Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Opinião Feminina #25 – Gimmick Matches

SmackDown, 5 de Maio de 2005

“I am not a quitter”
JBL

“Neither am I. And that’s why at Judgement Day, we settled it. In a match with no submissions, no count outs, no disqualifications, no pinfalls. A match, where to win you have to beat your opponent so bad that they say: I quit. I’m talking about an ”I quit match”. So JBL, what that means for you, is: I’m gonna beat the hell out of you. And at Judgement Day, when you speak, finally the world will listen to what you have to say, because I swear for everything that I stand for, the last two words to come out of your pathetic mouth right before you pass out, will be: I quit.”
John Cena

Foi este o momento onde pela primeira vez ouvi falar de “I Quit” Match.  A intensidade deste desafio ficou gravada na memória de uma ingénua e imatura fã. No inicio era tudo impressionante e incrivelmente credível, o que fez deste discurso uma coisa do outro mundo. À medida que o tempo passa, o mundo impressionante no qual passámos a viver, vai-se tornando aos poucos e poucos, algo novo e diferente. É aqui que a verdade vem ao de cima, e o que antes era impressionante, hoje nos parece comum e vulgar. Até a mais pequenina das falhas, por nós, é notada. Tornámo-nos exigentes, meticulosos e atenciosos, logo hoje, para nos impressionar, é preciso mais.

O conceito de “I Quit” Match funciona quando é usado como último recurso, num acto de puro desespero e quando nada mais parece funcionar. Por conseguinte, deveria ser este o combate que acaba com uma rivalidade, o que por acaso até tem sido assim, ultimamente. Afinal, as palavras “I Quit” falam por si. Se as fontes não me falham, 13 combates deste género foram realizados na WWF/WWE. Adivinhem quem tem o recorde de mais vitórias? Exactamente, esse mesmo. O campeão do momento, e que se prepara para entrar em mais um deste género de combates no próximo domingo.

Por muito que eu desejasse o contrário, não acredito de forma alguma que a quarta vez seja diferente. Mas então o que é que me desagrada nesta situação?

Primeiro que tudo, acho exagerado nos últimos dois anos, este mesmo senhor ter participado em dois “I Quit” Matches e este ano ir repetir a dose.

Segundo, considero ser uma piada de mau gosto, ou ironia, como lhe quiserem chamar, um dos combates referidos acima ter acontecido no mesmo PPV (Over the Limit) que este próximo. Um ano de diferença? Uau, espantoso.

Gostava que houvesse um intervalo maior de “I Quit” Matches nos próximos tempos, para que da próxima vez que aconteça um, o impacto seja maior, tal como foi em 2005. Incrível como não consegui sentir absolutamente nada, quando este combate foi anunciado, tornou-se simplesmente demasiado previsivel. No fundo, ainda retenho um pouco da ilusão, embora não acredite nem por um segundo que Miz consiga ganhar, mas há sempre uma pequena réstia de esperança. Afinal, Miz como campeão estava a correr tão bem.

Agora uma pergunta, será que com estas novas adaptações e criações, um simples combate de wrestling se tenha tornado aborrecido?

De forma alguma! As estipulações podem ser vistas como uma ajuda às rivalidades, sendo uma forma excelente de criar hype, podendo assim proporcionar momentos excelentes. Mas é claro que um combate de wrestling normal ainda mantêm um certo valor e encanto, conseguindo à sua maneira, contar histórias interessantes. Dentro dos Gimmick Matches tanto existem combates com conceitos interessantes como existem combates sem interesse nenhum. Entre os meus preferidos estão o “Iron Man” Match, “Last Man Standing” Match e o TLC.

Iron Man Match, sem dúvida o conceito que mais cepticismo criou. Perigoso, arriscado mas provado, que com as pessoas certas, é uma aposta ganha. Manter uma audiência atenta durante uma hora inteira, só podia ser possível com os grandes senhores: Shawn Michaels e Bret Hart. Embora tenha havido outro do qual também gostei, este fica na memória. E uma das razões que torna este combate tão especial é o facto de ser feito poucas vezes, e de resultar ainda menos. Mostra que não é para todos. Não vejo nenhuma dupla na WWE, neste momento, a conseguir reproduzir tal feito. Óbvio que nunca vai ser com qualidade igual, mas se for lá perto já me dou por satisfeita. Hoje não imagino ninguém, amanhã a WWE constrói uma excelente rivalidade entre duas excelentes estrelas e eu sou surpreendida. É assim que funciona na WWE.

Se existem Gimmick Matches interessantes, também existem outros que não entretêm de todo. Bra & Panties Match, Tuxedo Match, Pillow Fight, entre outros, não constituem qualquer componente de entretenimento. No fundo, Gimmick Matches funcionam se forem bem pensados, bem aplicados e com os participantes certos, tendo em conta o seu historial. Um destes combates, pode ajudar a melhorar imenso uma rivalidade, se tiver nexo. Repetir a mesma coisa uma e outra vez, sem mudar o resultado, não só torna os combates banais e vulgares, como lhes tira o encanto especial que fazia com que uma pessoa se impressionasse só com a simples ideia deles irem de facto acontecer.Todas as referências que fiz, foram meros exemplos, não sendo portanto únicos. Deixem as vossas opiniões e até para a semana!

Sobre o Autor

- Administradora. Publico parte das notícias, faço a gestão da League, dos Passatempos e ainda sou escritora do artigo “Opinião Feminina”.

34 Comentários

  1. Tiago Silva - há 6 anos

    Gostei do teu texto!

    Simplemente acho que o combate de John Cena vs The Miz num I Quit Match é “só” mais um combate além de já se saber quem vai vencer concordo contigo quando dizes que devia haver mais intervalo de tempo entre este tipo de estipulação. Até pode ser um bom combate mas não me acredito que me cative muito, esperar para ver.
    “Iron Man” Match, “Last Man Standing” Match e o TLC são estipulações que eu gosto bastante mas não é uma coisa que goste de ver todos os meses ate começa a perder o interesse assistir a esse tipo de combates.

  2. A.B. - há 6 anos

    perfeito seu texto, até fui assistir o Match do John Cena contra o JBL, e vou dizer aquele John Cena chegando em um caminhão e quebrando o carro do JBL era o cara, a WWE confunde atitude com ser Heel e com isso nos resta hoje torcer por Miz, CM Punk e Alberto Del Rio pois assim temos campeões com personalidade.
    Quando Cena teve a feud com o Nexus foi mto bom, trouxeram um pouco dele de volta mas agora essa feud com o Miz é mto ruim pq todo mundo sabia q uma hora o Cena ia ganhar, po aquele #1 contender match para o Extreme Rules foi a prova disso, o cara foi o último a entrar no ringue.
    e a cada vez me da menos vontade de ver o RAW pois pra mim os dois melhores faces, pelo menos os quais e simpatizo são o Christian e o Randy Orton q estão no SD.

  3. joniricardo - há 6 anos

    Acho que o Cena ainda nao perdeu nenhum combate I Quit, o Miz nao tem hipoteses de ganhar o titulo

    • Tiago Silva - há 6 anos

      Nunca perdeu nenhum I Quit é verdade e tenho 100% de certeza que The Miz não o vence neste tipo de combate ou melhor em qualquer que fosse a estipulação para o OTL.
      Cena enquanto a WWE apostar nele como esta nunca perdera um combate deste genero.

      • joniricardo - há 6 anos

        O Miz só vencia se fosse um mic-challenge. LOL

  4. Yan - há 6 anos

    No fundo, ainda retenho um pouco da ilusão, embora não acredite nem por um segundo que Miz consiga ganhar, mas há sempre uma pequena réstia de esperança. Afinal, Miz como campeão estava a correr tão bem.

    acho q ñ, mas ainda vai ter gente que vai apostar no miz

  5. Paulo Silva - há 6 anos

    Hoje não concordo com muitas das coisas que disseste, e concordo com outras. Falando das que discordo, primeiro, acho que não é exagerado haver outro “I Quit” com apenas um ano de diferença, também é verdade quando dizes que não cria tanto impacto, mas não acho exagerado.

    Depois quando aos “Iron Man” também é dos meus matches favoritos, o Michaels vs Hart foi o melhor dos 6 (penso eu que foram 6), mas o Michaels vs Angle também foi muito bom. O que discordo nesta parte é quando dizes que não achas que consigam fazer um combate “Iron Man” tão bom como o Michaels vs Bret Hart, nisso já discordo, embora tenha sido entre 2 dos melhores de sempre, muitos dos talentos que estão na WWE presentemente tem o que é preciso para fazer um combate que fique para história.

    E por último a parte que dizes que o “Bra amp; Panties” não entretém também não concordo, talvez não entretenha tanto o público feminino, mas quando um fan vai ver um show de Wrestling acho que não vai só para ver combates intensos e físicos, também vai para se divertir, e este combate pode ser bastante divertido xD

    • Tiago Silva - há 6 anos

      “E por último a parte que dizes que o “Bra amp; Panties” não entretém também não concordo, talvez não entretenha tanto o público feminino, mas quando um fan vai ver um show de Wrestling acho que não vai só para ver combates intensos e físicos, também vai para se divertir, e este combate pode ser bastante divertido xD”

      Muita gente gosta de ver combates de wrestling mas também gostam de ver as divas a mostrarem as suas qualidades e não falo de qualidades de lutadoras. Pode não entreter pelo objectivo do wrestling em si mas entretem muito bem os olhos. E nesse ponto concordo com o Paulo.

    • Salgado - há 6 anos

      Paulo, continuo a achar exagerado exactamente um ano depois haver outro combate com esta estipulação, e ainda pior por um dos intervenientes ser o mesmo, afinal a história fala por si. Conitnuo a achar que deviam ser mais espaçados e melhor justificados. Mas pronto isso são opiniões :)

      Em relação ao segundo ponto, permite-me citar: “Embora tenha havido outro do qual também gostei, este fica na memória.” Eu de forma alguma que retiro qualidade aos outros combates. Dos seis que aconteceram, gostei de uns e houve outros que não gostei, mas o que de certeza me marcou mais, foi aquele, por tudo aquilo que teve envolvido na altura. Mais uma vez tenho que citar o que disse: “Todas as referências que fiz, foram meros exemplos, não sendo portanto únicos.”

      Agora neste momento, na WWE não imagino nenhuma dupla que consiga fazer um Iron Man Match perto níveis atingidos anteriormente tanto pelo Michaels / Hart como por outros. Agora também disse que amanhã não se sabe como vai ser. As coisas mudam e a WWE surpreende nos. Muito depende de como forem construídas as coisas. Hoje? Não acredito. Amanhã? Quem sabe?

      Pronto, em relação ao terceiro ponto, eu até tive o cuidado de mencionar o tuxedo match, mas já sabia que ninguém iria prestar muita atenção. Esses combates que dizes que podiam proporcionar momentos divertidos, são a razão pela qual a divisão de divas está como está. As pessoas queriam ver mais esse tipo de combates logo deixaram de haver lutadoras e sim, modelos. Ora, a mim não me entretêm, mas numa tentativa de ser justa para com a audiência masculina, tentava-se encontrar um meio termo. De vez em quando tinha-se esse género de combates e depois tinha-se combates de divas a sério.

      • Tiago Silva - há 6 anos

        Em relação aos Texudo Match eu acho simplesmente desinteressantes. E se há combates que detesto ver são esses. E tipo de combate é bom para feuds como Jerry Lawler e Michael Cole, feud chata estipulação chata.

      • joniricardo - há 6 anos

        Quais sao as regras do Tuxedo match?

      • Tiago Silva - há 6 anos

        Os lutadores lutam vestidos um fato e vai “lutando” até algum deles ficar só em cuecas e meias

      • joniricardo - há 6 anos

        O Bra and Panties é a mesma coisa mas com Divas

      • Tiago Silva - há 6 anos

        Praticamente mas não vês lutadores a participar em Bra and Panties mas podes ver lutadoras a fazer Tuxedo Match, lembro-me aqui alguns anos atras um Tuxedo Match em que Christy Hemme participou na TNA.

      • Paulo Silva - há 6 anos

        No 1 ponto claro, são opiniões como nos outros pontod também.

        Segundo, eu não disse que tinhas dito que nenhum outro tinha sido bom, só estava a dar a minha opinião dizendo que, presentemente, acredito que existam talentos para fazer um combate do nivel HBK vs Hart.

        Quanto ao terceiro, eu disse que o público vai para se divertir, e daí gostarem de ver o “Bra & Panties” mas claro que também gosto de ver combates de divas mais “físicos”. Tal como toda a gente. Só discordei na parte do “Bra & Panties” não entreter :p

  6. Rui Coelho - há 6 anos

    ‘Rezo’ para que exista um “I Quit Match” em que o Cena diz: “I QUIT!”
    Excelente artigo mais uma vez, Salgado! ; )

    • joniricardo - há 6 anos

      O Miz podia “simular” a voz do Cena a dizer I Quit. LOL

    • Tiago Silva - há 6 anos

      Tambem espero que isso aconteça um dia e espero que seja antes de eu morrer xD

      • Salgado - há 6 anos

        hahaha olha o exagero :)
        Acredito que possa acontecer um dia.
        É possível fazê-lo desistir e manter uma faceta de mártir, eles podiam era pensar nisso xD

      • joniricardo - há 6 anos

        Digam lá se não gostavam de ver o Cena dizer I Quit?

      • Tiago Silva - há 6 anos

        Verdade seja dito em quanto a WWE apostar em John Cena como cara da empresa seja com esta gimnick gasta ou com uma renovação ele nunca dira as palavras magicas. Mas num futuro em que a WWE esteja a pensar no ME para o futuro quem sabe.

  7. Paulo Silva - há 6 anos

    pontos*

  8. Felipeccs - há 6 anos

    Super-Cena vai ganhar de novo…Não,eu nem réstia de esperança tenho…É só voce imaginar o miz fazendo o cena dizer i quit que logo percebe que nao ira acontecer…
    Mas uma luta que não acha que seja previsivel assim,sera a pelo WHC,pois o Christian bem que merece reaver o chapmionship.

  9. Cenas - há 6 anos

    “Bra amp; Panties Match, Tuxedo Match, Pillow Fight, entre outros, não constituem qualquer componente de entretenimento.”

    Fala por ti, rapariga.

  10. André Costa - há 6 anos

    O Extreme Rules tbm foi previsível, e mesmo assim foi o melhor ppv (na minha opinião) da WWE em 2011.
    Eu espero q o Over The Limit seja da mesma forma, combates previsíveis como o Cena vs Miz, mas q agrade a mts.
    Concordo a WWE está exagerando em números de “I quit’s” Matchs para o Cena nos últimos anos e está tirando o interesse existente nesse combate.
    Como eu disse em um post sobre o Cena mês passado, a WWE colocou o John no topo e estás a tirar, o gosto q o público tinha com ele em 2003-2005 nem se compara ao de hoje, estamos sujeitos a ver um super-héroi mal feito pela WWE, ñ é culpa dele claro, mas a WWE já poderia apostar em deixar o Cena com outra atitude pra continuar sendo a face da empresa, mas esse Cena é qm está dando o maior lucro, ele é o “pão” de cada dia da WWE, por isso ela continua a insistir nesse personagem q anda a estar meio ridiculo, pior ainda pra nós q somos fãs do Cena!!!

    • Tiago Silva - há 6 anos

      Eu chego a estar de acordo há muita gente que diz que por os resultados serem previsiveis o PPV já se torna fraco e não concordo. Lá por já se saber quem ganha não impede de um combater um espectaculo.

      • joniricardo - há 6 anos

        Isso aconteceu no Elimination Chamber 2011, os resultados foram previsiveis mas foi o melhor PPV do ano.

  11. Tiago Batista - há 6 anos

    Torço pelo Miz com toda a força, até porque, salvo erro o ano passado, até o Undertaker perdeu a invencibilidade num combate Hell in a Cell.

    Bom texto, gostei, embora sei que os últimos que falaste, praticamente de wrestling não têm nada mas entretêm.

    O Cena tem estragado a qualidade, há 2 anos eu gostava da personagem do Orton ( hoje já não, mudou e ficou muito Cena ) e tiveram um EXCELENTE Iron Man, estragado pelo facto do Cena ter vencido por DESISTÊNCIA a escassos segundos do fim, não gostei!

    • joniricardo - há 6 anos

      o Taker perdeu o 1º combate de sempre Hell in a Cell, perdeu no SS 2007 para o Batista e perdeu no HIAC em 2010 para o Kane, acho que não mes estou a esquecer de nunhum

  12. bennycr7 - há 6 anos

    Apesar de tudo ser possivel na wwe acho que o Cena vai manter o titulo … e nao fazia muito sentido o Miz ganhar o lema do Cena é Never Give Up ( nunca desistir)e

  13. Ricardo Fonseca - há 6 anos

    Tens razao em (quase) tudo o que disseste, e deixa me dar-te os parabens pelo excelente artigo. Bem, eu próprio vi essa promo que citaste no inicio do artigo, e tambem me impressionou bastante.

    Falaste muito bem (apesar de algumas falhas na pontuação), e apenas nao concordo contigo nalguns pontos.
    O “Bra and Panties Match” não funciona, de maneira alguma, como um combate para mostrar as “in ring skills” das intervenientes. É apenas uma desculpa para os (desculpem a expressao) bimbos que só assistem aos shows da WWE para verem as meninas, se babarem. Assim como outros combates, tais como o “Tuxedo Match”, que só serve para humilhar/rebaixar uma determinada Superstar do publico.

    Os conceitos de combate que mais me cativam são o TLC, o Last Man Standing, o Iron Man, a Elimination Chamber (banalizada nos ultimos anos), e o Hell in a Cell (vem me a memória aquele momento classico do líder da Ministry of Darkness, The Undertaker, a “enforcar” o Big Boss Man no topo da estrutura). Todos estes (tirando a Elimination Chamber) servem para “ajustar contas”. O “I Quit” está banalizado. No 1º (e ultimo) Breaking Point, eu vi o “The Viper” Randy Orton a ter uma performance furos acima do “Chain Gang Soldier” John Cena, e ter acabado por perder. Isto é apenas e somente uma prova de que a WWE depende do Cena. É por estas e por outras que a WWE anda a perder muitos fans… Tragam o “Doctor of Thuganomics” de volta, ou o Cena vai “virar” Rocky Maivia (antiga persona de Dwayne Johnson, The Rock).

  14. leandro xisto - há 6 anos

    realmente é o cambate mais spoilado que já vi,john cena querendo manter um titulo que ganhou a pouco menos de um mes,num “i quit match“,nossa…
    foi muito falado aqui sobre “banalização“,ora!quando se fala em john cena logo lembramos justamente disso…é instantaneo.
    um homem que não perde nenhuma luta se ñ for por trapaça.isso já cansou …e muito,o melhor face pra mim é alguem como shawn michaels,um lutador completo,face mas que aparenta sr um ser humano normal que tem falhas,e as vezes faz coisas dignas de hell mas nem por isoo deixa de ser querido pelo publico,esse personagem do john cena só da certo nos quadrinhosl,quem sabe ñ encaixam ele na liga dfa justiça(super cena).

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador