Top Ten #152 – Os Multi-Campeões

Sejam bem-vindos a mais um Top Ten, confirma-se que marco presença de novo, após o longo hiato. Tem que ser para valer! E até tem sido uma semana bem agitada de acontecimentos, com um Backlash e todo o seu rescaldo, há sempre falatório.

O principal é a esquisitice do ano de 2016. O ano em que AJ Styles é WWE Champion. Voltem lá a 2012 e digam a vocês próprios, da altura, que isso acontecia. Ouçam a vossa gargalhada e apercebam-se que têm um riso parvo, como todos notamos quando nos ouvimos em gravações e viagens no tempo. Mas já existe alguma familiaridade neste ano de 2016. John Cena quer o cinto! E já fala em contas… Se ganha, chega aos 16 títulos e iguala um recorde! Com um mundo inteiro a morrer por isso, recordemos os mais galardoados Campeões Mundiais e cheguemos à conclusão: quantidade ou qualidade?

10 – Jeff Jarrett (10)

Resultado de imagem para jeff jarrett nwa champion

O inesperado da lista? Ou o “patinho feio” porque ninguém o quer reconhecer como tão galardoado? Sem querer tirar mérito a Jeff Jarrett, competidor polarizador do qual nem desgosto de todo, há-que admitir que ele usfruiu um pouco do booking do seu tempo. Na WCW, aquele título era mais rotativo que a Kelly Kelly. Mas nem se esticaram muito por aí, foi feliz na WCW com o título Mundial por quatro vezes. É noutro território que muitos verão Jarrett a tirar partido: o seu próprio território, que ele fundou. A TNA, onde foi NWA World Champion por seis vezes, curiosamente nunca chegando a ser TNA World Champion quando conseguiram o seu próprio título emancipado. Na WWE não foi tão feliz nem é dos mais recordados por lá. Na TNA já é Hall of Famer. Feitos diferentes em territórios diferentes. Eu até punha o Double J no Hall of Fame na boa, mas não tem o calibre do Koko, do Godfather ou do Trump.

9 – The Rock (10)

Resultado de imagem para the rock wwe champion

Muitos não colocarão estes dois Superstars lado a lado em nada. Mas empatam mesmo no seu número de títulos Mundiais. E o nosso amigo Dwayne nem é dos mais viajados em diferentes ringues, tudo o que venceu foi no mesmo território. Mesmo os dois WCW World Championships que ganhou, ganhou-os em casa em tempos de Invasion. Fora essa aventura, pôde ser WWE Champion por mais oito vezes. E uma delas até é bem recente, retornando à sua tal casa há uns anos atrás para, logo ao começar 2013, desmanchar o prazer de um longo reinado a CM Punk para o seu décimo título. Se não fosse esse, o Jarrett até estava à frente dele. Isto em cintos. Se olharmos para a lista de filmes, blockbusters e até para a conta bancária, Jarrett chora. Caramba, acho que todos desta lista choram!

8 – Edge (11)

Resultado de imagem para edge world heavyweight champion

Curioso referirmo-nos a Edge como um caso triste e trágico de alguém que se teve que retirar tão cedo e com tanto aparente para dar ainda. Com certeza que existiria relevância nele para aumentar ainda mais este número. Porque mesmo com uma carreira com o sentimento agridoce de “interrompida”, foi tão completa e ainda o coloca nesta lista tão à vontade e com um número tão gordo! Edge foi um felizardo, mas também desfrutou bem de algumas rápidas transições e curtos reinados para, num espaço de apenas cinco anos – entre 2006, quando venceu o primeiro WWE Championship bem no início e 2011 quando se teve que retirar… como Campeão – arrecadar onze daqueles bebés. Quatro WWE Championships e sete World Heavyweight Championships, detendo o recorde nesse cinto. E nós aqui a pensar que até papávamos mais se ele tivesse a possibilidade de continuar!

7 – Randy Orton (12)

Resultado de imagem para randy orton wwe champion

Um senhor que aparece lá para o pódio e que inspirou a ideia deste Top Ten, que nem sei porque guardo tanto sigilo à volta da sua identidade como se não fosse ridiculamente evidente o Cena, já chegou a brincar muito à apanhada com este jovem aqui. E sim, chegou a haver um cinto ou outro à mistura, claro. Bem até ao fim da existência de dois cintos na WWE – até esta nova fase, claro – e bem até aos mais recentes reinados de ambos. Randy Orton também pôde provar bem de ambos cintos diferentes, em todo o lado, juntando oito WWE Championships e quatro World Heavyweight Championships, sendo ele o responsável pela extinção deste título, unificando-o e ficando registado como o último Campeão desse já velhinho cinto. Para fazer história por muitas frentes. E fez tudo isso também em relativamente pouco tempo, para quem caminha tão devagar!

6 – Sting (12)

Resultado de imagem para sting tna champion

Caso complexo nesta lista. Porque nunca a WWE contaria todos os títulos Mundiais de que Sting já se pode gabar. Mas aqui contamos de tudo o que nós contamos. E mesmo assim é complexo. Facilmente o reconhecerão como um Campeão Mundial por sete vezes, pelos seus seis WCW World Heavyweight Championships nessa companhia que lhes pertence e pelo NWA World Heavyweight Championship que também lá conquistou. O resto é que são elas. Houve mais um NWA World Championship. Mas onde? Na TNA, claro, onde teve o seu principal título por mais quatro vezes, totalizando esta dúzia que aqui o coloca. Mas o caso fica mais complexo ainda. Isto é o que nós podemos contar, porque ainda podemos buscar mais. A extinta WWA, foi uma independente de curta vida que não constará nas nossas memórias e nos nossos arquivos. Mas tinham um título Mundial e Sting obteve-o uma vez. E mesmo na WCW, chegaram a inventar uma chacha de um WCW International World Heavyweight Championship de curta vida que também não temos que contar porque… Ninguém o conta ou se lembra dele! Mas somando tudo dá um gordo 15! Portanto, arruma-te Cena, que este senhor também cheira o recorde! E ainda por cima andou a tentar a sua sorte com o WWE Championship há bem pouco tempo, custando-lhe apenas a carreira! Ah pronto, há isso…

5 – Hulk Hogan (12)

Resultado de imagem para hulk hogan wwe champion

Não é surpresa que ele esteja aqui. Também ele é do tempo em que se valorizava mais um reinado longo do que muitos e tem ele um dos mais longos da história. No entanto, ele esticou bem a sua carreira para ser do tempo em que já ganhava mais títulos quando não devia. E também foi do tempo da WCW e os seus títulos saltitantes. E é o Hulk Hogan, portanto é do tempo do Hulk Hogan e ele tem sempre que ser dos maiores e dos melhores em alguma coisa, certo? Haja lá alguma gravação imprópria que lhe retira os feitos, nada disso! Hogan aparece, sem grandes surpresas realmente, nesta lista, com uma sólida dúzia de títulos muito bem distribuída, com meia dúzia para cada lado. Seis títulos durante a sua polémica mas bastante frutuosa passagem pela WCW e outros seis na WWE, onde obteve o seu sexto já em 2002, numa altura em que não se morria sempre por cinquentões a Campeões Mundiais. Mas lá esteve ele sempre. Não lhe perguntem se ele ainda pode arrecadar mais algum. Ele vai sempre dizer que sim, que ainda pode voltar ao ringue, e só vos dá vontade de o fazer ler o “Huckleberry Finn” original e gravá-lo só para ver se o queimam e ele desaparece por mais um bocado!

4 – Kurt Angle (13)

Resultado de imagem para kurt angle wwe champion

E uma medalha olímpica, chupem os outros todos! À frente de muitos nesta lista, quase todos. Mas à frente de todos em muitas outras coisas como nessa brincadeira das medalhas. E muito pura e simplesmente pelo seu talento sobrenatural no ringue. E devemos falar na cena do pescoço partido ou já sabemos que Angle é deveras impressionante? Este sim é o senhor que já venceu de tudo em todo o lado. Campeão Mundial na WWE por seis vezes, sendo um desses títulos pertencente à WCW em tempos de Invasion, só mesmo para dizer que teve esse também. Foi para a TNA e fez uma à Hogan de distribuir a meia dúzia para cada lado. Lá venceu seis TNA World Heavyweight Championships, sendo ele quem venceu o título inaugural pós-NWA, estabeleceu o recorde de títulos para aquelas bandas e foi o maior daquela zona. Para o destacar e distinguir, é o primeiro desta lista que também se pode gabar de ter o IWGP Heavyweight Championship para controlar a conta. Está aqui resumido, mas é preciso tornar a dizer que ele mandava nisto tudo?

3 – Triple H (14)

Resultado de imagem para triple h wwe champion

O gajo agora é o mentor da rapaziada toda e quer dar a volta àquilo. Até é responsável por muito do que mais se tem desfrutado pela companhia que ele anseia ter nas mãos, qual abutre. Mas bem que toda a gente tinha outra ideia do Sr. Levesque. Triple H era visto como alguém que queria controlar e dominar tudo para realmente controlar e dominar tudo para ele. Para o bem dele. E era uma noção assim tão errada? Não se sabe ao certo até onde ia a sua auto-fixação. O certo é que o homem ganhou de tudo no seu tempo. E nem é assim tão longo o tempo em que ele era já o Campeão “by default”, por base. Catorze títulos, cinco deles o World Heavyweight Championship, sendo ele o Campeão inaugural do resgatado cinto. Nove WWE Championships e um deles bem fresco, quando apenas necessitamos de recuar até à Royal Rumble deste ano, para o ver a facturar mais uma vez e a aumentar o seu número. Então se calhar o bichinho ainda lhe morde!

2 – John Cena (15)

Resultado de imagem para john cena wwe champion

“To be the man, you have to beat the man” é uma boa motivação. Voltou agora a ser a de Cena. Ou pelo menos só “Tie the man” já parece ser suficiente para o contentar. Mas sim, só lhe falta mais um para igualar o recorde. E é verdade que já vemos um Cena diferente, um Cena menos omnipresente, um Cena de manter a porta aberta para a malta passar. Um Cena que muita gente anda a pedir há já um bom tempo. Mas está velho, gasto e esquecido? Por acaso! Ainda pode atacar o osso porque bem pode e consegue. Ainda para mais quem tem um osso é um amigalhaço que lhe deu umas sovas há pouco tempo, AJ Styles. E já há encontro marcado para o No Mercy, este número aqui assinalado pode aumentar e história pode acontecer! É claro que não está sozinho e ainda tem que levar com Dean Ambrose que procura aumentar a sua conta pessoal para… Dois, pronto. É um caso diferente. Mas Cena continua a sua caça. É que o povo anda a começar a gostar dele e isso assim não tem piada!

1 – Ric Flair (16)

Resultado de imagem para ric flair world champion

E agora pasmam todos porque ninguém estava à espera. O já velho recorde. O que nem todos se podem dar ao luxo de dizer que caçam, não é tão fácil de lá chegar – já tem ali o rapagola das camisolas coloridas à perna, no entanto. Ric Flair, o único bi-Hall of Famer, é reconhecido pela WWE como um Campeão Mundial por 16 vezes. O engraçado é que foi lá que ele menos ganhou desses títulos, sendo apenas dois WWE Championships a fazer parte dessa conta. Oito da NWA e seis da WCW completam. O curioso vem depois. Isto é o que a WWE reconhece. Num caso semelhante a Sting, mais companhias desvanecidas tinham os seus “World Championships” e Ric Flair, na sua carreira de quatro décadas, teve tempo e possibilidade de passar por todas e mais algumas que nem existam. Daí que o verdadeiro número de títulos Mundiais possam variar muito, dependendo das fontes, chegando até a uns possíveis… 25. Se o Cena chegar aos 16, ‘bora mudar-lhe o recorde e utilizar o 25 como oficial? A ver se o Cena apanha esse!

Dez senhores que já fizeram bem mais que nós, bonito rever isto. Mas por acaso até é mesmo, é bom ver esta malta galardoada e os seus registados feitos. Agora cabe a vós. Não alcançar os recordes, mas sim comentar este assunto. Cada um dos competidores. Acrescentar alguém que achem que as minhas contas tenha avançado sem querer. Comentar o velho assunto da quantidade contra a qualidade. E já agora, sobre a facilidade de ter títulos Mundiais actualmente. Lembrem-se que o Roman Reigns que parece estar no início da sua ascensão já é Tricampeão, Del Rio já foi quatro vezes Campeão só na WWE, com título na CMLL e na AAA a acrescentar e até o nosso bom Daniel Bryan que fez carreira de “nunca chegar bem lá”, chegou lá quatro vezes, a acrescentar aos seus feitos pela Ring of Honor e pela PWG. Deve então dar-se muita importância aos números? Pronto, nem que seja só para prolongar mais a conversa. Espero que tenham gostado, pelo menos. Para a semana há mais, estejam cá e, já que se fala em Campeões, um bom Clash of Champions a todos!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Top Ten”.

9 Comentários

  1. Ricky Nakamura - há 3 meses

    Antes de mais, gosto do estilo descontraído com que este artigo é escrito. Informação, mas passada de forma leve, sem ser leviana.
    Tenho aqui umas dúvidas: o Hulk Hogan não tem também contados os 2 títulos da AWA? Foram reconhecidos posteriormente, mas acho que são contados. E ele não ganhou também o IWGP?
    Mas é quase como se diz para o Flair, se vamos ao tempo dos territórios, então podemos ter mais qualquer coisa…
    É verdade, hoje em dia parece que é mais fácil chegar lá, nem que seja uma vez, só para lhe tomar o gosto, mas gosto ao de leve, pois os reinados, por vezes, parece que mal começam, acabam (veja-se Reigns e Ambrose recentemente)
    O tempo dos reinados muito longos acabou (salvo aquele do CM Punk, mas até esse é curto ao pé do reinado do Hogan de 1984 a 1988, salvo erro, e este é só o terceiro mais longo). Estamos numa época de consumo rápido em tudo, e aqui parece não ser excepção. Se calhar, e num exagero grande, um Shawn Michaels vs Kurt Angle (como o da na Wrestlemania) tinha, hoje em dia, sido votado ao desinteresse no início do combate, pois começou com tentativas de dominar o adversário e não logo numa distribuição de super kicks, slams ou suplexes.
    Mas se virmos, e como dizes, grandes wrestlers tiveram muitos reinados em pouco tempo, como se pode ver com o Edge ou com Ric Flair nos títulos NWA, e não é por isso que a crítica não os considera grandes lutadores/ sports entertainers.
    Enfim, a análise tem de ser casuística. Como não me acho conhecedor o suficiente para isso, deixo ao resto do pessoal para comentar =)

  2. Texas Rattlesnake - há 3 meses

    Muito bom artigo. “Na WCW, aquele título era mais rotativo que a Kelly Kelly” kkkkkk mitou…

  3. fã numero 1 - há 3 meses

    Bom antes de mais nada um excelente artigo, os meus parabéns ao autor.
    Tenho uma dúvida: O ECW championship é considerado um título mundial? (curiosidade se alguém esclarecer agradeço)

    • Johnny Knoxville - há 3 meses

      Nos tempos em que a ECW era uma empresa sim,nao sei se depois quando passou a ser título da WWE também contava como título Mundial,a verdade é que a WWE deu continuidade ao fluxo de campeoes da antiga ECW(no site oficial se fores ver o título tens lá os campeoes até ao Rhino e depois do Rob Van Dam até ao Eziquiel Jackson), e vendo bem,mesmo só havendo um,era o título principal de uma brand.

  4. Rui Ribeiro - há 3 meses

    Mais um artigo fenomenal! Simplesmente adoro a tua forma de escrita! Simples, eficaz e bom uso de humor. A meu ver és sem dúvida o escritor mais underrated do site!

  5. Darth Mordred - há 3 meses

    JCena até se aposentar terá uns 20 e poucos WWE champs

  6. Awesome One - há 3 meses

    Estranho foi nao ver stone cold, hbk e undertaker nesta lista. Mereciam.

  7. FambroseDxDx - há 3 meses

    Podias escrever um top ten de lutadores que perderam o titulo devido a lesão.( só para o caso de poderes não ter ideias)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador