Smoke and Mirrors #248 – Antevisão: WWE SummerSlam

Este é o fim-de-semana mais quente do ano para WWE, ou pelo menos é assim que este PPV é promovido pela companhia, naquele que é o segundo evento mais importante do ano para a mesma. E a maior prova dessa aposta é o facto de terem alargado o tempo para um horário de Wrestlemania, o que revela uma vontade da WWE de nos apresentar mais tempo para os principais embates do card.

Claro que nem todos os combates tiveram uma construção épica, mas não chego ao ponto de dramatização que vi por vários críticos deste evento. Este Summerslam está longe da perfeição no build-up, mas não este não foi tão péssimo quanto alguns têm apregoado por essa internet fora. Acho que é preciso contextualizar este evento como sendo o verdadeiramente o primeiro da nova Brand Split, e por isso é natural que estejamos numa fase de ajustamentos e atribuição de oportunidades inesperadas.

Contudo não creio que essas mesmas oportunidades tenham sido assim tão negativas, pelo contrário acho que os combates pelos títulos principais de ambas as Brands tiveram construções diferentes mas interessantes. Em todo o caso compreendo que perante estes dois confrontos a WWE opte por dar o main-event ao Lesnar vs Orton, dado o facto desses combates serem focados em “rising stars” e possivelmente seja cedo demais para lhes dar imediatamente o main-event do Summerslam.

Porém acredito que temos um card bastante melhor construído e interessante do que a passada edição, e arrisco a dizer que alguns dos combates irão surpreender pela qualidade que irão apresentar. Sobretudo por envolverem wrestlers que terão de dar tudo para tentar rentabilizar a oportunidade que lhes está a ser proporcionada pela WWE neste evento. Aliás, se tivesse de apontar um erro ao card seria que este tem claramente um excesso de combates da Raw.

O evento arranca com o confronto entre Cesaro e Sheamus, no que será o primeiro combate de uma série à melhor de Sete onde cada um deles irá tentar impor-se sobre outro, e conquistar superioridade e quiçá melhores oportunidades nos próximos tempos. Sendo que admito que gostaria de ver esta série a evoluir na dificuldade e qualidade dos combates, oferecendo diferentes tipos de estipulações aos confrontos que irão dar continuidade a este combate inicial.

Devo admitir que gostei do conceito para resolver esta rivalidade, pois é algo que não é feito com muita frequência mas que evita o conceito-base de apenas termos combates em PPV e interferências em combates nos shows “regulares”. Claro que ela teve a sua génese em interferências, mas desenvolveu-se para algo que estou curioso para perceber o seu desenvolvimento e conclusao.

Digo isto porque acredito que ela servirá para a valorização do Cesaro enquanto performer relevante no upmidcard da Raw, porém e como este é o primeiro confronto acho que o 1-0 irá para o Sheamus para dar alguma desvantagem inicial ao suíço. No que diz respeito à qualidade não espero que este seja o combate da noite, mas com estes intervenientes terá tudo para ser um bom combate.

S&M Odds : Cesaro 49%; Sheamus 51 %

Num combate bastante preenchido, o evento prosseguirá com o combate feminino da Smackdown onde a equipa a equipa composta por Naomi, Carmella e Becky Lynch irá defrontar a equipa de Alexa Bliss, Natalya e possivelmente uma nova parceira. Sendo que o principal interesse estará centrado em perceber quem irá substituir a Eva Marie, isto caso a WWE não queira fazer um Handicap algo que duvido.

Aliás este combate fica diminuído da sua construção devido à ausência dela, isto porque neste momento ela estava a ser construída como a principal heel da divisão, e tudo porque a WWE estava a usar seu heat a seu favor mas tudo poderá mudar com a sua suspensão. Contudo acho que esta pode ser a oportunidade da WWE surpreender e colocar na Divisão alguma vilã com impacto e estatuto caso esteja pronta para regressar amanhã: Nikki Bella.

Gostemos ou não estamos num momento em que a Smackdown irá ter uma campeã feminina em breve( possivelmente no Backlash), não ficaria surpreendido caso a escolha para primeira campeã recaísse em alguém como a Nikki Bella para dar visibilidade ao título nos primeiros tempos. Assim e num combate que será dos mais lights do evento aposto numa vitória da equipa heel graças ao tal regresso da Nikki Bella.

S&M Odds : Carmella, Becky Lynch e Naomi 40%;  Nikki Bella(?), Natalya, Alexa Bliss 60%

Continuando no lado Smackdown do card um dos combates com pior construção do evento foi claramente aquele que opõe o Miz e Apollo Crews. Basicamente é daqueles casos onde a WWE encontrou um adversário ao campeão simplesmente para que o título seja defendido, e isso não é necessariamente positivo para Crews.

Isto porque esta devia ser a oportunidade de criar uma identidade e personagem ao ex-NXT, porque os fãs não vão acreditar que ele pode ser campeão simplesmente porque apresenta talento dentro do ringue. E isso era fundamental para parecer uma ameaça a um campeão credível e arrogante como o Miz, e que tem estado muito bem neste reinado graças à sua aliança com a Maryse.

Desse modo acho que teremos um bom combate até porque ambos os performers são capazes de nos proporcionar isso, contudo não acredito que tenhamos novo campeão neste Domingo. O mais provável é que o Miz vença com batota para desenvolver esta história para o Backlash, juntando possivelmente o Kalisto e o Corbin ao mesmo nessa altura.

S&M Odds : Apollo Crews 45%; Miz 55%

Voltando aos combates da Raw o combate que se segue é o Tag Team que opõem a equipa Jericho e Kevin Owens( JeriKO) a Big Cass e Enzo Amore, que aliás jogam em casa neste evento. Pessoalmente e embora a construção deste confronto tenha sido curta acho que foi feita de forma eficaz, sendo uma forma interessante de colocar o Kevin Owens fora da órbita do Sami Zayn e essa decisão foi correcta para a carreira de ambos.

Até porque foi interessante a escolha de o colocar como parceiro de Jericho e tal como foram as dinâmicas de promos e interacções entre eles e a equipa face.  Sendo que ambos fizeram um bom trabalho de valorização da dupla face, ajudando a mantê-la over junto dos fãs mesmo estando ausentes da luta pelo título. Além que é bem possível que esta parceria sirva para lançar as bases de uma rivalidade entre os canadianos que seria positiva para o Owens, mesmo que exista a esperança que esta dupla tenha vindo para ficar.

Contudo não me acredito muito nesse cenário, até porque para isso teriam de vencer o seu combate no Summerslam e não tenho dúvida alguma que a vitória irá para o Enzo e o Cass. Sendo muito provável que Kevin Owens acabe por virar as costas ao Jericho no próprio combate ou no dia seguinte.

S&M : JeriKO 35%; Enzo & Big Cass 65%

Continuando nos combates de Tag Team a Raw apresenta-nos o único confronto do género com algo em jogo e no qual os campeões New Day irão defender os seus títulos contra o The Club. Sendo que este é um confronto onde os campeões estarão privados de Big E, e no qual Anderson e Gallows procuram conquistar o seu primeiro reinado como campeões de equipas na WWE no mesmo local onde os New Day venceram os títulos há um ano atrás.

E depois de alguns meses a construi-los como uma ameaça aos campeões, e enquanto uma das equipas mais experientes do roster acho que esta pode ser a noite onde eles derrubam os New Day, acabando com um dos melhores e mais longos reinados de Tag Team dos últimos anos. E sinceramente acho que foi isso que nos foi contado nas últimas semanas, com mais ou menos piadas sobre órgãos genitais, o essencial da história que a WWE nos pretendeu contar é que os New Day estão verdadeiramente limitados sem o Big E e que o Club ataca qualquer um sem piedade.

E tendo em conta essa narrativa vou apostar numa vitória do Club na noite de Brooklyn, esperando que este não seja o inicio do fim dos New Day, embora tenha a sensação que algo irá acontecer à stable depois de amanhã. Mas independentemente disso gostaria que fosse um bom combate pelos títulos, até porque tem todas as condições para que o seja.

S&M Odds : The New Day 40%; The Club 60%

Numa noite onde o card é muito extenso e no qual a Raw é dominadora o combate que se segue é um dos mais esperados da noite, pelo menos para mim. Estou a falar da rematch entre Sasha Banks e Charlotte pelo WWE Women´s Championship, e no qual as expectativas estão bastante elevadas devido aos anteriores confrontos entre elas, seja o combate da Raw ou dos NXT.

E a verdade é que todos esperávamos que este combate acontecesse neste PPV, apenas não seria previsível que esta fosse a primeira defesa da Sasha enquanto campeã. Ela é a campeã que a maioria dos fãs querem mas espero que o seu turn esteja próximo porque ela é melhor heel do que face. A construção deste combate foi simples e centrou-se no afastamento da Dana da Charlotte, para criar o terreno para um confronto justo para amanhã.

E depois de terem tido tempo para fazer um excelente combate na Wrestlemania também acredito que o mesmo aconteça no Summerslam, e com o tempo certo acho que podemos ter aqui o melhor combate feminino do ano na WWE. Quanto ao resultado final não existem muitas dúvidas que a vitória irá para a Sasha Banks que seguirá para outra contender (talvez a Nia Jax), e a Charlotte começará a rivalidade com a Dana Brooke.

S&M Odds: Sasha Banks 75%; Charlotte 25%

Chegamos aos cinco combates mais importantes da noite, e começo pelo combate pelo título dos Estados Unidos entre Rusev e Roman Reigns, numa rivalidade que teve uma construção em apenas duas semanas. Acho que a WWE comprovou que é possível fazer de um combate por este título algo relevante e contar uma história de modo eficaz em pouco tempo, e isso em parte é mérito da Brand Split.

Foi refrescante ver o Reigns a lutar por outros objectivos e aparecer sem pressão, e foi evidente como foi eficaz nos confrontos verbais e nos ataques ao Rusev. E com isso ofereceu ao Rusev um contender de alto perfil, e ele defendeu-se à altura e gostei de ver a forma como estão a colocar a sua honra em jogo porque parece que o objectivo será colocá-lo como um grande campeão dos USA, e não ficarei surpreendido se tiver um push para o main-event pouco tempo depois de o perder.

Se tivesse de apontar um defeito à construção deste combate teria de referir o facto de nos terem oferecido este combate a menos de uma semana do PPV, contudo acredito que eles ainda não deram tudo na Raw e este combate irá surpreender muitos pela qualidade que irá apresentar. Quanto ao resultado final a minha aposta vai para uma vitória limpa do Rusev pelos motivos que referi anteriormente, mas não ficarei surpreendido se acontecer o oposto.

S&M Odds : Rusev 55 %; Roman Reigns 45%

Este Summerslam será igualmente o palco de um combate que será verdadeiramente um Dream Match: AJ Styles contra John Cena. Este será o segundo combate individual entre eles, e quase de certeza o último desta rivalidade pelo modo como eles promoveram o mesmo. E depois dos anteriores confrontos que os envolveram não tenho nada contra que a história acabe aqui, até porque ela não beneficia em nada que se prolongue por mais tempo.

Aliás acho que a Smackdown promoveu melhor os seus dois principais combates do que a Raw, e prova disso foram as promos entre o Cena e o Styles que foram de boa qualidade nas quais Styles comprovou que é um talker bastante superior ao que muitos apregoam, desmentindo críticos onde nos quais me incluo. Acho que a opção de ser ele a desafiar para um combate “limpo” é bastante inteligente e traduz uma aparente vontade dele ser o foco da WWE nesta rivalidade.

Claro que não posso garantir que a vitória final irá amanhã para o Styles, mas sinceramente acho que ele irá vencer de forma clara e sem ajudas o Cena amanhã para o catapultar para outros voos em breve. Sei que muitos não acreditam devido ao historial do Cena, mas o Summerslam é a Kriptonite do Cena e acho que vai voltar a ser amanhã. De resto acho que este vai o clássico que todos achavam que o confronto do Money in the Bank seria.

S&M Odds : John Cena 40% ; AJ Styles 60%

Chegamos ao combate pelo título principal da Smackdown( WWE World Championship) no qual o campeão Dean Ambrose irá defender o seu título contra Dolph Ziggler, numa decisão que surpreendeu muitos fãs na altura. Isto porque muitos fãs consideram que o Ziggler não é um contender credível, mas a construção deste combate desmentiu completamente esta ideia na minha opinião.

Arrisco-me a dizer que este foi o combate com melhor construção de todo o evento, e no qual ambos os performers ajudaram bastante na promoção do mesmo. Foi muito positivo ver um lado mais arrogante e sério por parte do Ambrose, pois fez o papel de voz dos fãs, ou seja de alguém que já não leva o Ziggler a sério e como potencial campeão. Já o Ziggler esteve sempre muito bem nas suas promos e adorei ver a carga emocional que colocou em cada uma das suas palavras e expressões.

Percebe-se que ele sabe que lhe estão a dar uma hipótese para brilhar e provar que os críticos estão errados, e não tenho dúvida alguma que ele fará de tudo para o fazer e para nos oferecer uma performance de altíssimo nível. Digo isto porque este é um Ziggler com fogo nos olhos e emocional e normalmente isso é um óptimo sinal, e arrisco dizer que este combate pode surpreender pela qualidade que irá ter. Quanto ao resultado eu adorava que esta história tão focada no Ziggler fosse sinal de algo mais, mas já ficarei contente se ele continuar a ter um novo push depois deste combate, e com isso afirmo que acho que o Ambrose defende e só deverá perder para o Styles.

S&M Odds : Dean Ambrose 60% ; Dolph Ziggler 40%

Este Summerslam ficará igualmente marcado pela coroação do primeiro WWE Universal Champion, embora prefira chama-lo Título Mundial da RAW. Seja qual seja o nome que prefiram a intenção é ter um campeão da Brand, e a decisão estará entre Seth Rollins e Finn Bálor( na sua versão Demon).

E embora tenha gostado da construção do combate, seja das promos do Rollins, ou o modo como apresentaram o Bálor, admito que acho que a WWE na passada Raw tirou o efeito surpresa à pintura do Bálor. Percebo que o tenham feito para introduzir esse lado aos fãs casuais mas acabaram por colocar o Bálor excessivamente por cima, e com isso fiquei com a sensação que têm de nos oferecer uma surpresa ainda maior no PPV.

Desse modo e partindo do principio que será um combate fantástico( porque será), acho que a WWE devia oferecer-nos um swerve neste confronto. Ou seja, o Bálor não pode perder este combate de forma limpa com o alter-ego caso o contrário a personagem ficará enfraquecida, o que me leva a ver apenas duas soluções possíveis.

Por outras palavras, ou o Bálor vence limpo continuando o seu push inicial com toda a força, ou é tramado através de algum tipo de auxílio ao Rollins. E quando falo de ajuda estou a falar da possibilidade do Rollins se tornar o novo líder do The Club, algo que seria surpreendente e que colocaria interesse na história para os próximos meses, aliás tal como seria uma reunião do Club original. Mas neste momento não sei qual dos cenários irá acontecer mas estou ligeiramente inclinado para a vitória do Bálor, mas sem certezas.

S&M Odds : Seth Rollins 49,5% ; Finn Bálor 50,5%

Chegamos por fim ao main-event e ao primeiro confronto de sempre em PPV entre o Randy Orton e o Brock Lesnar. Sendo importante referir que isto acontece apenas ao fim de 12 anos sem que se tivessem cruzado em PPV desde das suas estreias na companhia. Se juntarmos a isso o facto de ambos estarem em excelentes momentos das suas carreiras, acho que temos tudo para que o combate venda por si.

Até eu que era céptico sobre o mesmo fiquei conquistado no momento em que o Orton invadiu a Raw para dar um RKO “à moda antiga” ao Brock Lesnar. Esse foi claramente o segmento que me vendeu o combate, seja pelo ataque do Orton ou mesmo por mais uma promo brutal do Heyman. E não fosse o Brock uma entidade quase “sagrada” para o Booking da WWE que arriscaria dizer que o Orton teria verdadeiramente hipóteses de vencer amanhã.

Em todo o caso é bom ver o melhor Orton de regresso, e espero que isso seja sinal de boas rivalidades para os próximos tempos. Quanto ao combate, sinceramente espero que seja um excelente combate, mas não tenho dúvidas que o Brock Lesnar vence este confronto entre Suplex City e Viperville.

S&M Odds : Brock Lesnar 75%; Randy Orton 25%

Concluo deste modo a minha antevisão do Summerslam desejando-vos que tenham um óptimo fim-de-semana. E que os dois eventos de Brooklyn esteja ao nível do que o será desejável para a qualidade dos mesmos.

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

13 Comentários

  1. Foto de perfil de Facebook

    flavien69 - há 3 meses

    para começar sao 14 anos nao 12 depois nao sejas absurdo randy orto ntem possibilidades de vencer e depois destes ultimos combates segmentos a wwe pode considerar dar a vitoria ao orton pois esta mais motivado o que era um problema no passado falta de vontade e depois randy orton precisa mais da vitoria que lesnar pois randy orton vai continuar a lutar e o lesnar so o vemos por volta do royal rumble e tambem para poder-se assumir-se candidato ao titulo de dean ambrose num futuro proximo .

    • José Sousa - há 3 meses

      Não acho que o Orton possa vencer infelizmente. Eu preferia que ele vencesse , a única forma será com um ataque do Goldberg ao Lesnar que faça o Orton vencer.

      • Foto de perfil de Facebook

        flavien69 - há 3 meses

        mas a wwe devia de aproveitar o facto de randy orton estar motivado porque nao e todos os dias que ele vai motivado para um combate. randy orton quando nao esta lesionado esta ca sempre o lesnar vai pra casa depois do combate e se a wwe quer fazer randy orton um candidato ao titulo que lhe de a vitoria. a cegesideseats disse que a wwe planeia dar a vitoria ao randy orton

      • José Sousa - há 3 meses

        Pois nao sei. Se o Orton vencer é positivo, mas nao gostava de Ambrose contra Orton pelo título, preferia o Styles.

  2. Reigns one versus all - há 3 meses

    Bom artigo,José.

    Acho que vamos ver um grande PPV,temos grandes combates em perspetiva e em maior parte deles houve uma construção bastante interessante.

    JeriKO vs Enzo & Cass
    Este combate teve uma construção bastante interessante,houve boas promos e espero ver um bom combate entre eles.
    Quanto aos vencedores,acho que serão o JeriKO de forma suja,de forma a continuar a feud.

    Apollo Crews vs The Miz
    Este combate teve uma construção razoável,o Crews apurou-se como n1 contender ao título e não tivemos muito mais.
    Espero um bom combate e acho que o Miz vai vencer o combate,possivelmente com interferência da Maryse.

    Rusev vs Roman Reigns
    Este combate teve uma construção razoável,acho que vamos ter um bom combate mas o mais certo é o Rusev vencer,até porque o Reigns deve voltar ao main event no próximo PPV.

    Sheamus vs Cesaro
    Gostei da ideia de fazerem desta feud um “Best of 7 series”,é algo pouco utilizado(infelizmente) pela WWE.
    Por ser o primeiro combate,acho que poderemos ver o Sheamus vencer.

    Sasha Banks vs Charlotte
    Espero um ótimo combate entre elas,penso que é Sasha vai vencer,ainda é cedo para ela perder o título.

    New Day vs Gallows e Anderson
    Feud constuida de forma bastante interessante, tivemos o Gallows e o Anderson numa postura de “dominadores e de comedia (a cena do Ringposthaitus foi hilariante) e a lesão do Big E ajudaram a construir a ameaça que o Gallows e o Anderson sao.
    Por isso,acho que os vencedores serão o Gallows e o Anderson,os New Day ja não precisao dos títulos.

    Dolph Ziggler vs Dean Ambrose
    Construção bastante Boa deste combate,conseguiram credibilizar o Ziggler como alguém que pode tirar o título ao Ambrose, houve boas promos entre eles(a do último smackdown foi otima).
    Acho que o Ambrose vence e espero um ótimo combate entre eles.

    Seth Rollins vs Finn Balor
    Uiiii…vamos ter aqui um grande combate!!!!
    Este combate teve uma construçao bastante boa, tivemos o Rollins a achar o Demon (achei desnecessário, podiam ter esperado pelo Summerslam ).
    Acho que o Rollins vai vencer,mas estou também a ver o Balor a vencer com a ajuda do Gallows e do Anderson.

    Randy Orton vs Brock Lesnar
    Aquilo que começou por ser um combate anunciado antes do tempo,conseguiu tornar-se um combate bastante interessant e com ótima construção.
    Tivemos invasões,promos brutais do Heyman (o que ha não é novidade)e até interações com o Slater no RAW e SmackDown.
    O Orton não precisa de vencer,por isso acho que o Lesnar vence e depois vai-se embora e volta para o ano

    • José Sousa - há 3 meses

      Concordo contigo em quase tudo. Os JeriKO são algo só para amanhã, acho mesmo que isto vai servir para uma rivalidade entre eles, o Enzo e o Cass a jogar em casa não perdem.

      E o Bálor não perde limpo disso tenho a certeza absoluta. Se o Rollins vencer vejo-o a fazer com ajuda( do Anderson e do Gallows). Caso o contrario o tal alter-ego passa uma imagem de fraco.

    • Foto de perfil de Facebook

      flavien69 - há 3 meses

      o lesnar tambem nao precisa da vitoria

  3. Eugen3 - há 3 meses

    Nãao sei até que ponto é que a suspensão da Eva possa ter alterado o combate.
    Possivelmente se o incidente não acontecesse, a WWE iria apresentar mais alguma desculpa para ela não se estrear (mas talvez interferisse no decorrer do combate para dar a vitória à equipa heel)

  4. victor ferreira - há 3 meses

    Bom artigo.

    Tenho muitos receios sobre os resultados de amanhã, com os rumores de mais suspensões vindo por aí e as mudanças repentinas dos apostadores nos combates da Sasha e do Rollins, agora espero por qualquer coisa.

    • José Sousa - há 3 meses

      Isso dos apostadores não tem necessariamente de influenciar algo.

      • victor ferreira - há 3 meses

        Pode ser, mas eles acertaram todos os palpites nos PPVs passados, inclusive o Dean Ambrose saindo campeão no Money in the Bank.

  5. Caio - há 3 meses

    que legal.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador