Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Sharpshooter #10 – Um mês de Hall of Fame (Parte 1)

Olá, pessoal do Sharpshooter, durante um mês estarei dedicando o Sharpshooter ao WWE Hall of Fame, esta edição até a #13 será dedicado ao Hall of Fame, hoje estarei contando a história e fazendo uma análise geral das principais lendas que entraram nesta tão importante área de homenagens na WWE.

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 1993, o mundo perdia um dos maiores (literalmente) wrestlers da sua história, Andre The Giant. Andre sofria de “Gigantismo”, um tumor maligno localizado no cérebro que faz alguém crescer sem limites, por isto que chegou aos 2,24 metros de altura. O laudo da morte de Andre The Giant indicava que o mesmo sofreu de um ataque cardíaco e veio a óbito.

Para homenagear Andre The Giant, a WWE criou cinco dias depois (01/02/1993) o Hall of Fame da empresa, onde Andre The Giant foi homenageado e havia sido o primeiro empossado no Hall of Fame da empresa, sendo o único empossado naquele ano.

O que começou com uma homenagem a Andre The Giant, continuou por pouco tempo. No ano seguinte houve sete induções ao Hall of Fame, sendo eles: Bobo Brazil, Buddy Roggers, Chief Jay Strongbow, Arnold Skaaland, James Dudley, Freddie Blassie e Gorilla Monsoon. A ênfase vai para James Dudley e seu trabalho como Manager nos tempos de WWWF, considerado pela WWE o primeiro negro americano a trabalhar para uma grande empresa de Wrestling.

Em 1995, houveram mais sete induções ao Hall of Fame da WWE, os empossados foram: Pedro Morales, Ivan Putski, George Steele, Antonino Rocca, Ernie Ladd, The Grand Wizard e quem eu considero o destaque do Hall of Fame daquele ano, The Fabulous Moolah, que foi a primeira mulher a ser empossada no WWE Hall of Fame, esta mesma detém o recorde de reinado mais longo na empresa de um cinturão feminino, onde o primeiro reinado do Women’s Championship teve quase vinte e oito anos.

Em 1996 também houveram sete induções, sendo elas: Lou Albano, The Valiant Brothers, Johnny Rodz, Mikel Scicluna, Pat Patterson, Killer Kowalski e os meus grandes destaques: Um dos melhores high-flyers de todos os tempos, Jimmy Snuka e o fundador da WWE, Vincent J. McMahon, o pai de Vince McMahon, atual presidente da WWE. Em 1995 e 1996, houve apenas uma cerimônia, não houveram gravações.

O WWE Hall of Fame teve uma pausa e voltou em 2004, e começou uma das palhaçadas que até hoje acontece e gera polêmica nos sites de wrestling, a introdução de celebridades que não possuem praticamente nenhuma ligação com o wrestling e só fizeram aparições, caso da introdução de Pete Rose. O ano de 2004 teve as induções: Greg Valentine, Harley Race, Don Muraco, Jesse Ventura, Bobby Heenan, Sargent Slaughter, Junkyard Dog, Billy Graham e Big John Studd foram os induzidos daquele ano.

No ano de 2005 não foram tantas lendas induzidas, mas foram suficientes para criar um bom Hall of Fame com vários grandes campeões e que foram dignos de respeito no Wrestling, com sete induções: Bob Orton (pai de Randy Orton, que inclusive teve uma versão no SmackDown vs. Raw 2010), o canadense-escocês Roddy Piper, Nikolay Volkoff, The Iron Sheik, Paul Orndorff, Jimmy Hart e para mim, o maior destaque daquele Hall of Fame, Hulk Hogan.

Em 2006 devo dizer que foi o ano que mais gostei do Hall of Fame, por ser induzido o que é, na minha opinião, o melhor wrestler da história e outro grande wrestler que teve seu nome marcado na WWE e teve uma bela homenagem na cerimônia, estou dizendo primeiro de Bret Hart e depois de Eddie Guerrero.

Primeiramente, Bret Hart apareceu novamente em um evento da WWE após o polêmico Montreal Screwjob, em que ocorreu um dos maiores desrespeitos com um lutador dentro da história do Wrestling. Apesar do mesmo ter desrespeitado o Vince na indução, pode-se dizer que foi bom ver Bret ser empossado no Hall of Fame.

No dia 13 de Novembro de 2005, o wrestling perde um de seus melhores lutadores, Eddie Guerrero, encontrado inconsciente em um hotel, morreu com insuficiência cardíaca devido ao uso de analgésicos e do álcool durante a vida. Na indução, Eddie Guerrero foi introduzido por seus amigos Rey Mysterio e Chris Benoit e pelo sobrinho Chavo Guerrero, acompanhados da viúva Vickie Guerrero e das filhas Shaul e Sherilyn.

As outras induções foram: Verne Gagne, Tony Atlas, Gene Okerlund, Sherri, William Perry e The Blackjacks.

No ano seguinte, mais sete induções: Nick Bockwinkel, Mr. Fuji, o “J R” Jim Ross e os grandes destaques, ao atual comentarista e lenda da WWE Jerry Lawler, ao pai de Goldust e Cody Rhodes, Dusty Rhodes e aquele que mostrava ser a perfeição em pessoa, o Mr. Perfect, Curt Hennig. A dupla induzida foram os The Wild Samoans (Afa e Sika).

Em 2008 os próximos de The Rock tiveram destaque, Peter Maivia (wrestler e avô de The Rock) e o formador de The Rock, Rocky Johnson foram induzidos. Os irmãos Jack e Gerald Brisco foram induzidos, Eddie Graham e Gordon Solie também; uma grande indução foi a de Mae Young, aquela que a WWE considera uma das melhores lutadoras de todos os tempos. Quem eu destaco neste Hall of Fame é o grande Ric Flair, sendo 16 vezes World Heavyweight Champion e o primeiro lutador a ser induzido ao Hall of Fame ainda estando em atividade.

Em 2009 houveram treze pessoas induzidas, contando o fato que a família Von Erich foi induzida, já se pode considerar seis pessoas. A dupla que foi induzida foram os Funks, Terry Funk e Dory Funk Jr. Os induzidos foram: o locutor Howard Finkel, Bill Watts, Koko B. Ware, Ricky Steamboat e o maior destaque daquele ano, o principal ícone da Attitude Era, “Stone Cold” Steve Austin.

Em 2010 houveram mais sete induções ao Hall of Fame, sendo elas: Antonio Inoki, Wendi Richter, Maurice Vachon, Bob Uecker e Gorgeous George. Os outros dois são os destaques deste ano, o “Million Dollar Man” Ted DiBiase, pai do atual wrestler Ted DiBiase Jr. e Stu Hart, fundador da Stampede Wrestling e treinador das melhores superstars que o mundo já viu, exemplos: Bret Hart, Owen Hart, Edge, Chris Jericho e Chris Benoit.

No ano de 2010, acaba na WrestleMania a carreira de um dos melhores wrestlers de todos os tempos, o “Heart Break Kid” Shawn Michaels deixava os ringues e entrava para a história da companhia no Hall of Fame de 2011, sendo o principal destaque. Seria induzido o Legion of Doom, o vencedor do primeiro Royal Rumble, Jim Duggan, Bob Armstrong, Sunny, Abdullah the Butcher e… uma celebridade, Drew Carey foi a primeira celebridade a participar de um Royal Rumble Match, entrando para o Hall of Fame dez anos depois.

No ano de 2012 houveram seis induções, sendo que Ric Flair foi Hall of Fame pela segunda vez juntamente com o Four Horsemen. A indução ruim vai para Mike Tyson, que fez uma aparição junto com o D-Generation X e ficou por isto mesmo, sendo mais uma celebridade a se tornar Hall of Fame. A lenda da luta mexicana Mil Máscaras foi induzida, as lendas Yokozuna, Ron Simmons e Edge foram induzidos. Foi um grande evento, com grandes nomes que mereciam estar no Hall of Fame.

E este ano (2013) houveram as induções da lenda Hardcore Mick Foley, da grande diva Trish Status, do maior campeão da WWE em dias, Bruno Sammartino, de Bob Backlund, do grande lutador e atual General Manager do SmackDown Booker T e da celebridade Donald Trump, que entrou no Hall of Fame principalmente pela Battle of Billionaires na WrestleMania XXIII, em que Trump foi representado por Bobby Lashley e Vince foi representado por Umaga, ao final Bobby Lashley e Donald Trump ganharam.

Enfim, o WWE Hall of Fame é sempre um grande espetáculo, onde se encontram os grandes superstars são homenageados e possuem um título na companhia. Apesar de termos as controversas celebridades, é possível perceber como é um grande evento que nos faz pensar quem deveria ser empossado pelo que representou.

Perguntas

1- Na sua opinião, qual foi o melhor Hall of Fame?

2- Acha que, apesar de aparições, celebridades devem ser empossados no Hall of Fame?

3- Quem são os superstars já induzidos que mais mereciam estar no Hall of Fame? E os que não mereciam?

4- Qual seria o seu Hall of Fame dos sonhos (sem contar as barreiras)?

5- Quem já deveria estar empossado?

Próximas semanas: os futuros Hall of Famers, quem deveria estar e as dúvidas.

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

5 Comentários

  1. wretlingiscool - há 4 anos

    1- Na sua opinião, qual foi o melhor Hall of Fame?
    Acho que está entre o de 2005, 2006 e 2013. Destes 3, considero o deste ano o melhor pois foi um Hall of Fame muito completo e com muitos bons momentos.

    2- Acha que, apesar de aparições, celebridades devem ser empossados no Hall of Fame?
    Eu acho que não, mas o Vince faz isso para ganhar dinheiro. E percebi agora que a Snooki é uma futura Hall of Famer.

    3- Quem são os superstars já induzidos que mais mereciam estar no Hall of Fame? E os que não mereciam?
    Os que mereciam:
    Hulk Hogan
    Bret Hart
    Eddie Guerrero
    SCSA
    … e por aí em diante.

    Não me consigo lembrar assim dum nome que não merecia, só se forem as celebridades.

    5- Quem já deveria estar empossado?
    Paul Bearer (sim eu sei que ele faleceu h´pouco tempo e que provavelmente vai ser induzido para o ano)
    Owen Hart
    Ultimate Warrior
    New Age Outlaws (acredito que sejam induzidos quando a WWE induzir a DX como equipa)
    Chyna (também só acredito se for como equipa mas devia ser individualmente)
    Lita (devia ter entrado no mesmo ano que a Trish)

  2. wrestlingiscool - há 4 anos

    1- Na sua opinião, qual foi o melhor Hall of Fame?
    Está entre o 2005, 2006 e 2013. Destes 3, penso que o melhor é o deste ano pois teve um pouco de tudo e momentos espetaculares.

    2- Acha que, apesar de aparições, celebridades devem ser empossados no Hall of Fame?
    Eu acho que não, mas o Vince faz isso para ganhar dinheiro. Percebi agora que a Snooki é uma futura Hall of Famer.

    3- Quem são os superstars já induzidos que mais mereciam estar no Hall of Fame? E os que não mereciam?
    Hulk Hogan
    Bret Hart
    Eddie Guerrero
    SCSA
    Bruno Sammartino

    5- Quem já deveria estar empossado?
    Paul Bearer (sim eu sei que ele faleceu há pouco tempo e que provavelmente vai ser induzido para o ano)
    Owen Hart
    Ultimate Warrior
    New Age Outlaws (acho que vão ser induzidos para o ano como equipa com a DX)
    Chyna (também só entra no Hall of Fame se for com a DX, mas devia ser induzida individualmente)
    Lita

  3. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Em Primeiro lugar partilhas a mesma opinião que eu – Bret Hart o melhor lutador da história.

    1- Na sua opinião, qual foi o melhor Hall of Fame?
    Pela reação dos Fás – Hulk Hogan

    2- Acha que, apesar de aparições, celebridades devem ser empossados no Hall of Fame?

    Sem duvida que não!

    3- Quem são os superstars já induzidos que mais mereciam estar no Hall of Fame? E os que não mereciam?

    Os que mereciam – Hulk Hogan, Bret Hart, Eddie Guerrero, Edge, Bruno Samartino, Foley(e muitos mais).
    Os que não mereciam – Trump, e na minha opinião Booker T(achei cedo demais esta sua indução)

    4- Qual seria o seu Hall of Fame dos sonhos-

    Hall Of Fame de sonho: Bret Hart, Hulk Hogan, Undertaker, Edge, HBK, Triple H, Stone Cold, Kane, Sting(:)), Owen Hart, MR Perfect, Bobby Heenam.

    5- Quem já deveria estar empossado?

    Na minha opinião alguns lutadores da Golden Era e Modern Era já deviam de lá estar:

    Natural Disaster(Tag Team), Kamala, Macho Man, Crush, Ultimate Warrior, Kurt Angle, Brutus Beeffcake, Diesel, Jim Anvil Neidhart, Owen Hart, British BullDog(e mais alguns)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador