Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Vintage #97 – Vintage of my life

E hoje temos Vintage… Pois meus caros, esta é a derradeira reta final do vintage, com os 4 últimos artigos a serem publicados até à chegada do número 100, que marcará o fim desta rubrica que tanto prazer me deu escrever.

O tema de hoje, bem como os seguintes, vão partilhar convosco aquilo que me cativa no wrestling e, especialmente nos lutadores que são referência para a minha pessoa. Não quero que vejam isto como um TOP ou classificação, ou mesmo ordem de importância, mas sim, como uma maneira de vos transmitir um gosto pessoal, bem como aquilo que me faz todos os dias, espreitar este mundo que é o wrestling.

Todos os dias, literalmente todos os dia espreito o site do Wrestling PT, para ver artigos, notícias, comentários, ver os melhores momentos, e “discutir” por vezes.

Actualmente os wrestlers Dean Ambrose e Bray Wyatt enchem as minhas espectativas e sou um seguidor do trabalho de ambos e, gostava muito que conseguissem ter um legado histórico nas carreiras. Ao expor esta minha preferência, fico a pensar o porque de gostar tanto deles como wrestlers.  Um aspecto é de serem únicos, com uma personalidade forte, carisma fortíssimo e um move set e categoria em ringue bastante únicos.

Levando esta preferência para o passado, revejo-me, ou melhor, recordo com alguma nostalgia, os combates de Curt Hennig, o Sr. Perfeito,  Mr Perfect para os “amigos”, e eu era um dos seus admiradores compulsivos. Será forte afirmar compulsivo? Talvez, mas não conseguia ficar indiferente a tudo que ele fazia. Lembro-me de vibrar com a vitória dele contra Ric Flair, num combate que ditava o fim de um deles na old WWF. Tive a sorte de ver esse combate gravado na RTP 1, onde fiquei “tolo da minha cabeça”, quando tive o privilégio de ver esse embate. Hennig sangrou nesse combate e lembro-me como fosse hoje, a dizer a minha família : “ Vez como é a serio os combates!”

Um dos combates que guardo na memória, como um dos melhores de sempre, onde Hennig venceu, e Flair foi despedido, já com a ida para a WCW acertada.

Nestes tempos antigos, se podemos afirmar assim, transbordava o star quality, mas sempre era visto como o rei da montanha o Imortal Hulk Hogan. Eu, era um dos que via Hogan sem sentir o que os outros sentiam e vibravam. Sinceramente ficava aborrecido com os combates de tão previsíveis que eram mas, ele movimentava a massa e colocou o wrestling no mapa nos anos 80 e 90. O meu avô não “pescava” nada de wrestling, mas sabia quem era o Hulk Hogan, pronto e também o Papa Shango…

Mais uma vez aqui a minha preferência voltava-se para outro wrestler, de seu nome Macho Man Randy Savage. Savage é na minha opinião o maior ícone dos anos 80 em termos de qualidade em ringue, deixando outros do seu calibre a anos-luz e, nesse rol incluo Hulk Hogan, porque, mais uma vez, não via nada que  cativa-se na sua personagem.

Macho Man com os seus fatos coloridos e o seu Diving Elbow faziam as minhas delícias e tenho tanta pena que ele não esteja na terra dos vivos, porque podia dar muito ao wrestling, especialmente aos jovens aspirantes a lutadores.

Com a idade que tenho (33 anos), já presenciei combates que ficaram na retina para sempre e, de vez em quando, lá vou eu espreitar o youtube mais uma vez. Um deles é o embate entre HBK e Bret Hart, no combate Iron Match na Mania 12. Como fá ferveroso do Best there is, best there was, and the best that ever will be fiquei triste pela derrota, mas depois percebi o percurso que Michaels tinha tido até ser campeão, e aceitei, ele era um vencedor justíssimo.

Enganem-se se sempre fui adepto da WWE, posso mesmo dizer que desliguei por algum tempo e virei as atenções para a WCW. Foi aí que fui encontrar novamente Hogan, mas com uma faceta que me cativou e muito. Aquele Hogan banal em ringue continuava, mas a sua personalidade foi o pico enquanto fá para mim. Hollywood de seu nome foi como uma lufada de ar fresco, para o meu pequeno desinteresse em relação ao wrestling. Comecei a ganhar um novo impulso e uma nova tarefa as segundas-feiras. Até o Leg- Drop de Hogan comecei a gostar.

Sim, é verdade, tinha trocado a WCW pela companhia que me fez as delícias enquanto miúdo, mas de vez em quando ia espreitar e, foi ai que comecei a ver a mudança de tudo. Os palhaços, lixeiros, jogadores de hóquei, ladrões e cobradores de impostos tinham acabado e, começou haver um wrestling mais adulto e deveras interessante.

O Bad Blood de 97 foi um dos PPVs que mais gostei, pois pela primeira vez tivemos um Hell in a Cell e um combate excecional entre HBK e Undertaker. Seria neste combate que Kane surgia e, foi um êxtase estar a presenciar aquilo, mesmo que gravado e exibido na DSF.

Sendo um fá de impulsos, porque é assim que me auto caraterizo, são esses momentos que marco e recordo. Acho que o wrestling vive disso…

Até para semana com a continuação deste vintage.

This is Vintage!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

21 Comentários

  1. Reigns one versus all - há 1 ano

    Excelente artigo.
    Eu por acaso os meus wrestlers favoritos da atualidade são o roman reigns e o dean Ambrose, gosto do brock Lesnar,pena é ele ser part-timer.Alias,ainda sou fã do AJ Styles.
    Falaste de não gostares muito do Hogan,eu sinceramente não vejo o Hogan como um grande wrestler,acho que ele teve mais impacto pela sua personagem do que pela sua qualidade enquanto wrestler.
    Ao contrario de ti,sou desta nova geração, do século 21,sou do tempo em que o wrestling já e mais conhecido pelo mundo.
    Combates que me marcaram:
    Undertaker vs Shawn Michaels WrestleMania 25 e 26
    The rock vs John cena wrestlemania 28 e 29

    • Reigns one versus all - há 1 ano

      Esqueci-me de escrever que sou também fã do Finn balor,do Kevin Owens e do seth Rollins

      • Nadson'Blackout' - há 1 ano

        Nao gosta do hogan , mais curte o reings.

      • Maur - há 1 ano

        E o que tem de errado o rapaz não apreciar o Hogan “mais” apreciar o Reigns, seu hater?

    • MR Perfection André Santos - há 1 ano

      Hogan lutou no japão e ai mostrou que consegue fazer mais do que mostrou na WWE/F. Combates contra Inoki são prova disso, por essa razão, nunca compreendi o porque de ele ter um arsenal de manobras tão limitado.

  2. José Sousa - há 1 ano

    Os meus preferidos da actualidade são sem margem para dúvidas: KO, Ambrose, Rollins, Sami Zayn, Bálor, Wyatt e sim Roman Reign. São os nomes que mais quero ver a singrar desta nova geração.

    Do passado nunca mais me esquecerei de momentos como a vitória do Benoit do Rumble.

    • MR Perfection André Santos - há 1 ano

      Eu markei e muito quando o benoit venceu o rumble…fiquei com pele de galinha!

  3. danielLP21 - há 1 ano

    Muito bom, André.

  4. Bully - há 1 ano

    Muito bom artigo,André. Os que mais gosto da actualidade são:Ambrose,Rollins,Wyatt,Ziggler,Owens e Reigns

  5. BrunoDX - há 1 ano

    Bom artigo José! Os meus wrestlers favoritos da atualidade são: Dean Ambrose, Seth Rollins, Kevin Owens, Bray Wyatt e The Miz.

    • MR Perfection André Santos - há 1 ano

      Boa lista, apesar de não gostar muito do MIZ nesta fase. Gosto muito dele quando interpreta uma faceta mais Heel, não como agora que é um mauzão muito fraquinho!

  6. randy orton - há 1 ano

    Todos esses wrestlers da última foto TODOS SE DROGAVAM.

  7. FrancisDreezPT - há 1 ano

    Bom artigo José..
    Preferidos de sempre e o HBK..
    Nesta altura quando comecei a ver (2009) fiquei super adepto do Orton e ainda sou.. Podes juntar a esses o 3 shield(+ o Ambrose),o Sr.Ko o Wyatt e mais um ou outro..
    Muitos momentos me marcaram mas o que mais me marcou foi o Shawn Michaels vs Undertaker WM 26

    • MR Perfection André Santos - há 1 ano

      HBK e Undertaker, quando foram os últimos no rumble foi das melhores experiências enquanto fá, e o combate entre eles…nada a dizer :D

  8. Nadson'Blackout' - há 1 ano

    Belo artigo e meus wrestlers favoritos na atualidade: KO, Ambrose, Rollins, Sami Zayn, Bálor, Wyatt ,Neville,Ziggler,Cesaro,Itami,Bryan e Miz.

  9. Sorlei Rui Oltramari - há 1 ano

    Grande André. Ótimo Vintage (pena que chegará ao fim) e o tema foi bem oportuno para o atual momento. Não tenho comentado o WPT News, mas acompanho-o sempre e lá também fazes um ótimo trabalho.

    Atualmente, reclama-se que não há mais star-power na WWE como antigamente. Mas se os “chosen ones”, como o Roman Reigns forem construídos da maneira certa (e claro, estiverem dispostos a encarar tudo o que vier em consequência disto), poderão sim tornar-se grandes estrelas, assim como vários que são idolatrados hoje.

    Pessoalmente, meus favoritos de sempre são: SCSA (ícone da melhor era do wrestling e um bad ass por natureza), Rock (pelas mic skills monstruosas e por ser o melhor entertainer de sempre), Cena (por ser uma das figuras que me fizeram ficar fã da WWE na minha época ‘mark’), Bret Hart (sem palavras, ‘The Excelence of execution’), Shawn Michaels (um ícone inegável e que sempre será recordado), Rowdy Roddy Piper (muito pelos Piper Pit’s e por sua importância na Golden Era) e Jeff Hardy (sim, esse mesmo. Não quero saber o que ele fez fora do ringue. Na WWE, era um dos meus favoritos).

    Da atualidade, meus favoritos, excluíndo o NXT (do qual sou fã de vários), são: Daniel Bryan (por mostrar que pré-julgar um wrestler por seu tamanho é um grande erro além de sua técnica no ringue), Rollins (pela sua evolução incrível e por suas ring skills), Ambrose (por ter uma personalidade diferente dos outros, além de ser um bom entertainer) e Wyatt (Pela sua capacidade de reinventar-se e ser um dos melhores talkers da atualidade).

    • MR Perfection André Santos - há 1 ano

      Obrigado pelo comentário. Excelentes escolhas e Pipper vai ter destaque para semana.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador