Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Perguntas e Respostas #34

Sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição do “Perguntas & Respostas” que terá assim mais uma contribuição minha. Quero, antes de mais, agradecer a todos as questões colocadas e relembrar que foram seleccionadas por mim aquelas cujas respostas penso que sejam mais interessantes e pertinentes.  Apresento-vos então as minhas respostas!

AwesomeTheMiz: “(…) Salgado, na sua opinião, acha que Jericho vai regressar a WWE ainda este ano? Se ele voltar, gostaria de vê-lo como Heel ou Babyface e com quais feuds?”

Bem, depois do que se passou no Royal Rumble, parte desta questão torna-se inválida, pois Chris Jericho já regressou à WWE. É certo que, pessoalmente, não estava nada à espera que regressasse tão cedo, contava apenas que tal acontecesse durante o Verão ou no fim do mesmo, mas fiquei bastante contente com este regresso adiantado, de qualquer das formas. Pessoalmente, embora saiba que como Lenda que é, seria bastante mais fácil para Chris Jericho agir como babyface e ser bem-sucedido como tal (afinal, é o que estamos a assistir de momento), prefiro-o sempre como heel. Não só ele já protagonizou várias das minhas rivalidades preferidas como heel, como a meu ver, é também dos melhores nesse papel.

No que toca às rivalidades que gostaria de ver, depois de 2012 essa lista tornou-se muito curta. Em 2012, Jericho teve uma rivalidade com CM Punk (algo que, na altura, queria muito ver) e Dolph Ziggler (que perdura até agora). Ambas as rivalidades eram algo que queria muito ver e fico feliz por ter tido isso em 2012. Jericho teve também uma breve história com Sheamus que resultou numa espectacular Fatal Four Way em pay-per-view e num belo main-event na Smackdown, mas gostava que ambos tivessem uma oportunidade de criar uma história mais consistente e longa.

Aparte desses três, resta-me apenas Daniel Bryan. Ambos tiveram um belo combate no primeiro episódio do NXT em 2010 e desde então que tenho o desejo de os ver numa rivalidade à séria.

Geovani: “Você acha que o CM Punk pode estar no main event da Wrestlemania 29 e talvez lutando com The Undertaker?”

Depois do ano que teve (2012), com o estatuto que tem actualmente e com o balanço com que está, é imperativo que CM Punk tenha um combate de grande destaque na Wrestlemania XXIX. O contrário é absolutamente inaceitável e no minímo bizarro. O combate pela Streak do Undertaker já há anos que é a grande atracção da Wrestlemania. Mesmo com o envolvimento de The Rock e um combate de Brock Lesnar, o combate que for pela Streak nunca ficará ofuscado e nunca será renegado para “segundo plano”, pelo simples facto de ser o Undertaker. Portanto, o combate pela Streak é certamente uma excelente opção para CM Punk, e seria uma forma de garantir que continua em destaque.

Ou isso, ou CM Punk poderia ser introduzido no combate pelo Título da WWE com The Rock e John Cena, tornando-o uma Triple Threat, o que desde já digo que duvido imenso que aconteça.

Com tudo isto dito, acho que é mesmo muito provável que Undertaker e CM Punk se enfrentem na Wrestlemania 29 num dos main-events (combate principal), mas não no combate que encerra o pay-per-view.

Diogo Cinza: “Achas que o Undertaker vai ser sempre invicto na Wrestlemania?”

Acho. Não vejo qualquer lógica ou sentido em terminar com a Streak nesta altura do campeonato, como se costuma dizer. Tal como expliquei numa das edições do Opinião Feminina no ano passado, embora Undertaker seja uma Lenda por todas as suas capacidades e feitos, nada lhe é mais associado que a Wrestlemania, graças à Streak. É certo que Undertaker não é uma Lenda por causa da Streak, mas é esse o seu feito mais impressionante/badalado.

Pode-se dizer que seria um excelente incentivo ao lutador que terminasse com a Streak, mas não acho que compensasse. A Streak “vende” e “vende” porque dura. São muito poucos os fãs que querem que a mesma acabe e acho que se a WWE de facto tentasse isso, o feitiço virar-se-ia contra o feiticeiro. E depois de tudo o que se passou ao longo dos últimos anos, não acho que faça mesmo qualquer sentido terminar com ele. E exactamente por tudo isto, acredito que nunca irá terminar. Não faz sentido acabar com a Streak depois de ter chegado tão longe.

Ricardo Cinza: “Quem pensas que vão ser os campeões da WWE e WHC no ano de 2013?”

Bem, naturalmente, existe a grande probabilidade de nada do que vou sugerir aconteça e que até mude de ideias daqui  uns meses, mas existe de facto uns nomes que penso que irão mesmo ser campeões. Do lado do Título da WWE, acho que tanto John Cena como Ryback, serão garantidamente campeões da WWE em 2013.

Do lado do Título de Pesos Pesados, acho que Dolph Ziggler e Sheamus irão ter a sua vez com o título. Não acredito que Dolph Ziggler falhe o cash-in – ou pelo menos, espero que não – portanto, penso que será campeão inevitavelmente. Nunca entendi bem o objectivo de ter Sheamus a perder para Big Show várias vezes em pay-per-view, para depois não ter algo que o valorize, mas como é uma personalidade bastante fiável e consistente, penso que ter o título novamente é apenas uma questão de tempo.

Daniel espinheira: “(…) O que é para ti a Wrestlemania? Um palco para mostrar quem foram os melhores ou para dar a conhecer novas caras?”

Para mim, a Wrestlemania deveria ser o passado e o presente a trabalharem juntos para garantir um futuro. Isto até pode parecer cliché e um pouco dramático demais, mas facto é que a Wrestlemania é um evento que a esmagadora maioria das pessoas vai ver. Os fãs de Wrestling, “simpatizantes”, fãs ocasionais… Não interessa, facto é que quando chegamos à altura da Wrestlemania, a grande maioria experimenta para ver o que é que se passa neste mundo.

Exactamente por isso, vejo a Wrestlemania como a oportunidade de tentar convencer estas pessoas, que só aparecem “de vez em quando”, a investirem no produto o ano inteiro. É natural que existam Lendas presentes e, dependendo do seu uso, não tenho nada contra. Também sou fã de várias Lendas, também gosto de segmentos nostálgicos, mas não acho que devam ser a única e exclusiva razão para criar a Wrestlemania. Não acho que a Wrestlemania deva revolver única e exclusivamente à volta destas Lendas.

As Lendas são Lendas porque nalgum momento da sua carreira tiveram o seu momento ao sol. São Lendas porque tiveram os seus momentos na Wrestlemania, porque tiveram reinados impressionantes, momentos marcantes, histórias que irão perdurar no tempo… Está mais que na hora de garantir que os lutadores de hoje, serão Lendas amanhã. E a Wrestlemania não é só o palco perfeito para atrair mais fãs e para ajudar o talento mais jovem a expor-se perante uma plateia maior, é também um sítio onde se criam Lendas.

Ora, isto não acontece só por constar no card. É preciso que haja algo mais. É precisa que haja um investimento da companhia, não naqueles que já lucraram, mas naqueles que podem vir a lucrar amanhã.

A Wrestlemania vai sempre render. Uns anos mais, outros menos, mas é sempre dinheiro garantido. O que a WWE precisa de garantir é as vendas de outros pay-per-views para que não sejam extintos e não tenham de inventar mais um conceito para os substituir.

Para mim, a Wrestlemania é um sítio onde a nostalgia deveria desempenhar um papel importante, mas não mais O importante. Não acho que deva ser um palco para exibir quem foram os melhores do passado, ou só um palco para apresentar as novas caras. Deve ser um sítio onde ambos os conceitos estão bem balançados. Não acho que se tenha que escolher uma das duas, pois não acho que sejam conceitos mutuamente exclusivos.

Yan_WWE: “O que achas de uma disputa pelo NXT Championship, em um PPV?”

Não acho boa ideia. Acho que  os talentos do NXT só devem surgir no roster principal quando for para ficar definitivamente. Receio que se começarem a integrar histórias do NXT ou combates do mesmo em pay-per-view (e/ou nos programas semanais como a Raw, Smackdown, Main-Event e Superstars), os fãs irão – inconscientemente ou não – “rotular” permanentemente os talentos do NXT como lutadores do território de desenvolvimento e será mais díficil para a WWE convencê-los do contrário.

Além disso, o território de desenvolvimento serve para os lutadores de ambientarem ao estilo da WWE e para a companhia melhor investigar o que deve fazer com eles no roster principal e acho que é assim mesmo que deve ficar. Já para não esquecer que integrá-lo nos pay-per-views irá invalidar o objectivo do NXT, que é chegar ao roster principal. Para quê existir um NXT se eles depois aparecem nos pay-per-views?

Stunner: “Quais os planos que tens para o Ziggler e para o Miz na Wrestlemania?”

No que toca a The Miz, não me parece que o seu estatuto mude drásticamente até à Wrestlemania, portanto acredito que lute por um dos Títulos “secundários” (USA ou Intercontinental), ou é colocado num combate de Tag Team, por qualquer razão que a WWE invente na altura.

Dolph Ziggler apresenta-se como o caso mais curioso. Ele possui a mala de Money in the Bank e, até agora, tem estado sempre envolvido com as personalidades mais importantes da WWE. Embora não me importasse, não acredito que a rivalidade com Chris Jericho dure até à Wrestlemania, mas também não o estou a ver lutar pelo Título de Pesos Pesados. Portanto, ou a WWE segue por algum dos caminhos acima sugeridos (o que não acredito), ou arranja outra rivalidade para o “entreter”, não pondo de parte a ideia de que pode estar envolvido nalgum combate de Tag Team, como The Miz.

Bernardo:  “Quais são os teus ppvs favoritos e porquê? Se tivesses de tirar um ppv aos actuais, qual tiravas e substituias por qual?”

Fora os quatro pay-per-views principais, não há assim pay-per-views que prefira particularmente, pois os mesmos não se destacam e nos últimos sofreram muitas mudanças. Nestes casos, é normal ser apenas grande fã de algumas edições. Ora, dentro dos quatro pay-per-views principais, os meus preferidos são o Royal Rumble e a Wrestlemania.

Ambos proporcionam sempre noites de grande expectativa, o que embora possa ser mau algumas das vezes, porque saímos desiludidos, é sempre uma atmosfera especial e são sempre encarados de forma diferente. Tenho também um apreço especial pelo Summerslam, que já foi o meu pay-per-view preferido graças a muitas memórias que me proporcionou no passado, como fã, mas nos últimos anos tem ficado claramente aquém das minhas expectativas, descendo por isso de “posição”.

A WWE possui demasiados pay-per-views, portanto certamente tiraria mais que um. O tempo de construção entre alguns é demasiado pequeno, tornando díficil a criação de histórias de qualidade, tornando assim ainda mais díficil a venda dos mesmos. Pessoalmente, adoro o conceito do Elimination Chamber, mas acho que – no calendário da WWE – está extremamente mal posicionado.

Ter dois pay-per-views seguidos cujo objectivo é dar oportunidades aos lutadores de “irem” à Wrestlemania ou ganhar os títulos não faz qualquer sentido. São oportunidades a mais! Já existe o Royal Rumble que, não só é um dos pay-per-views preferidos de muitos fãs, como já possui história, logo não vejo motivo para ter o Elimination Chamber semanas depois. É certo que não descredibiliza, propriamente dito, o Royal Rumble, pois os fãs gostam demasiado do pay-per-view para o por de parte, mas parece-me que tantas oportunidades acabam por tirar um pouco o significado de cada uma individualmente.

Não digo uma erradicação do pay-per-view, porque tal como já disse, adoro o conceito de Elimination Chamber, mas acho que o deveriam colocar, por exemplo, no lugar do “Money in the Bank”. Esse pay-per-view em questão, o “Money in the Bank” é que deveria ser mesmo erradicado, regressando o combate de Money in the Bank para a Wrestlemania de onde, na minha opinião, nunca deveria ter saído.

Acho que há mais dois que deveriam deixar de constar de todo na lista da WWE. Estou a falar do Hell in a Cell e do Over the Limit. Em relação ao primeiro, não acho que faça sentido ter um pay-per-view temático de Hell in a Cell, quando às vezes só um combate é de Hell in a Cell. Além disso, acho que o uso de Hell in a Cell devesse ser mais especial, não só porque naquele mês há um pay-per-view com esse nome.

Em relação ao Over the Limit, não é um pay-per-view com um sucesso extraordinário, é apenas “mais um”. Acho que por isso, deveria ser erradicado e substituído pelo Extreme Rules. Não faz sentido o Extreme Rules ser logo a seguir (às vezes com duas semanas de diferença) à Wrestlemania. Penso que há demasiados momentos num ano onde os pay-per-views são seguidos e não acho que isso ajude o produto apresentado nos mesmos. Estas parecem-me ser as mudanças mais urgentes, mas acredito que possam existir mais.

FábioVaz: “ Salgado, com Del Rio, The Miz, e a WWE pensando em tornar Ziggler face também, acha que a WWE planeará fazer Heel turn a alguns lutadores, fora o Orton?”

Embora tivessem corrido rumores de que a WWE poderia tornar Dolph Ziggler num face, a continuação da sua rivalidade com o Jericho leva-me a crer que isso não passam mesmo de rumores. Também não estou a ver indícios de que o Orton possa virar heel, mas era certamente uma atitude inteligente. Do resto do roster, acho que apenas Jericho irá inevitavelmente tornar-se heel, pois não acredito que toda a sua jornada na WWE seja como babyface. Não estou a ver mais ninguém perto disso ou em que faça sentido ver a WWE aplicar essa mudança.

Miguelrm: “Salgado, como vês o futuro do The Rock após perder o título da WWE?”

O futuro de The Rock parece-me bastante claro. Após a Wrestlemania, deverá voltar a “desaparecer”, talvez com alguma promessa de regresso para mais tarde – por exemplo, no Summerslam ou no Survivor Series, ou até já para a Wrestlemania do próximo ano, mas inevitavelmente acabará por se ir embora. Acredito que volte e que continue a trabalhar com a WWE nalguns eventos, mas não ficará logo após a Wrestlemania, naturalmente.

E concluo assim mais um contributo meu ao “Perguntas e Respostas”! Às perguntas que respondi, espero ter conseguido ser clara e que as mesmas estejam à altura das vossas expectativas. Agradeço as vossas questões e passo a palavra a José Sousa – o responsável pelo espaço “Smoke and Mirrors”, que irá responder às vossas questões na próxima semana.

Sobre o Autor

- Administradora. Publico parte das notícias, faço a gestão da League, dos Passatempos e ainda sou escritora do artigo “Opinião Feminina”.

33 Comentários

  1. danielLP21 - há 4 anos

    O Dolph Ziggler luta com o Chris Jericho no Elimination Chamber, acabando aí a rivalidade. Só não sei o que pode acontecer com os dois na WrestleMania… Giro giro era lutarem os dois pelo Título Mundial e o Jericho dar o exemplo ao Rock e perder para o Ziggler…

    Já algum tempo que isto não acontecia, mas cá vai: concordo com tudo o que tu escreveste neste artigo.

  2. geovani - há 4 anos

    achas que undertaker podera interferir no combate do elimination chamber entre the rock vs cm punk?e sera que a wwe podera unir os dois principais titles da empresa este ano?

  3. David Villa "maravilla" - há 4 anos

    Só espero que o Y2J nao volte para estar constantemente a perder como na ultima vez! continuo curioso sobre qual será o seu papel na wrestlemania! gostava que ele defrontasse o taker mas cada vez estou mais seguro que vai ser o cm punk!

    quanto aos ppv concordo com tudo e acho que o money in the bank devia ser na mania e apenas haver um mr. money in the bank!!

  4. Acha que a Kaitlyn vai perder o titulo para que Diva ????? Achas que Tamina tá a ser muito valorizada a entrar numa feud com a Divas Champion ?????

  5. ffporto - há 4 anos

    Achas que o Rocky mantém o título até a WM?Porque?

  6. vascosilvavasco - há 4 anos

    José,o nome do teu artigo é smoke & mirrors,o mesmo nome da theme song do cody rhodes,ao que me parece és um grande fã do cody o que te faz gostar dele?

  7. daniel espinheira - há 4 anos

    Obrigado pela resposta Salgado :)

    Eu pessoalmente gostaria de ver o Jericho como face desta vez e com algumas vitorias pelo meio, pois sempre fui da opiniao que nao é preciso ganhar para ficar credebilizado, se a historia entre os dois for bem construida e ambos tiverem o devido destaque, independentemente do resultado ficaram os dois bem vistos aos olhos do publico.

  8. portugalchamp - há 4 anos

    Quem e que achas que se vai juntar a mick foley, bob backlund e trish status no hall of fame?

  9. JV Hardy - há 4 anos

    Qual na o seu card dos sonhos para essa wrestlemania? e qual aconteceria na sua opiniao sem os rumores?

  10. ThiagoTKK - há 4 anos

    Achas que o Sheamus pode tem um hell-turn até o final do ano?

  11. Red Guy - há 4 anos

    Como achas que será 2013 para CM Punk? Que rivalidades terá? Achas que voltará a ganhar o Título da WWE novamente?

  12. AwesomeTheMiz - há 4 anos

    Obrigado mais uma vez por responder a minha pergunta. Realmente a minha questão já havia sido parcialmente respondida após o Royal Rumble, uma feud com Sheamus seria a melhor opção, em relação a Daniel Bryan seria uma boa ideia, mas prefiro continuar com Sheamus, para Jericho ter uma feud a nível de um main-eventer.

    Passando a questão para José Sousa:
    Um excelente superstar, jovem e de muito talento no ringue, atual portador da maleta do Money In The Bank do SmackDown: Dolph Ziggler. Já fazem mais de 200 dias que Ziggler está como detentor da maleta e nada do mesmo fazer o cash-in. Achas que Ziggler vai realmente fazer cash-in, pois Cena já falhou e achas que ele poderia não fazer em tempo hábil? Se o fizer, quando acha que Ziggler vai fazer o cash-in e, se com sucesso, o que espera do seu possível reinado como World Heavyweight Champion?

  13. Miguelrm - há 4 anos

    Obrigado por responderes a questão Salgado

  14. Tomás Proença - há 4 anos

    Quais achas que possam ser os principais candidatos a vencer a Elimination Chamber da SmackDown, e porquê?

  15. Ricardo Cinza - há 4 anos

    Quais as divas que deveriam voltar, e sair??

  16. Yan - há 4 anos

    “Não faz sentido o Extreme Rules ser logo a seguir (às vezes com duas semanas de diferença) à Wrestlemania. Penso que há demasiados momentos num ano onde os pay-per-views são seguidos e não acho que isso ajude o produto apresentado nos mesmos. Estas parecem-me ser as mudanças mais urgentes, mas acredito que possam existir mais.”

    a diferença agora da WrestleMania para a Extreme Rules é de 1 mês e 12 dias.

    mas, a pergunta é qual será o futuro do Team Hell No ?

  17. Andre - há 4 anos

    Quais os wrestlers do NXT tuesperas ver no Main Event aqui ao algum tempo

  18. Yan_WWE - há 4 anos

    Minha pergunta novamente –

    Achas que daria certo , um combate entre Vince x Brock Lesnar
    no Elimination Chamber ou se possivel na wrestlemania?

    • daniel espinheira - há 4 anos

      Queres matar o Vince? :)
      Uma coisa é o Vince ainda aguentar uns minutinhos contra o Punk, outra coisa era estar à frente do Lesnar.

  19. Miguel Carlos - há 4 anos

    José:
    Qual a tua opinião sobre a diminuição de PPV’s da TNA?

  20. Gabriel Monte - há 4 anos

    Esta é minha primeira participação aqui. Sou leitor de todas as colunas do site e sempre (ou quase sempre) gosto das opiniões de vocês.

    Eu acho que o ppv Elimination Chamber deveria ser extinto, sendo colocada uma match no Extreme Rules, podendo tornar esse ppv mais brutal.

    Minha pergunta: Qual o melhor cenário para a volta do Undertaker?
    Na minha opinião, acho que ele deve voltar no Raw após o Elimination Chamber, sendo desafiado por CM Punk (que perderá para The Rock e será posto fora da disputa pelo cinturão na Wrestlemania) que julgará que seu último desafio na WWE é terminar a Streak (já que ele foi o campeão por mais dias na Modern Era).

  21. TH3_KING - há 4 anos

    Salgado,o que achas da ideia de um fatal-4-way na Wrestlemania, entre John Cena,Cm Punk,The Rock e Brock Lesner?

  22. Stunner - há 4 anos

    o que achas se no EC tivermos so um combate eliminitation chamber do WHC e seja pelo nr 1 contender? ou seja nao termos nenhum dos titulos em jogo?

  23. THE AWESOME - há 4 anos

    JOSE VC ACHA Q SERA A PRIMEIRA RIVALIDADE DE CENA SE ESSE CONQUISTAR O TITULO NA WRESTLEMANIA(GOSTARIA MUITO DE RANDY ORTON HEEL)?

  24. Anderson silva - há 4 anos

    O q acha melhor? um combate elimination chamber onde cena defende seu posto de number 1 contender ou um combate de trios entre cena ryback e sheamus contra the shield

  25. cena sucks - há 4 anos

    josé:Quem você gostaria que Punk enfrentasse na Wrestlemania 29?

  26. Francisco Marques - há 4 anos

    José, na Elimination Chamber acreditas na interferência do Taker a ajudar The Rock a conquistar novamente o WWE title?

  27. Renato - há 4 anos

    Jose, quais as feuds que gostarias de ver serem desenvolvidas neste ano de 2013?

  28. Renato - há 4 anos

    Jose, qual a tua opiniao sobre os atuais PPV da WWE?

  29. FábioVaz - há 4 anos

    Ao José “Smoke and Mirrors” uma pergunta novamente voltada ao superstar dessa theme song.

    “O que achou da separação do RhodesScholars? achas que a WWE devia dar um faceturn ao Cody? ou quais serao os planos pra ele?

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador