Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Opinião Feminina #18 – WrestleMania

The Grandest Stage of them All.

WrestleMania, 31 de Março de 1985 – Madison Square Garden, NY

Foi quando e onde tudo começou. Uma série de eventos que revolucionaria o mundo, não só do Wrestling, como de todos os eventos. Idealizada por um génio, Vince Mcmahon, WrestleMania tornou-se num dos eventos de maior sucesso e maior duração. Neste dia, o main event era protagonizado por nomes sonantes como Hulk Hogan, Roddy Piper, Mr T “Mr Wonderful” Paul Orndoff. É claro que naquela altura já se contava com participação de estrelas de fora do ramo do Wrestling, tendo o combate das divas sido visto bastante de perto pela cantora Cindy Lauper.

Certo é, que na altura ninguém tinha a noção do quão grande se viria a tornar WrestleMania.

WrestleMania III, 29 de Março 1987 – Pontiac Silverdome, Detroit, MI

Tal como se já tinha acontecido nas duas anteriores, Hulk Hogan marcou presença e ganhou o main event. Mas esta WrestleMania é marcante por várias razões, a primeira uma manobra que revolucionou uma era. Numa altura onde as manobras não eram muito elaboradas, Hulk Hogan chocou o mundo ao ser capaz de levantar Andre The Giant em frente a uma das maiores plateias de sempre, tendo mesmo quebrado alguns recordes, na altura. Este momento será para sempre relembrado.

WrestleMania VII, 24 de Março de 1991 – Sports Arena, LA

Todas as WrestleMania são especiais e tem os seus momentos marcantes, logo  esta não foi excepção pois marcou o nascimento de algo que ainda dura até hoje: a Streak de Undertaker. Neste seu primeiro combate numa WrestleMania, Undertaker fez como primeira vítima Jimmy “Superfly” Snuka. Uma Streak, que tal como sabem, dura até aos dias de hoje.

No inicio, era muito improvável saber que iria chegar a este ponto. Mas a verdade é que chegou, a Streak chega mesmo a ser uma das características da WrestleMania e uma das razões principais para a ver. Todos os anos, há sempre a curiosidade de saber quem irá tentar a sua sorte, e mesmo sabendo que não vai ser bem sucedido, é um combate que estamos sempre interessados em ver. Fazendo minhas as palavras dos Hall of Famers que falaram esta semana juntamente com outros lutadores, esta Streak é o legado do Undertaker e estar directamente ligada ao principal event de Wrestling torna-a uma Streak ainda mais lendária e importante. Tal como foi dito, é como ganhar a Super Bowl dezoito vezes seguidas.

WrestleMania X, 20 de Março de 1994 – Madison Square Garden, NY

Outro dos momentos que marcaram a história da WrestleMania, foi o combate entre Shawn Michaels e Razor Ramon – um dos primeiros Ladder Match de sempre. Mas não seria a última vez que Shawn Michaels marcava uma WrestleMania, não fosse ele Mr. WrestleMania. Seguiu-se a Wrestlemania XII onde lutou O Iron Man Match contra Bret Hart, naquele que foi considerado um dos melhores combates da história do evento. O conceito do Iron Man Match é complicado e arriscado, não fosse ele uma grande dúvida na altura. Mas escolheram as estrelas perfeitas para o fazer: Bret Hart e Shawn. Fazer um combate com duração minima 60 minutos é arriscado pois manter os fãs atentos ao combate sem este cair no aborrecimento durante esse periodo de tempo é extremamente dificil. Foi contestado, foi bastante criticado, mas no fim, provou-se  que estavam errados.

WrestleMania XV, WrestleMania XVII e WrestleMania XIX foram os palcos dos combates entre The Rock e Stone Cold Steve Austin. Grandes combates, onde o Rock ganhou apenas uma vez. Apesar de já ter havido outras repetições na WrestleMania, acho que esta devia continuar a ser a única com três combates. Steve e Rock eram os símbolos daquela época, dois lutadores que arrastavam massas e faziam delirar os fãs. Sem esquecer o seu tremendo carisma e a sua capacidade de dar um excelente show.

WrestleMania 2000, 2 de Abril de 2000 – Arrowhead Pond – Anaheim, California

No fim de 1999 começou a McMahon-Helmsley Era, liderada por Triple (juntamente com DX) e Stephanie McMahon. Esta Era durou até 2002. Enquant Stephanie tinha o título das divas, Triple H detinha o titulo principal. Para o main event da WrestleMania desse ano, cada membro da familia McMahon escolheu um lutador, formando-se assim uma Fatal Four Way.Shane juntou-se a Big Show, Linda a Mick Foley e Vince a The Rock. Foi também nesta WrestleMania que se realizou um dos melhores combates de Tag Team entre três das melhores equipas: Ladder Match entre os Duddley Boyz, Hardy Boyz e Edge and Christian.

Wrestlemania XX, 14 de Março de 2004 – Madison Square Garden, NY

A WrestleMania XX foi bastante marcante, principalmente o fim, tendo em conta tudo o que se passou a seguir. Dois vencedores dos títulos principais encontraram-se no fim do evento e juntaram-se no ringue para uma celebração emocionante. Chris Benoit e Eddie Guerrero foram os protagonistas de um momento que de falso, não tinha nada.

WrestleMania 21, 3 de Abril de 2005 – Staples Center, California

Duas estrelas chegadas há pouco tempo à WWE, começaram a sua luta para o topo. Chocaram no Royal Rumble 2005 e voltaram-se a encontrar no maior evento de todos mas em combates diferentes. Duas estrelas que singraram e ganharam os títulos principais ao mesmo tempo: John Cena e Batista. Foi também a estreia de um novo tipo de combate – Money In the Bank Ladder Match. Um combate já conhecido mas com inovações à mistura. Este combate também se tornou uma das atracções da WrestleMania e também um dos seus pontos altos. Todavia isto só durou seis anos. No ano passado criaram um PPV especial para o MITB e este ano já não há esse combate na Wrestlemania. Uma decisão com a qual discordo. Tal como já disse MITB já era uma das atracções principais e além de tudo aquilo que é a WrestleMania, era mais uma diferença para com os outros PPVs. Pô-lo noutro PPV tirou-lhe um pouco do brilho. E depois há outra coisa, criaram dois combates MITB para esse PPV, um para a Raw e outro para a SmackDown. Ora é claro que sempre que alguém ganhava o MITB, era um pouco previsivel de quem o vencedor ia atrás, mas torná-lo ainda mais previsivel e mais óbvio ao criar dois, foi, no meu ponto de vista, um bocadinho mal pensado. E também porque dantes, na WrestleMania, no MITB participavam pessoas de ambas as brands o que também tornava dificil adivinhar o vendedor, quando se cria um para cada brand acaba-se mais uma vez com a sua imprevisibilidade. MITB era suposto ser uma coisa única a acontecer apenas numa situação especial, afinal é uma oportunidade única de ter um combate por qualquer titulo sempre que se quiser, mas acabou por se tornar um bocadinho nada banal e demasiado previsivel.

Wrestlemania 25, 5 de Abril de 2009 – Reliant Stadium, Houston, Texas

Foi o aniversário de 25 anos da WrestleMania. Um evento que foi marcado por um dos melhores combates de sempre, e claro, Shawn Michaels tinha que estar presente. Muito poucas vezes, ou até mesmo quase nenhuma, um combate com o Undertaker numa WrestleMania nos faz pensar que a Streak vai acabar. Mas embora o saibamos o contrário, conscientemente, este combate fez nos esquecer isso.

WrestleMania XIV e WrestleMania XVI marcaram as despedidas de duas estrelas, sendo uma delas um fenómeno do Wrestling, o Mr. WrestleMania Shawn Michaels e The Nature Boy Ric Flair.

E por fim chegamos à Wrestlemania 27. Uma Wrestlemania, que tal como as outras, irá fazer história. Mas afinal depois de tudo isto, o que é a Wrestlemania?

É simples, é onde quase todos os lutadores de pro wrestling sonham um dia chegar. É um evento trabalhado ao mais minucioso detalhe por uma empresa inteira para não ser nada menos de perfeito. É tal como todos os outros PPVs – o culminar de rivalidades, apenas em proporções maiores. Eles trabalham o ano inteiro e dar-nos o melhor durante o ano todo, mas para a Wrestlemania, o esforço é redobrado. Por isso é que é uma das noites mais esperadas do ano para um fã. Porque temos a certeza que vamos ter grandes momentos.

E com os combates que temos este ano, não espero menos. Esta WrestleMania promete.

Por esta semana é tudo. Até para a semana ;)

PS: Não estão aqui todos os momentos especiais e marcantes de todas as WrestleManias, como é óbvio, senão este artigo ainda era maior, apenas quero que entendam que sei que há mais. Tentei escolher os mais conhecidos/marcantes.

Sobre o Autor

- Administradora. Publico parte das notícias, faço a gestão da League, dos Passatempos e ainda sou escritora do artigo “Opinião Feminina”.

1 Comentário

  1. Tiago Silva - há 6 anos

    Excelente texto.
    Referiste mesmos muitos dos melhores momentos na wrestlemania que todos conhecem. Momentos que marcaram uns e momentos que marcaram outros.
    Para mim o combate entre Undertaker e HBK na wrestlemania 25 e a celebração de Chris Benoit e Eddie Guerrero são dos mais marcantes.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador