Smoke and Mirrors #190 – Big in Japan

No momento em que lerem este artigo é bem provável que já tenha acabado o especial da WWE no Japão, e com isso o futuro imediato de Kevin Owens tenha sido clarificado. Não que alguma vez duvidasse que estávamos perante uma subida a “full time”, porém o evento do Japão serviu para confirmar a todos os que ainda duvidavam que ele veio para ficar no roster principal.

Na prática esta semana serviu apenas como a transição final do NXT para o “grande Palco”, e isso só poderia ser concluído com a perda do título do NXT. E o evento em questão, e o contender em questão são sem dúvida bons motivos para que essa mesma transição ocorra neste momento, e sobretudo de forma pacifica.

E porquê este momento? Porque não no Especial “Takeover” de Agosto?

Por vários motivos. Primeiro de todos, e sem dúvida o mais importante: É a altura certa. Não vale a pena adiar muito mais a presença dele no NXT, e sobretudo é fundamental que o centram definitivamente apenas nos objectivos do main-roster e na feud com o Cena. Seria um pouco despropositado que o Kevin Owens fosse para o Summerslam com o foco de defender dois títulos, ou defender um e conquistar outro.

Porque parece óbvio que o Owens acabará por conquistar o título dos Estados Unidos ao Cena, nem que seja no Summerslam. E é isso que mantêm a feud interessante para os fãs, ou seja, pela primeira vez em muito tempo o foco da WWE numa rivalidade em que envolve o Cena não é proteger ao máximo o seu adversário, mas sim elevá-lo.

Porque não tenho dúvidas que o plano é o Owens sair do Summerslam com o título dos Estados Unidos na sua posse, começando um reino de destruição completa que só beneficiará a ele e ao seu reinado. Mesmo que isto funcione melhor caso os seus futuros contenders não sejam escolhidos à sorte, sobretudo o homem que lhe vá tirar o título, mas sobre isso já referi no Perguntas e Respostas desta semana que acredito que poderá ser “ alguém com contas por ajustar com ele”.

Mas voltando à actualidade e à actual rivalidade com o Cena, eu discordo de quem diz que ela piorou porque isso não corresponde à verdade. A WWE tem continuado a apresentar o Kevin Owens como um oponente forte e à altura de se bater com o Cena, seja no ringue como nas promos, notando-se que não lhe colocaram um travão. Depois, a qualidade de uma rivalidade não se mede pela quantidade de confrontos físicos que temos antes de um PPV, ou pelo menos esse não será o único critério.

E nesse sentido esta rivalidade tem sido muito bem construída, e sobretudo tem nos apresentado combates de elevadíssima qualidade. Não sendo difícil de prever que todos os combates até agora são fortes candidatos a combate do ano, mesmo que nenhum deles acabe por ser premiado com esse galardão.

E como a rivalidade precisa de manter a intensidade considero que é fundamental que se centralize a atenção do Owens apenas neste “fogo”. Não porque não seja capaz de lutar dois combates em pouco tempo, mas considero que não compensa o risco de o colocar a lutar dois dias seguidos: Takeover e Summerslam. Isto tendo em conta os relatos que referem que o próximo Takeover será em Brookyln no Sábado que antecede o Summerslam.

Claro que fisicamente ele é capaz de o fazer, porém será que compensará arriscar quando o Owens estará num dos principais combates do Summerslam. Porque imaginemos que ele por acaso lesiona-se? A WWE não pode arriscar-se a ter o futuro campeão a não conquistar (ou defender) esse mesmo título num grande evento, por mais que fosse especial que perdesse o título apenas no Takeover.

Dai achar correcta a decisão do Bálor se tornar campeão no Japão (caso se concretize). Primeiro porque ele é alguém com talento suficiente para aguentar o NXT durante o tempo em que ele estiver limitado pelas lesões ( Itami e Zayn), e enquanto o Uhaa Nation não for lançado para o spotlight.

Depois, o Japão é o local ideal para que esta troca aconteça porque a acontecer será num local onde ele é adorado. E isso será visível no momento em que ele fizer a entrada no Sumo Hall, porque ele é do tipo de wrestler que consegue transformar a atitude que tradicionalmente os fãs japoneses demonstram nos shows de Wrestling. E se juntarmos isso à possibilidade dele vencer o título na sua segunda casa, então temos tudo para que o combate de hoje seja um momento especial na carreira de Bálor na WWE.

Sim ele está pronto para o main-roster, mas face à popularidade que possui neste momento é a escolha correcta para suceder ao Kevin Owens como campeão do NXT. E isso não implica que não suba ao main-roster no espaço de um ano, porque isso parece-me inevitável. Porém, e antes dessa subida penso que a WWE quererá dar-lhe um reinado no NXT como recompensa pela forma como conquistou os fãs.

Aliás, vejo isto mais como uma prenda para os fãs do que propriamente para o próprio Bálor que não necessita deste reinado para que prove o seu valor enquanto estrela. Esse talento e potencial é inequívoco, porque o carisma que possui é algo que se pode sentir em cada gesto ou expressão dele dentro ou fora do ringue. E é exactamente por isso que considero que ele deverá vencer o título no Sábado, porque é a melhor escolha possível neste momento.

Claro que até poderia não estar destinado a vencer este combate, e este lugar até podia ser do Itami caso não tivesse ficado lesionado. No entanto, e a partir do momento que a WWE decidiu que isto seria um especial da Network que me pareceu claro que iríamos ter troca de título, porque um combate entre o Brock e o Kofi, onde o Lesnar irá esmagar não me parece ser motivo suficiente para manter os fãs americanos acordados de madrugada para ver um especial.

Até porque uma derrota não irá magoar a credibilidade do Kevin Owens neste momento, porque não duvido que será protegido mesmo na derrota. Além disso, a personagem do Owens tem algo que poucos possuem: coerência. Nós sabemos que ele tanto sabe começar a luta, como sabe conclui-la. E isso dá-lhe uma vantagem enquanto futuro top heel que muito poucos wrestlers terão.

É essa a grande vantagem que ele tem neste momento na rivalidade com o Cena, porque ele até agora foi capaz de iniciar a luta e ainda não ficou completamente por baixo em algum momento, e acredito que nunca ficará em momento algum neste caso. Claro que perdeu o segundo combate, mas acabou por ripostar minimizando os efeitos de ter perdido o seu primeiro combate na WWE.

Devo dizer que o facto de já não ter uma streak até é uma vantagem, dado que liberta a WWE da pressão de a manter, e isso normalmente acaba por fragilizar muito mais um wrestler quando ele acaba por perder uma grande rivalidade, como foi o caso do Rusev. Sem Streak o foco de Kevin Owens pode estar completamente focado em conquistar objectivos, e simultaneamente subir degraus no seu estatuto na WWE.

É isso que fez desde que chegou ao NXT e continuou a fazer desde que se estreou no main-roster. E será isso que fará quando conquistar o título dos Estados Unidos a John Cena, no que será um momento importante para ele. Já que as ocasiões em que o Cena foi bookado a perder rivalidades são tão escassas que quando ocorrem só poderá simbolizar uma aposta em Kevin Owens como futuro main-eventer e top heel da companhia.

E não é a perda do título no Japão que irá mudar isso. O tipo de personagem que ele possui é tão forte e credível que sabemos que mesmo que não vença todas as guerras acabará por recuperar dessas mesmas derrotas com vitórias ainda maiores. E é isso que o diferencia de outros heels como o Bray Wyatt, porque ao contrário do Eater of Worlds nós sabemos que em princípio o Owens irá recuperar quase sempre das suas derrotas. Sendo efectivamente isso o que lhe permite ter neste momento uma ascensão à Shield.

Sendo essa sua principal força, e sobretudo o que fará dele um excelente campeão dos Estados Unidos mesmo que não tenha oponentes com o estatuto do Cena. Ele é claramente do tipo de heel que consegue dar a volta a essa situação, e facilmente consegue criar interesse numa rivalidade com um underdog através de um ataque cobarde.

Daí não me surpreender se tiver rivalidades pelo título com o Cesaro, Neville e Ziggler. Porque mesmo não sendo os atletas com maior estatuto do roster, o Owens consegue colocar interesse nas rivalidades quando os questiona. E é desse tipo de oponentes que ele vai precisar porque ajudarão a criar mais heat, ao mesmo tempo que mantêm o nível de qualidade dos seus combates.

Esse aspecto é fundamental para o momento em que perca o título, algo que deverá acontecer apenas por alturas do Royal Rumble ou mesmo da Wrestlemania, e apenas para alguém que tenha contas por ajusta com ele. Sendo Sami Zayn o mais forte candidato para esse momento, mesmo que não seja de todo impossível que até possa vir a ser o Samoa Joe. Porém, o mais importante é que seja alguém que tenha uma rivalidade com ele, e não apenas alguém escolhido aleatoriamente.

Sei que apresentei algumas opiniões subjectivas e até poderão não acontecer, mas acredito que não é uma má altura para debater o futuro do Wrestler que marca o ano de 2015 até agora. Porém, e por mais destaque que o Kevin Owens tenha, é muito injusto se não referirmos a excelente forma do Cena este ano e o enorme papel que têm tido para o sucesso desta rivalidade.

Despeço-me de mais uma edição do Smoke and Mirrors. Voltamos para a semana para analisarmos a actual situação da TNA e os rumores que envolvem uma parceria ou fusão com a GFW.

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre a ascensão de Kevin Owens no Main-Roster e a sua rivalidade com John Cena? Que tipo de reinado esperas que tenha caso conquiste o título do USA?

Consideras Finn Bálor uma boa escolha para novo NXT Champion?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

23 Comentários

  1. Wrestling Life - há 1 ano

    Concordo a 100%

    Se eu decidi-se, o Sami ganhava contra o Owens na Mania e depois o Owens ganhava o MITB.

    • José Sousa - há 1 ano

      Por mim também esperaria até ai. O Sami em principio só volta no final do ano, por isso esperava-se até ao Rumble ele voltaria ai, eliminava o Owens do Rumble match e criava-se logo ali o combate para a WM.

  2. Reigns one versus all - há 1 ano

    Excelente artigo, José.

    Acho que a ascenção do Owens no roster principal tem sido muito bem planeada pela WWE,tem o credibilizando enquanto uma maquina destruidora e que não olha a meios para atingir os seus fins.
    A rivalidade entre o Cena e o Owens esta a ser muito interessante e tem proporcionado grandes combates,e foi a melhor maneira para o Owens entrar no main roster.

    Espero um reinado de destruição.Acho que vão vários superstars tentar tirar-lhe o titulo e ele simplesmente destrói,o que seria bom ver nos próximos meses, e acho que quem lhe tira o titulo vai ser o sami zayn, eles tem já uma longa historia e seria mais um capitulo desta feud.

    A meu ver é uma ótima escolha,já que ele é uma grande estrela,tem uma qualidade acima da media e,assim que ele perder o titulo sobe ao main roster e faz uma estreia espetacular.
    Agora no reinado do balor,espero agora ver o breeze a n°1 contender.

    • José Sousa - há 1 ano

      Concordo contigo em tudo. Não já para Brooklyn, mas depois sim quero ver Breeze vs Bálor. Embora os criativos possam arriscar no Baron Corbin já que ele está “imparável”, mas só gostaria se finalmente mostrassem o Corbin enquanto alguém que faz do que tem feito.

      Eu sinceramente acho que é o Sami que lhe tira o título. Claro que planos poderão mudar, mas tenho essa sensação que será ele ou o Samoa Joe, mas pela forma como acabou a história entre eles está intencionalmente incompleta.

  3. João Paulo - há 1 ano

    Mais um ótimo artigo

    Qual a tua opinião sobre a ascensão de Kevin Owens no Main-Roster e a sua rivalidade com John Cena? Que tipo de reinado esperas que tenha caso conquiste o título do USA?
    A ascensão do Owens e muito boa para mostrar o grande talento que ele possui e para um grande impacto como um grande heel que ele é, e sua rivalidade com o Cena está no caminho certo até agora com ótimos promos e dois excelentes combate. Certamente com a possível conquista do titulo USA no Sumerslam ele deve ter um grande reinado como campeão dos EUA mostrando sua grande força no main roster, até perder seu título na Wrestlemania 32 para Sami Zayn, e feud entre eles pode voltar no Royal Rumble com o Sami Zayn tendo seu regresso e eliminando o KO para culminarem a rivalidade na Wrestlemania com uma grande vitoria do Zayn

    Consideras Finn Bálor uma boa escolha para novo NXT Champion?
    Com certeza o Bálor e uma ótima escolha para ser o novo NXT Champion, mas certamente que era para conquistar o título do NXT no Japão era o Hideo Itami mas por causa de sua lesão a WWE teve que muda o vencedor e por isso eu acho que quando o Hideo Itami voltar de lesão e ele que vai tirar o título do Bálor lá pelo final do ano

    • José Sousa - há 1 ano

      Tens exactamente o mesmo “Fantasy Booking” que eu tenho, e sinceramente acho eu sim que poderá ser por ai que a WWE vai e não quero falar muito para não spoilar próximos NXT.

      Eu acho que poderá ser o Itami, mas acho que o Itami regressa mais cedo do que o final do ano. Ele no Especial parecia estar a melhorar, mas veremos, eu preferia o Breeze para novo NXT Champion acho que o homem já merecia.

  4. Don_Ricardo_Corleone - há 1 ano

    Concordo com tudo. Apenas acho que em vez de um especial deviam ter feito um RAW com este combate e as presenças do Lesnar e do Jericho. Se eu fosse japonês teria preferido. Acabaram por gastar bastante dinheiro por um show fraco apenas com o Lesnar, o Jericho e um rande combate (dois, a contar com o do Jericho), isto porque acabou por faltar o campeão.

    • José Sousa - há 1 ano

      Concordo até porque escrevi antes do evento. Segunda espero uma Raw melhor em Chicago, nem que seja porque o Brock vai estar lá e posters e carros vão voar.

  5. Vinícius Nunes - há 1 ano

    Bom artigo.

    Acho que foi correta a maneira que o Owens perdeu o título, acho que ele cumpriu bem o seu curto ciclo no NXT, e é assim que tinha que ser, e ainda bem que o foi, agora espero que o foco do Owens esteja todo no Cena e no USA Championship e por mim ele vencia já no Battleground e que o Owens entrasse no Summerslam como campeão e terminasse nesse grande PPV a grande feud do ano.

    • José Sousa - há 1 ano

      Por mim é me indiferente Vinícius. Nesta altura já não tenho dúvidas que o KO vence a feud com o Cena, e só isso é algo que poucos conseguiram e dá uma grande vantagem ao homem.

  6. LCS - há 1 ano

    ótimo artigo

    Owens teve uma ascensão enorme,pois poucos esperavam a subida imediata dele,já que era o nxt champion,porém depois dessa grande feud e 2 combates espetaculares a decisão por hora se mostrou muito acertado e espero um ótimo reinado com boas feuds mas principalmente bons combates principalmente em ppvs e depois vamos ver o que arrumam ao cena.

    Já que provavelmente ele será o novo USA champion a decisão do bálor como novo campeão foi acertada,considerando as lesões de Zayn e Itami e depois do Owens conquistar o titulo dos Estados Unidos,eu ficaria surpreso se quem lhe tirar o título não seja o Zayn,pois no início falava-se em ser o próprio Zayn que iria derrotar o Owens pelo título do nxt mas aconteceu a lesão e esse 2 como foi dito já tem “sua história”.

    • José Sousa - há 1 ano

      Sim. Além que existem spoilers dos próximos NXT que poderão dar pistas, mas depois vocês perceberão. Mas mesmo que não soubesse de coisas eu apostava no Sami Zayn para tirar o titulo ao Owens, porque é uma boa oportunidade para termos um combate entre eles logo no main-roster e dar um aperitivo do seu potencial.

      Digo aperitivo porque tenho a noção que seria do tipo de combate que seria muito melhor numa Rematch( tipo Extreme Rules) do que na Mania, até porque na Mania não teria tanto tempo de combate.

  7. 434 Days - há 1 ano

    Excelente artigo José. Concordo plenamente contigo

    O Owens tem estado excelente neste inicio do ano, e não é por acaso que já foi considerado o melhor wrestler do ano até agora. A sua rivalidade com o Cena tem sido o ponto alto dos shows ao longo destas semanas e os dois combates que nos proporcionaram irão ficar para a história a meu ver. Eu gostava que ele ganhasse já no Battleground o título, mas a possibilidade de ser no SummerSlam tem tudo para se dar certo. Quanto ao seu reinado, que seja de destruição e afirmação de um talento absolutamente fantástico. Para lhe tirar o título nada melhor do que Sami Zayn, considerando toda a história entre eles.

    O Finn Bálor é uma excelente escolha e quanto a mim o seu mérito é indiscutível. Espero que consiga manter o título ao bom nível que tem estado desde que foi criado.

  8. Miguel Carlos - há 1 ano

    Excelente artigo.

    Eu sinceramente não consigo ver o Owens a sair por cima da feud, com o título. Há uns dias o Vince McMahon disse que o Owens vai-se destacar na WWE, mas que não o via como WWE Champion. E para além disso, é uma feud que envolve o Cena e o Owens tem saiódo sempre por cima. Mas gostava imenso que tivesses razão, e que isto culminasse num Owens-Zayn na WrestleMania pelo United States Championship.

    • danielLP21 - há 1 ano

      Continuo a perguntar onde raio viram essa tal entrevista. Atenção que o Vince RUSSO e o Vince MCMAHON são pessoas diferentes.

      • José Sousa - há 1 ano

        Por acaso a ideia que tenho é que foi o Russo que disse que o Kevin Owens tem muito talento como wrestler, e que não nega que isso vai ser visto na WWE. Porém não o ve como main-eventer da WWE, nem como uma estrela. Aliás ele diz isso do Owens, Zayn e Bálor que são apenas excelentes wrestlers mas não estrelas.

      • danielLP21 - há 1 ano

        É que eu já fui ao google várias vezes pesquisar “Vince McMahon talks about Kevin Owens” e não há absolutamente NADA. É assim que os rumores se espalham: leem a mal a porcaria de um título de uma notícia e mandam postas só porque o Vince McMahon é o maior pulha que aí ainda. Depois metem a pata na poça e nem sequer se dignam a dizer que estão errados (isto não é necessariamente para o Miguel Carlos, é para quem faz isto constantemente por esse mundo fora).

      • José Sousa - há 1 ano

        Aliás planear uma feud onde o Owens vai vencer no final o Cena nem é começar aos poucos lançar o Owens para o main-event. Claro que não vai directo, mas vai ser tipo Shield, e se isso não é um sinal que TODA a Companhia e não só o Triple H querem apostar no Owens então não sei o que será.

      • Miguel Carlos - há 1 ano

        Eu estava mesmo a falar do Vince McMahon, pode não ser verdade, mas li isto aqui: http://www.facebook.com/WwePortugaleBrasil/photos/pb.753556798047172.-2207520000.1436118743./869872479748936/?type=3&theater. Mas não faz mal Daniel, eu percebo, apesar de achar que o Vince McMahon podia ter uma visão mais moderna, respeito imenso tudo o que ele fez pelo wrestling, e não acho que ele seja um demónio e que o Triple H seja o salvador da WWE.

      • danielLP21 - há 1 ano

        Algo me diz que isso é das coisas mais fakes que já vi. Engraçado como nenhum outro site americano falou disso.

      • José Sousa - há 1 ano

        Nisso o Daniel tem razão eu não li nada sobre isso nos sites americanos. E de certeza que uma opinião sobre o Owens iria aparecer nos grandes sites americanos.

      • Miguel Carlos - há 1 ano

        Ok, obrigado.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador