Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

The Bottom Line #27 – My Top5 Best Managers

Olá a todos e sejam bem-vindos a mais uma edição do “The Bottom Line”. Na edição desta semana, resolvi apresentar o que é, na minha opinião, os 5 melhores Managers do Wrestling da história. Antes de começar o meu Top, irei fazer uma análise do que é um Manager  no mundo do wrestling e a sua função, em termos de Kayfabe, no desenvolvimento dos wrestler a quem estão associados. Este Top só vai conter Managers e não Valets, sendo que irei separa-los em dois Tops, sendo que o Top das Valets irá ser feito noutro artigo ainda a determinar. A diferença entre os dois também irá ser feita mais à frente. Sem mais demoras vamos começar!

Ora bem, um Manager, no mundo do wrestling, é uma personagem secundária que entra em parceria com um determinado wrestler ou wrestlers, por várias razões. Na maioria das vezes, estas personagens não são lutadores, estando sempre ao lado do seu ou seus “clientes” de modo a dar indicações e ajudar o seu wrestler durante o combate.  Na maioria das vezes, Managers são atribuídos a wrestler que não sejam muito bons ao microfone, sendo como uma espécie de “boca” do lutador, de modo a ajuda-lo a ficar “Over”.

A Maioria dos wrestlers são heels, protegendo os seus clientes ao máximo de modo a que estes não lutem com lutadores mais fortes, ou fazendo batota para ganhar combates. Porém, também existem Managers que são “Face”, sendo que estes procuram os lutadores mais fortes, para enfrentar os seus clientes de modo a provar que são os melhores da companhia. A grande maioria dos Managers são convencidos, matreiros e possuem sempre um “Plano B”.

Como referi acima, existem Managers e Valets. A maioria dos Managers são do sexo masculino, enquanto que os dos sexo feminino são chamadas de Valets. Porém, existem grandes diferenças entre estes dois grupos. Os Managers, normalmente, “moldam” as carreiras dos seus clientes, nos bastidores, sendo uma grande parte do sucesso destes atletas, enquanto que as Valets, normalmente, são usadas mais como “eye candy”, usadas para distrair os oponentes ou o árbitro. As Valets, no modo geral, não fazem promos como os Managers, fazendo sentir a sua presença ao acompanhar o seu wrestler durante a promo.

Concluindo, os Managers são uma parte importante do espectáculo e mostraram isso ao longo da história. É uma pena que essa “arte” tenha morrido à já alguns anos, não existindo nenhum manager nos últimos 10 anos que tenha marcado o mundo do wrestling, como aqueles dos anos 70, 80 e 90. Sem mais demoras, agora sim, vou apresentar o meu Top 5 dos melhores Managers da história!

5 – Jimmy Hart

Para começar este meu Top, temos o “Mouth of the South” Jimmy Hart. Hart começou a sua carreira como Manager na epóca dos Territórios, mais concretamente no território de Memphis. O primeiro Wrestler que teve a seu lado foi Jerry “The King” Lawler, que era já neste altura, uma Lenda do território. Após Lawler, Jimmy Hart criou uma Stable de renome e cheia de Star Power, de nome “Hart’s First Family of Wrestling”. Os wrestlers que componham esta Stable eram: King Kong Bundy, “Ravishing” Rick Rude, Lanny Poffo, Jim “The Anvil” Neidhart, Ox Baker, Kamala, Randy Savage, “Hot Stuff” Eddie Gilbert, The Iron Sheik e Kevin Sullivan. Em 1985, Hart foi contratado pela WWE. Agora nas “Big Leagues”, Hart possui o seu Megafone como imagem de marca, que usava como arma nos oponentes dos seus clientes. Apesar de ter sido um Manager, na sua maioria, do Midcard, Hart teve bastante sucesso na WWE. Começou por ser manager do campeão Intercontinental da altura, Greg “The Hammer” Valentine. Mais tarde, King Kong Bundy e a Dream Team tornaram-se seus clientes. Outra parceria famosa foi quando Jimmy tornou-se Manager dos Hart Foundation, levando-os a conquistar os títulos de Tag Team. The Honky Tonk Man também foi um dos grandes sucessos de Jimmy Hart, tal como Earthquake. Em 1994, Hart assina pela WCW e começa desde logo a fazer o trabalho de Manager ao lado de Hulk Hogan, que ganha o título da WCW no seu primeiro combate. Após um ano de parceria com Hogan, Jimmy Hart trai Hulk e junta-se ao The Giant (Big Show). Com o Giant, Hart foi mais uma vez o manager do campeão Mundial, sendo este o seu último grande momento como Manager. Actualmente com 70 anos, Jimmy é para mim, um dos melhores managers de sempre.

4 – Paul Bearer

William Moody começou a sua carreira como manager nos finais dos anos 70, no circuito independente. Nos seus primeiros anos de carreira, Moody andou em territórios como a Florida e o Texas, tendo sido manager de wrestlers como Rick Rude, Steve Austin, e Undertaker, antes de estes terem-se tornado famosos. Em 1990, Moody é contratado pela WWE, tendo atingido o estrelato. Com uma nova personagem, de nome Paul Bearer, um Manager sinistro, que parecia um fantasma pela falta de cor que apresentava, sendo sempre acompanhado de uma Urna. Moody inspirou-se nesta personagem, pois tinha na vida real um envolvimento com a indústria fúnebre. O primeiro wrestler que Bearer acompanhou foi o Undertaker, lutador que o viria a marcar durante toda a carreira. Durante 6 anos, Bearer foi o manager de Undertaker, tendo o levado ao título da WWE. No Summerslam 1996, Bearer traiu o Taker para se aliar ao Mankind. Isto provava ser mais uma combinação bisara entre os dois. Em 1997, Bearer continuou a marcar, ao ser o Manager do Vader e, mais tarde, Kane. Kane seria outro wrestler a ter um papel marcante em Bearer, sendo uma personagem que se marcava como sendo irmão do Undertaker. Em 1998, Bearer voltou a tornar-se manager do Undertaker e acompanhou-o durante a fase da “Ministry of Darkness”. Desde 2000 que Bearer teve passagem curtas pela WWE como em 2004 com o Taker e 2010 com o Kane. Em 2013, Moody perdeu a vida e deixou-nos. Pela personagem única que nos mostrou durante tantos anos, Bearer aparece na quarta posição desta minha lista. RIP Paul Bearer.

3 – Jim Cornette

Para além de ser uma das mentes mais brilhantes que já passaram pelo Wrestling, Jim Cornette tornou-se famoso na sua carreira como Manager. Em 1982, Cornette começou a sua carreira como manager, tendo atingido apenas um ano depois, o “papel” que viria a marcar-lhe a carreira. Falo claro do que aconteceu em 1983, quando Cornette se tornou manager dos Midnight Express, uma das maiores Tag Teams da história. Durante a estadia de Cornette na Tag Team, os Midnight Express conquistaram os títulos de Tag Team da NWA por 4 vezes. Cornette tornou a sua personagem famosa por possuir a sua característica raquete que usava durante os combates e por ser um gabarolas por não se calar quando falava do quanto boa era a sua equipa. Isto levou a que este grupo fosse bastante odiado na NWA ao ponto de que os 3 tinham que ser escoltados pela polícia até às arenas e os combates. Em 1986, Jim fez uma paragem como Manager por alguns anos, tendo regressado em 1993, agora com a WWE, sendo o Manager do campeão da WWE da altura, Yokuzuna. Em 1995/96, Cornette viria a ser manager da sua própria stable, “Camp Cornette” que era constituída por Vader, Owen Hart e British Bulldog. Em 1998, Cornette abandonou a carreira como Manager. Porém continuaria a ter outros papeis na indústria até aos dias de hoje.

2 – Paul Heyman

Aqui está outra das mentes mais brilhantes da história do Wrestling. Paul Heyman começou a sua carreira como Manager em 1987. Com o nome “Paul E. Dangerously”, a personagem de Heyman era a de um convencido rapaz de Nova Iorque com uma atitude de uma pessoa com posses financeiras, trazendo consigo um telefone móvel que viria a tornar-se a sua imagem de marca. Após passar pelo circuito Independente e a AWA, Heyman atingiu os primeiros sucessos como Manager na WCW em 1988 dos Original Midnight Express e mais tarde, já nos anos 90, da sua própria stable, “The Dangerous Alliance”, composta por Bobby Eaton, Rick Rude, Arn Anderson, Steve Austin e Larry Zbyszko. Heyman, com esta stable, conquistou o título dos EUA, o título TV e os títulos de Tag Team da WCW. Em 1993, Heyman chega à ECW e durante o primeiro ano, foi manager de Jimmy Snuka, Eddie Gillberg e Sabu, conquistando vários títulos com estes wrestlers. Após 1994, Heyman parou o seu papel como Manager durante uns anos, tendo regressado em 2002 ao tornar-se manager de Brock Lesnar, Big Show e Kurt Angle, todos campeões da WWE durante a sua estadia. Em 2004, Heyman voltou a este papel, desta vez com os Duddley Boyz. Em 2012, Heyman regressou a “full time” ao papel de manager ao tornar-se aliado do campeão da WWE da altura CM Punk e do “Beast” Brock Lesnar. Em 2013, Heyman somou Ryback e Curtis Axel à sua lista de clientes. É na minha opinião, um dos melhores!

1 – Bobby Heenan

Este homem teve uma carreira bastante longa e incrível. Começou como wrestler e manager em 1965. Logo desde o começo, Heenan criou o grupo “Heenan Family” que consistia basicamente em todos os wrestler que tinha como clientes. Claro que este conceito foi recriado várias vezes conforme as companhias por onde Heenan passava. Heenan tinha a alcunha de “Brain”, mostrando sempre ser muito inteligente, tendo sempre um “Plano B” para o seu “Plano A”. Como grande Heel que era, Heenan gostava de falar do quanto bons eram os seus clientes, mostrando ser cobarde quando confrontando fisicamente. A carreira de Heenan como Manager começou a ver sucessos em 1969, ao aliar-se aos Blackjacks, conquistando os títulos de Tag Team. Mais tarde, Heenan tornou-se manager da Lenda Nick Bockwinkel, levando-o ao seu primeiro reinado como campeão da AWA. Nos anos 70, os wrestlers que entravam em feud com Bobby começavam a chamar-lhe de “Weasel” (doninha), nome que lhe iria perseguir por todas as arenas na boca dos fãs e durante toda a sua carreira. Após muitos sucessos na AWA, Heenan rumou à WWE em 1984, sendo o Big John Studd o seu primeiro cliente. Durante a carreira de Heenan na WWE, a sua estadia como manager foi carregada de sucessos, tendo estado no Main Event de 2 Wrestlemanias, ao lado de King Kong Bundy e André The Giant, levando Mr.Perfect e Rick Rude a títulos Intercontinentais, levando os Brain Busters aos títulos de equipas e levando Rick Flair ao título da WWE. Após tantos sucessos, Heenan afastou-se do Mundo dos Managers em 1994, tornando-se num comentador na WWE e WCW. Este é na minha opinião, o melhor Manager de todos os tempos, por tudo aquilo que conquistou e por várias horas de entretenimento que deu, nunca mostrando-se inferior a nenhum outro!

E aqui está o meu Top 5 dos melhores Managers da história do Wrestling. Espero que tenham gostado do artigo. Achas que a ordem dos Managers está boa? Concordas com os Managers presentes? Existe algum que tiravas? Se sim substituías por quem? O que pensas do primeiro lugar? É essas perguntas que gostaria que respondessem de forma a prologar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

9 Comentários

  1. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Boa lista e um bom artigo. Mas atenção, quando separas o Manager da Vallet dizendo o primeiro são homens e o segundo mulheres, a Vickie Guerrero foi manager do Edge, do Dolph Ziggler e, durante pouco tempo, do Jack Swagger, apesar de ser mulher.
    De facto a figura do manager perdeu-se um pouco, infelizmente existiam casos de grandes managers que poderiam ter sido melhor aproveitados mas que acabaram por os tornar comentadores ou GM’s, figuras ainda mais em crise que os managers. Parece que a WWE esquece o seu grande potencial: Vickie Guerrero, Armando Alejandro Estrada, Abraham Washington, foram retirados de uma papel que desempenhavam muito bem. Mesmo o Paul Heyman acabou por se envolver numa feud com o CM Punk e acabaram por o retirar da antena, foi pena para o Curtis Axel que poderia ser ainda maior se ao seu talento juntasse o acompanhamento desse grande manager.
    Outros ex-wrestlers e veteranos poderiam ser aproveitados, muito bem aproveitados, nesse papel, penso que a WWE deveria apostar nisso. Falo de Ric Flair, Edge, William Regal, JBL, Jerry Lawler (para refrescar o personagem e descansar-mos do comentador), Booker T e Teodor Long poderia voltar a esse papel, pelos menos seriam aproveitados, e daqui a uns anos imagino o Miz, o MVP e o Mr. Kennedy/Andersen nessa mesma posição, só para dar alguns exemplos.
    Nestes últimos anos ainda tivemos o Ranjin Singh, como muito pouca importância. Resta-nos o Zeb Colter que espero continue mais uns anos, pois é muito bom.
    Imagino o Regal como manager de uma super stable britânica (mesmo britânica ao contrario do que fizeram na Playstation, em que incluíram o Sheamus numa stable chama United Kingdom), com Drew McIntyre, Wade Barret, Layla ou Paige, e talvez o Mason Ryan.

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Concordo com aquilo que afirmas e obrigado pelo contributo com o teu comentário :).

      Queria dizer que existem Valets que se assemelham muito a managers, exemplos como a Sherri Martel e Vickie Guerrero. Porém quis separar os dois e realizar uma lista destas personalidade femininas no futuro.

  2. Mario Magalhaes - há 3 anos

    Grande artigo Rúben, este teu Top Five esta espetacular, são 5 nomes que sempre estarão na história do Wrestling e felizmente pude acompanhar a carreira destes.

    Eu só mudaria a ordem por questão de gosto mesmo, pois colocaria o Bearer como número 2, o Heyman como 1 e o Heenan, como 3 :D.

  3. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Também partilho contigo a mesma opinião o numero 1 tem que ser de Heenam

  4. José Sousa - há 3 anos

    Eu não trocava em nada o teu top faria exactamente o mesmo. Heyman e o Brain são os dois melhores managers de sempre pelo enorme talento nas promos que ambos tem.

  5. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Top perfeito. Não mudaria a ordem. O Heyman é absolutamente genial mas o Heenan é o Heenan. Não há ninguém como ele.

    Belo artigo.

  6. akujy & ThaGr8One - há 3 anos

    Excelente top e concordo com as opiniões em geral. E gostei do merecido primeiro lugar para o Heenan. Como disse o José, e bem, Heenan e Heyman são os 2 melhores managers de sempre.

  7. akujy - há 3 anos

    Excelente top e concordo com as opiniões em geral. E gostei do merecido primeiro lugar para o Heenan. Como disse o José, e bem, Heenan e Heyman são os 2 melhores managers de sempre.

  8. danielLP21 - há 3 anos

    O meu favorito é o Paul Bearer e o melhor, para mim, é o Paul Heyman.

    Excelente artigo.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador