Smoke and Mirrors #28 – Wellness Issues

Bom fim de semana e sejam bem vindos,ao Smoke And Mirrors será sobre um tema polémico, que divide opiniões e posturas diferentes no mundo do pro-wrestling, assim sendo esta semana decidi fazer uma reflexão á Wellness Policy da WWE, depois da suspensão de Randy Orton.

A Wellness Policy é um programa da WWE de teste ao consumo de forma viciada de Drogas, Álcool e igualmente problemas cardíacos no qual a WWE procura através de um política apertada de controlo e testes para descobrir o consumo desses tipos de substancias nos seus wrestlers. Sendo que os produtos proibidos vão da marijuana,mas igualmente anabolizantes, esteróides, e mesmo relaxantes musculares. E apesar das criticas de excesso de zelo da WWE, eu considero esta política correta pois tendo em conta os acontecimentos passados com wrestlers por abuso destes produtos, tudo isto já ajudou bastantes wrestlers a corrigirem os seus comportamento adictos, pois a WWE coloca á sua disposição dos melhores técnicos para as análises, e dos melhores médicos e psicólogos para que os seus wrestlers tenham o melhor apoio possível, tentando a queda em vicio do consumo deste produtos, quer sejam por vicio e por dificuldades de lidarem com a pressão no seu trabalho enquanto wrestlers da WWE.

Aliás esta política surge após a morte súbita de Eddie Guerrero por abuso no consumo desse tipo de substâncias. E após um inicio de políticas menos rigorosa com o suicídio de Chris Benoit após ter assassinado a sua família, e toda a dificuldade dele em lidar com a pressão, e consumo de drogas a WWE decidiu apertar as regras da Wellness Policy até ao nível que actualmente conhecemos. E dessa forma desde ai já mais alguns wrestlers foram apanhados pela WWE por consumo abusivo desse tipo de substâncias tais como John Morrison, e mais recentemente Evan Bourne, R-Truth, Sin Cara e mesmo Rey Mysterio.

E com a suspensão de Rey Mysterio percebeu-se que a WWE também era implacável nesse aspecto igualmente com os main-eventers. Pois já era a sua segunda vez que era detectado produtos proibidos e á segunda tens 60 dias de suspensão( a primeira é somente um aviso), agora a terceira ou é despedimento ou reabilitação. Tal como ocorreu com Jeff Hardy, Umaga e Carlito, sendo que nenhum dos três teve um bom final. O Umaga morreu devido a overdose de consumo de drogas, o Jeff Hardy foi logo para a TNA mas como lá não tem controlo fez numa primeira fase só figuras tristes mesmo em PPV( o mítico main-event contra o Sting pelo título), e pelos vistos até agora aparenta estar a recuperar se bem que com ele nunca se sabe. Já o Carlito só tem andado pelos as Indys, sobretudo a que o seu pai é dono. E além deles o próprio RVD saíu da WWE por esta não aprovar o consumo de Marijuana.

E tal como Rey Mysterio, Randy Orton foi suspenso 60 dias esta semana por abuso no consumo de substancias proibidas. Sendo que ele já tinha tido problemas deste no inicio de carreira, mas agora que estava no topo da empresa julgava-se que tinha-se moderado nesse consumo, e já não causava problemas desse tipo. Nada mais errado e esta semana descobriu-se num teste anti-doping que sim, e dessa forma foi suspenso 60 dias da televisão. E nada mais justo na minha opinião para mim não deve existir diferenciação de tratamento neste campo mediante o estatuto do wrestler.

Aliás se todos nós defendemos uma política apertada anti-doping no desporto de alta-competição em geral como o futebol e mesmo nos restantes desportos com resultados por vezes alterados ao nível de Jogos Olímpicos em diversas modalidades devido ao consumo de produtos proibidos para atletas de alto rendimento. Então não devemos ser coniventes com o consumo destes produtos no Pro-Wrestling pois aí até devido aos casos de mortes de wrestlers devido ao vicio em drogas. Por isso se nos outros desportos defendo o combate anti-doping no Pro-Wrestling igualmente para garantir a saúde dos performers, e acho que a TNA devia igualmente ter um política destas por forma a zelar pela saúde dos seus wrestlers. Sendo assim espero que esta suspensão do Orton lhe faça pensar no seu erro, e pensar que é um main-event para mais face ou tweener e que não deve ser este o exemplo que deve deixar para os seus fãs sobretudo mais novos, que deverão olhar para algum deles como exemplos morais a seguir.

Assim, após uma edição de apologia á luta Anti-Doping, despeço-me desejando bom fim de semana, e avisando desde já que na próxima semana dedicarei a cronica a uma antevisão do PPV da TNA o Slammanivesary. Até para semana .

Perguntas da Semana

Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?
Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

37 Comentários

  1. João Macedo - há 5 anos

    Os teus artigos são sempre interessantes, revelas as tuas ideias de uma forma clara e precisa, sendo que acertaste em cheio no tema a abordar esta semana, a meu ver.

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?

    Acho que a Wellness Policy é das melhores coisas que a WWE tem. É muito rigorosa, mas é exactamente essa a atitude a ter, visto que se é para parar o consumo de drogas na empresa, nada pode escapar e cada atleta tem que ser examinado na íntegra. Já respondi à pergunta, por fim só queria salientar que é uma das grandes falhas da TNA não ter este controlo, o resultado são acontecimentos como aquele de Jeff Hardy no Victory Road em 2011, contra Sting pelo título mundial. Esperemos que a TNA não nos apresente mais “surpresas” destas.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?

    É simples, quebrou as regras, é suspenso. É a forma mais fácil de tratar deste tipo de assuntos e a mais eficaz também. Admiro a WWE por não diferenciar o estatuto dos lutadores no que toca a este assunto, é sem dúvida a mais acertada decisão. Espero que Orton não volte a cair nisto, no início da carreira até se entendia, era nova na empresa e tal. Agora, quando todos pensavam que ele estava livre deste tipo de substâncias, acontece isto. Espero que tenha sido a última quebra a estas regras pela parte de Orton, pois a terceira vez dá direito a despedimento ou reabilitação.

    Fico à espera dessa próxima edição sobre o Slammiversary (acho que escreveste mal o nome do PPV).

    • José Sousa - há 5 anos

      Obrigado e sim enganei-me a escrever, nem reparei a rever. Mas sim concordo contigo acho que a política anti-doping é importante em qualquer desporto, e o pro-wrestling não é excepção até porque ja tivemos mortes devido ao consumo de drogas. Nisso claro que o Orton não pode ser excepção como li quando se soube da suspensão, se não o suspendiam ele ia repetir porque ia sentir que passou impune por isto tudo. Por isso sim sou defensor da Wellness policy e acho que todos deveriamos se-lo igualmente

      • João Macedo - há 5 anos

        Agora vou usar uma expressão no mínimo interessante: O problema é que o problema não é só esse, se ele calha de voltar a cair nas drogas ou vai para reabilitação ou é despedido e penso que este segundo cenário seria o mais provável caso tal desgraça voltasse a acontecer. Espero mesmo muito que ele não volte a este ponto, se não ele entra em problemas muito graves no que toca à sua personagem da WWE, que é indispensável e pior do que isso, o que se há de estar a passar na cabeça dos seus fãs.

  2. Joao Pedro - há 5 anos

    Bom artigo.
    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?
    Eu acho bem que exista a WWE Welness Policy porque tem de manter os lutadores saudaveis e nao andarem a tomar drogas pois foi assim que o “Grande” Eddie Guerrero morreu devidao a não houver este controlo e podiam ter-se controlado.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?
    Eu acho bem, apesar de o Randy Orton ser um dos meus lutadores favoritos, não pode haver excepções e não seria justo.

    • José Sousa - há 5 anos

      Obviamente João Pedro e ainda bem que consegues ver isso é um sinal de intelegencia a ver Wrestling,porque não o castigar seria o mesmo que um Ronaldo ou Messi se drogarem não terem castigo, estar no topo não deve ser desculpa para permitir de tudo a um atleta

  3. Skull Lord - há 5 anos

    A WWE já passou por maus bocados… Lutadores que morreram, escândalos…

    Então acho que a Welness Policy tem que ser rigorosa sim e punir não importa quem seja.

    A lado bom da punição do Randy Orton é que serve de exemplo para os lutadores novatos.

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim não só para os mais novos mas também para ele para não se sentir imune ou impune a tudo não é.

  4. danielLP21 - há 5 anos

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?

    Acho que é um dos aspectos mais positivos que a WWE tem e é a melhor forma de controlar os wrestlers no que ao consumo de drogas diz respeito.A TNA devia pensar em ter uma política como esta e assim não aconteceriam desastres como o do Jeff Hardy (um dos meus wrestlers favoritos) quando defrontou o Sting.Em relaçãao ao RVD há mais do que uma versão para a justificação da sua saída da WWE.Uns dizem que foi devido ao facto de a WWE não aprovar o consumo de marijuana,outros apontam a fraca saúde da melor dele na altura e a necessidade do RVD passar mais tempo junto dela.Eu prefiro pensar que foi uma junçaõ das duas justificações.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?

    Mesmo o maior fã do Randy Orton tem que admitir que não há volta a dar.Se ele quebrou uma regra importantíssima como esta tem qe ser suspenso e fico feliz pelo facto de a WWE não fazer distinções entre filhos e enteados.

    Bom artigo.

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim Daniel a TNA devia ter esta política para evitar coisas como essas do Jeff Hardy, é que ele por ele por vezes não percebe que é isso que encrava a carreira dele toda.Sobre o Orton concordo totalmente contigo, não acrescento mais nada, em todos os deportos deve-se evitar os vicios e as batotas até porque elas afectam o desempenho como atletas.

  5. AAP - há 5 anos

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?

    Concordo em absoluto e acho uma excelente ideia. A WWE é uma empresa responsável, protectora, moderna, preocupada. Faz todo o sentido haver isto. A ideia que passa é óptima.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?

    Pessoalmente, não gosto dele e, por isso, não me importei nadinha que o tivessem castigado. Mais seriamente, passa uma mensagem forte para o resto do roster, visto que o Orton está no Top 2 das pessoas mais protegidas e promovidas pela WWE, juntamente com o Cena. Foi uma estupidez da parte dele, que assim vê o seu futuro na empresa mais tremido, e servirá certamente para abrir os olhos para o que pretende da sua vida. Pode ser que lhe faça bem à cabeça.

  6. José Sousa - há 5 anos

    Eu claro que concordo com a política como é obvio pelo texto, já sobre o Orton eu até aprecio o homem no ring, apenas acho que são todos iguais por isso o castigo é mais que justo obviamente.

    • Dolph Ziggler - há 5 anos

      Para ser sincero, já gostei de ver mais o Orton no ringue. Ele começa-se a tornar num Cena onde faz sempre os mesmos movimentos que todos nos já sabemos e começa a ficar um bocado chato ve-lo a lutar. Eu so o queria ver como ele era por volta de 2006, dos melhores heels que ja vi. Era só isso que eu queria. Este não é o Orton que conheço.

      • danielLP21 - há 5 anos

        Duvido muito que nos próximos tempos o Randy Orton faça um Heel Turn mas a verdade é que há um mês atrás ninguém acreditava que o Big Show iria tornar-se Heel e isso aconteceu.Mesmo assim acho que o teu desejo vai ser adiado por muito tempo.

      • José Sousa - há 5 anos

        Também acho que não vemos o Orton heel tão cedo a menos que um Ziggler ou Rhodes ou Barrett se tornassem top faces mas como acho que eles se vão afirmar primeiro como heels. Olha um turn que acho pode ser em breve é do Miz, se resultar como heroi no Marine quem sabe senão apostam do Miz como top face admito que até gostava de ver isso.

      • danielLP21 - há 5 anos

        Ver o Miz é uma das coisas que mais quero ver na WWE e também tenho esperança que estaja para breve.O Miz tem muito jeito para promover a WWE(como se viu no Brasil) e acho que a empresa pode e deve aproveitar isso.

      • Dolph Ziggler - há 5 anos

        Tens razão, esta é a altura certa para o The Miz fazer um face turn. Ele tem-se queixado que é sempre ele que da a cara á WWE quando lhe pedem e nunca tem a sua recompensa. Foi ele que deu a vitória á equipa do Johnny na WM e o The Miz pode virar-se contra o Johnny por ele não lhe dar um title shot e assim tornar-se face. Assim já teriamos, penso eu, um top face e o Orton podia virar heel.

      • José Sousa - há 5 anos

        E se reparerem até parece que já estão a trilhar o caminho porque a reacção dele em promos á streak de derrotas começa a denotar isso, até já pede mais respeito e uma rivalidade ao nivel dele em promos. sinceramente eu acho que ele grava o filme e quando voltar se o Johnny for GM quem sabe se não vira face. E no meio disto pensei se a feud dele para virar face fosse contra o Daniel Bryan não deixaria de ser irónico e interessante.

      • danielLP21 - há 5 anos

        Sim gostava de ver o Miz numa rivalidade com o Daniel Bryan já que o “Awesome One” foi o mentor dele no NXT.Outra opção podia ser o Dolph Ziggler enquanto nenhum dos dois andar atrás de títulos mas é esperar para ver.

      • José Sousa - há 5 anos

        Tipo gosto mais do Orton Heel sem dúvidas também o lado agressivo da personagem torna-se mais credivel, claro que a qualidade nao se perde mas fica mais intenso isso sem duvidas.

  7. Mario Magalhaes - há 5 anos

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?
    Concordo com a política anti-drogas da WWE, pois a empresa sentiu muito as perdas de Chris Benoit e de Eddie Guerrero.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?
    Fico chateado com a suspensão de Orton, pois ele é o grande nome do Smackdown, ao lado de Sheamus. Uma pena, mas espero que ele retorne e não tenha mais problemas em relação a isso.

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim também espero que volte em grande mas que o castigo sirva para aprender algo sobre comportamento como atleta e wrestler de elite e que o facto de ser parte do topo não o faz imune.

  8. Frederico_WWE - há 5 anos

    Exelente artigo como sempre.
    É simplesmente fundamental a WWE Wellness Policy quem não a aceitar que vá embora.

    O Randy Orton é um dos melhores mas é um ser humano tal como os outros e está sujeito a regras se não as cumpre é castigado.

    Este Randy Orton já não me convence tanto como há uns anos atrás a WWE tem que ter ideias diferentes para ele a começar com um heel turn assim tipo Big Show que agora tá como novo da maneira que está xD
    Partilho da opinião que ele estava chato e monótono portanto até poderá ser bom essa suspensão para além disso outros wrestlers poderão se mostrar com mais tempo de antena.

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim Frederico até pode servir para finalmente o Rhodes ou mesmoa sobretudo o Ziggler começar a ser visto da forma que ele merece, pode ser que lhe deiam o push de main-event definitivo.

  9. 619 D-generation X - há 5 anos

    A Wellness Policy vai aparecer mais esse ano,me pergunto se ela ja parou lutadores em 2011 alem de evan bourne

  10. FábioVaz - há 5 anos

    Confesso que leio poucos teus artigos, mas me surpreendi lendo este. Revisou as coisas de forma objetiva, gostei!

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?
    Acho que é uma boa, visto que a empresa faz isso justamente para o bem de seus profissionais. E vendo que tais profissionais tem sempre uma vontade de tomar algumas substancias, é uma boa a empresa ter seu controle. Concordo sim com a Wellness Policy.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?
    Creio que ele falhou, então merecidamente ele foi punido por isto. Não seria certo da parte da WWE dar alguma vantagem a ele pelo fato dele ser um dos main eventers de lá. Todos devem ser tratados igualmente quanto aos deveres, e se os outros seriam punidos por isto nada mais justo do que ele ser punido tambem.

    Bom artigo, mais uma vez, parabéns.

    • José Sousa - há 5 anos

      Obrigado quando quiseres e gostares do tema comenta nem que seja para dares dicas sobre o que dizias de errado( também são bem-vindas) porque ajudam a melhorar. E tal como dizes todos devem ser tratados iguais e o doping é algo que deve ser combatido em qualquer situação.

  11. gabriel gustavo - há 5 anos

    acho fundamental Welness Policy pois a wwe esta cuidando de seus wrestlers devido do que já aconteceu e mais, acho que muitas crianças se espelham nos lutadores por isso essa lei tem que ser rigida e concordo com a supensao de Randy Orton e Rey Mysterio sao grandes lutadores mas falharam e deve ser punido.

    • José Sousa - há 5 anos

      Nada mais a dizer concordo contigo, quem falha sendo mais importante ou não deve ser castigado sem dúvida.

  12. João Mendes - há 5 anos

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?
    R:Concordo porque foi porcausa das drogas que Eddie , crish, e umaga morreram :c, tres que gostava de ver lutar.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?
    R: a opinião e que fizeram bem, não é por ser main-event quer tem menos possivilidades de ser suspenso por 60 dias.

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim e ele nao fumou sou marijuana( que mesmo assim é proibida) ele tomou esteroídes isso é proíbido na WWE, e quando vejo comentarios a dizerem qual é o mal disso fico revoltado porque o desporto deve ser limpo qualquer que ele que seja.

  13. Vinícius Nunes - há 5 anos

    Concordo com tudo que disseste, penso que os wrestlers devem ser protegidos para não acabarem como Umaga, Eddi Guerrero, ou Chris Benoit ( esse último o pior dos casos disparado).

    Sobre a primeira pergunta, concordo plenamente com essa política da WWE, é melhor prevenir que remediar.

    Sobre o Orton, a suspensão foi correta (apesar de ter ficado triste com a notícia), é certa porque todos os wrestlers tem que receber o mesmo tratamento: do Slater até o Orton

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim sem dúvida, admito que achei piada a referires o baixo slater não que nao concorde mas só mostra a falta de credibilidade que o homem chegou. O Homem passou do primeiro rookie do NXT a fazer um pin a um pro( e logo o Jericho) para esta vergonha, não que valesse mais apenas quiseram tentar mostrar isso.

      • Vinícius Nunes - há 5 anos

        Ele começou de uma forma promissora no NXT, mas não percebi a evolução dele, hoje ele é apenas um jobber, que na minha opinião nem isso ele faz muito bem!

  14. Jerry Tyler - há 5 anos

    Bom Artigo José Sousa.

    Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?

    Concordo e apoio a Wellness Policy, sem ela tenho certeza que seria uma bagunça e um prejuizo tanto para a empresa, como para os lutadores.

    Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?

    Mesmo sendo uma das grandes estrelas atuais da WWE, eu concordo com a suspensão do Orton, para que aprenda a não usar nenhum tipo de esteroides ou anabolizantes.

    Agora eu não entendo esses lutadores, eles sabem que certas drogas são proibidas mas mesmo assim eles usam, parece que eles pensam que não vão descobrir, nada como uma boa alimentação e exercicios fisicos não substituem essas drogas.

    • José Sousa - há 5 anos

      Obrigado pela opinião, e claro que concordo contigo mas sabes que muitos atletas mesmo de atletismo sabem que a boa alimentação é melhor mas os resultados com drogas por vezes são melhores( e ves isso muito nas provas de velocidade), ou mesmo no caso do ciclismo. Preterem do desporto justo, competitivo e saúdavel pela vitoria e pela forma a todo o custo nem que seja com drogas.

  15. Master of Chaos - há 5 anos

    Grande artigo José, gostei de tu ter falado do Rey Mysterio e sobre o próprio Orton.

    1) Que opinião tem sobre a WWE Wellness Policy? Concordam ou discordam com ela e porquê?
    R:. Acho ela muito rigorosa, apenas algumas (talvez simples) infrações e já suspendem o lutador. Poderiam ao menos aplicarem a eles uma multa de RS$10000,00 (ironia). Acho que só em caso de uso de uma substância perigosa deveriam recorrer a suspensão.

    2) Qual é opinião sobre suspensão do Randy Orton?
    R:. Achei certo a suspensão, pois já não é a primeira vez que é detectado alguma substância no organismo dele.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador