Big Swole foi uma das primeiras lutadoras a integrar o roster da AEW, em Dezembro de 2019, mas foi também uma das primeiras a sair da empresa, quando o seu contrato terminou no final de Novembro deste ano.

Esta sexta-feira, em conversa no seu podcast, o Call In, Big Swole falou das razões que a levaram a sair da All Elite Wrestling e criticou a promotora pela falta de diversidade que apresenta nos seus programas.

Além da [falta de estrutura], o maior problema é a diversidade. Eu não acredito no que diz respeito à diversidade e ao meu povo. Na verdade, não há representação e, quando há, não parece genuína na comunidade negra. Mesmo. Não sei porque todo o mundo tem tanto medo de aceitar ou dizer, mas não é uma boa aparência. O que acontece é que tens essa empresa maravilhosa [AEW] que trata as pessoas como família, mas não há ninguém que se pareça comigo que está representado no topo e que esteja na sala com eles. Eles não estão a ajudar necessariamente a influenciar decisões, mas a explicar por que certas gírias e certas palavras não devem ser ditas. Não há ninguém que possa explicar a nossa cultura e experiência, exceto nós.

Eu sabia que algo estava a acontecer quando a minha filha, que adora ver Wrestling, ela assistia à AEW o tempo todo e raramente assistia à WWE. Ela não é uma grande fã, a menos que o pai [Cedric Alexander] estivesse na TV, o que parou de acontecer depois que eles arruinarem o Hurt Business. Ela dizia: “Mãe, não há ninguém que se pareça comigo na AEW. Não há ninguém que se pareça com o pai”. Então ela começou a assistir WWE, porque viu a Bianca [Belair] e o Big E. Ela viu-se representada. Se isso não fosse um “clique”… “Estás absolutamente certa. Não tenho uma explicação”. É 2021. Por que as pessoas estão a dizer “Vai demorar três anos para AEW ter um campeão negro”? Este é um desporto com script. Não deve demorar tanto. Se assistes WWE há mais de 50 anos, sabes o que não fazer.

Com promessas que fez de ser diverso, eu quero ver isso. Não apenas com negros. Eu adoraria ver um latino ou hispânico ou mais asiáticos. Eu sinto que os asiáticos e indianos não recebem o amor. Eles simplesmente não [recebem]. É uma lacuna tão grande. Eu odeio o facto de que eu ligo a TV e é a mesma coisa uma e outra vez. Felizmente, eles entenderam a mensagem. Eu sair [da AEW], honestamente, não foi mau. Não há rancor entre TK [Tony Khan] e eu. Eu simplesmente não gosto que a minha paz seja interrompida. Não gostei de certas coisas e outras coisas que vou levar para o túmulo. A diversidade. É isso que importa.

Esta crítica de Big Swole à AEW deu origem a uma grande polémica devido a uma resposta muito controversa de Tony Khan, mas vamos deixar isso para o assunto da próxima publicação aqui no site.


Concordas com estas críticas de Big Swole à AEW?

23 Comentários

  1. TribalChiefBestEver3 semanas

    Não é boa que chegue e quer falar da falta de diversidade para justificar os fracassos. O que vale é que conseguiu o que queria porque o Tony Khan tem um cérebro de ervilha.

  2. Facebook Profile photo

    é uma verdade, WWE (antiga WWF) já tinha campeões negros desde os anos 80 com Junkyard Dog, e a AEW tá demorando muito tempo já com isso, tantos wrestlers negros que eles tem e até o momento nada, NADA!
    WWE com Big E e a AEW com nada, tempo de mudar, Big Swole está certa!

    • The Name3 semanas

      Nyla Rose e Scorpio Sky já foram campeões e são negros, a Nyla foi a primeira trans campeã e não há diversidade?

    • The Name3 semanas

      Nyla Rose e Scorpio Sky já foram campeões e são negros, a Nyla foi a primeira tr*ns campeã e não há diversidade?

    • The Name3 semanas

      Nyla Rose e Scorpio Sky já foram campeões e são negr*s, a Nyla foi a primeira tr*ns campeã e não há diversidade?

    • A AEW teve um campeão negro ainda em 2019, no seu primeiro ano

    • Facebook Profile photo

      não entendeu, não demonstrou representatividade alguma, não é como o Big E, Sasha Banks ou Bianca que são heróis para muitas crianças por aí. AEW não teve um campeão negro, mulato ou pardo relevante, apenas mid-card, eles não estão nos cartazes estampados como principais, sempre estão de lado. É sobre isso, isso é representatividade, e a WWE tem isso, AEW tá cagando pra isso.

    • The Name3 semanas

      O título feminino principal não é relevante? Tal como os de tag team? São títulos principais por isso não estavam no mid card… E aliás os campeões atuais de tag team são mexicanos, mais diversidade aí também.
      Vai ver bem os cartazes, aparecem lutadores e lutadoras negr*s sem estarem de lado, estão ao centro também, teve sempre pessoas de outras culturas e países, etc…
      O boss da wwe já chamou a letra N em plena tv há uns 15 anos atrás prai, isso é o quê? As pessoas também ficaram chateadas ou até se riram do segmento só que não havia redes sociais para as pessoas lhe caírem em cima, por isso não se podem queixar da aew não ter diversidade, tem homossexuais, têm tr*ns, têm de tudo e ainda se queixam, dão destaque a essas pessoas que seja no main card ou no mid card.

    • The Name3 semanas

      O título feminino principal não é relevante? Tal como os de tag team? São títulos principais por isso não estavam no mid card… E aliás os campeões de tag team são mexicanos, mais diversidade aí também.
      Vai ver bem os cartazes, aparecem lutadores e lutadoras negr*s sem estarem de lado, estão ao centro também, teve sempre pessoas de outras culturas e países, etc…
      O boss da wwe já chamou a letra N em plena tv há uns 15 anos atrás prai, isso é o quê? As pessoas também ficaram chateadas ou até se riram do segmento só que não havia redes sociais para as pessoas lhe caírem em cima, por isso não se podem queixar da aew não ter diversidade, tem homo, têm tr*ns, têm de tudo e ainda se queixam, dão destaque a essas pessoas quer seja no main card ou no mid card.

    • Deni3 semanas

      Ela esqueceu que a AEW já teve campeões negros (Scorpio Sky e Nyla Rose) lacrada desnecessária.

  3. Que absurdo.
    Em primeiro lugar não interessa cor de pele, religião, sexualidade, etc, apenas trabalho e talento. Ela quer que a AEW promova alguém só pela cor de pele?
    Depois, a AEW tem sido extremamente inclusiva. Vai demorar 3 anos? a Nyla Rose já foi campeã, o Scorpio Sky no primeiro ano da empresa, também tem uma série de lutadores negros, homossexuais, asiáticos, transexuais no seu roster. Que querem mais?
    Acho absolutamente ridículo usar um tema tão polémico e sensível para justificar os seus fracassos. O contrato dela acabou e não foi renovado, acontece em todo o lado, não é um despedimento, sinceramente este tipo de mentalidade é doentio vai completamente contra os movimentos de igualdade

  4. Complicado esse ponto dela quando deram chance para ela foi bem ruim a feud com a Britt Baker
    Dão diversas chances pro Scorpio Sky e ele não engrena nunca
    Talvez os wrestlers negros da WWE estejam no topo pois realmente são uns dos melhores em seu roster
    Sem falar que ela cobrou outras representatividades e das 4 campeãs femininas apenas a Britt Baker é branca
    Latinos são muito bem retratados também com Lucha Bros, Santana e Ortiz, Eddie Kingston e mais recentemente o Andrade

  5. TR3 semanas

    Eu não sou de todo fã da AEW, mas desta vez tenho de a defender. Esta critica não apresenta qualquer sentido é se campeão pela qualidade e não pela cor da sua pele ou nacionalidade. A verdade é que as pessoas que têm destaque na AEW são, regra geral, os melhores lutadores da AEW, não são escolhidos por serem brancos. Não se vai escolher um campeão só pela cor da sua pele.

    • Concordo. Até entendo a parada da representatividade, mas colocar um campeão negro (ou preto, nunca sei) só por isso não vira. Engraçado, ela fala de latinos e os Luchas brothers são o que?

  6. El Cuebro3 semanas

    Ela foi bem no comentário eu diria, por mais que já tenhamos nomes como o Scorpio Sky, Nyla Rose, a própria Riho, um grande destaque para a Jade Cargill, etc eu acho que poderíamos ter muito mais nomes em destaque, acho que a AEW precisa mostrar mais dos seus talentos, eu gosto muito da Swole, ela poderia ter feito muito mais por lá, espero que tenha grande sucesso ainda!

  7. Shockmaster3 semanas

    Lol

  8. Deni3 semanas

    Ela esqueceu que a AEW teve campeões negros como Scorpio e Nyla Rose, e latinos como Lucha Brothers. Acho desnecessário dizer isso pra quem não renovou o contrato pq perdeu muito espaço na empresa!!

  9. Ela falou bem até, devia de haver mais diversidade até porque o Big E é campeão, antes foi o Bobby Lashley, Kofi também já foi campeão, há o King Woods e são tudo lutadores que se saíram muito bem!
    Têm de haver mais isto na AEW!

    • Alexandre3 semanas

      Mas vc acha que o destaque de um lutador tem que ser pelo talento ou pela cor da pele? Me diz aí qual lutador negro poderia ser AEW World Champion nesse momento, e qual lutadora negra poderia ser AEW Women’s champion nesse momento. As conquistas tem que ser por merecimento meu querido e não pode questões ideológicas e menos ainda por lacração.

  10. Alexandre3 semanas

    AEW já teve até um homem como AEW Women’s Champion, aí a Big Swole vem dizer que não tem diversidade, kkkkk tá de zoação né filha. Isso sem falar que a atual campeã é uma dentista, e a primeira foi uma japonesinha de 30 kilos. No roster feminino tem até uma lutadora de outra galáxia, Kris Statlender. Se isso não é diversidade então é o que?

  11. Uau, falar que não existe diversidade no AEW me deixou em frustado. Principalmente quando se trata da divisão feminina. Temos trans, temos negras no topo como a Jade, temos várias asiáticas (Emi Sakura/Riho/Ryo/Mei) uma latina no topo como a Taynara Conti que fez um espetáculo no rampage de ontem. Temos Red Velvet que já lutou pelo titulo algumas vezes mas n foi campeã pq ainda é verde. Não entendi a Swole nesse quesito. Mas de fato, em relação ao roster masculino, faltam negros. Porém, um exemplo de negro (e gay) é o Sonny Kiss que apesar de ser jobber é super querido e fez um espetáculo semana passada. De fato, faltam negros campeões na atualidade. Mas isso vai mudar pq a Jade Cargill com certeza será a próxima campeã. Em relação aos caras, acho dificil os campeões atuais perderem os títulos tão precocemente.

  12. Facebook Profile photo
    Andre3 semanas

    Mais um mimimi “ain, diversidade”
    Faça um bom trabalho, e fatalmente, será reconhecido.
    A coisa mais idiota que inventaram aqui no br é negócio de quotas. Desde qdo um negro, um índio precisa disto? Estão competindo com brancos, vermelhos, amarelos e azuis de nível igual, mas querem destaque.
    Bah

  13. Kick_Ass3 semanas

    Esta vem justificar o facto de não ter conseguido aproveitar a oportunidade que lhe foi dada com críticas racistas, ridículo!!!
    A AEW já teve campeões latinos, asiáticos, trans, negros… por isso menos mimimi e mais mexer o cu para melhorar, se não quer que opte pelo caminho mais fácil desistir, é o que os fracos fazem!