Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Vintage #41 – Sugestões para o Fim de Semana

Famosos ou celebridades, são sinónimos de pessoas que são conhecidas, devido ao facto de terem feito algo de notório na sociedade, ou pelo facto de terem feito alguma descoberta científica ou histórica. A sétima arte é bom exemplo disso. Na construção de um filme, temos o cartaz principal de actores,o restante papel secundário, até chegarmos ao papel dos figurantes. Este fim-de-semana tivemos uma notícia triste para o mundo do cinema. A morte de Paul Walker (um dois actores principais do filme “Fast And Furious”), que chocou o panorama internacional. Deixo aqui a minha homenagem ao actor, mas também ao seu amigo, que vinha ao seu lado.

O mundo da representação baseia-se nos guiões e claro nas personagens principais mas, as secundárias também tem um papel importante, pois são essenciais para a construção do filme. No wrestling passa-se o mesmo. O chamado mid-card, é necessário, para serem postos a prova, mas para isso acontecer, tem que haver bons guiões para faze-los crescer. É desta forma que começo a edição de hoje, com homenagens e com exemplos práticos, de como se pode construir bons lutadores, e potencia-los com um bom guião.

Passada a marca das quarenta edições, o vintage ruma a edição quarenta e um, como eu rumo para os 32 anos, que realizo no dia 7 de Dezembro. O tema actualmente mais badalado é da unificação dos títulos WWE e World Heavyweight Title como também, do papel dos títulos ditos secundários e, da importância que poderão ter futuramente, se tal hipótese (unificação) acontecer. O papel do “booking” também é destacado por muitos cronistas, tanto do Universo, como do Wrestling PT.

Vou dar alguns exemplos de bom “booking”, boas “storylines” e, claro, bons combates disputados. Vou destacar 3 combates de títulos secundários da extinta World Championship Wrestling onde imperou a qualidade que mencionei anteriormente.

WCW Television Title – Halloween Havoc 95-DDP vs. Jonhy “BE BAD”
Data: 29 de Outubro de 1995
Local: Detroit ,Michigan
Arena: Joe Louis Arena
Assistência -13.000

Este combate realizou-se no PPV Halloween Havoc em 1995.Um PPV que foi uma desgraça. O que salvou? O combate entre “Diamond” Dallas Page contra Jonhy “BE BAD”. Foi um bom exemplo de bom wrestling, boa preparação antes do mesmo e, com dois “performers” com grande capacidade dentro do ringue. Jonhy “Be Bad” teve uma oportunidade única de enfrentar Sting no show Saturday Night, infelizmente para ele, teve muitas contrariedades antes de chegar a arena. Um pneu furado foi a causa para o atraso, e respectivamente, perca da oportunidade de enfrentar Sting pelo USA Championship.

Numa entrevista de bastidores, protagonizada por “Mean” Gene Oakland e Jonhy “Be Bad”, Gene tenta saber o que aconteceu a Jonhy. Este ultimo, diz que teve um dos piores dias da sua vida, explicando o que sucedeu. No decorrer da entrevista, aparece “Diamond” Dallas Page mais a sua esposa Kimberly, e também o seu guarda-costas Max-Muscle. Page que era o actual Television Champion, afirmava que “Bad” não era merecedor de enfrentar Sting e, não tinha o calibre necessário para conquistar o USA title. Um pequeno deslize de Muscle – desvendou a artimanha que Page tinha feito ao carro de “Bad”. Este foi o mote para os dois enfrentarem-se no PPV e, o TV Title de Page estar em “jogo”.

Avaliação do Combate – Bom

Jonhy “Be Bad” ganha impeto inicial ao enganar DDP na sua entrada para o ringue. Um “Fake” a interpretar a sua personagem dirige-se para o ringue distraindo Page, que por sua vez desconhece que “Bad” encontra-se atrás dele. Depois deste ataque furtivo, o combate desenrola-se com uma qualidade tremenda, por parte dos dois “performers”. DDP começa a “virar” o combate a seu favor, muito devido ajuda exterior do seu guarda-costas. A sua mulher Kimberly começa a não gostar da atitude do seu “Guy”, o que leva a ter expressões faciais de desagrado. Bobby Heenem e Tony Schiavoni, que eram os comentadores em serviço, especificam essas expressões, dando entender um “face turn” por parte de Kimberly.

Com uma atitude Heel, Page usa todo o jogo sujo que pode utilizar contra o seu oponente, seja com o uso de uma fita para “estrangular”, ou a força do seu “equaliser” Max Muscle. O combate leva um revés, quando Page tenta usar esse jogo menos improprio, e o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

O final do combate é de uma qualidade muito boa, com contagem atrás de contagem, com a vitória a ser conquistada por Jonhy “Be Bad”, vencendo o Televison Title.

Recomendação para o fim-de-semana – Sem duvida “2 Thumb´s up!”

Highlights do combate – http://youtu.be/Cim1Hs6vqJQ

WCW Television Title – SuperBrawl VIII – Booker T vs. Rick Martel
Data: 22 de fevereiro de 1998
Local: São Francisco ,California
Arena: Cow Palace
Assistência -12.620

O destaque vai outra vez para o Television Title, que esteve em disputa no maior PPV da WCW – o Super Brawl VIII. Booker T dava os primeiros passos em 1997, como lutador a solo. Booker já tinha se sagrado campeão televisivo ao vencer Disco Inferno. Martel posteriormente venceu – o e foi aí, que os dois entraram numa rivalidade. Uma rivalidade onde entrou também Perry Saturn que pertencia a Stable – “The Flock”, liderada por Raven. No Monday Nitro antes do SuperBrawl, Mean Gene entrevistou o Presidente da WCW –  JJ Dillon, onde este anunciou que Booker teria a desforra contra Martel mas, o vencedor desse mesmo combate, teria que enfrentar Perry Saturn pois este ultimo, venceu o campão Martel num “non-title match”.

Avaliação do combate – Muito Bom

O público está ao rubro e sente-se uma vibração no ar…”Good old WCW days…”

Temos um veterano, contra um lutador, que estava ainda a começar a ter destaque a solo, depois dos Harlem Heat terem tido um fim, devido a uma lesão do seu irmão Stevie Ray. O “background“mais experiente de Martel vem ao de cima, mas Booker é mais ágil. É um embate de gerações em que Booker começa a ganhar vantagem, com varias manobras rápidas mas muito intensas. A “Flock” e especialmente Saturn estão na plateia aguardar por um vencedor. Com parada e resposta por ambos os wrestlers, o combate desenrola-se de uma maneira sempre rápida com algumas paragens para manobras de submissão mas, sempre a seguir com movimentos bem coordenados e “Sells” perfeitos por ambas as partes.

Temos que dar muito valor a Rick Martel, pois este lesiona-se gravemente após um “Hip Toss” por parte de Booker. O seu pé bate violentamente numa corda inferior, deixando com uma lesão que ditou uma paragem após o final deste combate. Uma força enorme levou – o acabar o combate, mesmo com as dores, que eram evidentes. Um final de combate tremendo, com um publico de primeira e, a vitoria  a “sorrir” para Booker T, tornando –se pela segunda vez TV Champion.

Recomendação para o fim-de-semana – Sem duvida “2 Thumb´s up!”

WCW CRUSEYWEIGHT TITLE – WCW FALL BRAWL 97 – Eddie Guerrero vs Chris Jericho
Data: 14 de Setembro de 1997
Local: Carolina do Norte ,Winston-Sale
Arena: Memorial Colesium
Assistência -11.939

Este foi um embate, entre dois “superstars”, que já eram de uma certa forma veteranos, devido á experiencia de lutas em outras promoções de wrestling. Este foi um bom exemplo de “storyteller” para promoção de um combate de um mid-card title. O roster da WCW era enormíssimo, por isso mesmo, o destaque não era todo para os Main Eventer’s, diga-se de sua verdade, que muitas vezes estes combates eram muito mais interessantes, especialmente, quando tinham a comunidade latina.

Esta rivalidade iniciou, devido a obsessão de Jericho, (que tinha o nickname de “Lion Heart”), pelos lutadores de mascara e latinos. Uma obsessão negativa e, Eddie Guerrero era o seu próximo alvo, pois este era o actual Cruiserweight Champion. Este combate faz parte de uma lista dos 10 melhores combates na carreira de Jericho e Guerrero. Apesar que, nesta fase, Jericho tinha uma postura Face e Eddie Guerrero Heel, não há dúvidas, que eles são do mais versáteis wrestlers que há memória. A feud vinha do PPV Clash Of Champions, e no Fall Brawl tiveram o “rematch” desse embate anterior.

Avaliação do combate – Excelente

Ambos tinham um estilo que “fugia” do estereótipo do Cruiserweight típico da WCW. Um combate que vai demonstrar todo o potencial que a divisão tinha nesses anos.Com um início rápido e com uma parada e resposta de ambos, apesar de Jericho ganhar a vantagem inicial. Verão manobras ao bom estilo de Daniel Bryan. A vitória foi de Eddie Guerrero com o seu “Frog Splash” característico.

Recomendação para o fim-de-semana – Sem duvida “2 Thumb´s up!”

http://youtu.be/RC8P3d0NsOc

Espero que tenham gostado da edição de hoje. Deixo uma pergunta ao vasto auditório do vintage: Do roster da WCW dos anos 90, qual o wrestler que destacas do mid-card?

Tenham uma semana fantástica!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

4 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    Muito boas sugestões. A que mais aprecio é obviamente a do Jericho vs Eddie Guerrero, por motivos mais que óbvios André. Pela qualidade técnica deles, e sobretudo por serem dos meus favoritos.

  2. JoãoRkNO - há 3 anos

    Sem dúvida, excelentes sugestões. Adorei a storyline e respetivo match do Booker T vs Rick Martel, seguido do Jericho vs Eddie devido ao tecnicismo de ambos.

    Apesar de não ter acompanhado o wrestling durante os anos 90, o Owen Hart foi aquele que mais me impressionava in ring. Digo até que se não se sucedesse aquele fatal acidente poderia ser melhor que o Bret.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      O combate entre Martel e Booker é muito bom e, o publico está mesmo dentro do “jogo”, dando mais “calo” ao combate!Martel é sem duvida um wrestler muito completo!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador