Pensamentos #38 – The PG Era (Parte 1)

Bem-Vindos á 38ª edição do Pensamentos. Enquanto espero para poder castrar a minha gata, decidi presentear-vos com dois artigos (sendo esta a primeira parte) sobre o que é realmente isto do rating PG!

Há cerca de 6/7 anos (corrijam-me se estiver enganado) a administração da WWE, decidiu mudar o rating dos seus shows televisionados, de PG-14 (basicamente, pessoal com menos de 14 anos, acompanhados pelos pais) para PG!

Ora bem, este rating significa que os programas WWE, passariam a ser para toda a familia e consequentemente, retirar imagens chocantes/impressionáveis dos seus programas. Isto levou a que os fãs “old school” se manifestassem, pois ainda estavam na “ressaca” da Attitude Era e não queriam que a WWE se torna-se um produto demasiado chato! A WWE não se deixou levar na conversa e avançou mesmo com os programas Rated PG. Com esta medida, a WWE levou um volta de 360º e isso levou ás seguintes mudanças:

– Imagens e/ou situações polémicas foram retiradas dos programas de televisão. Estrangulamentos, linguagem impr ópria por parte dos lutadores nas suas promos, comentários com duplo significado, gestos menos próprios (mostrar o dedo do meio, por exemplo) desapareceram da programação da WWE e quem o fizer, arrisca-se a uma multa por parte da empresa!

– O sangue, que sempre foi uma parte “mágica” do Wrestling foi banido! Hoje em dia, só se vê um lutador sangrar por acidente e mesmo assim, a WWE censura estas mesmas imagens, como numa caso recente com John Cena. O sangue sempre foi essencial nas storylines, digamos, mais violentas, principalmente entre dos lutadores mais duros, mas com esta medida, muitas situações mais “hardcore” perderam muita da sua credibilidade.

– Quem não gosta de ver uma boa cadeirada na cabeça? Mas hoje em dia, não só não acontece, como quem o fizer, terá de pagar multa á empresa. As cadeiradas na cabeça foram banidas, não só porque para proteger os lutadores de lesões na cabeça, mas também por serem imagens bastante violentas.

– Com a mudança para PG, a WWE quis também atrair o público mais jovem para os seus shows e para isso, recorreu a uma medida pouco popular, nomear um “herói” das criancinhas, um lutador, que mesmo que estivesse contra 3 ou 4 adversários, sai sempre por cima…acho que toda a gente já percebeu que estou a falar de John Cena. Cena, que já tinha a fama de herói, foi juntar o útil ao agradável….Cena tornou-se na cara da WWE e no modelo a seguir pelas crianças. Sim, vende muito merchandise, mas ao aproximar as crianças, a WWE afastou ainda mais os fãs “old school”. Mais recentemente, surgiu um novo “herói” agora na SmackDown, de seu nome Randy Orton!

yv

– A atitude dos fãs mais velhos mudou completamente! Fãs que acreditam que o Wrestling é violência pura e dura, afastaram-se bastante da empresa do “Tio” Vince, não só porque muitos fãs presenciaram a “Attitude Era”, bem como muitos deles exigem o seu regresso. Como referido acima, a WWE atraiu os fãs mais novos, mas isso é bastante relativo, pois os fãs mais velhos são muito melhores para o negócio!

– O afastamento de muitos lutadores “veteranos” da empresa, lutadores como Batista, Matt e Jeff Hardy, Ric Flair, entre outros, sairam da WWE, porque não concordavam com a situação actual da empresa de Vince Mcmahon. Uns mais, outros menos, mas a maioria “fartou-se” da maneira como a WWE está a ser gerida e “fecharam a loja” com a WWE.

Para concluir esta primeira parte…nos últimos tempos, a WWE começa a dar indícios de querer quebrar este rating, como por exemplo, a linguagem usada por The Rock e Cena, os recentes segmentos protagonizados por CM Punk e até mesmo algumas coisas ditas pelos comentadores da WWE.  Ou seja, parece que estamos no bom caminho!

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

23 Comentários

  1. Dolph Ziggler - há 4 anos

    “…nos últimos tempos, a WWE começa a dar indícios de querer quebrar este rating, como por exemplo, a linguagem usada por The Rock e Cena, os recentes segmentos protagonizados por CM Punk e até mesmo algumas coisas ditas pelos comentadores da WWE. Ou seja, parece que estamos no bom caminho!”

    Isso era tão boooommmmm! *.*

  2. Cadu2204 - há 4 anos

    Bom artigo, gostei muito :) Uma coisa… “a WWE levou um volta de 360º”<— isto significa que ela deu uma volta completa e voltou ao mesmo x) De resto, nada a apontar a não ser mais um excelente artigo :)

    • João Macedo - há 4 anos

      Obviamente que essa expressão, no artigo, foi escrita no contexto metamórfico, isto é, é só para dar a ideia que a WWE mudou muito desde esses tempos.

      • Special One - há 4 anos

        a volta é de 180º e nao de 360º… nao é preciso ser um genio para saber isso… 360º quer dizer que voltou ao mesmo…

      • danielLP21 - há 4 anos

        Agora vai discutir-se Matemática aqui?

  3. danielLP21 - há 4 anos

    6/7 anos? Ahahahah a WWE anunciou que ia mudar o rating para PG no dia 22 de Julho de 2008 por isso deve ter começado uns meses mais tarde,acho que foi em Novembrro desse ano ou algo do género,e a menos que nós já estejamos em 2014/2015 a tua informação está completamente errada. Aliás,há 6 anos a WWE apresentava um produto completamente diferente,por esta altura estávamos na rivalidade Edge/John Cena…

    As pessoas só falam da Attitude Era e da PG Era mas esqecem-se que no meio houve a Ruthless Aggression Era,aquela que para mim foi a melhor de sempre,embora a Attitude Era esteja muito perto.

    Em relação às mudanças que a WWE apresentou desde o início da PG Era…bom claro que eu preferia o produto anterior e não ser hipócrita,mas obviamente não vou deixar de gostar de ver a WWE por causa disso…

    Não percebo porque é que alguns fãs continuam a dizer que a PG Era está a acabar e que parecem estar a haver mudanças nesse sentido e não sei quê,há 2 anos que eu oiço isso e ainda não vi mudança nenhuma! Por isso esqueçam lá isso e just enjoy the show.

    • Frederico_WWE - há 4 anos

      Completamente de acordo Daniel para mim a Ruthless Aggression também foi a melhor Era e para a maioria de todos nós também foi, visto que é quase impossivel termos aqui gente que já via wrestling na década de 90 e em 2000 ou 2001 daí a minha proposta em arranjarem os packs das Raw’s de 2004 e 2005 por exemplo porque a nostalgia é muita….
      O produto anterior era muito mais consensual para todos nós e a PG Era já nos deu grandes momentos e se é verdade que factores como o sangue podem aqui ou ali passe a expressão fazer uma pequena diferença mágica no combate ou na storyline é também verdade que eu considero que o mais importante são: a emoção, a imprevisibilidade, as feuds/storylines, as gimmicks e o apostar em quem merece e tem talento.
      Não é pela PG Era que eu deixaria de assistir porque eu considero me um fã deste desporto e admito que já não seria fácil viver sem isto!
      Depois quem não está satisfeito sempre pode procurar a TNA que tem lá pelos menos 6 ou 7 possiveis main eventers na WWE.
      Se eu gostava que houvesse menos restrições e um produto mais hardcore? Sim gostava mas não pode ser considerado o essencial embora tenha saudades das RAW’s em que tu tinhas combates de jaula, de escadote, de mesas, etc e nisso bem que podiam ser mais criativos e voltarem a fazer mais vezes isso!
      O Star Power não sendo do outro mundo ainda chega perfeitamente… as lesões e suspensões também não ajudam em nada!
      E essa ideia que muita gente tem que a PG Era está a acabar é irreal porque o mundo mudou e o primordial é fazer dinheiro e a PG tem mais possibilidades de contratos lucrativos para a WWE embora eu reafirme que adorava que houvesse mais vezes cenas hardcore mantendo algumas restrições até para agradar a gregos e troianos!
      Os criativos de vez em quando é que fazem porcaria porque quando querem dão nos belos momentos!

  4. The Charismatic Enigma - há 4 anos

    É uma pena que acabaram-se as promos do Rock, que na minha opinião tem uma das melhores mic-skills de sempre, eu tenho muito respeito pelo Rock acho que por ele e Stone Cold serem os principais caras a fazerem a Attitude Era atingir muito sucesso junto com varios outros que não preciso citar. Os segmentos entre Jericho e Punk, que o ultimo até xingava Jericho com palavrões, que eram censurados claro, mas mesmo assim foram coisas que eu gostei por parte da WWE. Se não me engano o TVPG entrou em vigor mesmo em 2008, mas acho que o pior momento da WWE começou em 2010, porque mesmo com o PG, em 2008 e 2009, ainda existiu boas storylines que entreteram bem o publico, alguns exemplos que eu me lembro: HBK e Chris Jericho, Undertaker e Edge, Shawn Michaels e Undertaker, Jeff Hardy e Cm Punk, Jeff e Edge, Cm Punk e John Cena (todo mérito a Cm Punk) e outras que eu gostei muito de ter visto, mesmo estando na PG ERA. Mas é óbvio que nenhuma dessas são tão boas e tão impactantes como as boas storylines da grande Attitude Era da WWF, Como Rock e Stone Cold, Stone Cold e Bret Hart, Mankind e Rock, Hardyz vs Edge & Christian vs Dudley Boyz, Mcmahon vs Steve Austin, e muitas outras que se eu citar vai ficar muito grande. Hoje em dia na WWE tem existido muitas storylines ruins, sem sentido, sem um começo, sem nexo e com um final chato e previsivel, os ultimos PPV’s na minha opinião pessoal, foram uns dos piores de sempre. Acho que a WWE ta sentindo na pele a falta que faz estrelas como Edge, Batista, Undertaker, HHH (ainda lutando frequentemente), Jeff Hardy que mesmo não sendo um wrestler dos mais habilidosos, sabia dar um show de qualidade e rendia muitos pops a WWE, seja com crianças ou com fãs adultos, Rey mysterio, John Morrison (que na minha opinião faz falta) The Miz que esta ausente pelo filme, mas que não vem recebendo muito destaque ( Um erro por parte da WWE) acho que na minha opinião essas estrelas fazem muita falta a empresa do Tio Vince, porque esses superstars sabiam dar um show e entreteiam muito bem com suas storylines. Sobre o Randy Orton, acho que um cara como o Orton nunca deveria ter tido um face turn na minha opinião, porque é um erro muito grande, o Randy fica ridiculo de Grande Herói da Smack Down, Orton é um grande Heel, que fazia este papel muito bem. Tem muitas estrelas na WWE que eu acho que nunca deveriam receber um face turn porque perderiam todo o brilho e graça da personagem, esses são: Dolph Ziggler, Chris Jericho, Alberto Del Rio, Cody Rhodes, Wade Barret, Brock Lesnar, Mark Henry, Daniel Bryan, e outros. Acho que o próprio John Cena não tem tanta culpa assim dele ser um super herói, a WWE o fez dele isso. Acho que o Cena ANTIGAMENTE, dava muitos combates violentos e com muito “sangue” e com tantas outras caracteristicas Hardcore, mas a WWE o fez um Ridiculo Superman, isso fez com que ele fosse adorado pelas crianças, e mães que levam seus filhos nos shows, e vaiado e odiado pela galera mais velha que podem ir sozinhas a um show da WWE. Não tenho muitas expectativas para o Proximo PPV da WWE, porque está muito previsivel a vitória de Punk e Cena ( os 2 heróis da WWE) bem provavel também que Sheamus retenha seu titulo.

  5. João Macedo - há 4 anos

    Isto da PG Era é simplesmente uma forma da WWE trazer toda a família a ver os seus shows, o produto anterior podia ser melhor, mas a WWE, do ponto de vista dos ratings, tem que também olhar para as crianças e daí o nascimento da gimmick de super-herói de John Cena. Não me parece que a Attitude Era volte tão cedo, a meu ver a WWE irá apresentar este produto por mais alguns anos.

  6. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Concordo com o que disseram aqui, a Atitude Era ( que só vi por vídeos pois via WCW na época) e a Ruthless Aggression foram as melhores de sempre, e a PG é uma forma de interagir com os miúdos, bem a WWE quis abranger o público, e tá conseguindo, mal ou bem, muitas dessas mudanças eu não gostei, adorava ver sangue, cadeirada na cabeça, sexo no ringue, estrangulamentos, entre outras coisas, mas o mundo mudou e a WWE teve que se reinventar, muito por interesses políticos, depois que a WCW acabou comecei a ver a WWE, não gostei do tratamento que as estrelas da WCW receberam por parte da WWE, mas depois a WWE foi me conquistando, hoje muitas vezes ameaço parar de ver, mas não consigo, pelo menos tem a TNA… Bem, essas mudanças foram feitas, e o que mais me desagrada é que os interesses políticos da Linda interferem em muitos segmentos, e sobre o Super Cena, prefiro nem comentar, eu gostava muito dele na fase rapper, mas hj…
    De qualquer forma, ótimo artigo, e estou ansioso pela parte 2!

  7. jeff punk - há 4 anos

    Muito bom o artigo, eu não concordo com algumas coisas da PG-Era mais já concordo com outras acho que se fizer uma mistura de algumas coisas saudáveis da PG com a antiga TV- 14 acho que sairá algo bem, eu não suporto luta do Cena, e acho que a WWE está sim querendo voltar ao jeito de antes, especificamente 2007,2006 por aí…

  8. MISTER - há 4 anos

    A era PG tirou a alma do WRESTLING, QUEM NÃO SE LEMBRA DAS INCRÍVEIS LUTAS DO Undertaker, das promos de STONE COLD ; A WWE poderia diminuir a quantidade de atitude ERA mas não acabar por exemplo tem PPV que obrigatoriamente tem que ter sangue como o EXTREME RULE E O HELL IN CELL que acabaram sendo destruídos esse ano poderíamos por exemplo deixar o sangue rolar em CM PUNK VS CHRIS JERICHO , CENA VS KANE , nessa feud PUNK VS BRYAN o uso de duplo sentido e palavrões seria bom

  9. DX Rules - há 4 anos

    O meu artigo favorito nunca desaponta!!!!!!!!
    Concordo contigo em tudo, mas tenho de admitir que a partir de agora sempre que olhar para um gato vou pensar em ti xD

  10. lucas - há 4 anos

    tv pg e uma bosta e pronto

  11. Special One - há 4 anos

    sinceramente discordo em mto… é claro que o PG limita os lutadores nalgumas coisas mas nao assim tanto? quem fala de sangue é pq nao deve perceber o que é wrestling (ver CM punk vs D. bryan… onde esta o sangue: nao ha. qualidade de combate? extraordinarios), para alem que cena vs lesnar tiveram os dois a sangrar… sheamus ainda no smackdown saiu a sangrar dp do ataque de Del Rio. Sangue nao significa qualidade como tb poe os lutadores em risco (nao sao voces que levam com as cadeiradas no focinho…).
    A diferença dessas Eras é sim no plantel… qd se tinha: hbk,HHH,edge,jericho, kane, benoit, angle, lesnar, rock, stone cold, guerrero, etc etc a diferença de star power é gigantesca!!! A wwe nunca mais desenvolveu mtas estrelas novas desde entao: temos cena, orton e batista (e este ja saiu)… depois la promoveram o cm punk e penso eu d.bryan e sheamus… chega? nao pk para fazer shows interessante é preciso lutadores bons e interessantes…
    tentar voltar atras na era é ridiculo como seria um fiasco, como tb foram um marco devido aos lutadores que passaram nessa altura! Deviam apostar (como se faz no futebol) é no talento: Kidd, Rhodes, Ziggler, d.bryan, sheamus, CM Punk… Pq qd vejo um d.bryan vs cm punk ou sheamus vs ziggler com a qualidade dos combates que tem não quero saber da atitude era…

    • danielLP21 - há 4 anos

      Mas alguém disse que a Attitude Era foi melhor apenas por haver sangue?

      • Dolph Ziggler - há 4 anos

        A verdade é que muitos pensam assim.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Então são burros porque não é isso que define a Attitude Era,houve sangue com regularidade até 2008 e a Attitude Era acabou em 2001…

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      O diferencial da atitude era, era basicamente a liberdade para as promos, ousadia no ringue, momentos hardcore, não apenas no sangue, pelo amor de Deus, a eras anteriores, Atitude e a Ruthless Agression eram melhores pela ousadia e a liberdade do wreslter na forma de se expressar no ringue ou nos microfones, não a questão de sangue ou não…

      • danielLP21 - há 4 anos

        Nem mais! A diferença entre as Eras anteriores e a PG Era estava nas histórias,na agressividade,na linguagem,no uso de gestos obscenos,na maior liberdade que existia,etc…

  12. Flash2012 - há 4 anos

    Com esta volta a wwe perdeu muita fama,mas muita fama mesmo.Existe alguma coisa que era mais fixe do que ver os combates TLC dos hardy boyz,akeles momentox d dextruição que muitox lutadorex proporcionaram,akele 6 man hell in a cell match a k muitox axxixtiram,o jeff hardy a xaltar d meia altura da arena num swanton bomb no randy orton,akela agrexxividade a k outrox lutadorex nox habituaram (goldberg,brock lesnar….)

    A WWE ficou muito pior sem akele ar de old school

  13. Flash2012 - há 4 anos

    nunca mais veremo0s combates como akeles tlc que os hardyz edge & christiano e os dudlez boyz nos deram.nnca mais veremos nada assim

  14. Deadman - há 4 anos

    Não foi só a PG era que levou os fans mais velhos a desistir da wwe. Ao usar sempre os mesmos wrestlers no Main Event, reinados de 2 semanas (felizmente parece que isso acabou) e a parte de cada brand não ter o seu proprio ppv. O pior que a wwe fez nos ultimos anos na minha opinião. Agora até wrestlers da raw podem participar na SD e vice versa.
    Com isto vemos rivalidades feitas à pressa, wrestlers “mais pequenos” sem espaço para mostrar que têm talento e vemos sempre os mesmos em todos os programas o que acaba por fartar ao fim de algum tempo.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador