Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Smoke and Mirrors #160 – NeXt Stop: R-Evolution

É já na quinta-feira que temos a Revolução do NXT, ou pelo menos é assim que a WWE apelidou o Especial que acontecerá já na próxima semana. E como é óbvio o Smoke and Mirrors não poderia passar ao lado desse acontecimento, e por isso mesmo irá dedicar toda esta edição ao NXT e a esse especial que promete ser um evento de altíssima qualidade no que diz respeito á qualidade técnica do evento.

Mas, como não falo do NXT todas as semanas, não farei apenas uma antevisão do Takeover, mas igualmente farei um guia do NXT com os principais motivos pelos quais considero que este é um programa a ver dentro da programação da WWE. Nesse guia tentarei apresentar resumidamente os aspectos diferenciadores deste programa, assim como alguns dos wrestlers a ver dentro dos que não estarão em acção no Takeover.

Assim, comecemos por definir o NXT, e na minha perspectiva o NXT é quase como um mundo paralelo dentro da WWE, uma espécie de Indy da WWE onde objectivo é desenvolver os talentos tendo em vista uma possível subida ao main-roster. Claro que alguns dos nomes que são provinientes das indys já estão prontos para o roster principal, mas estar algum tempo no NXT a definir uma personagem não faz mal a nenhum deles.

Mas a grande questão é o NXT com o tempo, sobretudo no último ano tornou-se mais que um território de desenvolvimento, ele tornou-se uma espécie de “brand” da WWE, “a Segunda Divisão”. Porém, e verdade seja dita com estes especiais temos assistido a combates de altíssima qualidade, e a rivalidade que fazem inveja a alguns dos que assistimos no main-roster. Além disso, e como sabemos que os especiais acontecem apenas de três em três meses acabam por ter um cariz especial que os torna únicos, e algo que qualquer fã do bom wrestling não deverá perder.

E esse ambiente “indy” que o NXT tem torna-o único, e que nos transporta para um produto entusiasmante e cativante porque tem excelentes executantes, mas não só. No NXT contam-se histórias, e por isso no NXT consigo ver o melhor das indys com o upgrade de ter histórias a serem contadas no ringue. Arrisco-me a dizer que o NXT têm uma linguagem própria e que resulta de forma exemplar porque acontece ali, e algumas das personagens do NXT facilmente seriam “banais” na WWE normal.

E o roster actual tem alguns exemplos perfeitos de personagens muito boas no campo do entretenimento que resultam porque incorporam de forma perfeita a linguagem NXT. Um desses nomes são claramente Colin Cassady e Enzo Amore( os SAWFT) que são do mais divertido que o NXT pode oferecer, mas que facilmente seriam comédia parva e sem piada no main-roster. Dai eu referir que o ambiente do NXT é mais libertador para que quase todos os membros roster tenham personagens diferentes, mesmo que estejamos a falar dos “boring” CJ Parker, Bull Dempsey e Mojo Rawley.

Mas, o NXT também tem talentos que aconselho a manterem debaixo de olho para os próximos tempos, mesmo não participando no próximo especial. Um desses nomes é obviamente o talentoso Tyler Breeze, mas não só, outros dos nomes que mais curiosidade tem gerado dentro dos fãs é Baron Corbin, que sendo possuidor de um carisma e presença interessantes, e com um finsher brutal é sem duvida um nome a seguir, e sobretudo a verificar se tem verdadeiramente talento além dos atributos que todos já vimos nele.

No entanto, não só de Lonewolfs e Tyler Breeze se faz esta lista de nomes a acompanhar no NXT, temos igualmente Tag Teams: como por exemplo Buddy Murphy e Wesley Blake. Que até podem ter os nomes menos cativantes possíveis, mas a verdade é que dentro do que nos foi possível ver deles é fácil de observar algum potencial e talento por parte desta dupla. E sinceramente espero que eles resultem, porque é importante que a WWE desenvolva Tags para que possa fortalecer a competição nessa divisão tendo em vista o futuro.

Por fim, tenho que falar da divisão feminina do NXT que é bem melhor que a principal, e as duas wrestlers que irão lutar neste especial são o exemplo disso, mas igualmente outros nomes se destacam nesta divisão. Sendo que, sem dúvida alguma que a “inocente” Bayley é sem dúvida um dos destaques e um dos nomes mais populares do NXT, mas não só, igualmente devo destacar Alexa Bliss que tem algum potencial enquanto wrestler, e igualmente a “indy wrestler” Becky Lynch. Porém, todo esse desenvolvimento dessas wrestlers não é alheio ao facto de terem como treinadores a Sara Del Rey e o Finlay.

Assim sendo, a próxima quinta-feira promete ser um especial imperdível porque marca o debut em especiais da dupla Itami e Bálor, mas não só, porque de facto este especial marcará o inicio de uma R Evolução do NXT, uma vez que o inicio de 2015 trará novos protagonistas, e possivelmente assistirá á saída de alguns. Na prática, este especial servirá como o fim do capítulo deste ano, e igualmente como o inicio de um novo ciclo: com novas feuds, e novos campeões.

E acredito que esta expectativa que tenho não é descabida, e estou mesmo convencido que teremos novos momentos inesquecíveis neste Takover, tal como tivemos nos anteriores, como Title Match do anterior evento, ou Paige vs Emma e Charlotte vs Natalya, e Zayn vs Cesaro. Sim, o NXT não compensa os erros da WWE no main-roster, mas o NXT é entusiasmante e independente do restante produto, e fácil de ficar cativado pelo que nos é apresentado e criar ligação emocional às histórias que ali são contadas.

Eu sei que nota-se o meu lado de fã ao falar do NXT, mas é impossível não demonstrar paixão por aquele produto, quando é exactamente o que sinto quando o vejo, e acredito que muitos mais partilham esta opinião. O NXT transpira paixão e emoção, e são as emoções que irão acontecer no Especial de quinta que irei antever já de seguida.

A noite em principio começará com um dos Tag Teams, e dessa forma inclino-me para o especial arranque com embate entre os Ascension e Hideo Itami e Finn Bálor, para que o evento comece logo com um dos três momentos relevantes. Porque se não tivéssemos o title match e “aquele Debut” até diria que este combate não seria logo no inicio, mas tendo em conta isso acho que é preferível dar logo este combate até para deixar os fãs entusiasmados para o resto do card.

Esta rivalidade começou no anterior especial quando os Ascension confrontaram Itami na sua estreia, dando a origem a uma série de ataques dos ex-campeões de Tag Team ao “Rookie” vindo do Japão. Perante essa situação Itami acabou por pedir “ajuda a um amigo” o que levou á estreia do Finn Bálor, e consequentemente a este combate. Na minha opinião a decisão de juntar os ex- indy guys é acertada porque ajuda na adptaçao de ambos ao NXT, e sobretudo o Bálor pode ajudar o Itami nas promos nesta fase inicial.

O único risco é que o Bálor acabe por abafar o Itami nesta parceria, sendo que considero que esse cenário é altamente provável, e penso que todos já reparamos que o Bálor estará mais rapidamente pronto para o desafio WWE, do que o Itami que terá um ajustamento mais lento á nova realidade. E por isso é que lutar e derrotar os ex-campeoes de Tag Team é um passo inteligente, e claramente o único cenários viável para resultado final deste embate, até porque acredito que os Ascension depois desta feud estarão próximos da subida ao main-roster. Dessa forma, só espero que o combate seja de boa qualidade (o que acredito que seja), e que a tal nova faceta que o Bálor falou seja as suas paintings porque acredito que seriam um ingrediente interessante á sua estreia em especiais do NXT.

S&M Odds: Finn Bálor & Hideo Itami 75%; Ascension 25%

Nesta noite especial segue-se o combate feminino da noite, onde a campeã feminina do NXT Charlotte irá defender o seu título contra a sua ex-parceira das BFF´s Sasha Banks, num combate que promete conciliar qualidade e uma história lógica. E quando me refiro a história lógica, quero dizer que pela qualidade que possui como pelo passado enquanto parceiras, que sem dúvida alguma a Sasha Banks é a contender ideal para a Charlotte.

E como o NXT é uma rampa de lançamento para o roster principal, além de ser uma semi-brand, mas a verdade é que o reinado da Charlotte foi um bom teste para ela, e mesmo que precise de evoluir enquanto performer penso que o percurso dela como campeã, e membro do NXT esteja próximo do fim. Por esse motivo é que acho que a pessoa ideal para a confrontar e fazer essa “mudança” na divisão no NXT é a Sasha, uma vez que é na minha opinião, a Diva mais talentosa do NXT quer seja tecnicamente, como nas promos e nas gimmicks.

Assim, deste combate só espero que tenha a qualidade e a storyline que potencialmente terá, porque não tenho dúvidas que elas são capazes de dar-nos um bom combate. Quanto ao resultado, acho que já perceberam pelos argumentos que referi anteriormente que vou apostar na vitória da Sasha Banks, para que a Charlotte suba para o main-roster no inicio do ano de 2015.

S&M Odds: Sasha Banks 70% ; Charlotte 30%

O combate que se segue é o combate pelos títulos de Tag Team do NXT entre os Lucha Dragons e os Vaudevillains, naquela que será a primeira defesa dos mascarados em especiais do NXT. Este combate está longe de ser o melhor combate de Tag do Mundo é verdade, mas também não deixa de ser algo óbvio até porque não existiam muitas alternativas a estes contenders, e mesmo assim penso que eles podem surpreender.

Quando falo em surpreender digo que na minha opinião o English e o Gotch, embora com gimmicks viradas para a comédia, são performers muito eficazes e capazes de contar uma boa história dentro de um ringue. Eles conseguem incorporar bem a gimmick no seu moveset, e isso é visível nos seus desempenhos, e isso não é claramente um sinal de fraqueza enquanto performers. Da mesma forma que para mim não é um mau sinal a parceria Sin Cara e Kalisto, porque dessa forma o Sin Cara(Hunico) ajudou á adaptação do Kalisto á WWE, e neste momento nota-se que ele está cada vez mais adaptado e que se a WWE quiser tem aqui o melhor high flyer de toda a WWE, e um sucessor “seguro” do Rey Mysterio.

Quanto ao combate, tal como referi penso que podemos ter um combate surpreendentemente melhor do muitos poderão esperar, porque confio no storytelling dos Vaudevillains para elevar a qualidade do combate, que não têm necessariamente estar dependente unicamente do Kalisto. No que diz respeito ao resultado do combate penso que não existem muitas dúvidas que a vitória recaírá para os Lucha Dragons, embora não seja impossível a vitória dos Vaudevillains.

S%M Odds: Lucha Dragons 55%; Vaudevillains 45%

Antes do main-event, nada melhor que uma estreia, mas esta não é uma estreia qualquer, estamos a falar da primeira aparição no NXT de Kevin Owens, anteriormente conhecido no circuito Indy como Kevin Steen. Antes de falar das minhas expectativas devo dizer que sou fã dele enquanto performer, e por isso é normal que por vezes note-se essa preferência, mas prometo tentar fazer a análise mais imparcial possível.

Assim sendo, na minha opinião o potencial do Owens é enorme e se ele mantiver o empenho que demonstrou para conquistar um lugar no NXT, entao sem dúvida que o futuro dele pelo menos aqui poderá ser muito promissor. Porque ele possui qualidade técnica muito boa ao contrário do que o seu aspecto á primeira visto poderá indiciar, aliás a carreira dele foi feita á custa de provar os seus críticos, aqueles que diziam que era impossível ser talentoso com aquele perfil.

Quanto á gimmick e ao nome penso que foi acertado porque tanto o nome como o conceito parecem-me interessantes. Digo isto porque o Steen( desculpem Owens) sempre usou a palavra Fight como um dos pontos mais importantes , daí a mítica expressão “ Fight Steen Fight” e por ai acho que o caminho é o correcto. Tal como é correcta a homenagem ao seu filho, e ao “enorme” Owen Hart no seu nome, e por isso acho que nesse campo não nos podemos queixar no caso do Steen.

No que diz respeito á performance de Quinta eu acho que devemos assistir pelo menos a uma promo do Owens( que diga-se que são boas, para quem não o conhece), e gostaria que acabasse com um desafio aberto para um combate logo ali no especial. Combate que gostaria que fosse contra Tyler Breeze, mas que provavelmente será com um jobber e servirá para introduzir o Owens como nome importante, e obviamente sairá por cima desse primeiro embate no NXT.

Chegamos por fim ao main-event, e ao combate pelo título do NXT entre Sami Zayn e Adrian Neville, num combate onde tudo está em jogo para o Sami Zayn. E está tudo porque ele definiu para si mesmo que se perder este combate “desistirá da WWE”, uma vez que não conseguindo vencer “ um Grande combate” para ele não faz sentido continuar no NXT, por mais que demonstre um talento imenso enquanto wrestler.

Dessa forma, este combate está centrado na história do Sami Zayn, e na vontade de cumprir um percurso de redenção que culmine com a conquista do título do NXT, sendo que para chegar a este combate ele derrubou todo os obstáculos excepto Adrian Neville. E não acho que isso secundariza o título, apenas centra a história num wrestler que os fãs querem ver há muito como campeão do NXT, usando o factor “ fim de carreira” para ver de que modo afecta a atitude de Neville contra o seu amigo.

Quanto ao combate eu espero que seja muito bom, uma vez que a estipulação que colocaram torna-o relativamente mais previsível em termos de resultado final, e por isso acho que deviam compensar isso com um show de wrestling de qualidade técnica elevada, sendo que isso não é difícil tendo em conta os intervenientes. No que diz respeito ao vencedor a minha aposta vai para uma vitória do Sami Zayn, depois de um combate muito emocionante, e dificilmente imagino outro cenário que este.

S&M Odds: Sami Zayn 65%; Adrian Neville 35%

É desta forma que concluo esta odisseia pelo universo NXT, esperando que tenha conseguido cativar mais alguns de vós para este mundo único dentro da WWE, e para isso basta fazerem o esforço de verem a edição Especial de 11, e depois tirem as vossas conclusões. Para a semana o Smoke and Mirrors volta para fazer a antevisão do TLC: Tables, Ladders, Chairs and Stairs(vá-se lá perceber porquê). E por isso tenham uma excelente semana, e marcamos encontro no próximo Sábado aqui no Wrestling.PT.

Figuras da Semana

Sasha Banks – Bom segmento após a vitória da Charlotte onde a BOSS deixou a sua marca antes do combate do Takeover.

Hideo Itami e Finn Bálor – Combate aceitável, e onde notou-se uma ligeira evolução do Itami, mas onde o destaque continua todo no Finn Bálor e na sua capacidade de atrair a atenção nele.

Sami Zayn – Excelente promo antes do grande combate de quinta-feira. É impressionante a emoção que ele traz às promos, e ás expressões faciais dele nesses momentos.

Erick Rowan – Tem sido uma bela surpresa este inicio da carreira do Rowan a solo, claro que não é o melhor wrestler do mundo mas pelo menos tem evoluído enquanto performer desde que iniciou a carreia nos Wyatt´s.

Seth Rollins – Grande promo no inicio da Raw. Só tenho pena que depois tenha perdido os combates antes na Raw como na Smackdown.

Wyatt e Ambrose – Grande semana para esta a rivalidade, tanto o segmento da Raw como na Smackdown foram de excelente qualidade, e por isso sem dúvida foi um grande destaque da programação da WWE esta semana.

Surpresa da Semana

Segmento Uso e Miz – Não que tenha sido algo fora do vulgar, mas sem dúvida que o Uso esteve muito bem no acting que deu aquela situação.

Desilusão da Semana

Derrota do Rollins nos main-events dos Shows desta semana – Para mim estas derrotas até seriam aceitáveis caso ele fosse vencer no TLC, o que sem dúvida parece ser improvável, mas sobre isso falo na próxima semana.

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre o NXT? Quais as tuas expectativas para o Takeover: R Evolution? Concordas com a antevisão feita?

Concordas com as figuras, surpresa ou desilusão da Semana?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

23 Comentários

  1. MicaelDuarte - há 2 anos

    Boa antevisão.

    Concordo com todas as previsões, embora não esteja muito certo do resultado do combate pelo título feminino.

    Espero o melhor PPV da (ainda curta) História do NXT.

    • José Sousa - há 2 anos

      Nem eu estou certo que pode vir a ser um belo Especial. Sinceramente espero que não fiquemos desiludidos com os combates, mas tenho a certeza que não.

  2. PankJamaica - há 2 anos

    ótimo artigo.

    Ao meu ver, Charlotte não está pronta para o MR, mesmo sendo melhor que 80% das “DIVAS” que lá estão. Banks que é a melhor Diva na NXT já deveria ser a campeã da divisão feminina da NXT a tempos, minha torcida vai pra ela.

    E é incrivelmente notório que Bálor nasceu para o sports-entertainment, ele rouba a cena sempre que aparece e faz cada um ficar vidrado no seu momento, que entrance linda. Esse tempo na NXT nem é tão necessário para ele pelo que se nota, mas é bom, já que Hideo se encontra com dificuldades, e como ele passou anos no Japão, juntar os dois foi uma grande ideia.
    Outra coisa que me preocupa, é que está chegando a hora do Breeze se lançar ao MR, e isso me preocupa pq o público de lá é diferente, a última coisa que eles querem saber é a qualidade.

    Corbin é incrível, pelo menos como personagem, que entrance magnifica e seu finisher é “UAU”, espero que essa luta tenha no mínimo 3 minutos. rsrs

    Steen deve debutar contra um jobber, e mais tarde deve aparecer para confrontar Zayn. Aposto nisso.

    • José Sousa - há 2 anos

      Concordo sobre a Sasha Banks, ela é sem dúvida a melhoe wrestler do NXT na minha opinião. Sobre o Breeze talvez tenha mais algum tempo do NXT, pelo menos preferia que acontecesse só depois da Mania,.

      O Bálor tem um íman, parece incrível dizer isto mas é verdade. Ele faz-me lembrar o Jericho no sentido que a forma como se apresenta logo na entrada torna-o logo algo a ser visto.

  3. "The Architect" - há 2 anos

    Excelente antevisão José!

    Tal como dizes, também vejo o NXT como uma espécie de “Indy”, não só porque tem lá vários wrestlers que fizeram sucesso nas Indys, mas também porque o estilo de wrestling é semelhante a tal.

    Agora em relação ao R-Evoltuion, espero que tenha uma qualidade semelhante, ou até melhor que os outros especiais do NXT.

    Também achei brilhante juntarem o Balor e o Itami, mas tenho receio que o Bálor “abafe” o Itami, tal como disseste, pois vê-se que ele ainda não se adaptou bem ao estilo da WWE. Não costumo gostar quando os wrestlers do NXT, ficam lá muito tempo, mas neste caso o melhor para o Itami é permanecer lá até que esteja mesmo pronto. No que toca ao combate aposto numa vitória da equipa do Finn Bálor e do Hideo Itami.

    No resto dos combate tenho as mesmas previsões que tu, e espero um grande combate entre o Neville e o Zayn! Quase de certeza que o Zayn vai vencer, mas também gostava que o Kevin Owens lhe custasse o combate, mas depois não sei o que faria para dar continuidade a essa história, uma vez que se o Zayn perde, tem de abandonar a WWE… talvez a estreia de um lutador chamado El Generico… mas já estou a exagerar, e talvez não corre-se tão bem como eu imagino.

    Ah e não podia estar mais de acordo, em relação á desilução da semana. Após o fim da autoridade, o booking do Seth Rollins não tem estado grande coisa. Espero que venham a melhorar isso.

    • José Sousa - há 2 anos

      Tendo em conta a stip não acredito que o Steen vá tramar o Zayn, porque por certo que o Zayn não vai sair da WWE, e honestamente acho que tem mais a ganhar com esta gimmick do que com a de Generico.

  4. danielLP21 - há 2 anos

    Excelente antevisão, José.

    Gostava que ele fizesse um Open Challenge e lutasse contra o Breeze, mas não achas que a estreia do Owens também pode ser no main-event, atacando o Zayn depois de este vencer o Neville ou, simplesmente, olharem um para o outro olhos nos olhos, antevendo uma feud entre eles?

    • José Sousa - há 2 anos

      Poder pode claro e eu gostava dessa feud. Apenas acho que o Owens( já lhe ia chamar Steen), devia ter um primeiro mês contra alguém que não logo pelos títulos( como o Bálor e o Itami). Mas se for logo com o Zayn força nisso, e que o title match seja no Takeover especial da Março( segundo se diz entre Quinta ou Sexta do fim -de-semana da Mania).

  5. Diogo7 - há 2 anos

    Excelente antevisão.

    Itami e Bálor vs Ascension: Bem construída esta rivalidade. Espero um bom combate, com a vitória do Bálor e do Itami. Os Ascension devem subir depois deste evento.

    Charlotte vs Sasha Banks: Mais uma rivalidade interessante e com história. Aquele segmento no último NXT foi muito bom. Devemos ter um combate interessante entre as duas. Queria que a Sasha ganhasse, e acho que é isso que vai acontecer, no entanto, não descarto uma vitória da Charlotte.

    Lucha Dragons vs Vaudevillains: Espero um combate bom e entretido entre estas duas equipas. Vitória para os actuais campeões.

    “Debut” do Kevin Owens: Deve ser contra um jobber tipo CJ Parker. Espero que tenha um grande impacto na estreia. Tenho a certeza que vai ser uma estrela em breve. Devia ir logo para o Título.

    Neville vs Zayn: Grande história que tivemos desde o último Takeover. A história da “redemption” e do Zayn não ganhar o “Big One” foi muito bem construída. Acho que o resultado é óbvio por causa da estipulação. Mesmo assim, acho que vamos ter um combate brutal, com o Zayn, finalmente, a ser campeão.

    • José Sousa - há 2 anos

      Concordo contigo sobre o primeiro combate. Mesmo que os Ascension entrem numa fase de vignettes no máximo na Raw depois do Rumble já estão no main-roster. Espero que os construam tipo á ” Legion of Doom”.

      Nem descarto mas gostava que a melhor wrestler do NXT conquistasse o titulo na quinta-feira. Também acho que os Lucha defendem, mas perdem muito em breve para o Bálor e para o Itami.

      O Owens vai ter grande pop, ou pelo menos reacção no fãs. Main-event concordo contigo, espero que tenhamos o combate que esperamos já que a vitoria do Zayn parece certa.

  6. Hildo - há 2 anos

    Excelente antevisão.

    Concordo com você na grande maioria, com exceção do combate feminino, não tenho tanta certeza assim que a Charlotte perde o titulo na Quinta, de qualquer forma espero um excelente evento, algo que não é tão difícil de se esperar.

    • José Sousa - há 2 anos

      Eu admito que essa hipótese existe mas a verdade é que não vejo mais ninguém para tirar o titulo á Charlotte nesta altura sem ser a Sasha Banks.

  7. Biblas - há 2 anos

    É normal estar mais ansioso para ver este Takeover do que o TLC? xD
    Boa antevisão!

    • José Sousa - há 2 anos

      É. Eu também estou mais ansioso para o Takeover do que para o TLC.

      • filipe - há 2 anos

        o tlc deste ano promete e mto… so temos combates com estipulaçao até agora… até temos um steel stairs match… os dois prometem

  8. vitorxd - há 2 anos

    Excelente antevisão José.

    Se calhar o NxT sera melhor que o Tlc.Gostaria que a Charlotte ganhava, mas como tu acho que a Sasha ganha.

    Acho que os Ascension subiram para o roster principal por isso nao ganharam o titulo.

    Gostarei muito de ver o ME entre Sami Zayn e Adrian Neville,Acho tbm que Zayn ganha.

  9. Mr. Money In The Bank - há 2 anos

    Na primeira foto, parece que é o Bray Wyatt.

  10. Dolph Ziggler - há 2 anos

    Bem, eu já não via NXT há vários meses e estive a ver o desta semana e confesso que aquela promo do Zayn já me deixou ansioso para o combate. Um combate entre o Neville e o Zayn vai ser sempre muito bom termos de qualidade de combate, mas gosto desta história do Neville achar o Zayn muito bonzinho demais e depois este mostrar outra faceta no segmento.

    Curioso também para ver a estreia do Steen.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador