Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Visão Brasileira #43 – História da WrestleMania (Parte 2)

Pessoal, continuamos rumo ao maior PPV do ano, o WrestleMania, restando ainda quatro domingos, até dia 1º de Abril. Nesta semana continuarei o histórico dos WrestleManias. Portanto na crônica desta semana irei escrever sobre os anos do WrestleMania X, de 1994 até o WrestleMania X8 em 2002.

Começando a Parte 2, deste histórico, tivemos o WrestleMania X, que ocorreu no Madison Square Guarden em Nova Iorque em 1994. Para que leu o artigo da semana passada, este é o primeiro WrestleMania que não teremos a presença de Hulk Hogan. Este PPV, teve como primeira luta da noite, o combate em que Owen Hart venceu Bret Hart. Hart que voltaria a combater no Main Event.

Outro que combateu duas vezes nesta noite seria o WWF Champion Yokozuna, que inicialmente defendeu seu WWF(E) Championship, acompanhado por Mr. Fuji e Jim Cornette, contra Lex Luger e venceu por DQ, onde tivemos a participação de Mr. Perfect como juiz especial. Outro combate desta noite que destaco foi o combate pelo Intercontinental Championship, onde o Intercontinental Champion Razor Ramon defendeu seu título com sucesso contra Shawn Michaels, que neste combate estava acompanhado por Diesel. Este combate foi a primeira Ladder Match em um PPV.

Para o Main Event, estava reservado o combate em que o WWF Champion Yokozuna enfrentou Bret Hart, onde  o árbitro especial deste combate foi Roddy Piper. Bret alcançou a vitória e tornou-se o novo WWF Champion. Este título foi muito comemorado, com a entrada de diversos lutadores, como Lex Luger, Roddy Piper, Razor Ramon, Tatanka, 1–2–3 Kid e Randy Savage.

Link do Combate
http://www.dailymotion.com/video/xaq48_bret-hart-vs-yokozuna_news

No ano seguinte em 1995, tivemos o WrestleMania XI, que para mim é um dos mais fracos WrestleManias de todos os tempos. Neste PPV, destaco inicialmente o combate em que pelo Intercontinental Championship, onde o contender Razor Ramon, acompanhado por The 1-2-3 Kid, acabou vencendo o Intercontinental Champion Jeff Jarrett que estava acompanhado por The Roadie por DQ, assim Jarrett manteve-se como campeão.

Depois destaco, mais dois combates. Primeiro o combate em que Undertaker, com Paul Bearer venceu King Kong Bundy, que estava acompanhado por Ted DiBiase. E a luta pelo WWF Championship, onde o WWF Champion Diesel, que foi acompanhado pela atriz Pamela Anderson, venceu Shawn Michaels, que nesta noite estava acompanhado por Sid e pela atriz Jenny McCarthy.

O Main Event deste PPV me decepciou, pois foi o combate em que o jogador de futebol americano Lawrence Taylor, que trouxe vários jogadores de futebol americano, para que o combate pudesse ocorrer sem maiores interferências, venceu Bam Bam Bigelow, que estava acompanhado por Ted DiBiase e pelos membros da Million Dollar Corporation, como King Kong Bundy, Tatanka, Irwin R. Schyster, Kama, e Nikolai Volkoff.

Link do Combate

Em contrapartida, o ano de 96, teve um melhores WrestleMania de todos os tempos. Para começar um grande combate de Tag Team, onde a equipe de Jim Cornette, formado por Vader, Owen Hart e British Bulldog derrotou um time formado por  Yokozuna, Jake Roberts e Ahmed Johnson. Outras lutas que destaco são o combate relâmpago em que The Ultimate Warrior venceu Triple H em apenas 1:36 de combate e a vitória de Undertaker sobre Diesel.

O main event que tivemos neste ano, foi um combate fantástico, uma Iron Man Match de 60 minutos pelo WWF Championship, onde o WWF Champion Bret Hart, teve como seu desafiante, Shawn Michaels. Em um grande combate, Shawn Michaels acabou vencendo Bret Hart por um pinfall a 0 e assim tornou-se pela primeira vez WWF Champion.

Link do Combate

No ano de 1997, chegamos ao WrestleMania 13. Neste PPV, destaco inicialmente o combate onde o Intercontinental Champion Rocky Maivia, que para todos nós atualmente é The Rock, derrotou The Sultan e reteve seu cinturão. Depois destaco o combate em que os WWF Tag Team Champions Owen Hart e The British Bulldog, enfrentaram Mankind e Vader, que foram acompanhados por Paul Bearer, neste combate tivemosum  double countout, desta forma Owen e Bulldog mantiveram-se como campeões. Outro bom combate foi uma Submission match em que Bret Hart venceu Steve Austin e o árbitro especial fdeta luta foi Ken Shamrock.

Como main event, tivemos uma No Disqualification match pelo WWF Championship, onde neste momento o WWF Champion era Sycho Sid. Seu desafiante era Undertaker e como todos sabemos Undertaker somente venceu neste PPV, ele venceu o combate e sagrou-se o novo WWF Champion.

Links do Combate
Parte 1: http://youtu.be/Atqv1HGSI6s
Parte 2: http://youtu.be/1hR7fn2AIKA
Parte 3: http://youtu.be/OCnfd27V3V8

Um dos grandes WrestleManias em minha opinião,é o WrestleMania XIV, de 1998. Este evento iniciou com uma 15 Team Battle royal, que foi vencida por Hawk e Animal. Depois destaco o combate pelo European Championship, onde o campeão Triple H, acompanhado por Chyna, venceu Owen Hart e reteve seu cinturão.

Mais adiante tivemos o combate onde o Intercontinental Champion The Rock, acompanhado por Kama Mustafa, Mark Henry e D’Lo Brown) derrotou Ken Shamrock por DQ. Em outro combate da noite, Cactus Jack e Chainsaw Charlie venceram The New Age Outlaws, formada por Billy Gunn e Road Dogg, para se tornarem os novos WWF Tag Team Champions. E também neste WrestleMania, tivemos o combate em que The Undertaker derrotou Kane.

No main event, tivemos o combate pelo  WWF Championship, entre o campeão Shawn Michaels, que estava acompanhado por Triple H e Chyna que tinha como seu desafiante, Stone Cold, além disso tínhamos a presença de Mike Tyson como special outside enforcer. Ao final do combate, o árbitro acabou sendo atingido e ficando inconsciente. Quando Michaels ia aplicar um Sweet Chin Music, Stone Cold, girou Michaels e aplicou um Stone Cold Stunner. Com o juiz caído quem fez a contagem foi Tyson, que entrou e assim Stone Cold é o novo WWF Champion. Depois Shawn Michaels se levantou, e enfrentou Tyson, que lhe deu um soco e deixou HBK caído e assim Tyson e Stone Cold comemoraram.

Links do Combate
Parte 1: http://youtu.be/yNi6qOxoib0
Parte 2: http://youtu.be/yPPFthVoHcg

No WrestleMania XV em 99, mais uma vez tivemos um grande PPV, neste ano inicialmente destaco o combate em que em uma Triple Threat Hardcore match pelo Hardcore Champion Billy Gunn, enfrentou Hardcore Holly e Al Snow. Como vencedor e novo Hardcore Champion, tivemos Hardcore Holly. O segundo combate que destaco é a Four Corners Elimination match pelo Intercontinental Championship, o campeão Road Dogg defendeu com sucesso seu cinturão contra Ken Shamrock, Goldust e Val Venis. Na luta pelo European Championship, o campeão Shane McMahon venceu X-Pac e reteve seu título. Depois em uma Hell in a Cell, Undertaker venceu Big Boss Man.

No main event, tivemos um combate dos sonhos de todo apaixonado por wrestling, em uma No Disqualification match pelo WWF Championship, o WWF Champion The Rock, teve como seu desafiante, Stone Cold Steve Austin. Inicialmente Vince McMahon seria o árbitro especial do combate, mas quando ele estava prestes a entrar no ringue, quem surgiu foi Shawn Michaels e que ele era quem iria nomear o árbitro do combate. Depois de dois árbitros, quem surgiu foi Mankind para ser o árbitro especial. Ao final, Stone Cold com um stunner, garantiu a vitória e tornou-se o novo WWF Championship.

Links do Combate
Parte 1: http://www.dailymotion.com/video/x5wcck_the-rock-vs-stone-cold-wm-xv-part-1_sport
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/x5wcld_the-rock-vs-stone-cold-wm-xv-part-2_sport

Chegamos aos anos 2000, e a WrestleMania, que cronologicamente se chamaria WrestleMania XVI, neste ano chamou-se WrestleMania 2000. O Primeiro combate que destaco deste PPV, é para mim o maior combate de Tag Team que já assisti, que é uma Triangle Ladder match pelo WWF Tag Team Championship, onde Edge e Christian venceram os campeões, que eram os Dudley Boyz, formados por Bubba Ray e D-Von e os Hardy Boyz Matt Hardy e Jeff Hardy.

Outro grande combate desta noite, foi uma Two-fall Triple Threat match pelo WWF Intercontinental no primeiro combate e o European Championship, no segundo combate. Participaram deste combate, o Campeão dos dois cinturões, que era Kurt Angle e os desafiantes, Chris Benoit e Chris Jericho. Na primeira luta, Chris Benoit venceu Kurt Angle e Chris Jericho para se tornar o novo Intercontinental Champion. E na segunda luta, Chris Jericho venceu Chris Benoit e Kurt Angle, para se tornar o novo European Champion.

No main event, o combate foi uma Fatal Four-Way Elimination match pelo WWF Championship, onde o campeão Triple H, acompanhado por  Stephanie McMahon, enfrentou The Rock, que estava com Vince McMahon, Mick Foley, que estava com Linda McMahon e Big Show que estava com Shane McMahon.

O primeiro lutador a ser eliminado foi Big Show, que foi eliminado por The Rock. O segundo a ser eliminado foi Mick Foley, que foi eliminado por Triple H. Restaram apenas The Rock e Triple H, para o final do combate e The Rock acabou sendo traído por Vince McMahon, que lhe atingiu duas vezes com uma cadeira, permitindo assim que Triple H alcançasse a vitória e permanecesse como WWF Champion.

Link do Combate

Sobre o WrestleMania X-Seven, que assim como o do ano anterior, teve uma pequena alteração em seu nome, não seguindo a numeração romana como padrão. Neste PPV começo destacando o combate em que o Intercontinental Champion Chris Jericho venceu William Regal. Depois outro bom combate, foi a Triple Threat Hardcore match pelo Hardcore Championship, onde Kane derrotou o Hardcore Champion Raven e The Big Show, para tornar-se o novo campeão. Outro novo campeão que tivemos nesta noite, foi Eddie Guerrero, que venceu o European Championship, ao derrotar o campeão de momento, Test.

Outro combate a destacar é a Street Fight em que Shane McMahon derrotou Vince McMahon, onde tivemos Mick Foley como árbitro especial do combate. Também nesta noite tivemos um combate histórico de duplas, onde em uma Tables, Ladders, e Chairs match pelo WWF Tag Team Championship, onde assim como no ano anterior, Edge e Christian venceram os campeões The Dudley Boyz e The Hardy Boyz. Também tivemos neste ano, o combate que ocorrerá no WrestleMania XXVIII, The Undertaker contra Triple H. No combate de 2001, Undertaker venceu após Last Ride.

Para o main event, mais uma vez tivemos o “combate dos sonhos”, com o mesmo main event de 99, onde novamente o WWF Champion The Rock iria enfrentar Stone Cold, e  novamente em uma No disqualification match. Ao final do combate, Vince McMahon entregou uma cadeira a Stone Cold, que teve um heel turn e uniu-se a McMahon e após atingir The Rock com diversas cadeiradas, venceu o combate e tornou-se o novo WWF Champion. Ao final Austin e Vince apertaram as mãos.

Link do Combate

Chegamos ao último ano desta Segunda Parte do Histórico deste PPV, o WrestleMania X8. Neste PPV começo destacando o combate em que Rob Van Dam venceu William Regal, para tornar-se o novo Intercontinental Champion. Depois tivemos a luta em que pelo European Championship, o campeão Diamond Dallas Page venceu Christian e manteve seu cinturão. Outros bons combate, foram a No disqualification match, em que Undertaker venceu Ric Flair e a luta em que Stone Cold Steve Austin venceu Scott Hall.

Depois tivemos um combate de gerações, o famoso combate Icon vs. Icon, onde The Rock enfrentou Hulk Hogan e saiu como vencedor, após dois Rock Bottoms e um The People Elbow. Após a luta, ambos apertaram as mãos em sinal de respeito. Quando The Rock deixou o ringue, Kevin Nash e Scott Hall apareceram e atacaram Hogan. The Rock voltou e salvou Hogan. Ao final ambos deixaram o ringue juntos, para delírio da multidão. Seria isto uma repetição do que podemos ver este ano entre John Cena e The Rock?

O main event, foi o combate pelo WWF Undisputed Championship, onde o campeão Chris Jericho que estava acompanhada de Stephanie McMahon, enfrentou Triple H. Ao final do combate, Stephanie tentou atingir Triple H com uma cadeira, mas foi retirada pelo árbitro. Stephanie empurrou o árbitro, e depois, foi atingida por um Pedigree de Triple H. Jericho tentou aplicar um Pedigree em Triple H, massem sucesso. Triple H depois aplicou o Pedigree em Jericho e venceu a luta para tornar-se o novo Undisputed Champion.

Links do Combate
Parte 1: http://www.dailymotion.com/video/x338va_WrestleMania-18-triple-h-vs-chris-j_news
Parte 2: http://www.dailymotion.com/video/x3397y_WrestleMania-18-triple-h-vs-chris-j_news
Parte 3: http://www.dailymotion.com/video/x339fm_WrestleMania-18-triple-h-vs-chris-j_sport
Parte 4: http://www.dailymotion.com/video/x339jb_WrestleMania-18-triple-h-vs-chris-j_news

Assim terminamos a segunda parte sobre os 28 anos do PPV WrestleMania, sobre esta segunda parte, podemos observar que tiveram destaque neste 9 anos, lutadores como Bret Hart, Shanw Michaels, Stone Cold, The Rock e Triple H. Podemos ver bem a transição dos primeiros anos do PPV, para a Attitude Era, uma mudança no padrão dos combates e na atitude dos lutadores.

Na semana que vem, farei o histórico dos últimos 9 anos do PPV, começando com o WrestleMania XIX em 2003 e indo até o ano passado no WrestleMania XXVII, com a parte 3. Finalizo dizendo que estou muito feliz que a WWE venha ao Brasil neste mês de maio, farei o possível para acompanhar ao vivo pelo menos um dos shows. Uma excelente semana a todos nós!

Sobre o Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

10 Comentários

  1. Master of Chaos - há 5 anos

    Ótimo artigo, esta foi a vez de Undertaker mais uma vez vence. HBK nem deveria ser chamado de Mr. WrestleMania, e sim Undertaker deveria, com uma streak de 19-0.
    Vitória espetacular sobre Chris Jericho. Triple H aplicou um pedigree em Stephanie. Não achei que isso fosse possível.
    Outro grande lutador da WrestleMania é Stone Cold Steve Austin, que sempre fez combates incríveis.

    • André "Awesome" Gomes - há 5 anos

      Não concordo, e para mim você está desmerecendo o HBK. Não chamam ele de Mr. WrestleMania por ter vencido todas as que disputou (claro que ele não venceu todas) e sim por não ter disputado em várias Mania’s.

      • André "Awesome" Gomes - há 5 anos

        E sim por ter disputado*

    • Ás vezes leio certos comentários que até esfrego os olhos para ver se realmente li certas coisas.

      Ele não recebeu o “título” de Mr.WrestleMania por acaso e sim ele merece e muito ser chamado dessa maneira.

    • Master of Chaos - há 5 anos

      Mas eu não acho que ele mereça. Eu nunca gostei do HBK nas WM, a não ser em lutas dele contra Undertaker. E realmente, ele recebeu o título de Mr. WrestleMania porque ele participou. Mas vejam por outro lado, um que tem todo o direito de receber o título de Mr. WrestleMania é sim Undertaker que tem 19 participações (e deixou de participar em 8) 19 vitórias e nem uma derrota (e com certeza terá 20 vitórias este ano).
      O verdadeiro Mr. WrestleMania é Undertaker. (Na minha opinião.)

      • The_Great_White - há 5 anos

        Olha o que falou agora amigo…acha que HBK não merece esta alcunha?…HBK é um dos melhores wrestlers que a WWE já teve e voce diz que acha que HBK não merece…HBK é lendário meu amigo…meça bem o que fala…

  2. Ricardo - há 5 anos

    Ótimo review. Único ponto que passou batido foi a submission match entre Bret Hart e Stone Cold na wrestlemania 13 (com arbitro especial Ken SHemrock).

    Foi nela que aconteceu o maior double turn da história do wrestling e marcou o inicio da Attitude Era! Além de ser uma das melhores lutas de todos os tempos

    Abs

  3. 619 D-generation X - há 5 anos

    HBK forever

  4. danielLP21 - há 5 anos

    No Iron Man Match vimos uma das melhores entradas de sempre(se não mesmo a melhor) por parte do Shawn Michaels.
    Na WrestleMania XIV gostei muito do combate entre o Kane e o Undertaker e do Main Eventa,no qual o Mike Tyson traiu o Shawn Michaels e juntou-se ao “Stone Cold” Steve Austin,o que na altura já devia ser de esperar visto que o Mike Tyson já tinha festejado a vitória do Austin na Royal Rumble e eles eram amigos antes de se chatearem entre a Royal Rumble e a WrestleMania.
    A WrestleMania 2000 marcou o início da era McMahon-Helmsey depois de Vince McMahon ajudar o Triple H.
    Um ano depois vimos algo quase impossível acontecer: Steve Austin a juntar-se a Vince McMahon!
    Na WrestleMania X8 tivemos um Dream Match que,incrivelmente,não foi Main Event mas foi um combate espectacular,com um público fantástico a ajudar.
    Eu costumo deixar o melhor para o fim por isso as últimas palavras deste comentário vão para os dois melhores combates Tag Team da História na minha opinião: PERFEITOS!…principalmente porque o Edge saiu vitorioso dos dois :p
    Bom artigo :)

    • Master of Chaos - há 5 anos

      Como vc disse, eu aoro ver e rever a luta da WrestleMania 14 entre Kane e Undertaker. Aquela ainda era a época de Paul Bearer mas a luta foi ótima.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador