Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Smoke and Mirrors #85 – WWE Strongest Link

“I may be the best in the world at what I do, but @WWEDanielBryan is the best performer in the entire business right now. #muchrespect”- Chris Jericho

Numa altura em que o produto da WWE é muito elogiado existem vários wrestlers em destaque, porém um dos maiores destaques vai para um pequeno wrestler que fez uma transformação drástica em apenas um ano. Uma vez que passou de um excelente wrestler do ponto de vista técnico, para um performer de eleição em todos os aspectos. Aliás a melhor forma de o descrever actualmente é como um dos melhores Wrestlers e performers da WWE, e quem diria há um ano atrás depois da Wrestlemania em Miami que iriamos dizer isto? Muita pouca gente de certeza!

Sinceramente, acho que poucas pessoas diziam que este pequeno homem seria uma das figuras da renovação do produto da WWE, e sem dúvida é um dos principais nomes da WWE 2013. E embora já o tenha sido em 2012, este ano arrisca-se a ser o ano em que ele volta a ser campeão de um dos principais títulos da companhia. Sendo que nessa altura a expressão que ouviremos será: YES! Por isso, esta semana como já perceberam o artigo será dedicado á Flying Goat da WWE, Daniel Bryan.

Mas a carreira de Danielson começa quando vai para a escola de wrestling de Shawn Michaels e Rudy González(após ter tentado a escola de Dean Malenko mas acabou por não entrar porque a escola encerrou). Durante esse período ele desenvolve todo o seu talento técnico como wrestler e faz equipa na empresa de HBK com Spanky(Brian Kendrick).  Mas cedo a WWF viu talento em Danielson e deu-lhe um contracto de desenvolvimento mas não passou de programas como o Heat e o Velocity e apesar do talento dele( e de ter tido combates com o John Cena), mas acaba por sair desse contrato em finais de 2001 seguindo para a Ring of Honor.

E é nesta empresa que ele faz a sua afirmação como wrestler a título Individual, tornando-se durante o período em que esteve na Ring of Honor num dos melhores wrestlers das Indys. E onde é considerado um dos “Founding Fathers” da companhia, sendo que justificou esse título ao longo dos anos em que esteve na companhia, e em que foi visível a sua experiencia de treino com HBK e William Regal que ajudaram a aperfeiçoar o talento técnico fantástico que Danielson possuía.

E até 2009 tem um percurso absolutamente fantástico na Ring of Honor com títulos e feuds fantásticas contra wrestlers de talento indiscutível como Low Ki, Christopher Daniels, e Homicide numa fase inicial. Uma das feuds mais fortes da carreira dele na ROH é com Austin Aries sendo que chegaram a ter um combate fantástico que durou nada mais, nada menos de 80 minutos do melhor wrestler técnico que pode existir na actualidade.

Mas além desta feud também de destacar os combates de Danielson com o Chris Hero e Samoa Joe pelo título Mundial da ROH, mas também com Tyler Black e com Nigel McGuinesse com o qual teve a sua última luta na companhia em 2009. Mas antes de sair deixou marcas na história da ROH e a sua saída para a WWE foi um prémio porque o talento técnico dele merecia outros públicos. E a saída do “Best in the World” da ROH para a WWE foi uma das marcas da empresa, e no futuro a ROH ficará na história como a última escola de Danielson antes da sua afirmação como um dos melhores de sempre da WWE.

Em 2009 chega á WWE e ao invés de estrear logo no plantel principal directamente, Danielson pediu á empresa para ir para a FCW em primeiro lugar para que se pudesse ambientar á companhia, e desenvolver uma persona capaz de fazer impacto no ringue. Assim ele estreia-se na FCW com uma derrota contra Kaval e com novo nome Daniel Bryan(que o próprio escolheu).

E após dois meses da estreia na FCW é chamado para a primeira edição do NXT onde foi lhe delegado o Miz como seu Pro para o novo programa da WWE.  Nessa edição Bryan foi apresentado como um wrestler com experiência nas indys mas como dizia o Miz sem impacto e capacidade de fazer promos com carisma. E em parte o Miz tinha razão porque o Daniel Bryan do NXT tinha promos razoáveis mas não transmitia muito impacto e sobretudo não tinha uma gimmick diferenciada, ele era apenas um dos favoritos do público porque alguns o conheciam da ROH e como era muito bom tecnicamente esperavam grandes coisas dele e do seu futuro na WWE.

“Daniel Bryan is a social loser. He’s the biggest nerd I’ve ever seen.” Michael Cole.

Mas tal como dizia Michael Cole, o Daniel fez um percurso no NXT de “Nerd” e sempre como underdog que perdia quase todos os combates não fazendo quase nenhum pontos. E assim a WWE construía logo no NXT uma primeira feud para Daniel Bryan, que opunha a sua própria pessoa a Miz e Michael Cole e sem dúvida que esse foi um dos destaques da primeira edição do NXT. Mas mesmo assim é eliminado cedo da competição e muitos começavam a duvidar do futuro de Bryan na empresa, suspeitando que acabaria por ser desvalorizado devido ao seu parte atlético mesmo tendo um talento fantástico dentro do ringue.

Mas dia 31 de Maio ele estreia-se na Raw com uma vitória contra o seu ex-Pro o Miz e aparentemente parecia que estaria na rota de uma feud pelo titulo dos USA do seu pro. Mas na semana seguinte tudo muda com a estreia dos Nexus, e ai ele cumpre o seu papel de forma fantástica mas que na opinião dos patrocinadores da WWE abusou os limites da violência devido ao “estrangulamento”a Justin Roberts. Nesse momento os fãs da WWE e de Bryan ficaram revoltados porque viam um dos melhores novos talentos da nova geração e o mais talentoso elemento dos Nexus escorraçado da WWE, e um angle que prometia ser perfeito começava logo com a mancha da dispensa de Bryan e aparentemente as hipóteses de ele um dia regressa á WWE eram escassas.

Mas a 15 de Agosto de 2010, regressa como membro surpresa da Team WWE contra os Nexus recebendo um pop fantástico do público que não esperava que Bryan regressasse á WWE nessa altura. Mas a verdade é que toda a pressão que os fãs e alguns dos principais Wrestlers da companhia (incluindo John Cena) fizeram para que a WWE reencontrasse Bryan foi tanta que ela resultou nesse regresso.

Regresso esse que foi fantástico e onde Bryan foi uma das figuras do combate com uma performance fantástica, onde eliminou 2 elementos da equipa dos Nexus e acabou eliminado por Barrett devido a interferência de Miz. E dessa forma estava lançado para uma feud pelo titulo do Estados Unidos com o seu mentor, e acabou por vencer esse título no Night of Champions, e defendendo semanas depois no Hell in the Cell num Triple Threat Submission contra Miz e Morrison.

O seu reinado durou o tempo suficiente para mostrar o seu talento enquanto wrestler e destaco a feud com Sheamus para qual perdeu o título, e o fantástico combate contra Ziggler no Bragging Rights. O único problema de Bryan durante o seu reinado era a falta de carisma da sua gimmick que fazia com que as suas promos não fossem intensas, e por isso e muito á semelhança de Cesaro teve um reinado onde destacou-se mais pelo trabalho no ringue do que fora do ringue, e que fica manchado pelo facto da sua rematch contra Sheamus na Wrestlemania ter sido colocado como combate Dark do evento quando poderia ter sido bem melhor que alguns que assistimos nessa Wrestlemania.

E quando ninguém poderia esperar Daniel Bryan vence de forma surpreendente a mala da Smackdown ganhando a oportunidade de se tornar campeão Mundial quando quisesse. No entanto o percurso dele como dono da mala foi sempre como underdog e com muitas derrotas á semelhança do que a WWE fez com Dolph Ziggler este ano. Sendo que só começou a ter mais destaque mais próximo do cash-in, aliás tal como referi no Smoke and Mirrors nº1 e por isso mesmo o hype que teve quando fez o cash não foi tão grande quanto poderia ter sido. Mesmo que tenha sido muito festejado devido ao apreço que alguns fãs da WWE tinham por Bryan desde da sua estreia na WWE devido ao seu passado nas Indys.

Mas o reinado de Bryan pôs a nu as principais lacunas dele enquanto wrestler na WWE naquela altura, ou seja ele era apenas um excelente wrestler do ponto de vista técnico. Pois como performer ele era inconsistente demais para se fixar no main-event, e tinha uma gimmick genérica demais e onde o grande destaque era sobretudo os seus Yes! durante a entrada.

Mas tudo mudou na Wrestlemania XVIII e essa mesma expressão mudou a carreira de Bryan porque após a vergonha que foi exposto no combate contra Sheamus, o público reagiu a durante o evento e no dia seguinte chamando por ele e gritando Yes! E dessa  forma a WWE viu que o publico preocupava-se com Bryan e que não deixaria passar sem impacto aquela vergonha da Wrestlemania. Aliás foi muito por causa desse momento Wrestlemania que Sheamus viu o seu reinado como Campeão Mundial mais desvalorizado do que a realidade tinha apresentado.

Por isso mesmo o pós-Wrestlemania trouxe-nos um Bryan com mais impacto e mais carisma e mais apoiado do que nunca por parte do público. Porém a grande evolução deu-se com a separação de AJ e com a feud com Kane e Punk que culminou com o segmento brutal do casamento com AJ, onde ela o deixou plantado no altar transformando o Yes de Bryan em No!

Mas foi nessa noite que começou a ver verdadeiramente a transformação de Bryan enquanto performer porque tudo o que ele fez nessa noite foi fantástico, desde esse segmento até á promo anti-Charlie Sheen, e acabando com a promo contra Rock onde o veterano valorizou Bryan como performer(mesmo gozando-o). Sendo esse segmento o único momento em que Rock fez aquilo que um veterano deveria fazer, ou seja valorizou Bryan como uma das figuras em ascensão da WWE.

No entanto a evolução de Bryan não ficaria por aqui enquanto performer e todos aqueles segmentos da terapia com o Dr-Shelby e Kane tornaram Daniel Bryan num perfomer completo. E com os Hell No, Daniel Bryan fez a sua evolução final enquanto wrestler porque finalmente criou uma gimmick com impacto(o que uma barba pode fazer) e passou a ter boas promos ás quais alia á excelente capacidade técnica que já tinha demonstrado anteriormente.

Aliás os Hell No!, foram uma Tag Team que modificou a divisão de Tag Team porque salvou-a de uma morte assistida.  Pois apesar do valor de algumas tags a WWE não lhes dava destaque tal como não dava aos título de Tag Team, e dessa forma os Hell No vieram recuperar a dignidade e a importância perdida da divisão de Tag Team. E por essa razão os seus fantásticos segmentos e feuds com os Rhodes Scholars e os Shield ajudaram nesta reabilitação da divisão de equipas da WWE.

Mas mais que a divisão de Tag Team, os Hell No elevaram Daniel Bryan para um nível de destaque fantástico e onde o papel de Kane na sua valorização enquanto wrestler foi assinável, e tem que ser reconhecido por todos. Já que é fácil usar o estatuto em proveito próprio, mas muito mais difícil usá-lo a favor de outros e foi isso que Kane fez com o Bryan e tenho que uma vez mais reconhecer o seu fantástico trabalho.

Aliás tenho que admitir que preferi que os Hell No tivessem terminado sem uma feud porque assim não ficou manchado o trabalho que a WWE fez em termos de criação de química entre Kane e Bryan. E assim dessa forma Bryan saiu na mesma valorizado enquanto wrestler, e nesta altura é um dos wrestler mais populares da WWE e o melhor wrestler e performer da WWE.

Eu sei que quem tem as gimmick de melhores do mundo é Punk e Jericho, mas a verdade é que Daniel Bryan é o verdadeiro melhor wrestler do Mundo na actualidade, e isso é notório quando está em ringue. Ele é fantástico no ringue, mas também tem promos e impacto junto do público como muitos poucos conseguem actualmente, sendo na minha opinião um performer completo.  E por isso está muito mais próximo daquilo do que era o seu mentor HBK do que Chris Benoit que não tinha metade da capacidade de performance e de promos que Daniel Bryan consegue na actualidade.

Por esse motivo espero que Daniel Bryan não faça o heel turn com esta feud com Orton, preferia que fosse Randy já que Daniel Bryan nesta altura seria um top face fantástico, e sem dúvida que merece esse push para o main-event nesta altura. Isto é se já não é um main-eventer ao qual só falta um título principal para consolidar Bryan enquanto uma das principais figuras da WWE dos próximos anos.

Mas com ou sem heel turn, Daniel Bryan surge nesta altura como um dos principais candidatos á vitória a uma das malas de MITB este ano, repetindo o feito de há dois anos atrás, juntando-se a CM Punk e a Edge como um dos wrestlers com duas malas. Contudo a minha aposta é que seja candidato na luta pela mala da Raw, onde partilhará o favoritismo com Ryback e Sheamus. No entanto considero o favorito devido á composição do combate, onde alguns dos wrestlers estão lá para star power e não para vencer(como RVD, Kane e Christian). Mas sobre o combate propriamente falarei na antevisão do evento dentro de duas semanas.

Aliás eu considero que ele atingiu um estatuto em que qualquer que seja a feud que tenha será relevante porque terá sempre impacto. Claro que muitos preferiam que fosse o próximo campeão da WWE, mas caso não o seja por via da mala poderá vir a ser durante este ano.  A única certeza que tenho é que Daniel Bryan será uma das figuras do ano, com ou sem mala, e é nesta altura o melhor performer da WWE e não é sem dúvida “o Weak Link”. E tal como Bryan, o Smoke and Mirrors não é o Weak Link do Wrestling.Pt, e por isso mesmo voltará para a semana com mais uma edição que abordará mais uma das temáticas da actualidade da WWE, e assim despeço-me desejando-vos um óptimo fim-de-semana, e uma semana novamente cheia de bom wrestling.

Momentos da Semana

WWE Monday Night Raw (24/06/2013)

TNA: Austin Aries passar-se por Suicide e vencer o título da X-Division tornando-se contender pelo titulo Mundial

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre Daniel Bryan e sua evolução enquanto wrestler ao longo da sua carreira?

Como perspectivas o resto de 2013 de Daniel Bryan?E Porquê?

Concordas com os momentos da semana ou escolherias outros?

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

64 Comentários

  1. Miguel - há 3 anos

    Sim um Rock nunca valorizou ninguém lol.

    O único momento foi com o Bryan… então não!!!

    Brock Lesnar? O próprio Punk foi valorizado!

    Não vejam o grandioso The Rock como um idiota que para lá anda..

    E o Punk é um wannabe do Jericho…

    • danielLP21 - há 3 anos

      É óbvio que o José disse que o Rock só elevou o Bryan NESTA fase. Tens que ter calma e aprender a ler, a feud com o Lesnar já foi há mais de 10 anos…

      Em relação ao CM Punk, tens toda a razão. É isso mesmo que ele é…

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Always imitated, never duplicated.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim eu disse nesta comeback do Bryan o único wrestler que o Rock valorizou foi o Bryan. O Punk já estava estabelecido não venham dizer que ainda não tinha estatuto de topo porque já tinha.

      • Miguel - há 3 anos

        Eu sei ler muito bem…

        Aprende tu a ler.

  2. Tibraco - há 3 anos

    Excelente artigo e apresentaste alguns pormenores sobre a carreira do Bryan que eu desconhecia. Em relação à tua análise propriamente dita, não há muito a dizer. Subscrevo por completo todas as tuas palavras, talvez apenas discorde de ti quando o consideras o melhor Wrestler da actualidade. Por enquanto ainda prefiro o Ziggler nesse aspeto, embora reconheça que o Bryan nos últimos 2 meses está a atravessar uma fase fantástica.

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu considero o Bryan melhor, mas acho que o Ziggler vem em ascensão desde que fez o face turn. Então esta semana foi impecável para o consolidar como face ao sair por cima dos segmentos com o Del Rio.

  3. mangala22 - há 3 anos

    ele eu dos meus favoritos merecia a mala da mitb 2013 e dorrotava o cena num grande combate

  4. Miguel Carlos - há 3 anos

    Artigo muito bom mesmo, com um tema muito interessante na atualidade. Concordo com tudo.

    Acho que Daniel Bryan teve uma boa evolução muito graças também ao público, que se contrariou à vitória rápida de Sheamus e ao combate com C

  5. Miguel Carlos - há 3 anos

    Acho que Daniel Bryan teve uma boa evolução muito graças também ao público, que se contrariou à vitória rápida de Sheamus e ao combate com Charlie Sheen.

    No futuro, Daniel Bryan vai ganhar a mala do WWEC, na minha opinião, e vai continuar a fued com Randy orton com Kane metido no meio. Bryan talvez faça o cash-in a John Cena no SummerSlam e tenha um bom reinado até à WrestleMania. Daqui a uns anos, ele vai ser o cartaz da Mania e vai ajudar novatos que se encontram agora no NXT ou na FCW.

    Quanto aos momentos da semana, acho que da parte da WWE a promo de Heyman e Punk tivesse sido melhor. O da TNA é justíssimo, porque foi um grande momento que deixou os fãs pegados ao ecrã a descubrir quem estava por baixo da máscara.

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado Miguel Carlos. Sim aquelas interacções com o Sheen, o Rock e os Hell No transformaram o Bryan num wrestler muito superior ao que era. Isto porque nesta altura é muito mais completo do que quando surgiu no NXT.

      Eu sobre o futuro falarei daqui a duas semanas na antevisão do PPV. Quem sabe se não é um dos cartazes deste ano se for para termos Daniel Bryan vs Punk. Admito que adorava ver esse combate como um dos principais da WM 30 seria um combate de sonho.

      • Miguel Carlos - há 3 anos

        Eu próprio quando estava a escrever o comentário pensei num Bryan vs Punk na WM 30, pelo WWE Championship. Ontem saiu aqui no WPT uma notícia que o CM Punk iria possivelmente vencer o Royal Rumble Match e lutar pelo WWEC no main-event da WrestleMania. Acho que é uma hipótese valida e merecida e daria um excelente combate. Só à imensos rumores que o Undertaker vai acabar a carreira nesta WM e por isso o main-event pode não ser CMP-DB, mas mesmo assim gostava muito de ver, principalmente por confiar neles, que tiveram uma excelente fued à 1 ano.

      • José Sousa - há 3 anos

        Podem não ser o main-event mas seria um dos 3 a 4 combates principais do PPV. E digo isto porque o Bryan como campeão desta vez vai atingir uma dimensão muito grande, e será impossível não ser um dos destaques da Mania.

  6. special one - há 3 anos

    Qual a tua opinião sobre Daniel Bryan e sua evolução enquanto wrestler ao longo da sua carreira?
    Como wrestler continua igual: fantastico… melhorou mtissimo no que lhe faltava como referiste em cima

    Como perspectivas o resto de 2013 de Daniel Bryan?E Porquê?
    WWE champ pk simplesmente é o melhor… ganha no summerslam ao fazer desistir cena e vai até a wrestlemania 30 defender contra o vencedor do rumble cm punk

    Concordas com os momentos da semana ou escolherias outros?
    faltaria o confronto entre cm punk e lesnar

    • José Sousa - há 3 anos

      Claro faltava-lhe carisma, impacto, e promos e isso ganhou no último ano. Ele para mim nesta altura roça a perfeição como wrestler, é dos meus wrestlers preferidos da WWE enquanto fã. E acho que se este ano for o ano do Bryan eu vou ficar muito orgulhoso disso enquanto fã.

  7. MicaelDuarte - há 3 anos

    Excelente artigo!

    Não há muito a acrescentar porque já disseste tudo acerca do grande D-Bryan e da sua conturbada carreira que finalmente obteve um rumo fantástico!

    (Não fazia a mínima das ideias que o Cena tinha sido um dos “responsáveis” pelo regresso do D-Bryan – Thank you so much Cena!).

    Para o restante ano também acho que, dê lá por onde der, o Flying Goat ainda se sagra campeão de um dos títulos máximos.

    Concordo com o momento da semana, a par do ataque do Ziggler à fiesta do Del Rio, porque gostei bastante!.

    • José Sousa - há 3 anos

      Existiu uma petição dos fãs, e mesmo o Cena no Twitter defendeu que o Bryan merecia voltar á WWE. E ainda bem que fez algo de jeito porque ele sem dúvida que o merece. Eu acho que o tal título máximo está mais próximo de acontecer.

      Eu tive muitas duvidas porque tivemos excelentes segmentos esta semana na WWE. A Smackdown esteve ao mesmo nível da Raw em termos da qualidade dos segmentos e isso deixou-me muito contente.

  8. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bom Artigo José!Gosto de artigos como teu simples mas que vai a essência do assunto e não precisam de ser longos.

    Acredito que Bryan vai ter um ano muito bom mas a minha unica preocupação já que ele faz parte do meu TOp 3 de favoritos e o Road to Wrestlemania mas até lá muita tinta pode correr!

    Qual a tua opinião sobre Daniel Bryan e sua evolução enquanto wrestler ao longo da sua carreira?

    Melhor não podia ter sido, todos acreditávamos que Bryan seria o eterno mid – card com uma aparições no main event aqui e ali mas não consolidou-se no Main Card!

    Como perspectivas o resto de 2013 de Daniel Bryan?E Porquê?
    Até ao final de 2013 acredito num titulo mundial mas no road to wrestlemania…

    Concordas com os momentos da semana ou escolherias outros?
    Concordo, o segemento de Aries é brutal e relançou novamente a TNA

    • José Sousa - há 3 anos

      Vamos com calma André primeiro deixa-o conquistar o título depois vemos a evolução dele como campeão. O Punk também quando foi campeão durante um ano, muitos julgavam que ele não durava como campeão até á Wrestlemania. Trust in D-Bryan.

  9. Miguel Silva - há 3 anos

    Excelente artigo José.
    Não há muito mais a acrescentar…
    O D.Bryan foi daqueles wrestlers que surprendeu bastante na WWE pois conseguiu melhorar muito as suas promos e dar mais carisma à coisa, que eram os pontos onde ele mais falhava e assim tornou-se num verdadeiro “total package” e “best in the world” (peço desculpa ao Punk e ao Jericho por lhes estar a usar a alcunha).
    As expectativas para 2013…bem que se torne campeão da WWE e espero que seja o mais rápido possível para ter um bom reinado pois eu não acredito que ele chegue a Wrestlemania com o maior título da companhia ainda por cima segundo os rumores que Punk irá vencer a Royal Rumble e estar no main event da Mania, embora fosse um “dream match” Bryan vs Punk pelo WWE Championhip no main event da Wrestlemania, a WWE nunca se aceitaria a uma coisa dessas pelo menos a meu ver.

    • José Sousa - há 3 anos

      Não estás a usar a alcunha porque o Bryan na Ring of Honor também tinha essa alcunha(mero acaso ou não….). Mas que ele é verdadeiramente fantástico é, e pode aguentar-se no main-event até á Wrestlemania. Se fosse na WWE do ano passado eu não acreditava, mas com esta aposta da WWE em jovens eu acredito até porque o Bryan como campeão ainda vai-se tornar um fenómeno maior e WWE vai deixar de apostar num dos seus fenómenos mais importantes deste ano? Espero que não e Punk vs Bryan na WM agrada-me.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Pois, a mim também me agrada…o problema é que não sei se a WWE ia deixar o seu estimado Rocky (se ele voltar) fora do main event da Wrestlemania, já para não falar do Cena.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim vais ter Rock vs Lesnar, e o Cena terá um combate também é verdade mas isso não impede que tal como Jericho vs Punk foi um dos destaques da WM28 que Punk vs Bryan seja o destaque da 30. Vamos indo vamos vendo com calma.

      • Miguel Silva - há 3 anos

        Sim, até chegarmos à Wrestlemania muita coisa vai acontecer. O Bryan ainda tem que vencer o título, o Punk vencer a Rumble, acontecer uma feud, alguém fazer o turn (ou não), mas quem irá virar heel é o que me mais preocupa até porque eu não acredito que se tal combate viesse a acontecer, a WWE virasse o Punk outra vez heel, e virar o Bryan heel era uma verdadeira estupidez porque ele é muito over.

      • José Sousa - há 3 anos

        Pois mas vencendo o Rumble o Punk pode ser um desafio face contra Face. Também se for Punk e Cena também o seria e não vejo Punk vs Orton pelo titulo da WWE.

  10. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Daniel Bryan é o melhor wrestler do mundo juntamente com CM Punk, e de longe, um dos melhores de sempre. Espero que este ano o Daniel Bryan seja a grande figura da WWE e que chegue ao WWE Championship. CM Punk vs Daniel Bryan pelo WWE Championship, na Wrestlemania, teria tudo para ser um dos melhores combates de sempre!

    • José Sousa - há 3 anos

      Concordo contigo ele é dos melhores da actualidade é uma das figuras da WWE deste ano. A popularidade do homem é incrível e como campeão pode funcionar como confirmação final tal como fizeram com o Punk há dois anos. E como não existe Stone Cold, dêem-nos Punk vs Bryan pelo titulo da WWE na WM 30. Seria o combate da noite, provavelmente um Dream Match daqueles que eu como fã queria mesmo ver.

  11. Vinícius Nunes - há 3 anos

    Na minha visão o Daniel Bryan está sendo o que há de melhor no produto da WWE, apesar do meu lutador dessa semana ter sido o Dolph Ziggler, com o CM Punk por perto, o Bryan tem sido a grande figura nos últimos tempos da WWE, mostrando que além de dar show nos ringues, sendo o melhor wrestler tecnicamente da CIA, ele é um grande entretainer, fico feliz da WWE estar dando todo esse destaque pois ele merece, não gostaria do turn, mas se for para que ele pegue o título do Cena, eu aceito de bom grado.

    O momento da semana da WWE para mim foi a confrontação de Punk e Heyman no Raw, eu só não escolho o combate fantástico do main-event do Raw, porque eu não vi a necessidade do Orton dar tap-out, e não é a primeira vez que isso ocorre, lembro que ele já tinha dado tap-out para o Del Rio em uma Smackdown, e esse é um dos motivos para o Orton ser um dos piores babyfaces, pois além de não ter feuds que valham a pena desde 2011, é um babyface que desiste, e cá entre nós, é difícil gostar de um babyface que desista, acho que poderia fazer com que ele dormisse, acho que ficaria melhor, sei que aqui tem um certo hate ao Orton, e não vão concordar comigo, porém eu concordo que tenha que valorizar o Bryan, mas não acho necessário enterrar um 9 times World Champion.

    Sobre o momento da TNA, eu concordo plenamente, se não tivesse visto os spoilers, creio que ficaria extremamente surpreendido.

    • danielLP21 - há 3 anos

      Concordo contigo. Ver o Orton a desistir é um pouco… estranho. Mas olha, talvez seja por alguma razão, pode ser uma situação que ajude a que o Orton faça o seu heel-turn.

      • special one - há 3 anos

        estranho pk é raro ver orton desistir… ai é que esta o impacto da vitoria por submissao… tornar o bryan main eventer e como especialista sério de submissoes… teria que haver mais vitorias assim importantes por submissao(ryback e henry)

    • José Sousa - há 3 anos

      Eu também aceito o turn se for para tirar o titulo ao Cena e se isso for para o valorizar como campeão. Não era o ideal mas se o final da historia for um Punk vs Bryan pelo titulo na WM força ai nisso.

      Eu não tenho hate ao Orton(eu gosto dele) ele como face é mau é verdade mas é muito bom wrestler. Para mim o Bryan, Ziggler e Punk são as figuras da semana da WWE.

      Sobre a TNA se eu não soubesse também antecipadamente teria ficado ainda mais surpreendido com o segmento. Mas que foi de génio o momento do Aries foi.

  12. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Qual a tua opinião sobre Daniel Bryan e sua evolução enquanto wrestler ao longo da sua carreira?

    O Daniel Bryan teve uma evolução fantástica em termos de encontrar a sua verdadeira personagem. Aquela personagem que o fizesse destacar dos outros e que fizessem os fãs apostar nele emocionalmente. Ele quando chegou á WWE era tipo um Antonio Cesaro. Muito bom em ringue, mas no resto fracassava muito. As suas promos eram fraquinhas, não tinha carisma e não tinha uma personagem que pudesse criar um impacto junto dos fãs. Mas graças a deus apareceu os “Yes!” chants depois da Wrestlemania e se calhar se ele não tivesse perdido em 18 segundos, aquilo não acontecia. Desde então que ele se tornou numa superstar mais completa. O heel turn seguido do cash-in também o ajudou bastante e sentia-se mais confortável com um mic na mão com aquela faceta. Agora, como dizes e bem, é uma das figuras principais da WWE e se tudo correr bem, ele vai-se consolidar no main-event mais cedo ou mais tarde. Tenho apenas algum receio porque todos sabemos que o Vince é “vidrado” com os ratings e se viram os ratings deste último Raw, o segmento inicial entre o Bryan e o Orton teve um número mauzinho e o main-event entre o Bryan e o Orton teve o pior ganho em muito tempo num main-event com apenas um ganho de 120 mil espectadores ou algo assim.

    Como perspectivas o resto de 2013 de Daniel Bryan?E Porquê?

    Tenho a certeza que o Bryan vai ter um excelente 2013. Aliás, se ele continuar com esta velocidade, ele vai ter um 2013 mais entusiasmente do que o 2011 de Punk ou até o 2000 de Triple H. Acho que ele é o favorito para ganhar a mala do Money in the Bank. É o que faz mais sentido. Gostava que ele ganhasse e que no Raw seguinte dissesse ao Cena que ia fazer o cash-in no Summerslam num combate justo. O Bryan vencia (onde claro o Cena nao desistia ou perdia limpo) com ajuda de alguém ou alguma distração e tornava-se campeão. Era um grande e merecido momento para ele.

    Concordas com os momentos da semana ou escolherias outros?

    Concordo. Grande combate no Raw e com pena minha com um rating fraquinho (mas a NHL teve influencia nisso) e na TNA concordo. Grande momento.

    Excelente artigo, José. Fico á espera dessa previsão do MitB.

    • José Sousa - há 3 anos

      Ainda tens que esperar mais uma semana. Para semana vou falar de outra coisa(já está quase feito o artigo).

      Não sei se será tão forte como o 2011 de Punk mas se for então o sonho de termos Punk vs Bryan na Wrestlemania poderá ser verdade. E como eu gostava que isso acontecesse enquanto fã do dois, mas isso é algo que vamos vendo com o tempo Dolph.

      Mas tem calma Dolph os ratings estiveram fracos por causa do jogo 7 da NHL. Os ratings na primeira fase do reinado do Punk em 2011 estavam ridículos e a WWE pensou em tirar o titulo das mãos dele. Por isso vamos com calma, eu acredito que o Bryan é uma das apostas fortes deste ano e justificadamente. A Evolução do homem é gritante passou de um Cesaro a um perfomer.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Sim, eu sei. O jogo da NHL estava numa fase final quando o Bryan/Orton estava a acontecer. Eu sei que a NHL teve influencia, mas o Raw também abriu com um rating fraquinho e abriu com uma promo do Bryan. Claro que o Stone Cold não sacava ratings de 5.0 em 1997 e que o Bryan precisa de tempo, mas todos sabemos que o Vince liga muito aos ratings e nunca sabemos o que pode acontecer.

      • José Sousa - há 3 anos

        Sim mas vamos com calma Dolph como te disse os ratings do reinado do Punk na altura do Laurinaitis eram fracos. A WWE esteve a um passo de lhe tirar o titulo antes da Wrestlemania.

  13. danielLP21 - há 3 anos

    Não há muito a acrescentar. Já disse inúmeras vezes que detestava o Daniel Bryan. Não passava de um lutador com excelentes capacidades no ringue mas que era um redondo 0 no resto. Era demasiado mau…

    E de repente, pimba!, foi o fenómeno que todos vimos… Hoje em dia, o António Variações… desculpem, o Daniel Bryan é um dos melhores wrestlers do mundo. Fantástico.

    Como também já disse várias vezes, não acredito que ele seja o próximo Campeão da WWE nem que lute pelo título no SummerSlam. Mas a ver vamos, pode ser que esteja enganado.

    2013 já é um grande ano para ele, independentemente de ganhar títulos ou não.

    Concordo com os momentos da semana.

    • José Sousa - há 3 anos

      Ah pois detestavas já disseste isso muitas vezes. Aqueles segmentos com as Bellas em que ele tentava armar-se em sedutor roçavam o ridículo porque não era credível.

      Eu sei que não acreditas nisso, nem que o Ziggler vai acabar por sair em grande da feud. Espero bem que estejas errado para bem deles.

  14. Sergio Fantastico - há 3 anos

    Você ve o que e um rapaz com a cabeça boa em vez de ir
    logo ao roster principal ele humildimente pede para ser
    rebaixado a FCW afim de aprender mais e ser um wrestler
    melhor antes de ir ao grande publico.
    Mas ai a PG era ataca novamente e apenas por estar fazendo seu trabalho
    Bryan e demitido. Eu me lembro que nas RAWs pos-wrestlemania
    do ano passado todo mundo esta a dizer que ele iria
    voltar a ser mid-card (Sim estou aqui a todo este tempo
    porem devido ao incidente com o Kevin Nash tive que mudar
    de nick e fazer meu turn)
    …. Sim Rocky valorizou Bryan
    mas não da melhor forma e sim ”tirando uma da sua cara”.
    Ainda bem que ele não entrou contra o John Cena pelo
    WWE Champ no Dinheiro no banco pois seria certeza que
    perderia.

    • José Sousa - há 3 anos

      Mas valorizou chamou humpa loompa mas ressoltou ele ficou cada vez mais over com aqueles ataques de fúria. Ainda bem que não assim pode vencer para o Summerslam e ai sim vamos ter um ataque de Yes! em Los Angeles.

  15. LuisMPBO - há 3 anos

    Muito bom artigo
    Excelente ideia analisar a carreira do Bryan, uma vez que ele e o “tema do momento”.
    O Bryan de facto já e um dos (para mim, não um dos, mas O) melhores wrestlers técnicos do mundo há alguns anos, mas, como ja foi dito aqui, faltava lhe o resto. Que sirvam como prova os seus combates na Ring Of Honor. Ah, e ja que estou a falar disso, aproveito para deixar aqui uma recomendação para quem aprecia wrestling puro, para que veja
    Austin Aries vs Bryan Danielson, esse tal que passou dos 80 minutos. Que categoria de combate. O Meltzer deu ***1/2 porque disse que foi “overkill”. Overkill? Nem pensar! Eles deram o ritmo certo ao combate para que não parecesse minimamente overkill. Mas isso também não e para aqui chamado
    Concordo que nos dias de hoje da WWE, o Bryan seja o “Best In The World”. A sua evolução como performer e notável, e como tu dizes, ja esta mais próximo, overall, de HBK do que estava Benoit, ainda que na minha opinião o Benoit fosse um wrestler técnico superior ao que e Bryan, mas isso e uma opinião pessoal. Alias, os únicos wrestlers da historia da WWE que para mim superam o Bryan tecnicamente, quando estavam no seu auge, eram o Angle, o Benoit, o Malenko, o Dinamite Kid e o Bret Hart.
    Ainda bem que houve tanta pressão para o voltarem a contratar, olha so o que se ia perdendo! E o reinado dele como US Champion não foi nada mau. Alias, tal como a construção dele, desde a sua estreia, também não foi ma, a não ser na WM 28. Mas também, isso acabou por servir para depois o elevarem ainda mais, por isso…
    Ele e sem duvida um dos meus favoritos atualmente e conto com um grande ano de 2013 para ele, com esperança de que seja WWE Champion!
    “Nem Daniel Bryan e o weak link da WWE, nem o Smoke and Mirrors e o weak link do Wpt” (resumindo a frase) grande verdade!

    • José Sousa - há 3 anos

      Estava confiante, os últimos dois meses sinto que são os meus melhores no artigo(em termos de consistência da qualidade). E a qualidade dos temas também tem ajudado.

      Primeiro o Meltzer estava bêbado só pode. Eu sei que muitos o veneram mas ele e o Aries deram um combate fantástico.Eu concordo que o Benoit era muito bom tecnicamente, apenas disse que o Bryan não é um novo Benoit porque tem algo que ele não tinha que é uma gimmick brutal. O Benoit era bom mas as promos não eram com ele. A contrução foi boa apenas não tinha gimmick, e o episodio da Mania ajudou a transfigurar o homem.

      Ele é dos meus preferidos também, e contem comigo para o apoiar no chat o homem no PPV, porque ai já posso ser parcial.

  16. Enigma - há 3 anos

    Artigo maravilhoso.

    Não tenho muito á dizer, foste perfeito José, parabéns.

    Daniel Bryan e Austin Aries para mim são… Enfim, não há palavra pra descrever.

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado o homem é perfeito na minha opinião. O Bryan não era perfeito porque faltava gimmick e promos mas nesta altura ele é genial, tu ves a Smackdown e a interecçao com o publico e o jogo Yes e No foi brutal.

      • Enigma - há 3 anos

        Analisando no geral, em cada mínimo detalhe, achas o Daniel Bryan extremamente superior ao Austin Aries?

        Tipo um One on One lol

      • Enigma - há 3 anos

        Um pormenor.

        Eu não havia lido este comentário do Chris.

        Que rei, respeito eterno.

        Como eu já digo á alguns anos, um dia hei de tatuar “Y2J”…

      • José Sousa - há 3 anos

        O Y2J é um profissional como existe em pouca quantidade lá. Ele podia chegar e exigir os títulos todos que o nome dele merecia mas não prefere elevar jovens. Mesmo que alguns desses jovens sejam wrestlers que alguns de nós não adoramos(Ryback ou Fandanngo não são nomes consensuais).

      • Enigma - há 3 anos

        Exactamente José, o admiro e respeito muito por isso.

        Um senhor.

      • José Sousa - há 3 anos

        Não sei não é ela por ela. Eu acho que em quase todos os atributos que o Ruben analisa eu daria pontos aos dois. Talvez vencia o Aries devido ao finisher(Brainbuster) que o acho melhor que o No Lock!ou Yes Lock como vai mudando. De resto carisma é equiparável, promos também actualmente, títulos acho que também andam perto um do outro. São dois wrestlers que eu gosto muito também.

      • Enigma - há 3 anos

        São os meus favoritos no momento.

        O que sinto quando tenho o prazer de assistir o Daniel Bryan nos shows da WWE, sinto o mesmo quando vejo o Austin Aries.

        São fantásticos em tudo, na minha opinião.

      • José Sousa - há 3 anos

        É pena que talvez o momento do Aries tenha sido esporádico a menos o X-Champ vença mesmo o titulo Mundial e ai o jogo muda totalmente.

  17. Mario Magalhaes - há 3 anos

    Excelente artigo José

    Qual a tua opinião sobre Daniel Bryan e sua evolução enquanto wrestler ao longo da sua carreira?
    Bryan se olharmos é o maior fenômeno da WWE dos últimos anos, sua evolução todos podemos perceber a olhos vistos e é um dos grande nomes atuais e tem tudo para deixar seu nome como uma das grandes lendas de todos os tempos.

    Como perspectivas o resto de 2013 de Daniel Bryan?E Porquê?
    Bryan com o apoio que possui do público, espero que alcance logo o WWE Championship ele é merecedor, pois é impressionante como ele cativa o Universo WWE, incluindo a mim.

    Concordas com os momentos da semana ou escolherias outros?
    Concordo com os momentos, pois foram dois grandes acontecimentos.

    • José Sousa - há 3 anos

      Muito obrigado Mário.

      Dos últimos anos não digo mas que é a figura 2013 até ao momento da WWE é verdade que é, muito mais que o Cena. Eu já apreciava o Bryan quando ele estava no inicio no NXT, tinha visto combates dele na ROH e era muito bom mas não tinha carisma e impacto. E como isso mudou radicalmente em apenas um ano, e tudo por causa de 18 segundos numa WM que mudaram a carreira dele para sempre.

  18. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Bom, um artigo espetacular sobre um wrestler espetacular! Um dos 3 grandes senhores que agora estão na companhia (partilha esse lugar com o Ziggler e o Punk).

    E meu deus, o que o Bryan tem evoluído ultimamente! Tem carisma tem promos meu deus! Passou só de um gajo com Ring-Skills fantásticas, naquilo que se pode chamar de pack completo!Ele está tão over, tão over….! A aposta no Bryan está a ser notória na WWE, carregou esta história do “Weak Link” basicamente sozinho e duma forma fantástica (neste aspeto eu adorei o Bryan, qualquer coisa que os adversários dizessem queriam na cabeça do Bryan dizer que ele era o “weak link”,e ele carregou esta história como ninguém!). E surge agora como o favorito á mala MITB do Raw (contudo é por uma coisa parecer tão evidente, que costumamos mudá-la; espero que não seja o caso!) com o objetivo de afirmá-lo de vez no Main Event! O homem é Main Eventer atualmente, digam o que quiserem ele é e mais nenhuma outra coisa se justifica, contudo esta MITB vem solidificá-lo como um Main Eventer credível. E neste aspeto, antes não gostei do combate MITB da Raw, contudo mudei de ideias. Enquanto que a MITB da Samckdown servem para dar um push pro Main Event, a MITB da Raw este ano vai servir para “Solidificar” um, e esse um é o Daniel Bryan! Espero uma grande continuação de 2013 pro Bryan, não só pelo seu talento já que ele merece mas porque finalmente “poliu” as suas falhas e merece um excelente ano com grandes feud e combates para ver o seu trabalho reconhecido!

    • José Sousa - há 3 anos

      Claro por isso é que disse que não é o homem que o HBK e o Vince falaram porque a aposta nele é notória e ele não é razão de critica de ninguém, pelo contrário desde fãs aos oficiais todos estão impressionados com a evolução do homem. No caso da mala eu falarei daqui a duas semanas, mas por vezes o que é evidente é mesmo para ser(olha o Rumble estava na cara que era o Cena). Este ano poderá ser verdadeiramente o ano do Bryan e espero que assim seja porque eu como fã dele ficaria extremamente contente com o seu sucesso.

  19. Evandro Monari - há 3 anos

    Concordo com tudo o que você disse sobre o Bryan, sim é notória a evolução que ele tem em promos, carisma e tudo o mais, porém na minha opinião o Punk ainda é melhor do que ele levando em conta todos os atributos que um wrestler precisa ter como um todo .

    Parabéns pela boa qualidade do artigo !!!!!

    • José Sousa - há 3 anos

      Obrigado. Só acho o Punk claramente superior ao Bryan nas promos na minha opinião, porque tecnicamente, e nos carisma que ambos tem na actualidade andam os dois muito próximos um do outro. Mas eles, e o Ziggler são provavelmente dos 3 wrestlers mais populares e over da WWE na actualidade, e ainda bem que o são.

  20. Tunes9 - há 3 anos

    Excelente Wrestler, tem evoluido muito nos últimos anos, tanto em termos de carisma como em termos de promos e a sua personagem foi melhorando e encaixando perfeitamente nele (YES!, NO!, Kane e Team Hell No, feud com sheamus, feud e combates com Punk, AJ e mesmo o The Rock foram factores importantissimos na sua afirmação), está cada vez melhor e em ringue, acho que ele é o melhor atualmente, mas como um todo, prefiro o Punk.
    No que resta de 2013, fala-se que ele vai ganhar a mala MITB e é quase certo que vai lutar com o Cena no summerslam, quem sabe, ainda será World Heavyweigth Champion este ano, mas aconteça o que acontecer, no resto de 2013 e no inicio de 2014 o Daniel Bryan vai ter muita importância e vai subir a main-eventer de novo e merece, pelo trabalho e dedicação. :)

  21. ThaGr8One - há 3 anos

    José, podem já ter referido isso mas eu não reparei, é que em determinado momento no texto dizes que o Bryan partilhará o favoritismo no combate pela mala da Raw com Ryback e Sheamus (“Contudo a minha aposta é que seja candidato na luta pela mala da Raw, onde partilhará o favoritismo com Ryback e Sheamus.”). Mas o Ryback não está no combate José, será que fui eu que percebi mal o contexto ou foi um erro teu?

    • danielLP21 - há 3 anos

      O José pensou que o combate entre o Ryback e o Chris Jericho era para determinar o último participante no MITB Ladder Match do Título da WWE. E sim, isso já foi referido xD

      • ThaGr8One - há 3 anos

        Ah, isso explica tudo. Pois, eu não tive tempo de ler os comentários todos, daí ter referido isso no inicio ahah xD Btw, bom avatar ahah ;)

      • danielLP21 - há 3 anos

        O teu também :D

      • ThaGr8One - há 3 anos

        Thanks :D

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador