação necessária a jovens talentos, dá para ver que ela está se preocupando mais com isso atualmente basta ver a Wyatt Family, The Shield, Antonio Cesaro e The Usos, todos esses são grandes e jovens talentos, apoiados pelo público e pela WWE também.

    Esta WrestleMania em poucos dias se tornou muito mais interessante não só nos combates até agora confirmados, mas no desenvolver das histórias e nos talentos envolvidos nelas.

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Seria, definitivamente. Marcaria toda a diferença na sua carreira.

      Wyatt Family e The Shield concordo porque têm sido extremamente protegidos, relativamente aos restantes, eles podem estar nas graças dos oficiais, mas ainda não são protegidos o suficiente, a meu ver.

      • Fandangooo!! - há 3 anos

        esqueci de mencionar também o trabalho feito no NXT, com grandes talentos como Alexander Rusev, Sami Zayn, Adrien Neville e The Ascension e também com as divas Paige e Emma são outros exemplos de que a WWE está a se preocupar com os talentos que no futuro serão os destaques roster principal.

        A Wyatt Family ao meu ver é a mais protegida comparada aos outros nomes que citei, tudo o que foi feito até agora com eles, desde a afirmação dos personagens, as feuds com grandes superstars como a que tiveram com Kane, Daniel Bryan, CM Punk, The Shield e agora com John Cena e pelo que vimos eles responderam muito bem a aposta feita neles até agora.

  4. Hildo - há 3 anos

    Artigo muito bom Salgado, Parabéns. Sobre a construção do combate, Eu estou satisfeito estou realmente satisfeito. Sobre o combate em si, Acho que será muito bom Sobre o resultado penso que está na hora da WWE fazer com uma nova estrela o que ela fez com o John Cena 9 anos Atrás . Não estou dizendo que a vitoria sobre o john Cena é como um titulo para o Wyatt Mas vencer o John Cena numa Wrestlemania depois de 2 Main events seguidos contra o The rock, seria tão importante como vencer um title. O Bray wyatt tem que vencer o combate se não vencer, penso que a WWE vai fazer a desforra no Extreme Rules O que pra mim não teria a mesma importancia.

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Seria, sem dúvida. E se o vão colocar nesta situação tão cedo, espero que não seja para falhar. A meu ver, Bray Wyatt vence, John Cena exige a desforra no Extreme Rules e possivelmente vence lá. Se organizarem as vitórias ao contrário, será uma desilusão.

      • Hildo - há 3 anos

        Mesmo, Até porque desse modo, não faria sentido. principalmente se eles nos presentearem com um grande combate.

      • Salgado - há 3 anos

        Exactamente! Vai ser uma desilusão mais pelo facto de, mais uma vez, os fãs estarem na esperança de ver um sinal de mudança e de aceitação da WWE da nova geração, mas no último momento reverterem à sua rotina.

      • Hildo - há 3 anos

        Mesmo a WWE Ter feito bastante disso nos últimos anos, eu tenho esperança de que o Bray Wyatt vença o cena .

      • Salgado - há 3 anos

        Neste caso, também eu, pelas razões defendidas no artigo.

  5. Arvanix - há 3 anos

    Excelente artigo, Salgado!
    Só espero que a WWE sacrifique por uma vez o seu querido Cena, porque neste caso, tenho esperanças de que o Bray ganhe na WM XXX, ainda por cima o Luke e o Erick devem estar lá, se o Cena derrotar o Bray depois de tudo o que o Bray demonstrou, seria um pouco… tipo… estupido… mas pronto, mantenho a esperança…
    Mais uma vez, excelente artigo, disseste tudo, não há nada a acrescentar!

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      O John Cena já foi “sacrificado” várias vezes, mais do que aquelas que lhe dão crédito, mas isso não significa que tenha perdido algo por isso. Seria extremamente ridículo não aproveitarem esta oportunidade.

      • Arvanix - há 3 anos

        Sim, concordo contigo, para mim o Cena é aquele super-herói que leva uma tareia e depois no fim ganha…

      • Salgado - há 3 anos

        Perfeitamente legítimo. É assim que o têm retratado.

  6. gonçalo"the best in the world" - há 3 anos

    Excelente artigo!
    Fiquei muito supreendido ao ouvir o Cena dizer que tem medo dá uma lufada de ar freco a esta rivalidade. Aconselho a ver a entrevista do Cole ao Cena, ai eu vi um Cena serio e como ele devia estar desde o inicio desta rivalidade.
    O Bray devia ganhar na wrestlemania mas se nao ganhar que pelo menos façam um combate digno de wrestlemania.
    Com isto de o Cena estar com medo do Bray eles podiam fazer com que o Bray ganhasse na wrestlemania e o Cena a dizer que n o consegue derrotar e se junta a familia e assim temos o seu heel turn, ja estou a sonhar.xD

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Completamente de acordo. A única razão pela qual não vi essa entrevista é porque eles sabem que apenas uma pequena porção dos fãs o faz, logo ainda é mais fácil dar o dito por não dito e fingir que não significou nada. Se já o fazem em televisão, ainda mais fácil é fazê-lo com um vídeo do seu site. Portanto, apenas confio quando de facto trabalharem nesse sentido, em televisão, que é o que tem acontecido ultimamente.

      Um combate digno de Wrestlemania estou confiante que fazem.

      Isso de se juntar ao grupo já é demasiado improvável xD

  7. GonRodri - há 3 anos

    Excelente artigo Salgado !!!

    Confesso q n sei em kual apostar !! :s Acho q este combate vai ser top se lhe acrescentasse uma estipulaçao, ui ui … Pensas bem como eu nesta feud :)

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Acredito que estão a guardar a estipulação para o mês seguinte.

      • GonRodri - há 3 anos

        esperemos q sim :D

      • Salgado - há 3 anos

        Independentemente do vencedor na Wrestlemania, seria o mais natural, visto que é o Extreme Rules o pay-per-view que se segue.

      • Fandangooo!! - há 3 anos

        e bem capaz do Bray Wyatt vencer o Cena com algum tipo de distração do Erick Rowan e Luke Harper e no Extreme Rules colocarem uma estipulação que não tenha como os Wyatts interferirem

      • GonRodri - há 3 anos

        Pois, se calhar …

  8. Diogo Teixeira - há 3 anos

    Ótimo artigo Salgado. É a primeira vez que comento os teus artigos, mas venho lendo todas as semanas, e é o meu preferido, a par do BTM.
    Concordo com o que disseste. Acho que seria uma estupidez se John Cena vencesse na Wrestlemania. Mesmo que Bray Wyatt procurasse a desforra e saísse por cima da rivalidade, vencer ao Cena numa Wrestlemania é um momento único, que ia ajudar e muito o futuro de Bray Wyatt, porque tal como disseste, esta personagem ainda nem 1 ano tem no Main Roster, e uma vitória iria ser sem dúvida um grande momento para toda a Family. Além disso, uma derrota de Cena não belisca minimamente o seu estatuto e a sua imagem na WWE, não o afeta, tal como uma vitória não lhe vai acrescentar nada, por isso o mais certo é elevar Bray Wyatt. Ninguém quer que seja cometido o mesmo erro que foi cometido na feud com os Nexus, que podia ter catapultado Wade Barret para o Main-Event.
    Acho que a rivalidade está a ser bem construída, tal como já foi referido, embora pudesse ser melhor.

    • Salgado - há 3 anos

      Ohmm obrigado, ainda bem :)

      Completamente de acordo. Exacto, os Nexus fracassaram mesmo por isso. Meses depois de terem estreado já tinham perdido todo o balanço e poder.

      Nisso também estou de acordo. Podia ser melhor.

  9. david miguel - há 3 anos

    Desde que esta rivalidade entre o John Cena e Bray wyatt não tome rumos semelhantes a rivalidade que o mesmo Hohn Cena teve com o Wade Barret e a stable NEXUS que só serviu para enterrar o grupo.
    Tenho expectativas boas para este combate más espero que a WWE e John Cena não ponham tudo lama abaixo.

  10. Micael Duarte - há 3 anos

    Muito bom artigo Salgado, para variar… :)

    Aceito a forma como analisaste esta “feud”, assim como aceito as tuas justificações para acreditares que o Bray Wyatt será o vencedor. Contudo, este parece-me mais um dos casos em que o John Cena mostra alguma fragilidade, tentam fazer desta rivalidade algo pessoal, mas o Johnny Boy acaba por superar tudo e todos, provando que o bem prevalece sobre o mal.

    Posso estar a deixar-me influenciar pela forma como a WWE tem lidado com Cena nos últimos anos, mas acredito que seja o Cena a sair vencedor deste combate :/

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Tal como disse, não ficava nada chocada se fosse esse o caso. Já o vimos acontecer tantas vezes que não seria propriamente novidade. Entendo perfeitamente porque pensas assim e se o combate não tivesse surgido desta forma, provavelmente pensava o mesmo.

  11. JoãoRkNO © - há 3 anos

    Bom trabalho Salgado. Apesar de uns erros do Johnny Boy, é uma feud que tem alimentado a minha espetativa para a próxima WM, mas acredito numa vitória do Bray, porque talvez a WWE queira prolongar esta feud por mais um PPV e aí o Super-Herói saía por cima. Acima de tudo espero uma boa performance de ambos, está mais que visto que o Bray é um excelente storyteller, e o Cena de vez em quando consegue surpreender-nos com alguns moves e com combates de alta qualidade, por isso só espero pontos positivos.

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Também acho que tal vá acontecer. O Cena é um excelente lutador, apenas precisa do parceiro certo para chegar mais longe. Acredito que o combate de Bray Wyatt com ele nos surpreenda pela positiva.

  12. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Excelente artigo. Acertaste no ponto fulcral quando referes a credibilidade actual e futura da personagem de Bray. Quando referes a Undertaker,dás um exemplo perfeito. Undertaker podia ter sido um flop tremendo, quando iniciou a sua carreira ao lado de managers e wrestler que em nada contribuíram para o lançamento da sua personagem. A WWF/E compreendeu e aliou-o a Paul Bearer que seria um intercâmbio com o publico pois Taker faria o resto… Com Bray acredito que será igual, mas começou o seu trajecto pela porta grande e, é esse o meu medo, em relação a ele. Começar sempre com altos voos(apesar de estar a corresponder altura), pode ser um chapéu de dois bicos, e o combate contra Cena pode ser o lado escuro de um desses, do chapéu. Vamos esperar, mas acredito numa vitória de Cena, e depois, talvez um ataque por todos os Wyatts para a feud continuar. Veremos, mais uma excelente edição!

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      A questão do exemplo de Undertaker nem é bem quando se estreou, pois personagens exageradas faziam parte do dia-a-dia da altura. O facto deste ter mantido uma personagem deste tipo durante grande parte da sua carreira, algo que ainda continua nos dias de hoje, é que é verdadeiramente impressionante e se durante a fase de Ministry of Darkness e pós-2004 não o tivessem levado a sério, a personagem teria provavelmente falhado.

      Exacto, isso é um risco que se corre sempre em casos destes.

      Obrigado :)

  13. john3:16 - há 3 anos

    Antes de mais queria dar-te os parabéns mais uma vez pela qualidade dos teus artigo, sobre este tema tentarei ser o mais breve porssivel.
    Acho que esta rivalidade muito boa tanto pra o cena como para o bray, porque o cena não está na luta pelo titulo (felizmente porque ja enjoa e a um ano e ele ganhou o titulo na WM e não pode ser todos os anos o menino a ganhar) e o wayt porque tem uma rivalidade com um wrestler bastante importante na companhia, e sim o cena é importante na companhia, quem não gosta dele que não é o meu caso tem de admitir que ele trabalha e faz tudo pela indústria, e se ele conseguio chegar a um patamar de fama alto e outros não isso não é problema dele, apostaram nele nos ultimos 10 anos por algum motivo e continuarão a apostar.
    Mas claro que o cena tambem ta mal habituado, por iss acho que o bray deverá perder na mania, pro cena ganhar, o menino de ouro tem de ficar contente, e depois o wyat ganha no extreme rules e acaba a rivalidade.
    Claro que pro wyat ganhar na mania seria muito mais importante, e o cena e a wwe deviam dar essa oportunidade ao bray, pra impulsionar a sua carreira, como o tripel H esta a fazer com o bryan, sim porque foi isso que ele teve a fazer e vai perder pro bryan, mas pronto o HHH é o mausinho agora, enfim, pois alguem tem de saber ser heel de vez em quando.
    Não é por ganhar na mania contra o wyat que o cena fica com mais mérito, pois ele ja o tem todo, ja o wyat precisava de ser esteriar a ganhar na sua primeira mania e ainda por cima na XXX, e o cena ficaria melhor na foto se o deixa-se ganhar e depois ganhasse até ele no extreme.
    Mais uma vez obrigado pelo artigo, pra semana ca estarei pra ler o teu proximo opinião feminine, continua assim salgado

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      Sinceramente, de todos os lutadores que tiveram e exerceram poder nos bastidores para alguma coisa, John Cena não me dá a ideia de ser dos piores e não me parece – embora possa estar errada – que vá exercer o seu poder e influência para vencer Bray Wyatt. Além disso, estou a contar com o investimento da WWE em Wyatt para impedir que tal aconteça.

      Triple H/Daniel Bryan é uma conversa completamente diferente que irá ser abordada em breve :)

      Ainda bem, obrigado :)

  14. Retribution - há 3 anos

    Otimo Artigo Salgado , acho que John Cena devia demonstrar mais ”Respeito” a personagem de Bray Wyatt e Melhorar As Suas Promos , A Melhor Promo que gostei nele foi na rivalidade de Daniel Bryan e Ele no Miz Tv

  15. akujy - há 3 anos

    Excelente visão do assunto. A falta de seriedade de Cena é algo que “perturba”, mas pelo menos deram a volta á coisa, vamos a ver se a tempo nas 2 semanas q faltam, mas para já diria que sim.

    Numa situação normal eu concordaria contigo: Ou seja, a WWE claramente aposta em Wyatt e por isso toda a lógica seria que Wyatt vencesse para se afirmar. Mas tratando-se de Cena e da WWE nnc se pode contar com “o ovo no cu da galinha.” xD Infelizmente existem motivos para estes “medos” que muita gente tem de ver o Cena vencer. Espero q n aconteça, parte de mim acredita q n acontece, mas n seria, como disseste e bem, a primeira coisa na WWE a n fazer sentido.

    Espero que Bray ganhe e q a feud cumpra o objectivo de o elevar. Pela grande aposta q ele tem sido destaque, parece ser esse o caminho. Mas como se trata do homem q sozinho deu cabo dos Nexus, ja n digo nada. xD

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado :)

      A meu ver, é perfeitamente reversível o que fizeram, mas também era escusado.

      Claro, isso é certo. Nunca há certezas quando John Cena está envolvido. Pois, os Nexus foram um erro trágico da parte da WWE.

  16. Tunes9 - há 3 anos

    Excelente artigo, muito interessante e concordo com tudo, Obrigado Salgado!. :-)

    Espero bem que esta feud mude e o Cena comece a levar o Bray Wyatt mais a sério (na storyline), o Cena tem que ter respeito e até medo e ficar surpreendido, de forma receosa e confusa, e não fazer comédia das promos e rir-se do que o Bray diz, como se fosse tudo uma parvoíce, nem fazer as suas piadas do costume, se assim for, ele vai transformar o Bray Wyatt num simples jobber e este feud que pode ser muito boa e interessante e elevar os Wyatts, passa a ser banal e a ser só para acrescentar um combate ao card e para o Cena lutar na WM, se a WWE construir bem esta feud daqui para a frente e na WM, o combate for bom, com fim á altura e o Bray Wyatt vencer o Cena, mesmo que seja de forma “suja”, ele pode ganhar credibilidade e ser elevado, pode ficar em grande e começar a ser um caso sério, mas se o oposto acontecer, pode tudo descambar e nada resultar.
    A gimmick dos Wyatts é excelente, são uma stable muito talentosa no seu estilo, o Bray Wyatt é muito bom, tanto em ring skills, mic skills, etc, encaixa bem na personagem e pode ser uma das estrelas do futuro, mas é preciso fazer o que está certo e “the best for business”. #FollowtheBuzzards! :-)

    • Salgado - há 3 anos

      Obrigado! :)

      Completamente de acordo.Isto tem o potencial de beneficiar imenso Bray Wyatt e de o tornar num dos vilões de topo da companhia, o que é incrível para alguém que se estreou há tão pouco tempo. Mas, se correr mal, também pode ter efeitos desastrosos.

      Exactamente.

      • Tunes9 - há 3 anos

        Pois é, vamos ter de esperar e ver qual o “caminho” que a WWE vai seguir, esperemos que corra tudo pelo melhor. :-)

  17. 434 Days - há 3 anos

    Excelente Artigo Salgado.

    Este combate seria sempre um pouco ofuscado pelos 3 combates principais e que ainda por cima conta com envolvimento directo entre 2 desses 3. Voltando ao assunto, não tenho nada a apontar ao Bray Wyatt que tem estado sublime na sua apresentação e está com muito ímpeto para esta batalha. Já o Cena tem vindo a melhorar mas já cheguei a um ponto que com este menino raramente espero coisa boa. Espero que a WWE me prove o contrário e que vença o Bray no WM. Infelizmente penso que vão dar a vitória ao Cena, embora isto ainda não seja uma possibilidade muito forte ao meu ver. Neste momento as minhas previsões são: Cena 60% e Wyatt 40%. Acho que o combate tem tudo para dignificar o palco do WrestleMania, e desde que haja empenho de parte a parte vai ser sem duvida um excelente embate.

  18. Labras - há 3 anos

    Gostei muito do Artigo Salgado… só estou a comentar agora porque me lembrei de uma coisa relacionada com a protecção que os Wyatts têm.
    Tu afirmas que eles devem ser defendidos e não devem ser gozados, e eu concordo contigo mas o Cena não foi o único a “gozar” com eles, por exemplo durante a rivalidade com os Shield, o Ambrose relativizou muito a “força” deles e as suas crenças… mas acho que eles têm sido protegidos e exemplo disso foi o Royal Rumble.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador