Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Top Ten #98 – RKO Fest

Bem-vindos a um novo Top Ten que vem logo a seguir a um Extreme Rules, que se espera que tenha sido bastante entusiasmante e que tenha feito juz ao seu paradoxal título. Enquanto escrevo isto ainda não sei o que se passou nesse dito PPV, mas consta-se que, por norma, não tenham havido RKOs. A ideia era essa, mas a gente está sempre à espera de uma artimanha e, na verdade, está toda a gente à espera de um RKO.

Com estipulação de um devastador e normalmente espectacular RKO banido do combate Steel Cage pelo WWE World Heavyweight Championship entre Seth Rollins e Randy Orton, este último decidiu compensar da forma que ele bem sabe. Distribuindo-os por tudo o que fosse indivíduo ao longo do Monday Night Raw. Um banho de RKOs. Parecia o Bayern Munich a marcar golos ao FC Porto. E digo isto com pesar, porque sou portista. Mas tendo em conta aquela festa e a tal estipulação, acho que já é pretexto para celebrar a manobra e apresentar dez espectaculares RKOs que recolhi.

10 – Até eu fazia walk-out

https://youtu.be/i9hSgYmtUhE

Depois de levar com uma destas, se calhar eu mesmo ia achar que precisava de tirar uma sesta a durar dias. Ocorreu na não tão bem lembrada Wrestlemania XXVII num embate entre Randy Orton e CM Punk, que se destacou no card como um dos poucos encontros que apresentou deveras qualidade e que ficou como um dos melhores, para pouca surpresa da maioria. Era o culminar de uma história que tinha acontecido há anos e o Randy já tinha corrido com todos os (New) Nexus à patada na cabeça. Deu uma tão forte na cabeça do Husky Harris que ele até pirou de vez e veio com a mania que é um profeta das trevas e dos pântanos. No combate, fizeram o que bem sabem e tinham que fazer um finish digno. O já muito usado mas o seleccionado para representar aqui. Apanhando o adversário do ar. O próprio Punk já deu as suas preces a este RKO numa promo contra The Miz. Podem é acusá-lo de spoiler porque ia ele a caminho e já estava a levantar a cabeça, pronto para a aterragem assistida…

9 – Hoje não, Taker

https://youtu.be/6lgY0BajZbQ

Podem colocá-lo contra John Cena umas 35 vezes – e já o devem ter feito – que muitos ainda considerarão a sua feud com Undertaker a sua melhor. Não deixaram nada por fazer nos seus confrontos e passaram por tudo, desde o mais violento, ao mais bizarro, até com algum espaço para o parvo. Perguntem ao Josh Matthews possuído. Entre estes dois também houve por onde fazer muitos tipos de RKO. Desde o mais atroz, como um exemplo falhado que apanhou Undertaker a entrar no ringue e este não atinou com o sell e acabou caindo de costas (?) ao mais bonito, como esta inversão. A Randy, simplesmente não lhe apetecia apanhar um Chokeslam naquele dia. Não era o Kane dos dias de hoje, cujos ataques já mal têm efeito, portanto mais vale tentar escapar-se dele.

8 – Lembrar os inícios

https://youtu.be/4Y4d5N-rQN4

Não é fácil encontrar agora documentado qual foi o seu primeiro RKO de sempre. Até pensei, e tinha a sua lógica, que tivesse sido num combate. E existe vídeo a demonstrar um embrionário RKO nos seus dias iniciais, ao qual existem comentários em oposição. Pela falta desses mesmos, lancei este aqui. Porque até foi interessante. E envolveu o desgraçado do Kane, tão mal afamado na entrada anterior e ainda tão bom era nestes tempos aqui recordados. A brincadeira até nem era com ele, pois o combate era entre Kane e Triple H – sempre foram bons amigos como agora, perguntem à Katie Vick – mas Randy achou que devia interferir e amanhou ali um Cutter. Nada a ver com o que ele foi transformando. Mas até saiu uma coisa engraçada. E a prova do seu estatuto prototípico é o anúncio da manobra como… Faceburst. Ainda antes do RKO ser RKO! Aqui destacado porque dou sempre importância aos inícios.

7 – Tenta outra vez

https://youtu.be/-vLlCUKYTuI

Admito que este também é daqueles que considero obrigatórios. Quem diz que para compilar alguns dos melhores RKOs, tem sempre que se incluir os perfeitos? É que este ainda é dos meus favoritos de sempre! A pretendida vítima é Chris Jericho que parecia estar demasiado concentrado no seu Walls of Jericho. Se ele está entretido com aquilo, parece que não existe mesmo nada capaz de lhe tirar a atenção da manobra. Nem mesmo um RKO. O efeito dessa tentativa é este hilariante momento que vê Orton surgir de trás a tentar “conectar” o seu RKO mas a “ir sozinho para casa”. Jericho esqueceu-se que também tinha que ir ou algo. Sem perder a postura, Randy tentou logo a seguir de novo e desta vez Jericho também foi – ironicamente depois de já o ter visto, logo por norma, já não o devia apanhar tão de surpresa. A manobra foi salva mas nada os salvou deste momento hilariante. Já sabem miúdos, na hora de um RKO, também têm que ir, isto é uma brincadeira de grupo!

6 – Adjustment de Attitude Adjustment

https://youtu.be/YhNEi0xV4Z4

Randy Orton e John Cena já devem lá ter tido os seus mais de 35 combates, logo já deu para deixarem tudo feito. Artimanhas, inversões, spots, tudo. Eles já por lá passaram. Também já deu a Orton muitas maneiras diferentes de tentar o RKO. Confesso que um dos meus favoritos foi quando ele interrompeu de imediato o início do modo robótico automático de “Moves of Doom”, ao cancelar logo o bailarico dos Shoulder Blocks. Outra boa maneira que arranjaram para isso foi invertendo um Attitude Adjustment. Cair em pé não é a única forma de se conseguir safar de um perigosíssimo Fireman Carry. Agarrar-lhe a cabeça durante a volta e acabar num RKO acaba por ser uma forma genial de o fazer. Tecnicamente ele sofre o AA na mesma mas não falemos em pormenores – até porque ele o vende na mesma. É bonito de se ver mas em tanto combate até isto já foi repetido. É claro que para o Jerry Lawler é sempre a primeira vez, santa seja aquela memória. Será essa condição que o ajuda a ainda ver o John Cena com tanta explosão de entusiasmo?

5 – Aterragem segura

https://youtu.be/IL5ngopVmGo

Hunico já foi toda a gente. Já interpretou várias personagens diferentes. Também já foi a vítima de um espectacular RKO digno de o deixar a dormir um sono até o acordarem para lhe dizer que tinha que salvar o Sin Cara. Foi num Survivor Series, num tradicional combate de eliminação, que Hunico viu esta sua trágica eliminação. Trágica para ele, para o resto foi lindo. É dentro do mesmo género que se vê na posição 10, em que varia este? Para além de ser um high flyer nato que dá um voo muito maior, a postura de Orton conta muito aqui. O gajo estava de costas e parecia mais concentrado noutras coisas. Que nem um Jericho durante o Walls of Jericho. E o sacana lá usufrui dos olhos nas costas para apanhar Hunico com aquela facilidade. O que um gajo daria para ter reflexos destes!

4 – O azar de escadotes

https://youtu.be/v-bRt13cfY0

Contam as lendas urbanas que dá azar passar por baixo de um escadote, especialmente se tal for feito numa Sexta-Feira 13. Porque isto é tudo uma cambada de tolos que já nem sabe o que há de inventar, admitamos. O que realmente dá azar é estar a subir uma escada enquanto Randy Orton está lá embaixo a apreciar. Aí é que só pode dar desastre e podem perguntá-lo ao Cesaro – o RVD também sofreu esse mesmo destino – que pôde ficar a contar estrelas em várias línguas depois desta. Orton puxa-o da escada como quem arranca um trapo e apanha-o na queda, não para a amortecer mas para o forçar a dar um beijo no chão daquela velha forma. Com este gajo, deve estar-se bem mais seguro a passar por baixo da escada!

3 – ‘Tá morto!

https://youtu.be/av0MEoxhExU

Sim, uma grande percentagem deste RKO atribui-se ao cavalheiro que o vende. Porque o faz à maneira dele que, muito sinceramente, não é a mais recomendável. É muito bonito que ele o faça mas não tentem o mesmo se querem sobreviver com um cérebro intacto. Como ele se vai safando é que não sei, é porque ele também nunca foi lá muito fino. Refiro-me, claro a Rob “Pincho com a cabeça nos Piledrivers” Van “Viro com tanta força no RKO que até me babo” Dam. Perturbador de ver na sua altura. Fez Randy Orton parecer no seu mais doentio. E tudo muito graças a um sell à moda RVD. Este devia ter um aviso a dizer para não tentarem isso em casa fixo no ecrã. Ainda não havia as hashtags na altura!

2 – Ele voa mas também aterra

Este é bem recente. Não só se devem ainda lembrar dele como ainda devem estar a revê-lo. Foi algo lindo de se ver e eu, no lugar do Seth Rollins depois de levar com um destes na Wrestlemania, também mandava banir a sacana da manobra. Confesso, é suficientemente belo para ser mais um co-número 1 do que um número 2, estive sempre bastante indeciso. Um CurbStomp não é propriamente o tipo de manobra que esperemos que dê para reverter para um RKO mas estes gajos são meios tolos, logo eles amanham maneira de o fazer. E não é que a fantástica elevação do Rollins e a boa precisão do Orton até dão uma boa combinação? Que o digam os repetidos replays que já foram feitos a este “Wrestlemania moment” com todas as suas letrinhas…

1 – O ar não é seguro

https://youtu.be/g83wAVBlpA4

Aqui está o tal que me deixou indeciso para o número 1 e ao qual acabei por lhe atribuir essa honra. É perfeitamente compreensível que prefiram o segundo, isto não foi fácil. Mas vá, isto foi espectacular, sabemo-lo bem, mas exponham-se agora as razões para o desempate. Um RKO a inverter um Shooting Star Press é tão impressionante quanto soa. Ou ainda mais. Ora vejam lá, Bourne atira-se mas não é um salto qualquer, há voltas ali a dar no ar, muito difíceis e com um corpo demasiado movimentado e a passar por posições demasiado irregulares para conseguir apanhá-lo com facilidade. Ali o magarefe do Orton conseguiu apanhá-lo. Mais, ele não tinha grande impulso para o salto como tinha nas posições 10 ou 5, para apanhar alguém do ar. O valente filho-da-mãe estava no chão. E mesmo com essas condições conseguiu executar aquela beleza de RKO. Eu não sei fazer mesmo nadinha!

Com isto concluo. E o que mais não faltam por aí são RKOs, de todos os feitios, uns muito bonitos. Isto foi feito de memória, lembrança e selecção pessoal. Agora espero que expandam o espectáculo para mais aterramentos de trombas com auxílio de um certo predador. Se não é dos temas mais diferentes e inesperados que eu arranjei? Talvez não mas, ou o meu julgamento está muito fraco, ou eu acho que ninguém leva a mal se vir uma boa série de RKOs lindamente aplicados. Espero então que tenham gostado, participem e esperem o meu retorno com novo tema na próxima semana se conseguir cá estar, que é sempre o meu objectivo. O costume, não lhe ponho nem tiro muito. Até lá fiquem bem, afastem-se de tolos como o Randy para vossa segurança e uma boa semana com boas entradas em Maio!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Top Ten”.

7 Comentários

  1. WWEdge - há 2 anos

    Esqueci-me completamente de que o Bray Wyatt tinha sido o Husky Harris :s Mas acho que isso é bom, mostra que ele criou uma excelente personagem com o Wyatt.

    Claro que ninguém leva a mal de ver uma boa série de RKO’s. Incluindo aquele no Jericho :P
    Gostei muito deste Top Ten, deu para relembrar alguns RKO’s e para ver outros que ainda não tinha visto.

  2. Reigns one versus all - há 2 anos

    Excelente top ten,Chris.
    Tema muito bem escolhido e é sempre bom ver RKO’s como estes

  3. Anónimo - há 2 anos

    Eu sempre quis ver um combate entre o Randy Orton e o SCSA, onde a feud seria construida stunner vs RKO, onde eles disputavam qual era o melhor aplicando stunners e RKOs no rsoter todod

  4. LCS - há 2 anos

    ótima lista,também gostei muito daquele RKO no degrau de aço aplicado sobre o cristian

  5. LCS - há 2 anos

    Os RKOs desse vídeo deveriam estar aí kkkkkkk xD

    https://www.youtube.com/watch?v=zfbCLnbgkpE

  6. RFBM - há 2 anos

    O o RKO ao Christian no SummerSlam 2011.

  7. João Cruz - há 2 anos

    ” Deu uma tão forte na cabeça do Husky Harris que ele até pirou de vez e veio com a mania que é um profeta das trevas e dos pântanos”

    Partime a rir com esta

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador