Wrestling, Diz Ele #14 – Os 5 Mais Técnicos da WWE

Brawling. Grappler. High-Flyer. Powerhouse. São todos termos que o Universo da WWE e qualquer fã que se prese de wrestling, seja ele profissional ou amador deve reconhecer e identificar com uma mão atrás das costas. Ainda assim, há um tipo de wrestler que acaba por se destacar dos restantes, pela brilhanteza no centro do ringue, e pelo facto de executar manobras que são capazes de deixar qualquer fã ao rubro. Falo, claro está, dos wrestlers mais técnicos.

Ao longo da história da WWE forma muitos os wrestlers técnicos que abrilhantaram e moveram multidões. Exemplo disso? Kurt Angle, Bret Hart, Ric Flair, Bob Backlund, Sgt Slaughter, William Regal e claro o incontornável Christopher Benoit, que a WWE teima em negligenciar. Razões são discutiveis mas ainda assim, não se trata de Benoit o artigo de hoje, trata-se sim de um countdown ao estilo das últimas semanas, formulado por mim (já que houve tanta polémica com o artigo da semana passada apesar de estar explicito a internacionalização de base criativa) na qual dar-vos-ei o meu ponto de vista exclusivo dos 5 melhores wrestlers técnicos actualmente empregados na WWE.

5. Jack Swagger

Ora, em quinto lugar, para mim Jack Swagger é um óptimo detentor deste posto. Swagger tem uma destreza impressionante em ringue e acabo por o considerar o Kurt Angle da actualidade de certa forma. Apesar de todas as psicologias e polémicas recentes, Swagger tem todo o talento técnico para brilhar e considerar-se um dos campeões mais relembrados de sempre, se, claro está o deixarem. Vejamos os factos: Swagger consegue aplicar manobras sucessivas e encadeá-las de forma única sendo claro está o destaque para o mat wrestling que executa. Tendo em conta o background de wrestling amador que detém acho que não existiriam surpresas neste nível. Para além disso, acho que torna-se mais realista a aplicar o Ankle Lock (que apesar de não ser criado por Angle acaba por ser popularizado por este), do que Miz será alguma vez a aplicar o Figure-4 Leg Lock.

4. Antonio Cesaro

Muitos de vós podem-se chocar com esta minha decisão mas a verdade é que Claudio Castagnoli, ou Antonio Cesaro, é um dos wrestlers mais tecnicamente dotados da WWE, apesar de a sua gimmick poder não demonstrar esse seu lado. Verdade seja dita, basta verem os combates que este detém com Chris Hero, ou Kassius Ohno nas independentes, e verão exactamente isso. Cesaro consegue misturar num só combate o seu lado mais técnico e preciso, bem como complementar com manobras que revelam extrema condição fisica quer seja a nivel powerhouse ou de striker. Digo e repito, este homem poderia ir muito mais longe, e espero pelo bem da Divisão de Tag Team que reunam Cesaro a Ohno de forma a assistirmos a grandes espectáculos semanais, com os Kings of Wrestling.

3. Chris Jericho

Não é o “best there is, best there was, best that ever will be”, mas bem que poderia ser. Chris Jericho é simplesmente dos melhores wrestlers actualmente na WWE, e sem dúvida que uma perda caso decida abandonar a companhia pela quinquagésima vez. De qualquer forma alguns podem discutir e afirmar que Jericho não é um wrestler técnico, outros podem afirmar que já é, verdade seja dita Jericho é designado “the man of 9999 holds” e por algum motivo é. Seja qual for a manobra a executar, Jericho é o mestre por detrás da precisão e da própria execução, quer seja um roundhouse kick, um springboard moonsault, ou um simples abdominal stretch e qualquer transição entre estes três, Jericho é o senhor dos mares, e detentor da praia. Ninguém o destronará, e ele sabe disso.

2. CM Punk

Na continuação de Jericho era apenas justo falar daquele que foi o melhor e mais longo Campeão da WWE na última década e cujo regresso está a ser aguardado ansiosamente. CM Punk já fez de tudo, já ganhou tudo o que havia para ganhar, não precisa nem tem de provar nada a ninguém e acaba por estar para o wrestling profissional como o Mourinho está para o futebol: podem existir outros grandes, mas nenhum pode-se orgulhar do trajecto que Phil Brooks teve. Actualmente, excepto o detentor do primeiro lugar, não existe ninguém que consiga variar ao longo do mesmo combate entre magistreza de roundhouses kicks (e uma série deles), capacidade de high-flyer, e ainda conjugar tudo com brilhantes manobras de mat wrestling e de manobras de submissão (aquele Anaconda Vise…). Punk é daqueles talentos raros, em bruto (e pensar que começou na WWE, numa ECW em par romantico com a extinta Kelly Kelly).

1. Daniel Bryan

O primeiro lugar obviamente teria de ir para o homem que aparentemente está a começar a ter o protagonismo que há muito merecia, Brian Danielson ou Daniel Bryan como preferirem é simplesmente o wrestler mais técnico e mais brilhante neste aspecto que eu assisti desde a partida (infortuna mas sem qualquer remorso de ter acontecido) de Chris Benoit. Seja qual for a manobra Bryan executa, seja nos cantos do ringue, seja fora do ringue, seja striking, ou seja uma submissão Bryan é o rei actual e o detentor do Título de Technical Championship se tal existisse. Mais ainda, Bryan consegue a partir de um simples movimento criar movimentos, inovar, e acima de tudo espantar qualquer fã dos seus combates ou de wrestling profissional; apenas se a WWE o deixasse inovar mais, nem John Cena seria capaz de o contestar em termos de cara da companhia. Bryan é e foi até agora o eterno underrated da WWE, facto que é completamente escusado dada a dimensão do seu talento. Mais ainda, arrisco-me a dizer que actualmente Bryan é o melhor wrestler técnico no planeta inteiro (apesar de desconhecer todos os wrestlers actuais, incorro nesta generalização) e começa a deter aquele “factor x” de tornar qualquer combate com qualquer adversário simplesmente memorável.

E pronto, este é o meu TOP 5 dos Wrestlers Mais Técnicos da Actualidade da WWE.

E para voces, quem são os wrestlers mais técnicos actualmente? E na história da WWE? Quem reina actualmente noutras empresas?

Caixa de comentários é em baixo, e esta foi mais uma edição do Wrestling, Diz Ele! Até para a semana! ;)

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Wrestling, Diz Ele”.

47 Comentários

  1. Miguel - há 3 anos

    O mais técnico de sempre para mim foi o Bret Hart…

    Claro que depois há outros QUASE tão técnicos como ele como Kurt Angle, Benoit…

    Dirt acho o Jericho mais técnico do que o Punk… e o Seth Rollins é um nome a incluir nessa lista para a frente.

    • DirtCrit - há 3 anos

      tenho de admitir que tive em conta um bocado o panorama actual e passado dentro de títulos conquistados dentro da empresa; para já Rollins ainda não teve tempo para demonstrar toda a habilidade que sabemos que tem, mas sim sem dúvida, em dois anos será alguém a incluir na lista, não tivesse ele as origens que detém ;)

      • Miguel - há 3 anos

        Origens?

        Estás a falar mais do quê?

        ROH?

      • danielLP21 - há 3 anos

        Está a falar das indys em geral.

  2. ITS_ME_ITS_ME_ITS_DDT - há 3 anos

    penso que o orton também poderia aparecer nessa lista

  3. TWWE - há 3 anos

    No meu caso ficaria assim…

    5 A-RY
    4 Chris Jericho
    3 Cody Rhodes
    2 Antonio Cesaro
    1 Daniel Bryan

    • gonçalo " the best in the world" - há 3 anos

      A-RY nunca na vida vai ser melhor que o Swagger, CM Punk, Seth Rollings, Dolph Ziggler, Dean Ambrose etc..

      Ele pode ser o teu favorito mas um exagero por-lo no top 5.

      O Punk é o meu favorito e eu não o acho o melhor lutador de sempre. Vocês tem de ser realistas.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Melhor que o Seth Rollings não vai ser de certeza…

      • gonçalo " the best in the world" - há 3 anos

        seth rollins

      • TWWE - há 3 anos

        Sabia que ia ter comentarios dizendo isso, e pior que e verdade, eu nao sei porque mas acho ele muito grandioso… E esqueci do Ziggler…

        Uma coisa que eu discordo e achar o Seth Rollins muito bom, tipo do nivel do Bryan. Eu nao vejo nada de mais nele, sinceramente, nem mesmo o Dean Ambrose acho tao bom assim como falam, mas enfim so minha opiniao…

  4. RuiFerreira222 - há 3 anos

    William Regal, Seth Rollins, Dean Ambrose são nomes que podiam muito bem aparecer nessa lista. Mas compreendo, é difícil escolher 5 wrestlers.

    Contando com o NXT só vejo o Kruguer, o Ohno, o Ricky, o Generico e mais alguns que agora não me querem vir à cabeça! Bom artigo. :)

  5. The Miz - há 3 anos

    Concordo com tudo, inclusive com o Cesaro que é muito mal aproveitado pela WWE.

    E hoje poderíamos colocar também o Samoa Joe!

  6. JeanJCS - há 3 anos

    Dos lutadores atuais, no quesito tecnica são:

    1- Daniel Bryan.
    2- Jericho.
    3- Seth Rollins.
    4- Dolph Ziggler.
    5- CM Punk.

  7. Darkslash HHHBK - há 3 anos

    na minha opiniao.. o melhor de sempre é shawn michaels..
    e nao vejo alguem que chegue perto do seu talento..

  8. Darkslash HHHBK - há 3 anos

    mas 5 lutadores hoje sao cm punk, daniel bryan, dean ambrose, jericho e ohno

  9. danielLP21 - há 3 anos

    Na actualidade:

    5- Alberto Del Rio
    4- William Regal
    3- CM Punk
    2- Chris Jericho
    1- Daniel Bryan

    De sempre:

    5- Chris Benoit
    4- Kurt Angle
    3- Daniel Bryan
    2- Owen Hart
    1- Bret Hart

    • Miguel - há 3 anos

      Por mim seria mais:

      1- Bret “The Hitman” Hart
      2- Shawn Michaels
      3- Owen Hart
      4- Kurt Angle
      5- Daniel Bryan

  10. jeckepilas - há 3 anos

    concordo com a lista apesar de que para mim Punk e Jericho estão empatados.

    o mais técnico de sempre talvez Bret “The Hitman” Hart e daqui a uns anos vamos ver Seth Rollins nesta lista

  11. Andre_THE_ROCK - há 3 anos

    “Cesaro consegue misturar num só combate o seu lado mais técnico e preciso, bem como complementar com manobras que revelam extrema condição fisica quer seja a nivel powerhouse ou de striker”

    Brock Lesnar..

  12. Enigma - há 3 anos

    5. Titus O’neil
    4. Heath Slater
    3. Hornswoggle
    2. David Otunga
    1. The Great Khali

    • danielLP21 - há 3 anos

      Não concordo. Acho que o 4º lugar devia reservado para Big E Langston.

    • special one - há 3 anos

      heath slater nao é tao mau como o pintam… por ser jobber nao significa k seja mau…

      Miz tecnicamente nao é grande coisa por exemplo…

  13. José Sousa - há 3 anos

    Actualmente:

    5-Dean Ambrose
    4-Alberto Del Rio
    3-Dolph Ziggler
    2-CM Punk
    1-Daniel Bryan

    De Sempre:
    5-Chris Benoit
    4-HBK
    3-Jericho
    2- Owen Hart
    1-Kur Angle

    • Miguel - há 3 anos

      José esqueceste-te do Bret xDDDDD

      • José Sousa - há 3 anos

        Do Bret não esqueci eu coloco-o em 6 eu gosto mais dos outros 5. Opinião pessoal só isso, sempre achei o Owen melhor do que ele.

    • Silveira9 - há 3 anos

      Metes o Jericho nos melhores de sempre mas não o metes nos da atualidade?

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Se calhar quando ele diz atualidade quer dizer lutadores a full-time.

      • José Sousa - há 3 anos

        Exactamente se não o Regal entrava na lista, mas ele nem está a full-time. Para mim foram mesmo os 5 que gosto mais que estão a full-time e o Jericho é um part-timer nesta altura. Mais presente que os outros mas é.

    • danielLP21 - há 3 anos

      Como é que o Jericho está nos melhores de sempre sem estar nos melhores da actualidade? Faz-me lembrar o Messi: ganha o prémio de melhor do mundo mas o de melhor jogador a actuar na Europa vai para outro. Ele é o melhor do Mundo mas não é o melhor da Europa, tu fizeste o mesmo com o Jericho lol

      • José Sousa - há 3 anos

        Desculpa Daniel mas é como o Dolph Ziggler disse eu com actualidade quis dizer lutadores a full-time, e como o Jericho está sempre a meio gás na empresa não o coloquei na lista. Só por isso.

      • Miguel - há 3 anos

        Porque o da Europa pertence à UEFA…

        Quem ganhou a champions? Chelsea estava lá Ronaldo ou Messi? Não. Alguém que se destacasse? Não.

        Quem ganhou o Euro? Espanha logo ganha Iniesta.

      • gonçalo " the best in the world " - há 3 anos

        O Messi nesse ano foi o melhor do mundo, e não ganhou nada(competições importantes) por isso “Quem ganhou o Euro? Espanha logo ganha Iniesta.” não faz sentido.

        Mas já agora bom artigo DirtCrit :)

  14. Dolph Ziggler - há 3 anos

    5. Jack Swagger
    4. Alberto Del Rio
    3. Chris Jericho
    2. CM Punk
    1. Daniel Bryan

  15. El Shaarawy - há 3 anos

    Daniel bryan sem duvida que é o primeiro e prova-o a cada semana!! trocava de lugar o Y2J e o Punk pois acho que o Y2J é um bocadinho melhor! Cesaro em quarto claramente e a wwe so tem de lhe dar o valor que ele merece nada mais!! e em quinto estou indeciso entre o Del Rio e o Ziggler mas acho que optava pelo Ziggler!!!

    De sempre Bret em primeiro, Kurt Angle em segundo, Benoit, HBK e Y2J!!

  16. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    No momento: Daniel Bryan
    Na história: Bret “The Hitman” Hart

    * Detalhe: para mim Bret Hart é o melhor da história, independentemente do estilo.

    • raphael - há 3 anos

      finalmente alguém que eu concordo com o comentário.

      Para mim dos wrestlers que vi atuar.

      Bret Hart
      Shawn Michaels
      Kurt Angle
      Aj Sryles
      Benoit
      John Morisson
      Danyel Bryan e Austin Aries
      Chris Jericho

  17. The Miz - há 3 anos

    A maioria do pessoal está colocando só da WWE e outra coisa, só eu acho que o Samoa Joe é bom suficiente e até mais para estar nesse top?
    O cara é muito bom!

  18. Enigma - há 3 anos

    De sempre?

    O Melhor, Shawn Michaels.

  19. H8 - há 3 anos

    Primeiro deviam definir o que entendem por tecnico, porque tambem se poderia argumentar que rey, sin cara tambem sao tecnicos. Segundo um top actual sem o dolph? sem o lesnar? christian? william regal?

    • DirtCrit - há 3 anos

      Primeiro para bom entendedor de wrestling, qualquer um sabe o que é um wrestler técnico e eu distingo isso das restantes categorias. Rey e Sin Cara serem técnicos é o mesmo que dizer que o Great Khali é high-flyer por assim dizer…

      Actualidade da WWE, era um top 5 e acho o Dolph excelente no que faz mas ACTUALMENTE como se sabe, não tem aparecido e quanto muito encontra-se no mesmo patamar que Swagger… Lesnar não é técnico o suficiente para mim para aparecer no top 5, sendo mais brawler que outra coisa; christian muito menos, Regal cinge-se a combates no Reino Unido e a comentador pelo que também não o pus na lista mas mencionei-o no inicio do texto.

      Enough said?

      • H8 - há 3 anos

        Tecnico é so chain? Duvidas que quer o rey quer o sin consigo fazer chain? Simplesmente nao lhes é “pedido” tal… de um luchadore espera se high spots, nao quer dizer que eles nao sejam tecnicos. E o lesnar deve ser so o segundo melhor wreslter a ter entrado na wwe, tendo obtido sucesso antes da wwe, na wwe e depois da wwe. e quanto ao regal… v=Y2gnoQTFd08 tecnico o suficiente?

      • Andre_THEROCK_1992 - há 3 anos

        O lesnar nao é tecnico?!

  20. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    1-Bret Hart
    2-Owen Hart
    3-Kurt Angle
    4-HBK
    5-Benoit
    6-Damiel Bryan
    7-Lance Storm
    8-MR Perfect
    9-CM PUNK
    10-Bob Backlund

  21. Ricardo - há 11 meses

    Atualidade
    5 kofi kingston
    4 alberto del rio
    3 dolph ziggler
    2 daniel bryan
    1 Seth Rollins

    De sempre
    5 Chris Jericho
    4 swan michaels
    3 chis benoit
    2 danyel bryan
    1 seth rollins

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador