Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

The Bottom Line #38 – My Top30 WrestleMania Matches (2)

Wrestlemania, o evento mais importante de todo o ano, vai celebrar no dia 6 de Abril, 30 anos de existência. Para celebrar esta grande ocasião, resolvi apresentar os meu Top30 do que considero serem os melhores combates da história da Wrestlemania. Já que são 30 anos celebrados, resolvi fazer uma lista de 30 posições. Com centenas de combates no seu historial (sem contar com os Dark Matches), quais serão os 30 melhores? Este meu Top será apresentado em 3 artigos, sendo que hoje apresentarei do combate 20 até ao 11. Podem ver o primeiro artigo neste link. Quero afirmar que os combates que aparecerem no Top, são com base na minha opinião apenas, e que se discordarem da minha opinião, não existe problema. Pois bem, vamos ver quais são os combates que estão incluídos no meu Top.

20 – CM Punk vs The Undertaker – WrestleMania 29

Para abrir a segunda parte da lista, temos um combate wrestlemania que aconteceu apenas à um ano. Foi o melhor combate dessa edição e oponha dois excelentes wrestlers, CM Punk e Undertaker. Á primeira vista, isto parece mais um combate onde se pretende concluir se será CM Punk, aquele que finalmente irá derrubar a Streak do Undertaker. Porém, muito mais do que esse motivo para construir esta rivalidade, outra coisa aconteceu. Durante as semanas do build up para a Wrestlemania 29, Paul Bearer, o manager e amigo pessoal de Taker durante largos anos, morre e deixa o mundo do wrestling desolado. Mas, a única pessoa que não fica desolada é CM Punk, que através dos Mind Games, faz pouco da memória de Bearer, deixando Taker furioso. Agora a rivalidade tinha se tornado pessoal, pois Taker não só ia defender a sua Streak, mas também a memória do seu grande amigo, que estava a ser ridicularizada pelo “Best in the World”. O combate acontece, tendo sido espectacular. Ambos os wrestlers mostraram uma grande química e o combate acabou por ser fantástico. Punk conseguiu atormentar Taker durante vários minutos do combate o que foi surpreendente . No final, Taker consegue mais uma vitória, “arrancada a ferros” e mantém a sua Streak invicta na Mania.

19 – Edge vs The Undertaker – Mania 24 e Edge vs Mick Foley – Mania 22

Preciso de dar algumas explicações nesta posição. Ao fazer a minha lista de combates, deparei-me com um problema: existem vários combates fantásticos na história da Mania, mas muitos deles irão ficar fora da minha lista. E o momento onde me deparei mais com este problema foi nestes dois combates. Edge, sem dúvida, merece ter um dos seus combates na lista. Porém, ele teve duas grandes performances e combates na Mania, que achei que nenhum dos dois merece-se ficar de fora. Assim sendo, na posição nº19, estão 2 combates, os dois envolvendo Edge.

O primeiro ocorreu em 2008, na Wrestlemania 24, quando Edge, actual campeão Mundial, defendia o seu título contra Undertaker, em pleno Main Event. O combate foi fantástico e digno de um Main Event de Mania, e contra tudo e contra todos, Taker conseguiu outra vitória na sua Streak. Edge fez uma grande performance e Taker celebrava mais uma conquista de um título.

O outro combate aconteceu 2 anos antes do anterior. Oponha Edge e Mick Foley, num combate Hardcore. A rivalidade começou pois Edge acusava Foley de não ter conquistado o título da WWE por sua causa. Porém, outros fãs de wrestling viam este combate como o Old School vs New School no que toca a Hardcore. O combate foi bastante violento e espectacular, onde ambos os wrestlers fizeram uma grande exibição. No final, Edge vence Foley, mas a sua vitória não foi devidamente celebrada, pois as dores eram tantas que tal não era possível.

18 – Steve Austin vs The Rock  – Wrestlemania 15

O primeiro combate dos dois na Wrestlemania. Aconteceu em 1999 na Mania 15. Steve Austin, que nos últimos 2 anos se tinha tornado na Superstar mais popular da WWE, vinha a combater uma guerra monumental contra o patrão, Vince Mcmahon. Na Wrestlemania 15, um novo capitulo iria começar nesta rivalidade, quando Austin enfrentava o actual campeão da WWE e a cara da Corporation, The Rock. The Rock era agora um novo Main Eventer que se tinha afirmado à poucos meses e parecia existir esta aura à volta de Rocky e Austin, que previa que grandes confrontos estavam prestes a acontecer. O combate acontece e não se sabia bem o que poderia acontecer. Austin tinha o apoio dos seus fãs, mas Rocky tinha Vince a ajuda-lo e a possibilidade de existir uma espécie de Screwjob á vista. Contudo, Austin, com alguma ajuda de Mankind, consegue vencer o Rock e tornar-se novamente campeão, depois de largos minutos num combate electrizante e incerto. Numa das Mania que fizeram parte da Attitude Era, Austin reina no topo da WWE novamente.

17 – Undertaker vs Shawn Michaels – Wrestlemania 26

De seguida, temos mais um combate envolvendo Undertaker. Desta vez, foi contra Shawn Michaels que ocorreu na Wrestlemania 26. Na Mania 25, HBK e Undertaker têm um combate espectacular, onde a Streak do “Morto” estava em jogo. Taker conseguiu vencer o combate, mas muitos acreditaram que HBK era aquele que esteve mais perto de derrotar o Deadman na Mania. Um ano depois, Shawn Michaels volta a desafiar o Taker na Wrestlemania 26. Porém, o Deadman só aceita o desafio, se o HBK puser a sua carreira em risco. E assim foi, Carrer vs Streak Match. O combate foi brilhante, previsível, vários False Finishes e uma Storytelling tremenda. No fim, Taker vence o combate e a carreira de Shawn Michaels chega ao fim. Os minutos que se seguiram foram muito emotivos. Estava terminada uma das carreiras mais fantásticas da história do wrestling. Os fãs aplaudiam de pé, um wrestler que lhes deu tudo, mesmo quando estava magoado, ao longo de mais de 20 anos. A carreira de HBK chegava assim ao fim da linha.

16 – Shawn Michaels vs Steve Austin – Wrestlemania 14

Mais um combate envolvendo Shawn Michaels, este acontecendo anos antes. Algumas pessoas gostam de afirmar que a Wrestlemania 14 foi o evento que deu inicio à Attitude Era. Eu não sou um dos defensores dessa teoria, mas consigo perceber os argumentos que são usados. A Mania 14 foi uma das melhores de sempre, tendo um bom card e combates muito bons. O Main Event, era o combate que vos estou a falar. Shawn Michaels, na altura campeão da WWE, era o líder dos DX e reinava na WWE. Contudo, tinha um novo oponente no seu caminho, de nome Stone Cold Steve Austin. Stone Cold tinha ganho o Rumble do ano de 1998 e tinha a oportunidade de enfrentar HBK na Mania. Porém, as contas do combate complicaram-se, pois Mike Tyson é anunciado como o “Enforcer” no combate de Austin e HBK. Tyson e Austin envolvem-se em confrontos, o que deixa a avizinhar um clima volátil durante o combate. Para piorar a situação, Tyson junta-se aos DX, e agora muitos acreditavam que Tyson iria tramar Austin na Mania. O combate acontece e é muito bom. Foi um grande combate entre os dois e é deve-se dar o mérito a Shawn Michaels que teve uma tremenda performance apesar da sua lesão grave nas costas. No final, é HBK que acaba por ser tramado por Tyson e Austin vence o combate. Isto marca o inicio do reinado de Austin como campeão da WWE pela primeira vez.

15 – Brock Lesnar vs Kurt Angle – Wrestlemania 19

De seguida temos um combate entre dois dos wrestlers mais técnicos de sempre: Brock Lesnar e Kurt Angle que ocorreu na Wrestlemania 19. Tudo começou quando Brock Lesnar ganha o Royal Rumble de 2003. Assim sendo, a sua meta é o título da WWE, que está nas mãos de Kurt Angle. Angle afirma não ter medo de enfrentar Brock Lesnar e, com Paul Heyman a ajuda-lo, e a sua Team Angle (Charlie Haas e Shelton Benjamin), Lesnar parece ter uma tarefa complicada. Mais que isso, é o combate onde se vai decidir quem é o melhor no que toca a Wrestling técnico, outro dos pontos principais deste combate. O combate acaba por ser o Main Event da Mania 19. O Embate foi brutal, onde uma grande qualidade de wrestling foi mostrada e onde existiu uma grande performance por parte dos dois wrestlers. Apesar do Botch de Lesnar perto do fim do combate, o embate é fantástico e fica para a história. No fim, Lesnar vence o combate, abraça Angle, e festeja como novo campeão da WWE. Uma menção honrosa para Angle, que lutou durante tudo o combate com um pescoço bastante magoado.

14 – Shawn Michaels vs John Cena – Wrestlemania 23

John Cena é um wrestler que marcou, e muito, a WWE ao longo dos últimos 10 anos. Ele tem sido ao longo dos vários anos, a cara da WWE. Dentro destes 10 anos, um dos seus melhores acaba por ser o de 2007. Cena é absolutamente essencial à WWE neste ano, estando praticamente em todas as grandes rivalidades do ano. Uma das quais com Shawn Michaels, que acaba por originar o combate de que vos vou falar. Tudo aconteceu quando HBK torna-se no candidato principal ao título da WWE. Cena, sendo o campeão actual, não tem outro remédio senão enfrentar Michaels, sendo o local do combate a Wrestlemania 23. A grande história deste combate acaba por ser a “Velha contra a Nova Escola”, quando um veterano, como HBK, enfrenta o homem do momento, John Cena. O combate é espectacular, com grande wrestling demonstrado, grandes moves, incerteza no resultado, e grande storytelling. No final, Cena consegue obrigar Michaels a desistir e festeja a vitória do combate, ainda campeão da WWE. Um dos melhores combates da carreira de Cena e um dos melhores combates de Michaels na Wrestlemania.

13 – Triple H vs Undertaker – Wrestlemania 28

O combate que aparece de seguida na lista, aconteceu á 2 anos apenas. Taker e Triple H, já se tinham defrontado 2 vezes na Wrestlemania, e o “Morto” tinha saído sempre vitorioso. Em 2012, Triple H desafiava Taker novamente, afirmando que conseguia derrotar a Streak e vencer o Deadman de uma vez por todas. O combate acaba mesmo por ser marcado, mas as coisas tornam-se mais interessantes quando Shawn Michaels se torna no arbitro do combate, o mesmo homem que viu a sua carreira ser terminada pelo Undertaker. Não só isso, mas o combate ia ser disputado numa Hell in the Cell. O combate foi uma das melhores Storytellings que se viu nos últimos anos. Não foi um combate espectacular em termos de moves, ou em termos de wrestling técnico. Porém, aliou-se apenas na história contada dentro do ringue o que foi algo de fantástico. Será que HBK iria ajudar o amigo a vencer Taker? Será que HHH conseguia realmente vencer o Taker? Será que o “Morto” conseguia continuar invicto? Ou a sua onda vitoriosa chegaria ao fim? Todas essas questões pairam neste combate. No final, depois de um combate emocionante, Taker consegue vencer o Triple H mais uma vez. Foi, o chamado, “End of an Era”.

12 – Ultimate Warrior vs Randy Savage – Wrestlemania 7

De seguida, vamos voltar ao passado. Nos Anos 80, nomes como Randy Savage e Hulk Hogan animavam o panorama da WWE, sendo estes 2 as grandes figuras deste período. No início dos anos 90, parecia que o Ultimate Warrior seria a nova cara da WWE, coisa que não fugiu muito à realidade, durante alguns meses. Enquanto Warrior estava em grande, Savage estava um pouco baixo. Apesar de viver na “Gimmick” Macho King, uma das melhores durante a sua carreira, as rivalidades onde estava envolvido não eram as melhores, para um wrestler do seu calibre. Porém, Macho Man viria a ter mais uma hipótese de mostrar tudo o seu valor numa grande rivalidade. Tudo começa, quando Warrior, ainda campeão da WWE, rejeita durante meses, um desafio de por o título em jogo contra Savage, o que deixa o Macho Man louco de raiva. Warrior foi rejeitando e rejeitando, até que Savage perde a paciência e faz com que o Warrior perca o título no Rumble.

Finalmente Savage e Warrior iriam lutar e tudo estava marcado para a Mania 7, onde quem perde-se teria de dar por terminado a sua carreira. O combate foi espectacular, sendo absolutamente perfeito para algo que acontece-se naqueles anos de wrestling. O ponto alto do combate é quando Savage não consegue vencer Warrior, depois de 5 Elbow Drops, ficando absolutamente desesperado. No fim do combate, Warrior vence e acaba com a carreira de Savage. Depois de um combate tremendo, tudo fica perfeito no pós-combate. Sensational Sherri, manager de Savage, trai Macho Man depois deste perder o combate. Savage é salvo por Miss Elizabeth que afasta Sherri para fora do ringue. Savage e Liz abraçam-se em pleno ringue, fazendo as pazes, após estarem separados durante 2 anos. Absolutamente perfeito.

11 – Ricky Steamboat vs Randy Savage – Wrestlemania 3

Para fechar o artigo desta semana, temos um clássico do mundo do wrestling. Este combate já foi mais que falado, tudo o que eu disser apenas irá repetir o que outros disseram. A Wrestlemania 3 é, provavelmente, a Mania mais conhecida por parte dos fãs, muito pela carga de importância que teve. Todos conhecem o popular embate entre André The Giant e Hulk Hogan. Até as pessoas, em pleno 1987, sabiam que iam assistir a algo especial. Porém, a única fonte de venda de bilhetes nessa altura era o combate entre André e Hogan. Nenhum outro combate no Card estava a vender bilhetes por si só. Sendo assim, no dia do evento, um combate surpreendeu tudo e todos. Randy Savage, o actual campeão Intercontinental, defendia o seu título contra Ricky Steamboat. Para surpresa de muitos, este combate viria a marcar uma geração. Para 1987, este combate era perfeito e absolutamente fantástico. Durante 15 minutos, ambos de wrestling mostraram o melhor que o wrestling tinha para oferecer.  No final, Steamboat consegue vencer Savage e torna-se no novo campeão da WWE. Um dos melhores combates com o título Intercontinental em jogo. Provavelmente muitos esperam que este combate estivesse mais acima na lista, mas penso que apesar de ser perfeito e fantástico em pleno 1987, é um pouco Overated nos dias de hoje. Porém, é provavelmente o melhor combate de sempre, disputado em apenas 15 minutos. 7

E aqui está, até agora, a segunda parte do meu Top30 dos melhores combates da história da Wrestlemania. Espero que tenha gostado do artigo. O que achas até agora do Top? Adeus e até para à semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

15 Comentários

  1. GonRodri - há 3 anos

    Excelente artigo Rúben :)

    Tou à espera da proxima ediçao para ver o Top10 Best matches in the Wrestlemania

    Sao todos excelentes combates de ver e rever :D

    Se reparares quase todos os combates q escolheste foram executados na Attitude Era, uma era brutal e mortal ;)

  2. The Miz - há 3 anos

    Dos apresentados destaco:

    HHH VS Taker – Que espectaculo que nos ofereceram. Dos melhores combates a que tive o privilegio de assistir nos ultimos tempos.

    HBK VS Cena – Este foi provavelmente o melhor combate que eu vi do Cena e o HBK é o que se sabe

    Lesnar VS Angle – Enorme combate entre dois dos lutadores mais talentosos que passaram pela wwe. Era este Lesnar que eu gostava de ver a distribuir a sua classe a tempo inteiro e Angle sempre incrivel.

    Taker VS HBK – Combate excelente entre dois dos maiores de sempre.

    Rock VS Stone Cold – Para mim a melhor rivalidade de toda a historia.

    Edge VS Taker – Na minha opiniao a melhor rivalidade pela streak nao no sentido de o Edge nos levar a creer que iria vencer porque aí penso que houve nomes que ate o fizeram melhor mas ao nivel da construção da historia nao tenho duvidas.

  3. Hildo - há 3 anos

    Excelente artigo.
    São combates tão bons que não consigo dizer qual é meu favorito.

  4. Guest - há 3 anos

    Eae,voltei

  5. Coiso - há 3 anos

    Fantástico, adorei o artigo.
    Bom, agora que atiraste o combate que esperava ser o nº 1 para o 11º lugar, mal posso esperar pela próxima edição

  6. GonRodri - há 3 anos

    Pois, agr disseste bem, so na 2ª parte

  7. Ricardo - há 3 anos

    Embora o combate do Cena vs HBK na Mania tenha sido excelente, na minha opinião o rematch 3 semanas depois na RAW foi absolutamente brilhante, considerado por muitos o melhor combate da história da RAW

  8. YES YES YES - há 3 anos

    Penso que falta um muito bom , que eu gosto muito que é

    O segundo TLC da historia nao me lembro certo a WM que foi entre

    Hardy Boys , Dudleyes , Edge e Christian

    Nos quais resultou vitoria de Edge e Christian

    Foi muito bom considerado combate do ano na altura

  9. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Grandes combates Rúben. Só não colocava o Warrior vs Randy Savage, devido á parte final que foi ridícula!

    • Rúben Rosa - há 3 anos

      Falas do final do combate? Sim, foi um pouco anti-climatico, mas o Warrior costumava fazer isso nessa altura.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Sim, aquilo de fazer o pin com o pé em cima da lenda que era Randy Savage…foi ridículo, mas o combate não foi mau.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador