Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

The Bottom Line #29 – Top5 Best Valets

Olá a todos e sejam bem-vindos a mais uma edição do “The Bottom Line”. À cerca de 2 semanas, resolvi apresentar o que era, na minha opinião, os 5 melhores Managers do Wrestling da história. Porém fiz uma distinção, entre Managers e Valets, afirmando que os Managers era um papel mais dado aos Homens, enquanto Valets era um papel dado às mulheres, mas envolvendo o mesmo tipo de trabalho dos managers. Hoje irei apresentar o meu Top5 das melhores Valets da história do Wrestling, tal como fiz com os Managers. Antes de começar o meu Top, irei fazer uma análise do que é uma Valet no mundo do wrestling e a sua função, em termos de Kayfabe, no desenvolvimento dos wrestler a quem estão associados.

Ora bem, uma Valet, no mundo do wrestling, é uma personagem secundária que entra em parceria com um determinado wrestler ou wrestlers, por várias razões. Na maioria das vezes, estas personagens não são lutadoras, estando sempre ao lado do seu ou seus “clientes” de modo a dar indicações e ajudar o seu wrestler durante o combate. Como referi acima, existem Managers e Valets. A maioria dos Managers são do sexo masculino, enquanto que os dos sexo feminino são chamadas de Valets. Porém, existem grandes diferenças entre estes dois grupos. Os Managers, normalmente, “moldam” as carreiras dos seus clientes, nos bastidores, sendo uma grande parte do sucesso destes atletas, enquanto que as Valets, normalmente, são usadas mais como “eye candy”, usadas para distrair os oponentes ou o árbitro. As Valets, no modo geral, não fazem promos como os Managers, fazendo sentir a sua presença ao acompanhar o seu wrestler durante a promo.

Concluindo, as Valets são uma parte importante do espectáculo e mostraram isso ao longo da história. É uma pena que essa “arte” tenha morrido à já alguns anos, não existindo nenhuma Valet ou Manager nos últimos 10 anos que tenha marcado o mundo do wrestling, como aqueles dos anos 70, 80 e 90. Sem mais demoras, agora sim, vou apresentar o meu Top 5 das melhores Valets da história!

5 – Sunny

Para começar este meu Top temos a Tammy Lynn Sytch, mais conhecida no mundo do wrestling como Sunny. Tammy começou a sua carreira de wrestling em 1992, ao ser a Valet do seu namorado, na altura, Chris Candido na companhia Smokey Mountain Wrestling. Ela foi manager dele e Brian Lee durante 3 anos, levando-os aos títulos de Tag Team da companhia. Em 1995, Tammy e Candido assinam contracto com a WWE e Tammy torna-se em Sunny, uma mulher que explorava toda a sua sensualidade de modo a conseguir uma reacção. Com Candido e Zip, uma Tag Team de nome “Bodydonnas”, Sunny consegui levar mais uma dupla a títulos de Tag Team, desta vez na WWE.

Sunny mostrava ter muito sucesso com Tag Teams, não só levando os Bodydonnas aos títulos, mas também os Godwinns, os The Smoking Gunns e os Legion of Doom. Porém, o que faz com que a Sunny esteja neste Top, mais que tudo, é o facto de que ela foi revolucionaria. Nenhuma Valet fora como Sunny naquela altura. Ela quebrou muitas barreiras, sendo a primeira a mostrar a “Attitude” que muitas Valets viriam a ter na Attitude Era. Não só isso, mas em 1996, Sunny era uma das personalidades da WWE mais “Over” em 1996, sendo a mulher que mais downloads provocou naquele ano. Apesar da Internet não ser o “monstro” que é hoje, não deixa de ser algo impressionante. Tammy após deixar a WWE em 1998, assinou pela ECW nesse ano e em 2000 pela WCW, sendo manager, mais uma vez, de Chris Candido. Em 2011, Sunny foi adicionada no Hall of Fame da WWE.

4 – Francine

De seguida neste Top, temos uma Valet que fez a sua carreira quase toda na Extreme Championship Wrestling. Francine começou a sua carreira como Valet, oficialmente, em 1995 ao tornar-se na Valet dos PitBulls, uma das maiores Tag Teams da história da WCW. Francine nesta altura tinha uma Gimmick de Dominatrix, que vestia roupa de cabedal justa, para condizer com a Gimmick dos Pitbulls na altura. Francine levou a Tag Team aos Títulos de Equipas e ao Título TV da ECW. Em 1996, Francine traiu os Pitbulls e aliou-se a Shane Douglas, tornando-se Valet do “Franshise”. Francine levou Douglas ao título TV e ao Título Mundial da ECW múltiplas vezes. Francine por volta desta altura, era bastante odiada pelos fãs, recebendo inúmeros insultos, todas as vezes que entrava dentro do ringue. Após um período bastante bem sucedido com Douglas, Francine tornou-se Valet de Tommy Dreamer em 1999, levando-o ao título de Equipas e ao Título Mundial da ECW. Porém, na mesma noite onde Dreamer ganha o título Principal, Francine trai-o e alia-se a Justin Credible, ajudando-o a ganhar o título de Dreamer. Francine neste ponto, tinha sido Manager/Valet de 3 campeões da ECW diferentes. Ela continuou Valet de Credible até ao fim da ECW em 2001. O Fim da ECW marcou o fim da carreira de Francine como Valet, mas para mim será lembrada como uma das melhores de sempre nesta Aréa. É sem dúvida a “Queen of Extreme”!

3 – Woman

Existe muitas pessoas que não sabem que Nancy Benoit, mulher de Chris Benoit, esteve envolvida no mundo do wrestling e de uma maneira marcante. Nancy começou a sua carreira como Valet em 1984, como Manager do seu marino, na altura, Kevin Sullivan. Ambos revolucionaram a industria na altura com uma personagem Satânica, sendo uma das principais atracções de diversos territórios e da WCW. Após Sullivan abandonar a WCW, Nancy, agora com o nome de Woman, continuou nas luzes da ribalta ao tornar-se Valet de Ric Flair e dos Four Horseman. Em 1993, Woman assinou pela ECW, tornando-se novamente Valet de Sullivan e, também, de Taz. Porém, a sua passagem pela ECW ficou conhecida pela sua aliança com o Sandman em 1995. Durante a maior parte desse ano, Woman levou o Sandman ao título da ECW por 2 vezes, sendo uma parte importante da sua personagem, ao abrir as cervejas, acendendo cigarros e ao usar a cana de Singapura nos adversários de Sandman. Woman regressou à WCW em 1996, voltando como Valet dos Four Horseman levando-os à conquista do título Mundial e do título dos EUA. Os últimos papeis de Nancy no Wrestling foi o facto de ter sido uma das 3 figuras na popular rivalidade entre Chris Benoit e Kevin Sullivan. Em 1997, Woman abandonou o mundo do wrestling. Na minha opinião, uma das melhores Valets de sempre, RIP Nancy!

2 – Miss Elizabeth

Em 1985, Randy Savage apresentou uma figura ao mundo do wrestling, que viria a marcar uma Era. Falo de Miss Elizabeth, uma mulher lindíssima, que possuía bastante Glamour e Sex Appeal. A partir de Agosto de 1985, Liz começou a estar ao lado do seu homem, “Macho Man” Randy Savage, como sua Valet. Liz ao contrario de muitas outra, nunca interferia em combates ou raramente o fazia, sendo mais usada como motivo de Storyline ou para ajudar à personagem do Savage. Nos primeiros anos, Liz completava a personagem de Randy ao sofrer abusos verbais do mesmo, pois este entendia que ela estava a ofuscar a sua presença. Em 1986, Liz é Valet de um Macho Man Heel, com o título Intercontinental em sua posse, sendo usada pela primeira vez numa storyline com George “The Animal” Steel. Em 1988, Macho Man torna-se Face e Liz passa a ser tratada de maneira diferente pelo seu homem, sendo mais uma vez um complemento da personagem de Macho Man. Em 1989, Liz acompanha o Macho Man até ao título da WWE e nesse mesmo ano também se torna Valet de Hulk Hogan, mas a curto prazo. Em 1990, na rivalidade entre Savage e Hogan, Liz é usada como um complemento da história, pois Randy torna-se ciumento e começa a sentir que é o elo mais fraco dos Mega Powers. Após a Wrestlemania 5 e consequente Heel turn de Savage, Liz abandona Randy pela primeira vez. Elizabeth só regressaria na Wrestlemania 7, quando entrou em ringue para afugentar Sherri de Savage, sendo que este último acabará de perder um “Retirement Match”. Liz abraça Savage e ambos fazem as pazes. Savage e Liz casam-se em pleno ringue no Summerslam 1991 e na Wrestlemania 8, Elizabeth acompanha o seu homem a mais um título da WWE. Em 1996, Liz vai para a WCW e torna-se uma heel pela primeira vez ao aliar-se a Ric Flair, traindo Randy Savage. Com Flair, Liz foi Valet do campeão da WCW e campeão dos EUA. Nos finais de 1996, Liz alia-se à NWO e em 1997 junta-se a Savage mais uma vez, após este também se juntar ao grupo. Em 1998, Liz deixa de ser Valet de Savage e em 1999 torna-se Valet de Lex Luger. Em 2000, Liz abandonou o Wrestling. Uma das melhores de sempre. Marcou uma geração!

1 – Sensational Sherri

No primeiro lugar deste Top temos a Sensational Sherri, alguém que é mais parecida com um Manager do que todas as outras, mas que ainda possui características de Valets. Sherri Martel, começou a sua carreira no wrestling em 1980 como wrestler. Porém, teve o seu primeiro papel como Manager/Valet em 1986 ao aliar-se a “Playboy” Buddy Rose e “Pretty Boy” Doug Somers, levando-os aos títulos de Tag Team da AWA. Em 1989, Sherri voltou ao papel de Valet ao aliar-se a Randy Savage, no período onde este era o “Macho King”, um dos pontos altos das suas carreiras. Após 2 anos como Valet de Savage, Sherri junta-se ao “Million Dollar Man” Ted Dibiase e, mais tarde, um jovem que estava a tentar uma carreira individual, Shawn Michaels. Com Michaels, Sherri deixou um pouco a personalidade de mulher letal e raivosa, caracterizando-se agora como um “objecto” da excentricidade da personagem de Michaels.

Em 1993, Sherri vai para a ECW e torna-se Valet de Shane Douglas, levando-o ao título Mundial da ECW. Em 1994, Sherri vai para a WCW e torna-se na Valet de Ric Flair, campeão da WCW na altura. Após a parceria com Flair, Sherri tem o seu último grande momento no wrestling quando se torna valet de uma das melhores Tag Teams da história da WCW, Harlem Heat (Booker T e Stevie Ray), levando-os à conquista do título de equipas por 7 vezes. Em 2006, Sherri é adicionada ao Hall of Fame da WWE. Na minha opinião, a melhor Valet da história do Wrestling, mostrando ser sempre fantástica com qualquer wrestler, seja na divisão de Tag Team, no midcard ou no Main Event. É é, sem dúvida, Sensational!

E aqui está o meu Top 5 das melhores Valets da história do Wrestling. Espero que tenham gostado do artigo. Achas que a ordem das Valets está boa? Concordas com as Valets presentes? Existe alguma que tiravas? Se sim substituías por quem? O que pensas do primeiro lugar? É essas perguntas que gostaria que respondessem de forma a prologar-mos esta conversa. Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

10 Comentários

  1. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Eu vou insistir que os managers nem sempre são homens. Para mim a Vickie Guerrero foi manager e não valet. Não me venham dizer que a Vicke foi usada como “eye candy”.
    Quanto ao top em si, como só acompanho o wrestling desde 2004, apenas conheço bem a Torrie Wilson, a Jillian Hall e a Melina, por exemplo. Por isso não posso dizer se são melhores ou piores que essas. Mas fica aqui a referência à Torrie Wilson.

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Sim percebo o que queres dizer. No artigo sobre os managers e neste referi que nem todos os managers são homens. O que eu queria fazer era fazer uma separação, de modo a dar destaque a mais gente. Mas compreendo e respeito a opinião, que até é bem verdade

  2. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Adorava a Sherri, quando andava com o HBK nos anos 90 era fantástica.Excelente top!

  3. akujy - há 3 anos

    Belo Top Ruben, a minha preferida era a Sherry, mas tmb sempre gostei da Sunny,. Só tenho pena daquilo em q ela s tornou.

  4. danielLP21 - há 3 anos

    Bom Top. A Lita poderá ser considerada um “valet”?

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Sabes Daniel eu nunca considerei a Lita uma “Valet”, mas sim um membro(wrestler) que fazia parte de um grupo. Ela consumava lutar em combates de Tag Team e individuais constantemente. Por isso nunca a considerei muito uma valet

      • danielLP21 - há 3 anos

        Ah okay, já percebi. Até concordo. Mesmo quando estava com o Edge, lutava na divisão feminina.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador