Sejam muito bem vindos ao Piledrivin’ Everyone! Com a aproximação da WrestleMania, muitos lutadores já fizeram muito para lá chegar, mas um pequeno deslize pode colocar tudo a perder. Hoje falarei de um assunto que é o verdadeiro “Kharma” (trocadilho infame) de alguns lutadores, mas que não serve somente para vigiá-los como se pensa, e a polêmica do artigo ficará para o final.

O WWE Talent Welness Program foi instituído em 26 de Fevereiro de 2006. O famigerado programa compreende problemas com drogas, álcool, abuso indiscriminado de relaxantes musculares, esteróides anabolizantes e diuréticos que podem mascarar o uso deles, aplicando as punições cabíveis em cada caso, além de monitorar problemas cardíacos, cerebrais e psicológicos. É atualmente supervisionado pelo Neurocirurgião Joseph Maroon, referência em medicina esportiva, que também é responsável pela saúde do time de futebol americano Pittsburgh Steelers.

Dr. Joseph Maroon. Neurocirurgião e atleta nas horas vagas, é nome importante e “temido” no backstage pelos transgressores.

Desde que foi criado, vários lutadores foram flagrados devido ao uso de substâncias ilegais. Nomes como Sín Cara, Evan Bourne, R-Truth e Heath Slater foram dos últimos nomes envolvidos com o programa, tendo sido decretadas suspensões e consequentes “faltas” em PPVs.

Funciona da seguinte forma: quando é contratada, uma estrela da WWE faz um teste que é chamado de teste base. Este servirá como guia para os próximos exames. A partir daí, existe a famosa “ Política de 3 ‘strikes’ “: com a primeira falha, o lutador é suspenso por 30 dias. Na segunda, a suspensão dobra: 60 dias. Além disso, neste momento, pode ser determinado que o superstar seja encaminhado para a reabilitação. Além disso, depois de testado positivo, o lutador é submetido a testes mensais durante um ano. O que muita gente não sabe é que, durante as duas primeiras suspensões, são suspensos também os pagamentos referentes aos shows perdidos neste período.

Exemplos claros são R-Truth, que não participou do TLC em um momento em que fazia Tag com The Miz, e Evan Bourne, que com sua segunda suspensão, além de perder o título de Tag Team que detinha junto a Kofi Kingston (na primeira ainda se mantiveram campeões), ficou de fora de PPVs como Royal Rumble e, provavelmente a Wrestlemania também, visto que acaba a suspensão no dia 18 de março, em plena Road to Wrestlemania.

evan_bourne r-truth

Evan Bourne e R-Truth: mas foi só uma festinha…

Com o terceiro flagra, é determinada a rescisão do contrato. Depois disso, o lutador é proibido de assinar um novo contrato com a WWE durante um ano!

Bem, já falei bastante sobre o que muitos de nós sabemos, devido a frequentes notícias de suspensões. Mas o Wellness Program da WWE, como o próprio nome sugere (Programa de Bem Estar), visa também a manutenção da saúde dos lutadores componentes do roster, e para isso, são feitos exaustivos exames, que vão desde duros “teste de esteira” até exames muito detalhados da saúde cardíaca e mental, como testes de reflexo e de memória.

Mas existe algum caso em que algo, além do uso de álcool, esteróides ou drogas, foi descoberto? Talvez o caso mais conhecido seja o do ex-United States Champion Montel Vontavious Porter, o MVP. À época de seu primeiro reinado em 2007, foi diagnosticado com um problema cardíaco denominado Síndrome de Wolff-Parkinson-White, que é um problema de condução elétrica no coração, facilmente detectável, mas que em atletas de alto nível pode levar à morte súbita. Naquela altura, o diagnóstico foi inclusive utilizado em story line, visto que estava em feud com Matt Hardy. MVP continuou na WWE até o ano de 2010. Tal descoberta auxiliou no tratamento adequado e pode ter evitado que a WWE aumentasse seu número de atletas que faleceram enquanto contratados.

mvp

MVP US Champion: felizmente, foi apenas um susto.

Até o presente, cinco lutadores faleceram sob contrato da WWE, sendo 3 por problemas cardíacos (Eddie Guerrero, Brian Pillman e Russ Haas), um por suicídio (Chris Benoit) e um por acidente (Owen Hart, após uma queda de 25 metros sobre o ringue, no Over the Edge em 1999).

eddie_guerrero brian_pillman chris_benoit owen_hart

Da esquerda para a direita: Eddie Guerrero, Brian Pillman, Russ Haas, Chris Benoit e Owen Hart.

Como em todo esporte de excelência que têm suas confederações, a WWE é uma empresa que prima pelo bem estar de seus colaboradores. Devemos ter em mente também que as estrelas do roster são submetidas a um estresse contínuo, visto que estão sempre a viajar, e muitas vezes não podem ter a companhia da família em tais momentos. Mas não vejo estes como motivos para que entrem para o mundo das drogas ou do álcool sem medida.

Como se trata de uma empresa de entretenimento para a família, muitos lutadores são tidos como heróis pelas crianças, ou alguém tem dúvidas sobre esta posição, quando falamos principalmente de John Cena? Portanto, é necessário que seja mantida a ordem, e o Welness Policy auxilia nesta difícil e árdua missão.

cena3

John Cena: talvez o lutador que melhor personifique o espírito “herói” no wrestling mundial.

Deixo desta vez as seguintes perguntas:

1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?

2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?

C ya next week!

PS: fiquei muito animado com os comentários recebidos nas edições anteriores. Eles têm vindo para colaborar e muito com este que é o mais novo espaço do PTW. Além do questionamento acima, desejo saber se há algum assunto que gostarias que fosse abordado nas próximas edições. Sua participação será muito bem vinda!

21 Comentários

  1. 1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?

    Não acho que a Wellness Policy seja muito rigida, quem comente erros tem que pagar e ponto final. E acho a situação das 3 strikes uma boa opção.

    1ª Strike – 30 Dias para o lutador ver que a WWE não brinca nesses casos e para servir de exemplo para outros lutadores.

    2ª Strike – 60 Dias acho justo e entrar para a reabilitação é normal visto que ser apanhado duas vezes já não é um erro, já se torna um vicio. E depois da suspensão acabar este lutava devia penar para voltar a ter o seu lugar na empresa, não andar logo na luta por títulos e nem por feuds de topo.

    3ª Strike – Despedimento? Mais que justo. Foram suspensos a primeira vez e a WWE dá uma oportunidade, volta acontecer 2ª vez e a WWE dá a hipotese de recuperar numa clinica e ainda dá nova oportunidade na empresa. À 3ª vez já é abuso e acho muito bem que seja despedida seja quem for.

    2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?

    Primeiro não me acredito que John Cena fizesse uma coisas dessas, 2ª não o ia fazer nesta fase do ano em que estamos a caminho da WrestleMania e só por acaso ele esta no Main-Event contra The Rock.

    3º se isso acabasse por acontecer acredito que a WWE o fizesse pagar mas só depois da WrestleMania, tal e qual fizeram com R-Truth que apenas pagou depois do ME do Survivor Series.

    Para mim seja um lutador do card mais baixo ou seja uma das caras da empresa tem que pagou por esta violação e chegar ao ponto de despedimento ninguem é mais que ninguem e nas mesmas condições fosse quem fosse, RUA.

  2. Grande Flávio continuas a dar “show” com estes artigos!

    1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?
    Acho que os lutadores devem cumprir as regras da empresa e fazer o que lhes é pedido são pagos para isso portanto o Talent Wellness Policy é justo da maneira que está feito:
    1ª Strike – 30 dias
    2ª Strike – 60 dias
    3ª Strike – Olho da rua (quem não quer estar na WWE de corpo e alma que vá embora) e neste aspecto honra seja feita a John Cena um profissional tremendo.
    Mas a gimmick dele é a velha história faz me odiá lo um pouquinho.

    2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?

    Sinceramente não tou a ver John Cena fazer isso e se fizesse isso (improvável) acho que a WWE não o castigava pode ser estranho mas é a minha opinião: A WWE não castigava Cena porquê? Porque é o Cena e isto de ninguém ser mais do que ninguém eu tenho as minhas dúvidas que na hora da verdade a WWE pensasse desta forma e o castigasse…

    • Cá está então uma polêmica, justamente como eu queria: duas opiniões até o momento. Eu, como você, imagino que haveria uma diferenciação na pena. Como disse na pergunta, creio que seja improvável uma “queda” dessas por parte do Cena, mas seria no estilo R-Truth, no mínimo: espera-se a Wrestlemania, pune-se depois…

  3. No caso de R-Truth para a WWE o suspender esperaram pelo Survivor Series e pela RAW seguinte mas por exemplo vamos imaginar que John Cena era “apanhado” numa coisa destas eu acho que nem esperavam pela WrestleMania terminar para o suspender simplesmente avisavam Cena e nada mais mas esta é a minha opinião caro amigo

  4. 12 anos

    1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?

    Isso é como tudo na vida, tem que haver controlo. Não acredito que seja muito rigido, porque vejamos por exemplo no caso do ciclismo, até os titulos que ganhaste te retiram, assim como no atletismo e provas olimpicas. Acho que essa politica veio a ajudar e muito, como no caso do MVP. Tem de ir fazendo esses testes para ver se estão aptos ou não, para competir. Penso que em vez de os mandarem embora, deveriam encaminhá-los logo para um centro de tratamento, e nem que se isso tivesse que vir numa cláusula logo quando assinam.

    2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?

    De facto já aconteceu com Randy Orton, e muito provavelmente Batista e Triple H, logo existem “outros metodos” para que sejam suspensos sem ser reportado devido a seriedade que transmitem. Acho que deveriam ser tratados todos por igual.

  5. danielLP2112 anos

    1-Acho justo o procedimento de duas suspensões e despedimento à terceira.
    2-Acho que o John Cena teria uma pena igual mas só depois da WrestleMania.
    Bom artigo.

  6. 619 D-generation X12 anos

    cena muito comum…cena e as crianças

  7. Ótimo artigo Bruniera.

    Foi bom que descobriram o problema de MVP e que bom que foi só um susto. Já com Evan Bourne, ele foi meio “burro” em usar as drogas pela segunda vez.

    Os lutadores com problemas cardíacos como vc mesmo disse:
    Eddie Guerrero: Grande lutador, a pena foi que ele estivesse acabado de conseguir o WWE Championship e morrer precocemente na porta de um hotel.

    BrianPillman/Russ Hass: Não tenho muito a falar dos dois, não conheço muito bem a história deles.

    Chris Benoit: A história dele foi a mais marcante, um grande lutador ser capaz de assassinar sua própria família e suicidar. Ele é um lutador que deixou saudades.

    Owen Hart: O irmão de Bret Hart, no Over the Edge ele nem chegou a lutar, ele estava se preparando para sua entradaem m intervalo comercial. Outro que deixa saudades.

    John Cena é sim o conhecido herói da garotada.

    1) Eles deveriam ter punições ainda mais severas quanto a isso.
    2)Deveriam fazer o mesmo, a política não pode ser diferente com ninguém, mesmo que o Cena seja o herói da garotada.

    Retorno a dizer, ótimo artigo Flávio.

  8. Grande Flávio, mais uma vez não decepcionou em nada!

    1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?
    – Não acho que seja rígido, pelo contrário, uso de anabolizantes e drogas pode tornar uma luta injusta praquele superstar que está “limpo” digamos assim, fora que há riscos de botches e lesões maiores.

    2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?
    – Quanto ao Cena, agora em plena Road to Wrestlemania não sei o que eles fariam, mas ao meu ver, se Cena fosse pego, ele iria fazer sua luta contra Rock na WM e após isso cumprir suspensão. Muitos falam mal do Cena chamando-o de protegido, mas há de se convir que Cena é um wrestler exemplar, querendo ou não ele é profissional e faz juz ao “Simbolo PG” que ele se tornou.

    Gostei bastante do artigo e foi bom ter mais detalhes sobre esse assunto…Evan Bourne é melhor abrir o olho com essas coisas que ele toma, já cumpriu o 2 strike…

    Como sugestão para os artigos, algo relacionado à finishers, a politica da WWE com as Divas…sei lá, seriam temas, ao meu ver, interessantes.

  9. Gostei do tema, é ótimo para quem gosta de debates. Bastante interessante e você soube aproveitar bem ele.

    1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?

    Acho que este programa está medida certa. E é justo. Todos merecem uma segunda chance, e quando recebem ainda vão para a reabilitação. A partir daí o cara só deveria sair dela quando estivesse realmente recuperado. Eu sei que a luta de alguém que é ou foi viciado é diária, mas a reabilitação e este programa está lá justamente para ajudar.

    A partir da 3ª aí tem que demitir mesmo, mas como a reabilitação nessas instituições da WWE é para ex-wrestlers da empresa também seria bom se a pessoa continuasse um tratamento lá. O que eu acho que não iria acontecer, penso que o individuo ficaria meio que magoado após a demissão. Seria um pensamento infantil, mas a maioria das pessoas tem um orgulho muito extremo.

    2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?

    Penso que o tratamento seria diferente. Se o R-Truth era o, digamos assim, menos badalado na feud Rock/Cena vs. Awesome Trth, e mesmo assim recebeu um tratamento diferente, imaginem o Cena. Ainda mais em uma Road To WrestleMania em que seu adversário é o Rock. Uma luta que foi marcada a um ano e durante esse tempo todo, todos já sabiam que essa Dream Match seria o Main Event.

    Não digo que a WWE está certa, mas não tenho como julga-lá mal. Não é o que deveria ser feito, mas provavelmente é o que deveria se fazer.

    • (Ops, refazendo minha frase) Não é o que deveria ser feito, mas é o que provavelmente iria acontecer… lol

  10. João Macedo12 anos

    Mais um artigo 5 estrelas teu, acho que vou começar a chamar-te “King Flavio”. (Se não concordares com a alcunha é só reclamar) Vou então opinar um pouco do que escreveste:

    Penso que todas as promoções de wrestling passam por isto, ou seja, atletas que entram no mundo das drogas e do álcool, e para dar este problema extinto têm que ser tomadas medidas rigorosas.

    1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?
    Pelo que li, sobre as suspensões, penso que já é suficientemente rigoroso, embora que o caso de Evan Bourne tenha sido uma excepção. Duas vezes que cometeu o mesmo erro (ou parecido), penso que ele não merece estar na WrestleMania deste ano e como disse num artigo, penso que ele só deveria entrar na rota do título dos Estados Unidos por volta do mês de Maio.

    Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?
    Bem…isso seria algo…raro! Penso que John Cena, em princípio, não se deverá meter nesse mundo…mas na verdade, nunca se sabe, não é? Portanto penso que se Cena fosse apanhado num teste perto da WrestleMania, a WWE não o iria retirar da WrestleMania, pois certamente os fãs sentiriam a falta dele. Penso que a empresa fingia uma lesão no combate dele na WM, para desculpa para estar 1 mês fora dos ecrãs da WWE, pois lutadores como Evan Bourne ainda podem passar despercebidos, mas quando falamos de John Cena, a conversa é outra.

    Quanto a sugestões, penso que deverias talvez falar sobre o número de títulos na WWE, aqueles que já foram extintos, se houve muita polémica ou não…como se percebe, não tenho muito talento para sugestões, mas aqui fica uma saída ao acaso.
    Fico à espera do próximo Piledrivin’ Everyone!

  11. kenta12 anos

    John Cena: talvez o lutador que melhor personifique o espírito “herói”?

    E AQUELE LANCE QUE DEU NA CNN,QUE O CENA TINHA SIDO PEGO NO TESTE POR TER USADO ESTEROIDES,LEMBRAM?ACONTECEU A UNS 7 ANOS, MAIS OU MENOS.

  12. Malamadre1612 anos

    1 – O Talent Wellness Policy é muito rígido com os wrestlers ou deveria haver punições diferentes (mais rígidas, mais “strikes” ou mais ligadas ao social)?

    Eu acho que o sistema de castigos da Wellness policy esta muito bem como esta. Da oportunidades ao lutador, da oportunidades de recuperaçao e quando nao querem e rua, c´est bon.

    2 – Agora esta é polêmica: numa situação hipotética e bem improvável, sendo a WWE uma empresa séria, teria o mesmo procedimento se o “Super Cena” fosse apanhado num destes testes, uma ou duas semanas antes da WrestleMania?

    Muito sinceramentE? Se fosse John Cena ele nao era suspenso e o mais certo era tentarem abafar o caso. Acho mal, porque as regras sao para todos e os ca~stigos deviam ser iguais para todos.