WWE Friday Night SmackDown (21/06/2013)

Depois do combate entre Daniel Bryan e Randy Orton ter sido dado como terminado na Raw, devido a lesão do primeiro, ambos voltaram-se a enfrentar no WWE Friday Night SmackDown desta semana. No entanto, e ao contrário da Raw, desta vez foi Daniel Bryan a vencer por Count-Out! Ainda assim, Daniel Bryan não ficou feliz com esta vitória…

Também a destacar tivemos um combate entre o novo World Heavyweight Champion Alberto Del Rio e Chris Jericho, mas que terminou em Desqualificação após Dolph Ziggler ter interrompido.

Outro destaque desta SmackDown vai para a participação de Christian, que combateu e venceu um dos membros da 3MB: Drew McIntyre! Mas depois disso foi atacado pelos The Shield!

Resultados

Sheamus venceu Cody Rhodes
– Intercontinental Champion Curtis Axel venceu Wade Barrett
– Divas Champion AJ Lee venceu Natalya (Non Title Match)
– World Heavyweight Champion Alberto Del Rio venceu Chris Jericho (Desqualificação – Non Title Match)
– Christian venceu Drew McIntyre
– Daniel Bryan venceu Randy Orton (Count-Out)

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Fundador e administrador do Wrestling.PT. Acompanha a modalidade desde 2005 e pratica no Wrestling Portugal desde 2008.

93 Comentários

  1. "The Game" - há 3 anos

    Mais uma boa SmackDown, a WWE desde a Raw a seguir à Wrestlemania tem estado excelente. E adorava que houvesse um Triple Threat pelo Titulo Mundial entre o Jericho, Del Rio e o Ziggler claro, mas aquele Codebraker no Ziggler não deve significar nada, o que é uma pena.

  2. Rubinho16@ - há 3 anos

    Fui o único a achar aquele “codebreaker” no Ziggler sensacional?

    • ITS_ME_ITS_ME_ITS_DDT - há 3 anos

      NOPE

    • Dolph Ziggler - há 3 anos

      O Ziggler faz parecer tudo sensacional. Podes metê-lo num combate com o Khali e fazeres dele um lutador sensacional.

      • DanielLP21 - há 3 anos

        Nahh, acho que isso nem o Ziggler consegue fazer :/

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Com o Khali já não digo…

        Mas com o Sin Cara sim xD

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Mas o Sin Cara sabe fazer coisas giras no ringue portanto nem é por aí. O Khali pode dar uma chapada no peito do Ziggler que ele vai vender a manobra de uma maneira excelente. Ele disse numa entrevista que adora fazer os outros parecerem bons, mas na realidade, ele é que é bom. hehe

      • ITS_ME_ITS_ME_ITS_DDT - há 3 anos

        o sin cara ate é foi uma boa ( merda que me aleijei) contratação para a wwe

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Lá está ele faz as coisas giras (e os botches xD)

        E o Ziggler vende tudo!xD

      • José Sousa - há 3 anos

        Eles já tiveram uma feud ao inicio do Ziggler lembram-se?

      • DanielLP21 - há 3 anos

        O Ziggler e o Khali? Não me lembro e ainda bem…

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Acho que sim. Foi lá por 2009, certo? Acho que tiveram alguns combates no Smackdown.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Tambem nao me lembro… Nem vou procurar!

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu infelizmente lembro-me porque vi isso na altura que dava na TVI a Smackdown. O Ziggler saiu por cima. Era na altura que o Ziggler dizia “Hello,I´m Dolph Ziggler”. Mas olhem que ele não tivesse saído por cima dessa feud não tinha ido para o Rey Mysterio, e por isso o Khali ainda ajudou o Ziggler llooool.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Chi pois foi eu via na TVI xDD. Já nem me lembrava, quando o Dolph tinha a Theme do “I am perfection!Perfection…”

        Se bem me lembro o Dolph nessa altura estava a começar de utilizar o Sleeper Hold como finisher!

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Eu ja via no pc nessa altura. E lembro me bem do Dolph usar essa theme e do “hello, I´m Dolph Ziggler” (ao inicio as reaçoes dos outros lutadores a essa frase eram demais LOL)e muitas outras coisas dele na altura mas, Khali? Nao, nao me lembro. Mas lembro me do Mysterio, claro!

      • José Sousa - há 3 anos

        Era foi a altura que ele aos poucos me foi conquistando. Ele conquistou-me como fã dele nas feuds com o Rey Mysterio e o John Morrison, pelos combates que deu. As entrance themes dele sempre foram muito fixe eu até gostava mais do I´m perfection que a actual(não que esta seja má).

      • DanielLP21 - há 3 anos

        Prefiro a actual. É uma das melhores.

  3. LuisMPBO - há 3 anos

    Antes de mais nada, saiu cedo a versao completa!
    Passando a Smackdown, bem, devo dizer que estou muito impressionado com esta semana na WWE. Esta foi uma grande Smackdown e, tal como a Raw, uma das melhores de 2013. So uma coisa a dizer, mas pronto, e o do costume: recaps da Raw nao deviam existir na Smackdown. Ate entendo que existam no Main Event e no Superstars, que sao shows menores, mas na Smackdown acho desnecessario. E o “From the Vault” tambem. Eu gosto de rever classicos, mas quando me apetecer fazer isso vou ao Youtube.

    Uma coisa que eu quero realçar nesta Smackdown e ja na Raw foi assim, tudo teve um proposito. Sera que a WWE finalmente entendeu que o excesso de fillers e irritante? Espero que sim

    Gostei da promo do Bryan. Parecida com as que tem feito ultimamente mas agradavel na mesma.

    Sheamus vs Rhodes foi um bom combate para o tempo que durou. Nao sei se era necessario o Rhodes perder por submissao mas entendo que nesta feud o mais importante seja manter o Sandow com boa imagem e como o Sheamus tem de obter vitorias… Mas ainda assim, antes a milionesima vitoria com o Brogue Kick sobre o Cody que por submissao.

    Barrett esta oficialmente fora do cenario do titulo intercontinental, acho (espero…). O Axel cada vez parece mais confiante nos seus combates e ja começa a ter um move set bem definido. E tambem esta mais que visto que vai defender contra o Miz.

    E pena ver a Natalya sempre a perder, mas antes a valorizar a campea que a dançar com o Khali… Impressionante como quando começa a haver pancada entre divas nos bastidores todas as outras divas estao ali ao lado a passar e vao logo separar… xD

    Bom combate entre Jericho e del Rio. Como disse nos spoilers gostava que houvesse um triple threat entre os tres, del Rio obtinha a vitoria sobre Jericho que se ia embora para a tour e Ziggler ficava credivel para desafiar e ganhar no Summerslam. Mas pronto, e so uma ideia.

    Tou na duvida quem sao os jobbers com mais tempo na televisao: 3MB ou Zack Ryder? LOL. E parece que Christian vai desafiar os Shield. Nao interessa de que forma, otimo!

    Epa combates destes na SD nao e todos os dias. Que combate entre Orton e Bryan! E duas semanas seguidas a Smackdown apresenta um main event fantastico. Espero que isso continue. Mais uma vitoria “ilegitima”. E so vai haver uma vitoria legitima no MITB acho. Tou a gostar da construçao desta feud, e nao foi preciso o heel turn de nenhum deles…

  4. Yan - há 3 anos

    fiquei pasmo ao ver os Shield entrando pela rampa

  5. LuisMPBO - há 3 anos

    Por acaso pensando nos main events da SD nestes ultimos tempos e verdade. Ainda assim gostei especialmente destes ultimos dois, o da semana passada, para alem da qualidade do combate em si pelo final que teve. E este tambem foi muito bom. Alem disso muitos dos que foram com os Shield acabaram com interferencia, o que deixa sempre um bocadinho mais a desejar. Eu sei que um final por count out tecnicamente e como um final por DQ mas nao sei, soube diferente.
    Mas sim o “nao e todos os dias” foi um bocado exagerado xD

  6. Dolph Ziggler - há 3 anos

    Mais um bom Smackdown para completar esta semana excelente de WWE em beleza. Bons combates, onde tivemos bons desenvolvimentos em algumas feuds e também tivemos bons segmwentos. Tudo o que era pedido.

    Bom segmento de abertura com uma boa promo do Daniel Bryan. Esta feud entre o Bryan e o Orton está a começar a aquecer.. Espero que acabe num heel turn do Orton..

    O combate entre o Sheamus e o Rhodes foi decente. Fiquei surpreendido com a grande quantidade de ofensivs que o Rhodes teve. Dominou o combate. A vitória do Sheamus não é nenhuma surpresa mas gostei de ver o Sandow a atacar o Sheamus e a sair por cima de novo..

    Bom combate entre o Axel e o Barrett. Penso que esta derrota do Barrett tira-o oficialmente da rota pelo título Intercontinental. Agora é só o Axel e o The Miz.

    Bom combate de divas entre a AJ e a Natalya. São possivelmente as melhores divas do roster portanto não foi nenhuma surpresa. Gostei da vitória da AJ e do ataque da Kaityln á Aksana no backstage. Estou a gostar desta feud até agora…

    Jericho/Del Rio foi mais um bom combate, bastante renhido e com bons spots e counters. O Ziggler acabou por custar o combate ao Jericho por isso entendo perfeitamente o codebreaker. Ainda assim, não gosto de ver o Ziggler a comer finishers de todos. E bem, o Del Rio anda-me mesmo a irritar. Son of a bitch xD

    O combate entre o Christian e o Drew podia ter sido muito melhor caso o Drew não tivesse com esta personagem estúpida. Assim foi um combate rápido e sem grande história para contar. O ataque dos The Shield ao Christian pode significar uma feud entre o Ambrose e o Christian, mas é esperar para ver..

    Bryan/Orton foi o combate da noite, num grande main-event. É pena este combate ter acontecido em frente de um público horrivel, mas enfim. Este combate foi melhor que o do Raw. Desta vez estes dois pareceram clicar juntos. O Bryan ganhou por count-out por isso fico á espera de um rematch no Raw, de preferência, com um heel turn do Randy e uma vitória do Bryan.

    • Tiago Silva - há 3 anos

      Hell turn do randy orton não espera em pé mas facilmente hell o bryan

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Tenho algum receio que o Bryan faça o heel turn durante esta rivalidade. No segmento inicial o Bryan pareceu o heel, mas nunca sabemos o que vai na mente dos responsáveis da WWE. Só acho que seria um erro enorme fazer o heel turn ao Bryan tendo em conta o quão over ele está de momento e a grande fanbase que este está a ganhar.

  7. azevedofabio12 - há 3 anos

    Bom Smackdown uma pergunta no meu pc os shows n teem legendas é normal ?

  8. Sei que o SD é gravado antes de sexta-feira, mas é na sexta que passa na televisão, certo?
    Costumo ver a RAW em direto aqui já a algum tempo, mas não sei quando passa na televisão a primeira vez, vai ter alguma stream aqui no site?

  9. gabriel - há 3 anos

    uma coisa que eu achei estranho o Ziggler parou de andar com o Big e e a Aj do nada,nem uma expliçação pra eles pararem de andar juntos?

    • don_ricardo_corleone - há 3 anos

      Também pensei nisso. Espero que não seja mais uma daquelas situações em que acaba algo do nada, sem explicação nenhuma…

      • gabriel - há 3 anos

        po é muito feio quando acontece isso,nem que mostre eles brigando ou explicando o motivo deles terem parado de andar junto senão fica muito estranho do nada eles pararam de andar juntos.

    • R8cha - há 3 anos

      Desde o combate no Payback, ainda nao houve um segmento de jeito com eles, a AJ apareceu com o Big E a falar do titulo e menciounou que o Ziggler estava “lesionado”…
      Depois o Ziggler apareceu na Raw e agora na Smackdown com roupa de “rua” como se tivesse entrado na arena para atacar Del Rio, nada mais…
      Provavelmente quando começar a integrar as 3 horas de Raw normalmente vão voltar a ser uma stable.

  10. Felipe - há 3 anos

    porque na SD não ta sainda som dos comentaristas ? ou sera que é só aqui que esta assim

  11. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Uma semana sem o Ryback é logo outra coisa.

  12. Pantallica - há 3 anos

    Boa Smackdown novamente.

    Estava a espera de um face to face entre Del Rio e Ziggler mas talvez isso irá ficar para a proxima RAW.

    Randy Orton vs Daniel Bryan – Assim gosto mais, acho que foi o melhor combate dos shows semanais desta semana. Fiquei curioso no fim para saber onde é que aquele “segmento” ia dar, mas não houve tempo para isso.

  13. awEsOmE oNe RuBeN - há 3 anos

    a explicação é que o ziggler é face e a aj lee e o big E são heels

    • gabriel - há 3 anos

      ta tudo bem mais então que mostrassem pq eles tão se separando não do nada eles pararem de andar juntos.

    • Eles continuam a falar uns com os outros no Twitter, não estão separados, simplemente não tão sempre juntos como antes…

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu acho que se vão separar nas próximas semanas, sinceramente porque a AJ está bem como heel e só faz sentido o Ziggler ser face sem aqueles dois atrás dele.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Não acredito que o Big E vai ser o “puppet” da AJ. :(

      • danielLP21 - há 3 anos

        Espero bem que não. A AJ merece mais e melhor.

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Calado :C

      • danielLP21 - há 3 anos

        O que foi jogador do Benfica e participou no big brother? :D

        Estou a brincar xD Mas a AJ continua a merecer melhor!

  14. FranciscoAP - há 3 anos

    Agora é que ouvi o Christian outra vez com a história do One More Match. Epá, não… Por favor. É bom sinal (outro) porque vai logo de cornos para o título mundial, mas que mude de conversa. Ainda bem que os Shield o interromperam

    • José Sousa - há 3 anos

      O Christian não vai para a luta pelo titulo Mundial. Mau é se a WWE não continua a feud Del Rio e Ziggler até ao Summerslam, devolvendo o título ao Ziggler. Não percebo onde foste buscar essa que o Christian vai lutar pelo titulo Mundial. No máximo vai para o USA para valorizar o Ambrose ou faz tag com alguém para valorizar os título dos Shield.

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Não foi isso que quis dizer. Gostei de ele não ir com a conversa sem conteúdo, puxou logo pela antiga história do título mundial. Claro que não significa nada, mas vai na volta… Mesmo que seja só daqui a uns meses, porque não?

      • José Sousa - há 3 anos

        Mas só se for depois de um heel turn,e seria para perder com o Ziggler. Ou seja para valorizar o reinado do Showoff, porque se o Ziggler recuperar o titulo(muito provável) é quase certo que o tenha durante algum tempo pelo menos até ao Survivor Series

      • Dolph Ziggler - há 3 anos

        Seria era mais do que lógico o Christian ter outra rivalidade com o Randy Orton, tendo em conta a backstory que têm.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Concordo

  15. Christian_peep - há 3 anos

    JUST ONE MORE MATCH!

  16. Vinicius - há 3 anos

    Bom Smackdown ! Quem vcs acham que vai ser as lutas do money in the bank 2013???

  17. JeanJCS - há 3 anos

    Um ótimo show, para completar essa semana em alta.

  18. MizRKO - há 3 anos

    O AJ também já não esta interessada nele, já ganhou o título.

  19. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Uma Smackdown de grande qualidade!

    O show tem tido combates de grande qualidade culminando com este combate entre Orton Vs Bryan.
    Curtis Axel teve talvez o melhor combate até agora.

    Entre outros comentários que os meus colegas já comentaram.

  20. mangala22 - há 3 anos

    a wwe tornou-se ridicula por amor de deus eu gostava i gosto do jonh cena mas agora o homem nem luta nos houses shows isso nao tem piada quero no sumelslam daniel brayn VS John cena! e que o brayn ganhe!

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      House Shows?

    • Rubinho16@ - há 3 anos

      LOOOOOOL

    • LuisMPBO - há 3 anos

      Gostava de saber o teu nivel de informaçao sobre os house shows…
      acho que querias dizer shows semanais LOL

    • DanielLP21 - há 3 anos

      “i”? “Brayn”? “House-shows”? Oh God why?

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Daniel não acredito gostas dos Transformers? se sim já ganhaste pontos na minha consideração…depois explico-te :)

      • danielLP21 - há 3 anos

        Gosto dos Transformers, mas o avatar é mesmo por causa do símbolo dos Linkin Park. Foi uma das melhores imagens que encontrei.

        PS: O que é que os LP e os Transformers têm em comum? Os LP fazem as músicas dos filmes. Pelo menos, os 3 que foram feitos até agora…

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Pois esqueci-me que gostas dos Linkin, olha sou também um aficionado dos Transformers e cheguei a escrever para este blog: http://transformerscomics.net/page/46/

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Tentei ler um bocado da cronica… nao percebi nada xD que figura…
        Nao sou grande fa
        One on One? Faz me lembrar qualquer coisa… LOL

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        Exato Luis baseie-me na cronica aqui do site, é normal é uma cronica de um episodio dos anos 80!!!
        aconselho a ver o filme dos desenhos animados, ouve esta musica!http://www.youtube.com/watch?v=GOhnKIVLzOw

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Mesmo que fosse atual, com tudo aquilo que eu sei (ou nao) de Transformers, nao sei nao LOL
        Acho que ja tinha ouvido essa musica, soa me familiar… se calhar ja me cruzei com isso antes.
        E engraçado por em confronto duas personagens ficticias e dar opinioes reais acerca delas e avalia las.
        Grande blog, impressionante como se arranjou tanta coisa para dizer sobre Transformers. Mas tambem admito que quem nao conhecer bem pro wrestling, por exemplo, e veja este site faça essa mesma pergunta

  21. mangala22 - há 3 anos

    yha lutar na raw! em vez de levar 20 minutos a falar

  22. Bons combates.
    Smackdown boa.
    Só o Publico é que foi uma shit!

  23. lucah trevisane - há 3 anos

    Khali e ziggler ja tiveram feud s em um ppv ainda

  24. franciscoxb - há 3 anos

    Grande Smackdown!Anda a adorar as ultimas semanas da wwe,têm sido mesmo altamentes!.Mas para ficar ainda melhor a raw e o smackdown devia ter um openning intro,sempre abria o apetite para ver o show,acho que é uma grande falha da wwe,lembro-me quando era puto quando o smackdown entre 2007/2008 era transmitido na tvi levantava-me da cama a correr para a sala para ver aquele intro bestial,era uma exelente theme dos drowing pool-rise up.
    http://www.youtube.com/watch?v=oRcwguZgDLE

  25. mangala22 - há 3 anos

    franciscoxb eu tabem :D

  26. mangala22 - há 3 anos

    bons tempos… eu sei que nao precebo como voces yha e na boa :) so estava a dizer que o cena so fala, fala, fala i a bem dizer so luta no ppv e so que queria dizer mas pronto e porque nao precebo nada… e raro ver o cena lutar no raw mas pronto

  27. franciscoxb - há 3 anos

    para mim o ano 2007 a 2008 no inicio foram os melhore anos da brand azul trouxe um smackdown de 2008 para comparar-mos com os atuais
    http://www.youtube.com/watch?v=J3USzvu4XQ8

    • LuisMPBO - há 3 anos

      Sao opinioes, mas assististe a SD em 2002 e 2003? Fantasticos esses tempos da Smackdown. Tantos combates diferentes com Eddie, Edge, Mysterio, Angle e Benoit e ainda tinhamos Lesnar. Grandes tempos. Hoje ja nao exigimos tanto da Smackdown (pelo menos eu) porque ja nos mentalizamos que e o “B Show”, mas ate nao tem estado mal

      • Control Punk - há 3 anos

        Foi uma grande época o Smackdown de 2007 a 2008 foi o primeiro que comecei a assistir,mas vendo videos e olhando as feud´s da época de 2002 e 2003 realmente como disse bem o LuisMPBO foi a melhor que já vi.

      • LuisMPBO - há 3 anos

        2007/2008 apresentou feuds bastante boas na SD, especialmente Edge/Undertaker, mas em termos de combates no proprio show nao era nada de mais. Haviam bons momentos e feuds que culminavam em grandes combates de PPV, mas em 2002/2003 a SD em si teve inumeros combates dignos de PPV
        Se quiserem ver pesquisem basicamente qualquer combinaçao dos primeiros 5 que eu disse acima e os combates do Lesnar contra o Benoit e contra o Angle.
        Sao todos combates espetaculares

      • Control Punk - há 3 anos

        Sim já vi estes,realmente foram combates incríveis com histórias bem consolidadas por trás.Eles conseguiram ter uma serie muito regular oque hoje é impossível.Além da ”Attitude Era” presente,onde nunca desapontou principalmente se tratando das feuds e como elas eram formadas,nem falo sobre as promos….

        Já em 2007/2008, alí era o finalzinho da atritude era ou oque havia restado dela,foi uma época muito especial para min foi onde comecei a acompanhar a WWE nunca vou me esquecer das grandiosas tardes de sábado.Mas como você ressaltou bem,em termos de combates no próprio show não era nada de mais.

      • danielLP21 - há 3 anos

        A Attitude Era acabou em 2001.

      • Control Punk - há 3 anos

        Mesmo assim danielLP21 a atitudes da ”Attitude Era” continuaram mesmo depois do termino.Palavrões,sangue,sacanagens oque foi bem característicos da época, até em 2007/2008 tinha isto mesmo que de forma reduzida.

      • danielLP21 - há 3 anos

        O período a que te referes ( entre 2001 e 2008) chama-se “Ruthless Agression Era”. Eu sei que nesses tempos algumas coisas da AE se mantiveram, mas a RA teve um Wrestling muito melhor, combates muito mais épicos. Acho que a Ruthless Agression foi a Era ideal para se começar a ver Wrestling…

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Concordo. Apesar de a Attitude Era ser apresentada pela maioria dos fas como a referencia das eras da WWE, para mim 2002-2006 e a melhor fase de sempre, e pertence a era Ruthless Agression. Tinha de dizer assim, porque 2007 nao foi tao bom.
        A Attitude Era tinha PPV igualmente bons, mas os shows semanais nao tinham tanta qualidade, a meu ver.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Exactamente. Eu vejo Raw’s da Attitude Era e aquilo ficava um bocadinho a desejar. No entanto, mesmo preferindo a Ruthless Agression Era, acho que 2000 e 2001 foram os melhores anos da WWE. Para mim, claro.

  28. mangala22 - há 3 anos

    yha luis hahaha I quero que as pessoas precebam

  29. Miguel - há 3 anos

    2007/2008 foi o final da Ruthless Agression Era.

  30. Miguel - há 3 anos

    Daniel não te esqueças que a RA já não tinha estrelas como The Rock, Stone Cold, Mankind já no seu melhor…

    Depende…

    Há períodos em que a RA foi melhor e outros em que a AE foi melhor.

    Mas no geral, para mim a melhor é a AE.

  31. SmackDown muito boa mesmo
    Opinoes:Que raio de titantron do Orton parece mais uma titantron da TNA só a amostrar a mesma imagem
    concordo a smackdown de 2007/2008 era melhor com o undertaker contra o kane esse classico que desapareceu por enquanto e também tínhamos o Batista grandes smackdowns
    e o intro onde está eu acho que é a melhor maneira de começar um programa
    espero que 2013 seja como está a ser sensacional
    outra pergunta:onde está o Big Show é que ele faz muita falta e ainda lhe podiam dar um push

  32. Vitor Costa - há 3 anos

    caraca, veio, eu to muito ansioso para ver o RVD de volta, ele era muito habilidoso como wrestler antes de sair, mas eu to muito triste com o sumiço de três wrestlers que estavam entre meus favoritos e sumiram eles eram Evan Bourne, John Morrison e Rey Mysterio, podem me dizer o que houve com eles???

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador