Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Smoke and Mirrors #247 – Antevisão: NXT TakeOver: Brooklyn 2

No próximo dia 20 o NXT volta a Brooklyn para novo Takeover, e um ano depois podemos esperar um evento totalmente diferente do que lhe precedeu, sobretudo porque o NXT mudou bastante enquanto produto no espaço de um ano. Basta referir que nesse espaço de tempo saíram do plantel a maioria dos principais nomes desse card( Apollo Crews, Bálor, Kevin Owens, Sasha Banks, Vaudevillains, Tyler Breeze e Baron Corbin).

E esse facto é revelador da principal característica do NXT: uma constante mutação e capacidade de se recriar. E isso é evidente em todas as divisões que compõem o produto NXT, mesmo que nem todas tenham a mesma força que possuíam há um ano atrás, a verdade é que existe esse trabalho constante de revitalização das histórias do NXT. Embora se note cada vez mais uma aposta em nomes credenciados das indy para o main-event em detrimento do desenvolvimento de personagens e wrestlers “made WWE”.

Eu sou da opinião que se pode fazer ambas, e a construção deste especial demonstrou exactamente isso, ou seja, pela primeira vez em vários meses reconheci o trabalho de típico do NXT de construção de histórias de forma simples e eficaz. E embora este seja um card com menor expectativa do que o Takeover de Dallas, ele foi muito melhor promovido e construído e sinceramente tenho boas expectativas para este evento.

Não sei se terá um nível igual à edição passada, até porque essa foi de excelência, mas tenho a sensação que será um evento cuja qualidade dos combates irão surpreender os fãs que assistam ao mesmo. Até porque este será um evento que poderá marcar a despedida de alguns nomes ao NXT, e mudança de ciclo em algumas das divisões deste produto.

O evento começará possivelmente com o combate entre Austin Aries e No Way José, numa rivalidade que me surpreendeu bastante pela forma como conseguiu ser apresentada de modo sério. E o mais fácil seria contar uma história mais cómica devido à personagem mais “light” e de entretenimento de No Way José, mas não foi essa a opção da equipa criativa e ainda bem que não o foi.

Digo isso porque tudo foi bem feito na construção do mesmo, e isso começou pelo modo exemplar como fizeram o heel turn do Austin Aries colocando a sua personagem no caminho certo, pois é naturalmente melhor vilão do que herói. Além que esse lado trouxe um Aries mais agressivo que contagiou a personagem de No Way José, e isso fez com que a personagem ganhasse novas camadas e se tivesse tornado mais interessante. Não me custando nada dizer que ele surpreendeu com a evolução que apresentou seja na seriedade, como na agressividade que trouxe à sua performance dentro do ringue.

Tudo isso faz com que tenha boas expectativas para este combate, sobretudo porque ele poderá surpreender pela qualidade técnica que irá apresentar, pois acredito que o No Way José fará uma performance que alguns julgam não ser capaz de efectuar. Já o resultado final dependerá muito dos planos para a rivalidade, contudo e como acredito que será o único combate da mesma em especiais a minha aposta vai para uma vitória do No Way José para o desenvolver enquanto um dos principais faces do NXT. Aliás, face à falta de midcard da Smackdown aposto numa subida do Aries pouco depois do Summerslam.

S&M Odds : Austin Aries 45%; No Way José 55%

Como todos sabem normalmente o NXT guarda para os seus especiais as suas principais estreias, e para o evento de Brooklyn guardou para todos nós a primeira aparição de um nome que poderá mudar a divisão feminina: Ember Moon. Esta wrestler, anteriormente conhecida como Athena, é uma excelente aquisição para a divisão feminina e poderá tornar-se no devido tempo na sucessora da Bayley como top face do NXT.

E o facto de terem guardado este momento para este especial tem um significado especial, porque não tenho dúvida alguma que este será um Takeover que marcará uma mudança na divisão feminina. E acredito que o talento técnico e capacidade atlética de Ember Moon irá conquistar os fãs facilmente desde que a sua personagem tenha uma boa abordagem. Ela é a tal rival que a Asuka precisa e a sua performance de estreia comprovará exactamente isto, e como é óbvio este combate acabará com uma vitória da estreante.

Segue-se outra estreia dentro de um ringue do NXT, contudo neste caso estamos a falar do primeiro combate de um veterano que passou a maioria da sua carreira na TNA enquanto main-eventer: Bobby Roode. E é exactamente isso o que ele é um main-eventer, uma verdadeira supertar e toda a sua postura e atitude revelam isso, e a sua promo de estreia comprovou exactamente isso, mesmo que seja da opiniao que ele deveria vir directamente para o main-roster.

Num momento onde poderia ter aproveitado para receber o aplauso dos fãs que o reconheciam enquanto uma contratação importante, ele fez exactamente o oposto e foi notável o modo como apresentou a sua gimmick e criou heat junto dos fãs. Pessoalmente gostei bastante da personagem dele, acho que lhe assenta na perfeição aquela atitude arrogante de quem se considera intocável e “um deus do wrestling”. Só tenho pena que a sua primeira rivalidade seja contra Andrade Almas, mas talvez a equipa criativa acredite que ele possa ajudar o mexicano a criar uma ligação com os fãs.

Não sei se conseguirá isso, porém quero pensar que seja possível que consiga tirar do mexicano um bom combate neste especial de Brooklyn, até porque é fundamental que comece a revelar mais personalidade nas suas performances. E isso terá de acontecer mesmo que o resultado final seja uma vitória certa de Bobby Roode pois ele não irá começar a sua gloriosa carreira no NXT com uma derrota.

S&M Odds: Bobby Roode 80%; Andrade Almas 20%

Antes dos main-events da noite temos o combate onde a equipa de Tommaso Ciampa e Johnny Gargano irá tentar conquistar os títulos de Tag Team do NXT aos Revival, que surpreendentemente venceram os American Alpha no Takeover: The End tornando-se campeões pela segunda vez. E até agora esse segundo reinado tem sido marcado pelo desenvolvimento e crescimento da personalidade de Dawson e Wilder enquanto dupla e campeões.

Os Revival são a melhor dupla heel que alguma vez passou pelo NXT, mesmo com reinados com um tempo inferior ao que os Ascension tiveram eles são a equipa heel campeã com melhor qualidade, presença, carisma, atitude e talento enquanto wrestlers que alguma vez o NXT teve. Eles são uns campeões credíveis e irão defrontar os melhores oponentes que possivelmente poderiam ter, e a única equipa ainda no NXT que os derrotou, e esse facto foi bastante bem vincado pelos desafiantes na construção do combate.

E pela qualidade que ambas as equipas possuem espero que nos ofereçam um combate fantástico, até porque estamos efectivamente a falar de duas duplas de elite. Quanto ao resultado do mesmo estou dividido, mas vou apostar numa defesa dos títulos por parte dos Revival mas sem certezas.

S&M Odds: Gargano & Ciampa 49%; Revival51%

E o primeiro main-event da noite será o combate pelo título feminino do NXT entre Asuka e Bayley, naquele que será o segundo confronto entre ambas e que terá a missão de superar o primeiro que ocorreu no especial de Dallas. Não que ele tenha sido mau, mas a verdade é que tanto a história como a qualidade do combate acabou por não estar ao nível que prometia, e que a divisão feminina nos tinha habituado.

Dai considerar que este combate terá de ser necessariamente melhor, e em princípio terá todos os argumentos para isso. Em primeiro lugar foi muito melhor construído pois tivemos mais interacção entre as duas, onde a Asuka apresentou-se como sempre a sua aura dominante mas acrescentando um pouco de arrogância à sua postura. Depois tivemos uma Bayley mais séria e agressiva, e determinada a fazer de tudo para reconquistar o título, e isso oferece-me garantias que este poderá ser o tal combate de sonho entre elas.

E acredito nisso porque este deve ser o último combate da Bayley no NXT, e por isso quererá despedir-se em grande estilo e com uma performance de elite capaz de criar o mesmo impacto que criou no Takeover de Brooklyn do ano passado. Até porque não tenho dúvidas alguma que a vitória final irá para a Asuka que deverá iniciar a sua rivalidade com a Ember Moon em breve.

S&M Odds : Asuka 90%; Bayley 10%

A noite acaba com o combate pelo título do NXT entre Samoa Joe e Nakamura, no que será quase de certeza o combate da noite, seja pela qualidade dos intervenientes como pela importância do mesmo. E por certo que a WWE quererá fazer algo especial nesta que será a primeira oportunidade por um titulo de Nakamura algo único, mesmo que possa implicar o fim do reinado do Samoa Joe como campeão.

É verdade que Samoa Joe defendeu apenas uma vez em especiais, mas pela forma como foi construído este combate penso que nos estão a contar o fim do reino de dominação dele no NXT. Isto porque está a ser retratado como o campeão enfurecido e que desafia a autoridade de Regal, e acredito que no fim essa postura servirá como forma de explicar a sua saída do NXT. E neste cenário o Nakamura é o homem ideal para ser campeão do NXT neste momento porque garante um reinado forte, interessante e carismático, e isso foi visível na forma como confrontou o campeão antes deste combate.

Sendo bastante interessante o modo como promoveram a rivalidade sem que sequer tivesse existido contacto físico entre eles, aliás acho que esse facto ajuda a criar interesse no mesmo ao contrário do que a maioria poderia pensar. Quanto ao resultado final do mesmo aposto numa vitória do Nakamura para criar um momento NXT na noite de Brooklyn. Além que neste momento o main-roster precisa mais do Samoa Joe do que o NXT, e está na hora do Nakamura consagrar a sua ascensão meteórica no NXT.

S&M Odds : Nakamura 65%; Samoa Joe 35%

Concluo deste modo a minha antevisão do primeiro evento do fim-de-semana do Summerslam. Para a semana o Smoke and Mirrors voltará com a antevisão do card completo do Summerslam de 2016.

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

12 Comentários

  1. Gabriel Taker - há 4 meses

    Concordo com suas previsoes menos o NXT Titke acho que o Samoa Joe vai vencer “sujo” o Nakamura para continuar a Feud e só dps talvez no proximo TakeOver o Nakamura vence o NXT Championship.

    • José Sousa - há 4 meses

      Não acho que a feud dure tanto tempo. Porque isso implicaria o Joe ficar até mais ou menos Dezembro no NXT, e mais dois especiais( um para perder e outro para rematch). Vejo mais o Joe a perder, e depois a ter a desforra em Outubro ou Setembro e subir para o main-roster.

      • Gabriel Taker - há 4 meses

        Nao vejo problemas ele subir em dezembro mas nao ha problema se ele perder e subir o Owens teve a rematch quando ja tinha subido e alias eu acho que um ex NXT champion que sobe pro MR nao devia ter rematch nao faz sentido

      • José Sousa - há 4 meses

        Pois. É daquelas situações que por vezes são excessivamente obrigatórias.

  2. RFBM - há 4 meses

    Bom artigo José, apenas discordo no resultado de dois combates. Acho que o Aries acabará por vencer o No Way Jose, apenas porque acho que esta é uma feud mais para testar a capacidade do No Way Jose do que propriamente para o credibilizar.

    De resto, a minha aposta vai para uma vitória do Ciampa e do Gargano, não por alguma razão em específico, digamos que depois do combate que deram no CWC, e por já apareceram no NXT há quase um ano, já está na altura de talentos como eles conquistarem o ouro.

    • José Sousa - há 4 meses

      Eu acho que não. É uma atitude demasiado arrogante perante o Jose, e francamente não podemos ter tantas derrotas faces. Como disse o main-roster precisa de subidas e ele ou o Joe( se não os dois) deverão ser os próximos em conjunto com a Bayley.

      O Gargano e o Ciampa vão ter uma feud algo me diz.

  3. The Boss - há 4 meses

    Ótimo artigo, concordo absolutamente com todas as suas apostas. A minha única dúvida é quem vai enfrentar Ember Moon, no seu combate de estréia.

  4. Artur - há 4 meses

    Bom artigo José. Só discordo no combate entre Aries vs No Way José. Acho que o Aries ganhará, pois vejo nele um lutador que pode acrescentar muito mais ao NXT do que o José.

    Tenho o feeling de que o Joe irá debutar em breve no SmackDown, e adoraria isso. Estou vendo alguns rumores de uma possível aparição do Ibushi. Com certeza seria um grande momento, e mal aguardo para ver o homem no RAW. Nesse momento, ele é minha aposta para vencer o CWC e se tornar Cruiser Champion.

    • José Sousa - há 4 meses

      Eu não acho. Acho que a rivalidade está a ser construída para apresentar o Jose enquanto alguém que pode ser sério quando é preciso,um pouco como o Tyler Breeze. Gosto muito do Aries mas o NXT também tem de desenvolver nomes alem dos veteranos que já possuem.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador