Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Wrestling, Diz Ele #5 – Sperare

Devido ao sucesso da edição passada, eis que mais uma vez vos apresento a análise de um artigo internacional, com pensamentos do autor e claro, impressões minhas acerca do tema e dos próprios argumentos utilizados. Esta semana, no Wrestling, Diz Ele! e aliada à semana passada e à proximidade do evento, o tema será a Wrestlemania; neste caso debatendo algumas categorias sobre o que esperar por agora.

A Wrestlemania 29 está apenas a duas semanas de distância e o burburinho começa a levantar poeira e a antecipação começa a tentar instalar-se no seio da comunidade. Quer seja pelo bom, ou mau motivo, a WWE impressiona sempre no maior evento da companhia de Stanford, mas este ano, como jé é de conhecimento mais que debatido, falado, comentado, apreciado e outros adjectivos semelhantes, a construção para o evento foi, e é débil, fraca, pouco criativa e estruturalmente deficiente. Enquanto que existem, sem sobra dúvida, combates que os fãs querem sem sombra de dúvida assistir, existem outros que apenas interessam a um leigo qualquer cujo conhecimento sobre o wrestling se resuma ao próprio conhecimento sobre a fórmula química de uma bomba nuclear por qualquer não-especialista.

Existe tempo para tal efeito? Sem sombra de dúvida, mas para a dimensão do evento, e o que é expectável, o que transparece é uma grave crise criativa, instabilidade que os próprios fãs acabam por sentir. Mudanças de combates, repetições, fracas storylines, performances débeis e executadas em cima do joelho; mudanças de roteiro, de opiniões. Enfim… O facto é que, dentro de 15 dias a Wrestlemania já terá sido realizada.

Como tal, para uma primeira abordagem apresento-vos a categoria: “Combate Acerca do Qual Estamos Incertos…”

E o Slammy vai para… Não, estou a brincar, mas sem dúvida que Triple H vs. Brock Lesnar preenche a categoria. Por muito bom que tenha sido o combate entre Hunter e Brock no Summerslam do ano passado, e por muito que era esperado o confronto daqui a 2 semanas, as estipulações adicionadas esta semana levam à interrogação. Quanto mais não seja porque todos sabemos o problema de gimmick matches. Exemplo, em termos práticos: temos um atleta que volta de vez em quando (não, o Rock não é único e exclusivo) a combater contra alguém que está a sair da sua “quase-reforma” apenas para se perder o combate, voltar a entrar na reforma desta vez, de forma permanente num ringue da WWE. Intriga quanto mais não seja por ser “Vale Tudo”.

Não espero mudanças em termos da forma como foi construído e levado o combate no Summerslam, talvez se esquecermos o facto de que provavelmente será o Paul Levesque a sair por cima, para variar numa Wrestlemania (sem ironia). Outro problema? Repetição! Ainda assim, tem de ser necessariamente reconhecido o facto de que o embate entre Lesnar e os New Age Outlaws foi de génio.

Não é o combate melhor criado, não é o combate mais esperado, mas é o combate que causa instabilidade e sem dúvida mais incerteza nos fãs.

Outra categoria seria certamente “Combate Que Nos Vai Decepcionar” em que vejo-me eu próprio inseguro sobre qual o mais critico. Sem dúvida que Alberto Del Rio vs Jack Swagger poderia ser algo muito bom, mas que por algum motivo não “cola” na comunidade, falta algo; não o talento, não a construção, mas apenas seja a altura errada, a hora errada, o local errado para conseguir ser uma storyline de mestre. A ideia está lá, o assunto tabu também, apenas não está a colar. Tudo se trata do facto de que Del Rio como babyface é excelente, demonstra muito mais habilidade mas por algum motivo falta algo; assim como Swagger está imparável a mostrar aquilo que vale em termos técnicos, mas por algum motivo falta algo. Por outro lado, a história vale o que vale quando pensamos em Ricardo Rodriguez e em Zeb Colter; caso para dizer, que o combate seria muito mais interessante, arrisco-me a dizer, se fosse entre Zeb Colter vs. Ricardo Rodriguez.

Por último, o “Combate Que Toda a Gente Quer Ver” traduz-se em Undertaker vs. CM Punk sem qualquer sombra de dúvida. Cena vs Rock já foi visto, já se sabe o que esperar, já sabemos o que cada um vale, o que cada um defende, o embate de gerações; tudo assuntos que já foram discutidos, batidos, e trabalhados há 365 dias atrás. Não há nada de novo a não ser o facto de o Título da WWE estar envolvido mas até aí o panorama muda, com, neste momento, Cena estar a ser o preferido a ganhar quanto mais não seja para vermos o campeão semanalmente e não por satélite ou omitido da programação.

Mas bem, Undertaker vs Punk tem tudo para dar certo. Não adianta trazer a conversa cliché do talento dos dois, ou de quem ganhará, mas uma coisa é certa, no panorama actual do wrestling profissional na WWE existe apenas dois homens a meu ver que podem tirar o trono a Mark Callway: Chris Jericho e CM Punk sem dúvida.

O facto é que por muito transtornável que tenha sido a morte de Bearer, toda a história construída À volta da urna é sem dúvida memorável. Quem viveu a Attitude Era, reconhece certamente toda a história a ser reconstruida. Por essa razão é que este combate tem tudo e mais alguma coisa para dar certo, é tudo o que o Universo da WWE quis ter. Bem certo, foi decidido há poucas semanas mas o enfoque está aqui, o main-event verdadeiro está aqui não num combate Parte 2, e muito menos num embate xenófobo.

Tudo pode ser dito acerca deste combate, o Punk é o maior heel do wrestling profissional neste momento; os olhos estão voltados para este combate à semelhança do que acontecia no embate entre Undertaker e Shawn Michaels. E não me admirava nada que este seja o combate que todos nós nos relembremos durante anos.

O facto é que esta Wrestlemania foi mal trabalhada, executada, publicitada e sem sombra de dúvida a par da Wrestlemania 23 a que menos êxtase me provoca. Mas ainda assim, teve os seus momentos; e por muito que esta Wrestlemania tenha um card que mais parece um autêntico Backlash pós-Wrestlemania 22 (ou pior), o facto é que , é o produto que temos, este está em mudança, terá de se tornar mais criativo com o tempo; mas terá, sem dúvida, os seus momentos.

Até para a semana ;)

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Wrestling, Diz Ele”.

12 Comentários

  1. gonçalo " the best in the world" - há 4 anos

    Bom artigo!
    Não concordo quando dizes que o combate do triple h contra o o Brock Lesnar no Summerslam tenha sido muito bom porque para mim deixou muito a desejar.
    De resto tem um artigo solido onde concordo com tudo o que tu dizes acerca dos outros combates e também com a parte que esta Wrestlemania esta a ser muito mal construída.
    Eu ainda tenho esperança de que a WWE nos surpreenda e que tenhamos um bom espetáculo a que se pode chamar Wrestlemania!

  2. danielLP21 - há 4 anos

    “Por muito bom que tenha sido o combate entre Hunter e Brock no Summerslam do ano passado” Ahahahah

    “é o combate que causa instabilidade e sem dúvida mais incerteza nos fãs.” Ahahahahahahah

    • danielLP21 - há 4 anos

      De resto, concordo com a parte do combate entre Punk e Undertaker ser aquele que os fãs mais querem ver. Em relação ao Del Rio vs Swagger, só depois do combate é que podemos dizer se vai ser uma decepção ou não, mas sem dúvida que se não fossem o Zeb Colter e o Ricardo Rodríguez isto era ainda menos interessante…

    • Roberto - há 4 anos

      Qual é a cena?

      • danielLP21 - há 4 anos

        O combate no SummerSlam foi mau; o resultado do combate na WrestleMania é um dos mais previsíveis de que há memória.

  3. wwe champion nj - há 4 anos

    bom artigo
    so nao concordo quanto disseste que o combate do summerslam foi bom pois para mim aqueles dois wrestlers podiam ter feito muito melhor
    nao tenho qualquer duvida de que o combate da noite vai ser entre o taker e punk pois o punk e o melhor wrestler da atualidade e o undertaker e um dos melhores de sempre estou ansioso por esse combate

  4. Miguel - há 4 anos

    Só não concordo com a parte de só CM Punk e Chris Jericho poderem acabar com a streak.

    Se Triple H, Shawn Michaels, Edge não acabaram com ela vai ser o CM Punk? O Jericho não vai de certeza pois está a elevar jovens.

    Agora se o CM Punk acabasse com a streak eu nunca mais via a WWE…

  5. David Villa "maravilla" - há 4 anos

    Nao concordo com a parte do combate do Summerslam pois foi bastante fraco para a enorme qualidade e talento dos dois protagonistas!!!

    e também nao concordo com que só o y2j e o punk podem acabar com a streak!! eu sinceramente depois de ver o edge, o hbk, o triple h a nao o conseguirem nao consigo imaginar ninguem a fazê-lo seja quem for!!

  6. DirtCrit - há 4 anos

    Obrigado desde já a todos pelos comentários. Desde já dois pontos:
    1 – o combate entre HHH e Lesnar no Summerslam para mim correu da forma que deveria ter corrido na altura, até porque não se esqueçam já era expectável haver eventualmente uma desforra caso Brock mantivesse contracto. Veremos como corre desta vez. Agora sim “muito bom” talvez seja uma qualidade exagerada para o combate.
    2 – Para mim actualmente como disse no artigo, Punk e Jericho são os unicos dois homens que poderão quebrar a streak, apesar de ter uma opinião de que o Taker reformar-se-á invicto no “biggest stage of them all”. Isto porque, para mim, ambos estão no mesmo patamar que HHH, Michaels, Edge e afins… São sem dúvida futuros Hall of Famers, e do melhor que alguma vez houve na ultima década, e nesta geração.

    Foi com base nisso, que me orientei para o que transmiti no artigo

  7. Miguel Carlos - há 4 anos

    Devo admitir que, no início, não gostava do “Wrestling, Diz Ele”, mas achei esta edição muito boa e não podia deixar de te dar o parabéns. Conseguiste explicar tudo o que eu tentava explicar, mas não conseguia.

    • DirtCrit - há 4 anos

      normal Miguel a minha escrita tanto pode ser mais complicada de se gostar ou então mais objectiva e directa às questões. Obrigado pela apreciação, e vai comentando sobre os pontos a favor ou que não gostas tanto, que acaba por ser o feedback que preciso (e todos os outros colaboradores) para melhorar :)

  8. |Ryback*[Feed Me More]| - há 4 anos

    Bom artigo. Eu gosto da tua escrita (comparo a um pouco á do Juarez ja que ambos combinam factores do quotidiano com o nosso wrestling).Ja agora quando ele disse que o hhh vs brock lesnar do summerslam do ano passado foi bom ele estava a ser sarcastico malta xD.

    Concordo com tudo o que disseste mas vou aqui dizer uma opinião minha acerca de 2 feuds:

    -CM Punk vs Undertaker esta a ser muito bom com uma feud bem construída e que está a ser interessante.

    -Cena vs Rock.Eu andava a dizer que ia torcer pelo cena pela primeira vez na vida,mas mudei de ideias e vou torcer pelo rock (é verdade vou mesmo torcer pelo rock) e porque….caso o the rock ganha é inevitavel o heel turn do cena.e farto de ver o super cena babyface a ganhar a tudo e todos tou eu.Sim eu sei que é muitoooooooo improvavel mas nao é impossivel xDD

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador