Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Vintage #94 – Master Lock Challengue

Ao longo da história do wrestling, mas precisamente na WWE, tem havido um leque de wrestlers que interpretam a personagem de narcisista, ou melhor, um homem que ama o seu próprio corpo acima de tudo e de todos. Não é algo que admire muito, mas num momento ou outro, aparece no panorama um wrestler com um corpo de fazer inveja, bajulando-se em frente a um espelho, ou ao público.

Um exemplo que “salta logo a vista” foi Lex Luger. O seu nickname era óbvio, começou a ser conhecido como The Narcissist. Outro foi Mark Jindrak, mais um adónis com um corpo desenhado a pormenor e, também ele, adotou um nickname que exemplificava a sua atitude – Reflection of Perfection. Entre muitos outros, mas hoje será The MasterPiece Chris Masters o protagonista, ou melhor, o seu desafio que abrilhantou o Monday Night Raw, de nome Master Lock Challenge.

Mas afinal o que foi Master Lock Challenge?

Para responder a esta pergunta, vou exemplificar que tipo de manobra era utilizada por Chris Masters. O nome era o mesmo dado ao desafio, ou seja Masterlock, que era basicamente um Double Nelson Submission Move, fazendo o adversário sucumbir de dores. Esta manobra tem alguma história no wrestling, especialmente nos primórdios do pro-wrestling.

Uma das características (pelo menos na minha opinião) para ser o “dono” desta manobra, deve ser um lutador com estatura e estrutura bastante forte. Vejamos alguns exemplos: André The Giant, Big John Studd, ou Superstar Billy Graham, onde utilizavam-no constantemente, sempre com bastante credibilidade, muito devido a estatura e força. Outro exemplo era o Bearhug, que estava no patamar do Double Nelson.

https://www.youtube.com/watch?v=zCHkoEScPTU

Masters exemplificava essas características e mais algumas, muito devido ao físico trabalhado que apresentava. Ele era o sinonimo de perfeição e fazia questão de o demonstrar na sua entrada para o ringue. Tirando os comentários de Jerry Lawer (parecia uma mulher a babar-se quando via Masters) todos os artefactos utilizados na sua entrada e “poses romanas” eram prova disso.

https://www.youtube.com/watch?v=t4a0sJhIRhc

Assim chegamos ao Master Lock Challenge, criado em 2005, onde Masters fazia um desafio aberto ao balneário ou mesmo arena local, onde havia sempre algum ousado que tentava quebrar a sua manobra. O desafiante teria que se sentar numa cadeira e colocar-se a merce da manobra de Masters, para de seguida tentar quebra-la, mostrando mais força e ser declarado o vencedor.

Masters conseguia ser bem credível e, não bastava ter músculos em todos os poros, a sua atitude também era bastante influente no desafio. Sim, os adversários por vezes eram a partidos mais fracos e o resultado era mais do que previsível, mas mesmo assim em nada beliscava a eforia de ver alguém a quebrar.

O incentivo para quem conseguisse quebrar o desafio era bastante aliciante. 1000 Dollars para o vencedor, sendo aumentado até aos 5000 dollars. Ninguém conseguiu conquistar o dinheiro do premio do desafio.

Numa edição do mesmo, Masters viria a derrotar Rosey, um wrestler pesado e bastante forte. Vangloriando-se desta vitória, desafiou qualquer oponente do roster, não importava o tamanho, o que aconteceu em seguida foi a chegada de Big Show, o atleta maior do mundo, onde Masters se retirou do ringue recusando o desafio pela primeira vez.

Falta um bocadinho…

Os adversários eram “carne para canhão”, mas para dar maior credibilidade, houve alguns participantes de luxo. Um deles foi HBK Shaw Michaels onde até aquela data, e no papel, era o adversário mais difícil de Masters, sem contar com Big Show, pois acabou com a recusa de Masterpiece.

https://www.youtube.com/watch?v=WeeyW78699U

Michaels andava as avenças com HBK, e este ultimo participou de livre vontade no Masterlock Challenge, dando muita luta ao powerhouse, algo que surpreendeu o anfitrião, libertando-o da manobra, para de seguida, atacar Michaels violentamente com uma cadeira.

Este confronto entre os dois ditou um combate no PPV Unforgiven, onde HBK saiu vencedor.

Como todos os recordes, ou neste caso, desafios, este não fugiu a regra, onde John Cena esteve muito perto de conseguir quebrar a manobra. Não seria Cena, pois o seu némesis Edge, entreviu antes de Cena conseguir vencer Masters.

Mas tal como a streak de Undertaker teve um fim, também o Masterlock Challenge teria o mesmo destino.

Lashley conseguiu destronar o MasterLock Challengue!

Após algumas tentativas, como por exemplo: Jerry Lawer, Santino Marela, ou Great Khaly (este ultimo nem foi avante o desafio, pois Masters não conseguiu aplicar o Double Nelson, devido ao enorme tamanho de Khaly) seria John Cena a vencer o desafio mas, não o primeiro a quebra-la conforme as regras iniciais. O ECW Champion Bobby Lashley, foi o primeiro a vencer limpo o Masterlock Challenge, deixando incrédulo Masters. Quase dois anos de currículo imbatível.

https://www.youtube.com/watch?v=JwFmA1Ltgi4

Apesar de haver mais edições depois desta vitória de Lashley, nunca mais teria o impacto e desconhecimento do resultado final.

Masters nunca foi um brilhante lutador mas na minha opinião era um membro valido de um roster que já dava sinais de alguma carência de qualidade, não no Main Event mas no Mid Card.

Na vossa opinião foi benéfico a existência do Masterlock Challenge?

Sejam felizes. This is Vintage!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

9 Comentários

  1. Pirikito - há 2 anos

    Meu Westrler favorito, sempre tive muito carisma pelo Masters, o desafio era muito legal, eu lembro do lashley quebrando a “streak”, mas não me recordo do Cena, uma pena ele ter saído da WWE.

  2. reigns one versus all - há 2 anos

    Excelente artigo.
    Para mim o masters não era grande coisa,mas não sabia que ele tinha criado esse desafio.

  3. Sorlei Rui Oltramari - há 2 anos

    Belo artigo, Andre!

    Até tinha alguma simpatia pelo desafio, afinal, era legal ver um cara que desafiava a todos com seu finisher e ninguém conseguia quebrá-lo.

    Não o achava grande coisa no ringue, mas tinha um certo carisma, muito devido a sua entrance. Sua carreira só não deu certo na WWE por erros próprios e uma boa dose de azar, pois ele era o tipo perfeito para o Vince (cheio de músculos) e tinha uma certa empatia com o público.

    A última vez que ouvi falar dele foi a um tempo atrás, quando ouvi uma notícia em que ele salvou a mãe dele de um incêndio provocado por um vizinho.

    • MR Perfection André Santos - há 2 anos

      Sim, também li algures acerca desse acontecimento.

      Obrigado por leres e comentares.

  4. Maniak - há 2 anos

    Só uma correcção

    “Michaels andava as avenças com HBK”

    Não querias dizer o Masters?

    Excelente artigo, eu vi a estreia dele, velhos tempos ;D

  5. José Sousa - há 2 anos

    Bom Artigo. E quem é que parou o Masters quando ele foi para o titulo da WWE? John Cena. Mesmo que ele não goste o Cena acaba sempre por estar no meio do fim de pushes.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador