Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Piledrivin’ Everyone #24 – Let’s pay for it!

pay_per_view

Sejam todos bem vindos ao Piledrivin’ Everyone.

Hoje falaremos um pouco sobre algo que rende aos cofres da empresa algum dinheiro. Sabemos que muito do que a WWE fatura vem principalmente do merchandising licenciado que vende (brinquedos, camisetas, colecionáveis, vídeos). Mas existe uma outra forma de arrecadar “verdinhas” aos cofres da empresa: os Pay-per-Views.

Desde a década de 80, sendo que em 1985 os primeiros eventos dessa natureza aconteceram, os shows semanais servem, em tese, para que histórias sejam desenvolvidas e culminem em eventos especiais, onde tais rivalidades têm seu ponto alto, e onde também em tese, os títulos costumam ser defendidos.

wrestlemania_I

O primeiro evento de sempre, como muitos de vocês sabem, foi a Wrestlemania (I). Com a alcunha de “The Greatest Wrestling Event of All Time”, fez jus à expectativa, sendo que naquela altura, foi o evento mais bem sucedido em TV fechada americana, sendo assistido por mais de um milhão de pessoas. Foi o início de uma história de sucesso, visto que o apelo era forte: as maiores estrelas do momento presentes no evento. Roddy Piper, Andre, the Giant, Ricky Steamboat, Greg Valentine, Mr. T e claro, o queridinho da América, Hulk Hogan, pra citar somente alguns.

O sucesso do evento de 31 de Março fez com que outro fosse produzido no mesmo ano. o “The Wrestling Classic” foi ao ar, novamente em TV fechada em 7 de Novembro, trazendo a continuidade da rivalidade entre Hogan e Piper e um torneio, de mesmo nome que o PPV. Hogan venceu novamente, desta vez em um comabte single, e o torneio Wrestling Classic teve como vencedor Junkyard Dog, derrotando na final ninguém menos que Randy Savage. O vencedor, aliás, foi beneficiado por um double count-out nas quartas de final disputada entre Tito Santana e Paul Orndorff, indo diretamente à final.

A partir deste ano, todos os outros contaram com eventos do tipo PPV, sendo que 1989 foi o primeiro a contar com os “Big Four“, ou seja, os principais PPVs da companhia, a saber: Royal Rumble, Wrestlemania, SummerSlam e Survivor Series. Como vencedores dos main events e situações interessantes destes quatro eventos de 1989 tivemos:

O Royal Rumble, cuja luta principal foi a luta com o tema do PPV, teve como vencedor Big John Studd (who?), após eliminar Ted DiBiase (o pai). Com a presença de Hulk Hogan, Shawn Michaels e Randy Savage, um ponto interessante foi a autoeliminação de Andre, the Giant, devido a um susto que tomou com a cobra de Jake Roberts, trazida ao ringue por ele. A cena pode ser vista neste video que resume o que foi o evento, no link abaixo:

A Wrestlemania V teve como main event a tentativa falha de defesa do título do então campeão Randy Savage contra (ele, sempre ele) Hulk Hogan. Curioso foi o nono combate que trouxe novamente à tona a rivalidade entre Jake Roberts e Andre, the Giant, mas com um tempero especial. O árbitro especial do combate foi Big John Studd (aquele ali de cima, vencedor do Royal Rumble Match), com quem Andre tinha uma rivalidade de longa data. Logicamente, Damien (a cobra) esteve presente na história, e o combate teve Andre a sair derrotado por desqualificação, depois de um ataque a Studd, o árbitro.

Dou um doce para quem adivinhar quem esteve no main event do SummerSlam daquele ano! Sim, sempre ele: Hulk Hogan e Brutus Breefcake derrotaram Randy Savage e Zeus, numa Tag Team Match. Neste evento, como no nosso próximo Survivor Series, o título principal (em posse de Hogan) não foi defendido (Brock Lesnar feelings). Aliás, o único título defendido nesse PPV foi o Intercontinental, onde The Ultimate Warrior arrecadou o título a Rick Rude, depois da intervenção de Roddy Piper, que lhe mostrou as nádegas! Os instantes finais deste combate podem ser vistos no link abaixo:

Survivor Series daquele ano seria o primeiro PPV sem Hulk Hogan no main event! Com 5 Four-on-Four Survivor Series Elimination Matches, cada um durando aproximadamente 20 minutos, o mais longo deles foi o terceiro, e foi exatamente o que envolvia os Hulkamaniacs contra o The Million Dollar Team (27 minutos e 32 segundos, para ser mais exato). Mas o main event teve como sobrevivente, no combate entre The Heenan Family e The Ultimate Warriors justamente o capitão do segundo time: o saudoso The Ultimate Warrior, é claro!

Saindo de 1989, daremos um grande salto, para 2006, mas antes, faremos um retrocesso a 1986, que foi o ano que teve o menor número de PPVs. Na verdade, somente a segunda Wrestlemania aconteceu naquele ano, mas foi dividida em três eventos, em cidades distintas: New York, Chicago e Los Angeles, cada qual com seu main event. Em New York, aconteceu um Boxing Match entre Mr. T e Roddy Piper, sendo que o segundo foi desqualificado, após um bodyslam a Mr. T no quarto round. Em Chicago, The British Bulldogs derrotaram The Dream Team, arrecadando o Tag Team Championship. Os novos campeões foram acompanhados ao lado do ringue por ninguém menos que Mr. Ozzy Osbourne! Já em Los Angeles, tivemos uma Steel Cage Match, em que Hulk Hogan enfrentou King Kong Bundy e venceu. Interessante lembrar que este foi o único combate de Steel Cage que teve lugar numa Wrestlemania em todos os tempos!

steel_cage_wrestlemania

Mas qual seria o motivo do ano de 2006 constar nesta retrospectiva de PPVs? Naquele ano, havia a brand split. Mais do que isso, ainda tínhamos a ECW. Com isso, cada uma das brands tinha seus PPVs específicos, e assim chegamos ao máximo no que se refere ao número de PPVs: 16! Os “Big Four” eram disputados por membros de quaisquer das brands, RAW e SmackDown tiveram 5 PPVs cada uma e a ECW contou com apenas 2.

Como destaque neste ano de muitos eventos especiais, destacaria o New Year’s Revolution. Além de ser o primeiro PPV do ano, e que pertencia à RAW, teve um Elimination Chamber Match, onde John Cena defendeu com sucesso seu título contra Carlito, Chris Masters, Shawn Michaels, Kane e Kurt Angle, mas o perdeu logo depois para o Mr. Money in the Bank Edge, que fez o cash in após dois spears, arrecadando seu primeiro WWE Title! Ah, tivemos também a última vez em que Trish Stratus e Lita se enfrentaram…

A partir de 2008, todos os PPVs foram disputados por todos os lutadores, independente da sua brand (até o silencioso fim da Brand Split).

Muitas histórias sobre os PPVs da WWE, não? São várias as curiosidades que os envolvem (tanto no geral, quanto nas suas especificidades), e tenho a intenção de continuar este artigo. Para finalizá-lo, pergunto-vos:

– Há alguma curiosidade que gostaria que fosse explorada em um próximo artigo?

– Dos PPVs aqui citados, há algum dentre seus preferidos de sempre?

C ya next time!

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Professor e futuro Analista de Sistemas. Amo música de qualidade, computadores, wrestling e um bom futebol (não necessariamente nessa ordem).

1 Comentário

  1. Mr. Money In The Bank - há 2 anos

    Pessoal do WPT, vcs poderiam me passar algum e-mail com senha para eu poder acessar a WWE Network no PS3 até o dia 30 de Novembro???

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador