Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Sharpshooter #23 – Captain Charisma

Salve a todos do Sharpshooter! O artigo desta semana irá tratar de Christian, o Number One Contender ao World Heavyweight Champion no Summerslam. Um wrestler que teve seus momentos na WWE e na TNA, que agora pode voltar a lutar por grandes superstars e por cinturões mundiais.

Christian estreou na WWE em 1998, um mês após sua estreia já havia ganhado o Light Heavyweight Champion (cinturão que mais tarde seria o Cruiserweight Championship). No ano seguinte que viria a mais conhecido com a dupla Edge & Christian, onde rivalizaram com The Hardys e Dudley Boyz, que ocasionaram grandes combates de TLC, três vezes e todas vencidas por Edge & Christian.

Um grande momento deste TLCs

Dizem que foi um pouco de “inveja” com a vitória do parceiro Edge, quando ele ganhou o King of the Ring de 2001, Christian traiu Edge e ambos tiveram rivalidades pelo Intercontinetal Championship, em que Christian ganhou de Edge em 23 de Setembro de 2001 em uma Raw, mas Edge viria a recuperar o cinturão um mês depois.

Em 2002, Christian seguiu individualmente, ganhou uma vez o European Championship. Depois se juntou a Page, traiu tempos depois e resultou em um combate entre ambos na WrestleMania X8 pelo European Championship, que Christian perdeu. No mesmo dia, Christian ganharia o Hardcore Championship de Mighty Molly, mas perderia para Maven na mesma nite, devido a regra 24/7.

Pós esta Mania, Christian formou junto com Test e Lance Storm os Un-Americans, em que ele conquistou o WWE Tag Team Championship com Lance. Após perderem o cinturão, Christian formou uma dupla com Jericho, onde também ganharam o World Tag Team Championship, mas perderiam no Armaggedon de 2002.

Em 2003, Christian tinha o apoio de The Rock e também se proclamou o “People’s Champion”, do qual surgiu a expressão “Peeps”, pois chamava os fãs assim. Ele venceria o Intercontinental Champion no Judgment Day daquele ano, após vencer uma Battle Royal. Na Raw seguinte ele estaria de cabelo curto e traje diferente, após aparecer em um Highlight Reel. Christian perderia o Intercontinental Championship para Booker T em uma Raw, mas recuperaria em um evento não-televisionado, após Booker T se lesionar.

Após um breve feud com Jericho (em que envolveu Lita e Trish também), Christian se lesionou nas costas em uma Steel Cage contra Jericho, o que fez ele ficar fora por quatro meses. Ele retornou em uma Ladder Match contra Jericho em uma Raw, pelo Intercontinetal Championship, mas saiu derrotado.

No final de 2004 ele se uniria a Tyson Tomko e ganharia a gimnick de Captain Charisma. Na Wrestlemania 21 ele participaria da primeira Money in the Bank Match, sem sucesso. Depois de ser “draftado” para o SmackDown, seria criado o The Peep Show, o programa de entrevistas de Christian dentro dos shows semanais.

No final de 2005, Christian foi para a TNA, sobre o nome de Christian Cage. Ele tentou ganhar o NWA World Heavyweight Champion de Jeff Jarrett, sem sucesso. Mas no começo de 2006, teria o sucesso de ganhar o NWA World Heavyweight Champion de Jeff Jarrett, após se aliar a Sting em uma luta de duplas contra Jarrett e Monty Brown. Após um grande reinado com diversas rivalidades, Christian perderia para Jeff Jarrett no Slammiversary de 2006.

Christian ganharia por mais uma vez NWA World Heavyweight Champion após uma luta de eliminação contra Abyss e Sting no Final Resolution de 2007. Ele perderia o cinturão porque a NWA afirmou que ele se recusava a defender o cinturão, o que ficaria conhecido apenas como World Heavyweight Championship, no Sacrifice ele perderia de fato o cinturão para Kurt Angle, o cinturão ficaria conhecido como o atual TNA World Heavyweight Championship.

Depois disto, Christian até teria rivalidades e combates por cinturões, mas não teria mais o mesmo sucesso. Christian saiu da TNA no final de 2008 e voltaria para a WWE, com a primeira aparição em Fevereiro de 2009 no ECW.

Christian retornou ao ECW derrotando o ECW Championship Jack Swagger e ambos começariam uma rivalidade, na semana seguinte lutaram valendo o cinturão, mas Swagger saiu vencedor. Em um WWE Superstars, Christian se tornaria Number One Contender ao ECW Championship após vencer Finlay e ganharia o cinturão de Swagger no Backlash, perderia o cinturão para Tommy Dreamer no Extreme Rules.

Tommy Dreamer continuaria com o cinturão, ganhando de Christian em uma Raw e mais uma vez em uma Championship Scramble, mas perderia para Christian no Night of Champions. Neste reinado, Christian teria um recorde de reinado do ECW Championship (enquanto propriedade da WWE), após defender o cinturão contra Tommy Dreamer, Shelton Benjamin, Zack Ryder, Yoshi Tatsu e William Regal. Ele perderia em uma Extreme Rules Match para Ezekiel Jackson, no último episódio do ECW.

Ele voltaria para a Raw e depois para o SmackDown. Em Setembro de 2010, Christian lesionaria o peito e ficaria cinco meses fora. Após seu retorno e rivalidade com Alberto Del Rio, Christian venceria uma Battle Royal na SmackDown e se tornaria o Number One Contender ao World Heavyweight Championship vago após Edge anunciar sua aposentadoria, lutaria contra Del Rio.

Christian venceu Del Rio e conquistou seu primeiro cinturão mundial individual na WWE, mas perderia cinco dias depois na SmackDown para Randy Orton. Ele teria rivalidade com Orton e iria recuperar o cinturão no Money in the Bank de 2011, após Orton ser desclassificado por aplicar um low blow em Christian (a estipulação da luta era: se Orton fosse desclassificado, perderia o cinturão).

Mas Christian, novamente, não teve um grande reinado, menos de um mês depois, no Summerslam, ele perderia novamente o cinturão para Randy Orton. A partir daí, ele passou a ter uma rivalidade com Sheamus, em que Sheamus saiu bem mais vitorioso. Em Novembro de 2011, Christian se lesionaria no tornozelo durante a turnê europeia, o que faria ele ficar mais um tempo fora.

Christian se aliaria a John Laurinaitis para lutar na WrestleMania contra a equipe de Teddy Long, mas não participou da luta porque se lesionou no ombro em uma luta contra Punk. Retornou em alta no Over the Limit, após vencer uma Battle Royal e escolher Rhodes pelo Intercontinental Championship, fazendo um face-turn, e Christian ganhou. Iria perder o cinturão para The Miz na Raw 1000.

Christian se lesionaria mais uma vez e agora volta na Raw de 13 de Junho deste ano, ganhando de Wade Barrett. Agora, Christian é o Number One Contender ao World Heavyweight Championship, podendo voltar ter melhores momentos, quem sabe não ter um grande reinado desta vez (caso ele vença)?

Perguntas

1 – Considera Christian Overrated ou Underrated?

2 – Acreditas na vitória de Christian no Summerslam?

3 –

    Qual ponto gosta mais na carreira de Christian?

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

23 Comentários

  1. Miguel Silva - há 3 anos

    Bom artigo. Um bom resumo da carreira do Christian :)

    PERGUNTAS:

    1- Underrated, of course :D
    2- Só se for para um cash in do Sandow, mas como quem faz o cash é o Orton, não!
    3- Quando ele venceu o título mundial da WWE mas depois penso no reinado miserável…

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Miguel Silva! Também considero Christian underrated até certo ponto, mas até acredito em uma vitória dele no SummerSlam. Infelizmente, como você disse, ele teve um reinado miserável como World Heavyweight Champion, realmente uma pena!

  2. FranciscoAP - há 3 anos

    O Christian é um caso bastante particular, dentro e fora da WWE. É um lutador que tem tudo mas depois não tem nada. Ou seja, o Christian, tal como outros tantos, pela sua estatura consegue ter um bom combate com qualquer lutador mas depois alia a isso uma capacidade rara de também ir à corda superior frequentemente, fazer outside dives, etc. O Christian é um high-flyer, mas não deixa que isso o defina, apenas é uma parte do seu moveset. Depois, em mic-skills é bastante competente. Não é nenhum génio mas também não é cansativo ou diz disparates. Em carisma/look… Bem, afinal é o Captain Charisma, e basta ver quantas pessoas neste site gostam dele para ver isso mesmo.

    O Christian é o pacote completo, sem dúvida alguma, contundo parece que depois ele enquanto consegue bom em tudo não consegue ser muito bom, não consegue excepcional, em apenas uma coisa que o defina e que lhe dê aquele “it factor”. Se ainda assim merece o título mundial e estar no topo da WWE? É evidente! Mas também o Christian saiu da WWE para ir para a “rival”, sabemos lá se quando fez isso não assinou a sua sentença no que toca a verdadeiras oportunidades futuras…

    Sobre o artigo, não gostei. Não acrescentaste nada, disseste tudo de uma forma muito bruta e a despachar, tornando o artigo cansativo de ler. Da próxima vez, tenta dar mais a tua opinião e preocupa-te menos em fazer “copy paste” da Wikipédia, salvo seja ;)

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Antes quero dizer que não fiz “copy paste” da Wiki, eu pesquisei no WWE.com para saber mais sobre os reinados e vídeos no YouTube para saber sobre os combates que Christian teve.

      Mas quero agradecer aos comentários, pois complementou o artigo com a opinião e criticou de maneira construtiva, sem “escrachar” o artigo, dizendo o que fazer e o que não fazer nas próximas semanas.

      Este artigo eu mais me baseei nas perguntas, para ler o artigo e responder as perguntas dando sua opinião, assim como fiz na edição #21 do artigo e tive um bom feedback. Mas já tive artigos em que dei mais a minha opinião, como na edição #19 em que o artigo foi minha completa opinião sobre Wrestling.

      Mas mesmo assim quero agradecer. Para próxima semana vou procurar um tema em que envolva mais a minha opinião, já tenho até ideias!

      • FranciscoAP - há 3 anos

        O “copy paste” era uma forma de dizer, não estava de todo a sugerir que fosse esse o caso. Simplesmente, esperava que desses mais a tua opinião em volta do tema e é essa a minha sugestão para o futuro. Continua com o bom trabalho :)

  3. Monica Vera - há 3 anos

    pessimo artigo artigo desse ser feito da criatividade nao do wikipedia

  4. Rubinho16@ - há 3 anos

    Bom artigo :)

    O tema vem numa boa altura uma vez que a tão falado One More Match tem dado o merecido destaque a Christian e mereçes pontos pelo teu sentido de opurtunidade!

    Como referiu o Francisco, o artigo ficou uma pouco “wikipediano” xD podias ter dado a tua opinião ao longo do texto e falar um pouco mais, mas o artigo acabou por ficar bom!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Rubinho16@. De fato eu tirei informações da Wiki e de outros lugares, mas não sei se voltarei a fazer artigos destes gênero. Quando falei sobre Sabin e dei ênfase nas perguntas tive um bom feedback, não foi o que aconteceu desta vez.

      Eu só espero que o pessoal que criticou (seja construtivamente ou não) venha ver o artigo da semana que vem, vou redimir com um tema diferente e seguir padrões de outros artigos anteriores.

      • Rubinho16@ - há 3 anos

        Espero bem que sim Bruno ! :)

  5. Ricardo Silva - há 3 anos

    Este artigo… É a versão resumida da carreira do Christian, também disponível na Wikipédia. Respondendo às questões:

    1- Quem considerar o Christian Overrated é doente mental.
    2- Um peep acredita sempre.
    3- Conquista do WHChampionship contra Del Rio.

    • Rubinho16@ - há 3 anos

      Pode ser que o teu ponto 3 se repita :D

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Eu procurei em outros lugares além da Wikipedia. Em relação as perguntas devo dizer que também concordo com Christian ser underrated e também por acreditar em conquistar mais uma vez o World Heavyweight Champion.

  6. Eugen3 - há 3 anos

    Boas, gostava de fazer uma crtitica, de teor construtivo, apontando o que menos gosto neste site, reconhecendo o grande trabalho que aqui fazem.
    É certo que neste site há lutadores muito queridos como o Ziggler, Rhodes, Christisn, Punk etc., e o pior é quando estes atletas obtem destaque na WWE, pois, ja sei que vao surgir infindaveis artigos sobre esse atleta. E o pior nem é isso. É sim que todos os artigs são biografias que nada acrescentam ao que já foi dito previamente.
    Com isto queria dar apenas a minha opiniao. Nao comentei pa criar atritos mas sim discussoes amigaveis para melhorar o site e a sua organizacao.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Eugen3, eu vi que suas discussões tem caráter construtivos, de sugestões bem fundamentadas. Acredito que quando um Superstar venha a ganhar destaque, venhamos a escrever sobre ele, por ser um artigo baseado no momento em que se vive.

  7. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    1 – Considera Christian Overrated ou Underrated?
    Underrated na minha opinião!
    2 – Acreditas na vitória de Christian no Summerslam?
    Não
    3 -Qual ponto gosta mais na carreira de Christian?
    Como fá numero 1 da dupla Edge and Christian, diria que foi quando estiveram juntos, mas a nivel individual sem duvida, quando foi world champion

    Bom Artigo!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Mr Perfection André Santos! Também considero Christian underrated, e acredito em uma vitória dele no Summerslam. Quando eram Edge & Christian também gostava, eram os anos de ouro da Tag-team, juntamente com os Hardys e os Dudley.

  8. A.B. - há 3 anos

    1 – Considera Christian Overrated ou Underrated?

    Nem um nem outro, acho ele bem utilizado ao longo de sua carreira, sendo que o momento no qual se esperava que atingisse o auge na WWE sofreu uma das maiores vergonhas do PW, ao perder 2 dias depois o título para Orton.

    2 – Acreditas na vitória de Christian no Summerslam?

    Não, Del Rio heel precisa de um bom reinado como campeão mundial para compensar os dois péssimos que teve como WWE Champion.

    3 – Qual ponto gosta mais na carreira de Christian?

    Sua passagem pela TNA foi muito boa tendo todo seu potencial aproveitado. Já na WWE a época da feud com Jericho foi em singulares o melhor material que produziu.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Eu considero Christian mais Underrated, mas acredito que em certos momentos ele foi bem aproveitado pela WWE. O ponto que você citou da carreira de Christian é um dos quais mais gosto, sendo um dos principais do mesmo!

  9. Carlito - há 3 anos

    Bom artigo, apesar de se tratar de uma biografia

    1- Considera Christian Overrated ou Underrated?

    Underrated sem dúvida, o que a WWE fez com ele todos estes anos é injusto para o Christian.

    2- Acreditas na vitória de Christian no Summerslam?

    Vou “markar” por isso mas creio que ganha Del Rio.

    3- Qual ponto gosta mais na carreira de Christian?

    A passagem pela TNA e a Tag Team com Edge.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Carlito! Realmente a sua passagem com os Edge & Christian foram algo realmente muito marcante na carreira de Chistian.

  10. BRRM - há 3 anos

    Bom resumo sobre este grande wrestler.
    1–Considera Christian Overrated ou Underrated? Na TNA não considero nem um nem outro, na WWE obviamente underrated

    2–Acreditas na vitória de Christian no Summerslam? Sim porque como Peep acredito sempre. e também porque desde o inicio de 2012 que o acho muito chato

    3-Qual ponto gosta mais na carreira de Christian? A passagem pela TNA porque foi quando ele foi verdadeiramente bem aproveitado. mas também gosto muito da tag team com o Edge, principalmente durante a feud com os Dudleys e o Hardys.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, BRRM. Também acredito que Christian foi muito bem aproveitado na TNA, mas poderia ser melhor aproveitado na WWE. Sua passagem na TNA foi algo bem bom na carreira dele, também com a Tag com Edge.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador