Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Vintage #46 – Equipas de Ouro (1)

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos.”
Michael Jordan

Esta é uma citação bem conhecida, da maior lenda do basquete profissional Norte Americano-Michael Jordan e, pode ser, o bom exemplo de algumas equipas, não terem sucesso nas modalidades desportivas.

No caso do wrestling, isto não se adequa, porque de antemão, o booking e outros membros do staff e prospeção, verificam qual serão aqueles que terão mais química para trabalharem juntos, mas claro, se não houver minimamente talento e empatia, as tags teams nem vencem jogos (combates), nem campeonatos (títulos). Na minha opinião o conceito para um equipa ser bem-sucedida, para além do que referi anteriormente, é a originalidade e a diversidade. Um bom exemplo, para além dos óbvios- Shield e Wyatt Family, a equipa The Ascencion da NXT, mostra que o conceito/originalidade, aliada ao trabalho ainda por fazer, será sem dúvida, uma equipa de sucesso.

Atualmente a WWE respira “saúde” na sua divisão de Tag Team. Foi algo que foi recuperado no ano transato e, vai ter continuidade em 2014 pois, esta divisão, sempre teve uma enorme importância em muitas, ditas, Eras da WWE/F.

Esta edição do Vintage será para recordar, fazendo uma síntese, das melhores duplas da Golden Era. Esta edição será constituída por duas partes. Lets Begin…

Golden Era

10 – Natural Disasters

Títulos Tag Team na WWF: 1 ocasião
Reinado: 85 dias

Uma dupla constituída por dois super-pesados, mas ágeis, bem ao estilo de outros semelhantes como: Yokozuna, Bam Bam Bigalow ou Kamala. Earthquake e Typhoon, inicialmente começaram as suas carreiras a solo, mas sem o sucesso esperado. Earthquake teve desde início ao seu lado, o mítico manager “The Mouth Of The South” Jimmy Hart, e o feito mais importante na carreira, foi uma rivalidade contra Hulk Hogan. Já Typhoon, ou melhor TugBoat, andava pelo mid-card ou mesmo low-card da WWF, onde o seu auge foi estar na mesma equipa de Hulk Hogan, no combate tradicional do PPV Surviver series do ano de 1990.

Uma união que iniciou em 1991, e teve um fim em 1993, onde ambos serão recordados, certamente, pela geração mais velha, como duas forças da natureza. O maior feito desta dupla foi a conquista do título por equipas frente aos Legion of Doom.

Uma dupla que admirava muito, e um honroso decimo lugar na tabela da Golden Era.

https://youtu.be/MaKSv2qJLGY

9 – Nasty Boys

Títulos Tag Team na WWF: 1 ocasião
Reinado: 155 dias

A dupla era constituída por Brian Knobbs e Jerry Saggs, e foram mais dois pupilos de Jimmy Hart, que emergiram na Golden Era. É difícil dizer qual é o estilo de luta destes dois superstars, talvez mais brawler, mas que ousavam subir ao canto do ringue para efetuar alguma manobra mais arriscada. Eram dois “senhores” bem grandes, e sempre com uma atitude “Nasty” ou seja, um tanto ou pouco…badalhoca…The Nasty Boys eram conhecidos como serem bastante severos dentro do ringue e, muitas vezes, levavam ao extremo a sua atitudes e, se alguma coisa, ou pormenor, acontecesse num combate, que não fosse do agrado deste rapazes, havia “missa cantada”, nos bares, ou noutro local, onde os lutadores se encontravam.

Uma parceria que transpôs a WWF para outras federações, que iniciou em 1986, e dura até aos dias de hoje. O maior feito, na WWF foi a conquista do título de campeões por equipas por uma ocasião, vencendo, os Hart Foundation, na Wrestlemania VII.

Gostava deles por serem diferentes, fora do prisma normal dos lutadores desta era. Um nono lugar, que demostra a qualidade, que ambos demostraram no seu percurso na WWF.

https://youtu.be/WDnqsx6u8Zw

8- The Rockers

Acredito que muitos de vocês ficaram com uma reação de espanto, quando viram que os Rockers não venceram o título principal por equipas da WWF. Pois é meus caros, de facto, eles não conquistaram nenhum título, mas estiveram perto de o conseguir. Daqui um bocado escrevo acerca desse momento…

Marty Jannety e Shaw Michaels eram caras bonitas, com uma fatiota toda colorida, e deixavam as meninas loucas mas, não era por isso que gostava deles…Jesusssss- a boa moda do Botchmania! Eles a par dos Hart Foundation quebraram a regras, mostraram que o tamanho não importa. Devo dizer, que eles conseguiam ser mais vanguardistas do que a família Hart, pois estes últimos, tinham Anvil Niedhart (Pai de Natalya), que não era um prodígio de técnica. The Rockers davam show, e os moves highflyer era um mote nos seus combates, dando sempre tudo em ringue. Chegou altura de dizer o porque de não terem sido campeões…o culpado…um canto do ringue…

O embate entre os Hart Foundation e os Rockers iria sagrar estes últimos como campeões e, de facto, venceram-nos, mas nunca foi oficializado pela WWF.O motivo foi o canto do ringue ter sido separado da união que o fixava, deixando as cordas improprias para o combate ser visto em live Tv, sendo os Rockers, uma das equipas que utilizava muito essa parte do ringue. Por isso o politicamente correcto era os Hart Foundation continuarem como campeões. Michaels e Bret Hart têm uma história com tantas peripécias, e esta é mais uma.

Gostava deles por serem dos poucos que utilizavam manobras arriscadas, especialmente para fora do ringue, pouco usual naqueles anos. Claro que Vince não deixava colocar o vídeo do acontecimento online, por isso, deixo aqui o final do combate e, podem verificar, que os intervenientes, já lutavam sem moral nenhum.

https://youtu.be/3ki4_2ZGlas

7-The Brain Busters

Títulos Tag Team na WWF: 1 ocasião
Reinado: 76 dias

Das melhores equipas a passar pela WWF. Muitos de vocês, pelo nome, não vão conhecer os Brain Busters mas, se disser que um dos membros é o mítico Double A, The Enforcer-Arn Anderson, talvez capte mais a vossa atenção. O seu companheiro de equipa é outro brilhante in-ring performer Tully Blanchard. Ambos fizeram parte da célebre Stable 4 Horseman, liderada por Nature Boy Ric Flair, mas ambos tiveram uma oportunidade única de fazer parte da WWF. Sou um fá incondicional de Double A, para quem não sabe quem ele é, posso dizer que tinha características muito semelhantes ao que é agora Bobby Roode. Blanchard apesar de ter uma baixa estatura (1,78cm), era de uma técnica só ao alcance de um leque muito reduzido, para não falar das suas mic-skills, que eram fenomenais.

O maior feito foi a conquista do WWF Tag team titles, derrotando a poderosa equipas Demolation em 1989, no Saturday Main Event num combate 2 out 3 falls, vencendo a serie por 2-1. Uma dupla deste sucesso, só podia ter um manager altura. Bobby Heenem era a “sombra” sempre presente, para virar as odds, a favor dos Brain Busters.

Gostava deles por serem implacáveis e calculistas e, por terem ao seu lado a doninha que era Heenem. Outro factor, era Arn Anderson, pois sempre foi um dos meus all time favorites.

https://youtu.be/pn4DceVVvTc

6-The Beverly Brothers

Chegamos a uma dupla que era mal-amada pelo público da WWF e, vou ser muito preciso, ao referir esta dupla. É das equipas mais underrated da Golden Era. Vejamos, que tinham um background de outras associações de wrestling, tinham a gimnick ideal e por alguma coisa, que ainda não consegui perceber, nunca teve destaque merecido, e que era evidente aos olhos do comum dos fás. Recordo-me quando a luta livre passou para o RTP 2 e, começou a ser exibida as 17 horas, os Beverly Brothers começaram a ser clientes assíduos da emissão, e verifiquei logo, que estava ali potencial de campeões…algo que nunca aconteceu.

Gostava deles, pois tinham um manager original (The Genius-irmão da lenda Macho Man) mas, mais ainda, pela sua gimnick de ricaços. Possuíam um finisher brutal!

https://youtu.be/AqGzxLSYFW4

“No caso do wrestling, isto não se adequa, porque de antemão, o booking e outros membros do staff e prospeção, verificam qual serão aqueles que terão mais química para trabalharem juntos, mas claro, se não houver minimamente talento e empatia, as tags teams nem vencem jogos (combates), nem campeonatos (títulos).”

Esta frase ou raciocino escrito por mim no inicio do artigo, tinha sentido inicialmente, agora analisando no fim do artigo, verificamos que nem sempre é assim meus caros…o booking engana-se…

Estes foram as primeiras duplas desta edição, não podemos esquecer que estamos a falar da Golden Era, e digo antes de chegar a edição conclusiva deste artigo, que algumas duplas não irão ter destaque próxima edição, pois estamos a falar num período de 1983 até 1993.Claro que nunca colocaria duplas de 1983, ou mesmo até 1988, porque não tenho memória, mas desde 89/90 que recordo como fosse hoje, por isso a inclusão de duplas que tenho um flashback decente e credível.

Na caixa de comentários, façam de vossa justiça, e digam o que acham destas primeiras cinco duplas, espero o apoio da malta mais velha do site e ajudem no contributo nos comentários.

Tenham uma semana fantástica. Até para semana para a segunda edição deste tema.

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

20 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    Destes a minha equipa preferida era os The Rockers, porque tal como a ti lembra-me a infância. Mas mesmo vendo com outros olhos percebo o enorme potencial que eles tinham, eles eram uma verdadeira equipa.

    Das restantes apreciava muito o estilo dos Nasty Boys, era algo diferente mas igualmente com muita química enquanto equipa.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Este artigo é uma analogia com o presente e a situação muito boa actualmente da divisão por equipas da wwe.

      Conhecias os Beverly Brothers José?

      • José Sousa - há 3 anos

        Conheço claro, não os adorava mas eram porreiros, tinham qualidade isso é verdade.

  2. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Os Nasty Boys eram muito amor.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Os Nasty Boys eram mesmo TOP, de uma atitude bem badalhoca…então eles faziam o adversário ter a cara mesmo no sovacos deles….

  3. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Grande artigo, André! Olha, eu bem acho que nasci na época errada, mas o bom é que o Vintage existe para eu conhecer ainda mais sobre o Wrestling mais antigo.

    Já tinha visto os “Natural Disasters” a lutar, mas acompanhei as outras lutas e agora mal posso esperar a segunda parte!

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Grande elogio my friend!

      Os Natural Disasters eram muito bons em ringue, apesar do elevado peso.
      A segunda parte terá duplas mais conhecidas…

  4. akujy - há 3 anos

    Começaste com o “Air Jordan”, só por aí ganhas pontos extra, meu rapaz. E foi o “Air Jordan” dos Bulls e não aquele dos Wizards. Mas isso é outra história para outro dia. xD

    Excelente artigo com um tema que se reflecte na actualidade e com uma lista bem composta. só não gostei da colocação dos Rockers, numa lista minha seria superior, mas isso já é uma questão de gostos, admito.

    Do que me foste fazer lembrar…dos Beverly Brothers… É um bocado triste quando de entre de milhões de visitas anuais, apenas 2 pessoas por estas bandas se conseguem lembrar de ter assitido a certas coisas na época em questão. Ou seja, uma maneira simpática de dizer que somos geriátricos, my friend. Acho que aos Beverly faltou apenas uma oportunidade de ter os títulos, se é que me entendes, tal como acabaria por acontecer com os Rocker, cujo programada reinado nunca se veio a realizar mais tarde, depois do tal incidente das cordas. Politiquices…

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Air Jordan…até nisso somos velhos meu amigo!

      Os Beverly Brothers foram colocados na prateleira e, a única hipótese que tiverem para um titulo foi contra os LOD e, foi um combate sem história.Então como é que eles não tiveram sucesso?Não dá para perceber…uma gimnick diferente das que havia naquele tempo…Não eram caçadores, nem palhaços…eram originais e bons em ringue!

      Os Rockers deviam ter sido campeões há mais tempo, bem antes do incidente mas ….Vince is the boss…

      Obrigado!

  5. JoãoRkNO - há 3 anos

    Os The Rockers e os Nasty Boys eram os que criavam em mim mais impacto. Os primeiros devido ao seu estilo de luta que os distinguia facilmente da maioria das Tag´s daquela época. Os segundos por ultrapassarem os níveis de badalhoquice alguma vez vistos dentro de um ringue. Excelente artigo André, one more time.

    • JoãoRkNO - há 3 anos

      P.S- Estou ansioso pelo Top 5 xD

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Vai ter na minha opinião, as melhores duplas da Golden Era!
        Os Nasty Boys até na sua fala eram extremos, e garanto que há relatos, onde eles muitas vezes iam para os combates darem sovas valentes a jobbers…era para descarregar o stress!

      • JoãoRkNO - há 3 anos

        Lá está, é mesmo este tipo de pormenores que os distinguem das outras tag´s.

  6. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Bom Artigo André! Vou ser sincero e vocês vão ter de me desculpar pela ignorância, mas desta lista admito que, como equipa só conhecia os Rockers e os Nasty Boys xD. Portanto pouco tenho a dizer do artigo.

    Os Rockers realmente, em parte mudaram alguma da opinião das pessoas relativamente á empresa não ser só Big Guys, e serviu de rampa de lançamente, do nascimento de uma das mais maravilhosas e melhores Gimmicks de sempre, The Heart Break Kid. Os Nasty Boys era conhecidos pelo seu estilo irreverente em ringue e nada mais, há a dizer, é ver para crer xD

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Sim sem duvida. Marty Jannety era bom em ringue mas, era Michaels o que demonstrava mais potencial

      Obrigado!

  7. danielLP21 - há 3 anos

    Bom artigo André. Conhecia apenas os Rockers e os Nasty Boys. Não percebi muito bem porque é que a WWE não reconhece a vitória dos Rockers…

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      É uma incógnita Daniel,ordens de Vince penso eu.

      Só consegues ver o incidente no DVD do Michaels. Pelo que sei a WWE não achou o combate bom e o incidente estragou todo o momento de “troca” de campeões.Depois da vitoria e conquista dos titulos, os Rockers iriam defender os títulos contra Power and Glory(Hercules e Paul Roma), mas depois a WWE, decidiu que o melhor era os Hart Foundation, continuarem como campeões…como diz o Kuj…politiquice!

  8. Nani - há 3 anos

    Nao conhecia os BEVERLY BROTHERS, mas achei o seu finisher BRUTAL !

  9. Pedro Silva - há 3 anos

    Ei!nao o drew mcyntre e outro no WWF WRESTING CHALLENGE

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador