4. A criação da ECW
A ECW fazia parte da quase moribunda NWA em 1994, e foi então que Jim Crockett pediu a Tod Gordon, dono da ECW, para fazer um torneio para coroar o novo NWA Champion.
O que Jim Crockett não sabia, era que Shane Douglas, depois de vencer o torneio, ia insultar a NWA e deitar fora o NWA World Championship, tendo isso sido ideia de Tod Gordon e Paul Heyman.
De 1994 a 2001 tivemos então aquela que, para mim, é a empresa de Wrestling mais influente na história.
Desde a aposta em lutadores como Steve Austin, Mick Foley, Chris Jericho, Rey Mysterio, Chris Benoit, Eddie Guerrero, Rob Van Dam entre outros, que acabaram por influenciar uma geração de lutadores que ganharia fama nos anos seguintes em empresas independentes, que também cresceram porque a ECW existiu, à utilização de músicas de bandas famosas para aumentar ainda mais a aura de um lutador (sim Sandman, estou a olhar para ti).
Assim como o estilo hardcore, que depois em muito influenciou tanto a Attitude Era da então WWF e outras promotoras independentes que existiram no futuro.
Mas o ambiente da arena da ECW ainda hoje é mencionado por muitos como único, e basta ver vídeos da ECW para ouvir o barulho dos fãs, os apitos de Bill Alfonso durante os combates dos seus lutadores, ou ver os combates em que Joey Styles sozinho carregava a empresa com as suas calls míticas.
Como por exemplo “No bridge, all impact”, cada vez que tinha de falar de um Suplex de um lutador, em especial se esse lutador fosse Taz, para perceber que a ECW foi algo especial.
Agora em 2020, se virmos, podemos perceber que sem a ECW, muito do Wrestling que conhecemos não existiria.
20 Comentários
Quer dizer que o “Montreal Screwjob” foi mesmo real? Não fazia parte do espetáculo? Qual era o plano que o Bret pensava que ia acontecer?
Que reteria o título naquela noite e o perderia no RAW seguinte.
Bom artigo!
A pipebomb de cm punk também causou mudanças a indústria do pro Wrestling
Bem lembrado, se hoje vários lutadores vem ao ring para fazer uma promo mais impactante, isso se dá ao fato do Punk ter feito isso de uma forma até então não se tinha visto!
I’M BEST IN THE WORD! I’M BEST SINCE DAY ONE!!! 💥
, excelente esse artigo!
Quantas transformações reviravoltas tivemos no nosso amado Wrestling!
Não tinha detalhes da história do “Montreal Screwjob” que é uma história muito interessante e curiosa…
A ECW realmente revolucionou em vários aspectos e a guerra WWF X WCW foi icônica
E por fim, temos que admitir que o Vince foi um dos grandes responsáveis por tudo o que aconteceu na história do Wrestling, hoje ele pode ser um “velho, louco e cabeça dura”, mas o que ele fez foi realmente histórico, tanto que nem o pai dele imaginava o que a sua empresa local ia se tornar e o sobrenome Mcmahon tem grande peso na história!
Parabéns por torda essa informação que nos trouxe, Bernardo 👏🏾
E depois ainda criticam o Vince. Se tivesse que dar uma gimmick era o “The Creator”! Podíamos aqui discutir vários factores negativos dele, mas não vale a pena! 👍
Sobre ao resto do artigo, é uma aprendizagem para quem ainda não sabe e para quem sabe, bom refrescar some knowledge
Foi que nem eu citei, se hoje a WWE é o que é, é muito por conta dele… Infelizmente nos dias de hoje ele está com umas ideias que não são mais o ideal, porém ele está na história como um dos maiores responsáveis da transformação do Wrestling e isso não pode mudar.
É sempre bom imaginar se os nomes que Vince contratou continuassem nas empresas regionais! Podia ter tudo completamente diferente nos dias de hoje! A vida é sempre feita de decisões. É e sempre estará na história! Mas seguindo em frente, a vida continua, se a AEW não for burra, um dia consegue competir e finamente termos duas empresas taco a taco e não como alguns malucos que aqui dizem outras coisas estúpidas!
Concordo, Bruno. Malucos mesmo! A polarização geralmente pode ser boa, mas nesse caso não é boa pra ninguém, muito menos para a AEW que está começando agora.
6 momento curtis axel campeão intercontinental
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH eu me divirto com os seus comentários…
Excelente artigo, concordo que esses 5 influenciaram o wrestling. Talvez o mais importante e só peca por pouca quantidade.
Acho que podias ter explorado alguns temas, principalmente o Montreal Screw Job e da porrada do Bret Hart ao Vince, bem como a queda da WCW.
Na minha opinião, acho que devias de fazer uma parte 2, com outros 5 artigos. Deixo aqui a minha opinião de quais seriam:
– A Attitude Era
– Saída de Stone Cold e The Rock e o aparecimento de John Cena
– A entrada da WWF para o mercado da bolsa e por consequente a mudança de nome e o PG-13, juntando a morte de Chris Benoit
– Pipe Bomb do CM Punk
– Criação de combates especíais tais como: Hell in a Cell, Elimination Chamber, Money in the Bank, Survivor Series Match e principalmente, o Royal Rumble.
Concordo com todos menos a pipebomb do Punk. Foi um momento histórico, mas não foi algo que causou uma grande mudança no mundo do Wrestling, na minha opinião. Ainda assim, boa lista.
Pedro, concordo, mas não me lembro de um 10º motivo xD
Talvez a criação do NXT? Fez com que a WWE começasse a pescar talentos do independent scene e hoje em dia temos um main-roster recheado de talentos que estavam na ROH/PWG/TNA há uns 7 ou 8 anos atrás. O workrate começou a ser mais prevalente no produto e os “indy darlings” começaram a levar pushes.
Acho que é um momento importante, mas não mudou o wrestling, na minha opinião, tal como o Pipe Bomb.
Um outro exemplo, podia ser o womens revolution.
Muito bom artigo. Seria bom também fazer um de momentos que mudaram a história do Wrestling pela negativa.
2 coisas. Disseste que não ias colocar momentos negativos mas, para mim, a falência e compra da WCW é um momento negativo no wrestling. A falta de competitividade foi o que levou o RAW a passar de 8M de espectadores para menos de 2M 15 anos depois. A morte de Chris Benoit foi o que levou a WWE a dar uma volta de 180 graus no seu produto, criando uma wellness policy, consciencializando muita gente para o que se passava fora do ringue, o que é positivo e um grande momento no mundo do wrestling. Depois, tenho um reparo a fazer. O Canadá é o país natal de Bret Hart, e onde ele se recusou a perder, mas Montreal não é a sua cidade natal
Bom artigo, na minha opinião a AEW mudou a história do wrestling recente mas entendo a tua perspectiva.