Navega no Wrestling PT sem pop-ups

Jinder Mahal: O Título não faz o Campeão

Há 1 ano, ou mesmo há 6 meses, dizer que Jinder Mahal um dia iria ser campeão da WWE era visto ou como uma anedota ou como um disparate completo. Como é que um lutador que passou a sua carreira toda na WWE a servir de jobber para outros lutadores ia alguma vez ser o principal ou um dos principais campeões da companhia.

A verdade é que essa anedota tornou-se realidade há 5 meses atrás, dia 21 de maio no main event do Backlash deste ano, em que Jinder derrotou nada mais, nada menos do que uma das principais estrelas da companhia, “The Viper” Randy Orton e tornou-se assim- peço desculpa Brock Lesnar- no principal campeão da WWE. Logicamente esta decisão por parte da WWE foi alvo de muita controvérsia entre os fãs pois estes sabiam que não passava apenas de uma manobra de marketing devido ao desejo de Vince McMahon em aumentar a percentagem de fãs na Índia. Eu percebo esta estratégia por parte da WWE e confesso que até estava curioso de ver como é que Jinder Mahal se safava como campeão mas a verdade é que a menos que a WWE tenha aumentado exponencialmente os seus lucros, o reinado de Jinder Mahal como campeão não passa de um fracasso. O problema é a sua credibilidade, visto que é impossível acreditar que apenas com um aumento de massa muscular Jinder Mahal consegue vencer nomes como John Cena e Randy Orton, com quem há alguns anos perdia em segundos, é impossível acreditar que apenas por passar muito tempo no ginásio, de repente consegue-se ganhar muitos combates.

Mas este não é único problema do “Modern Day Maharaja” como ele gosta de ser chamado, o principal problema é o wrestling em si, os seus combates seguem sempre a mesma fórmula: O adversário começa por deferir uma série de manobras até os seus ajudantes, os Singh Brothers provocarem uma distração para ele ganhar o domínio do combate e fazer as manobras mais aborrecidas que se lembrar, entretanto o adversário consegue recuperar, ganha novamentemente ímpeto e quando parece que está prestes a ganhar, eis que os Singh Brothers provocam outra distração e fazem com que Jinder consiga aplicar o seu terrível finisher e mantenha assim o título. Esta fórmula em todos os seus combates e também a repetitividade nas suas promos está irritar vários fãs, a descer as audiências e a diminuir o prestígio do principal título da WWE.

O pior é que a culpa disto não é de Jinder, não foi ele que escolheu ser o campeão, não é ele que escreve aquilo que vai dizer. Ele não tem qualidade suficiente nem em ringue nem no microfone para ser o campeão principal, mas a WWE preferiu aumentar um pouco mais os seus lucros, do que dar o título a outra pessoa que mantesse o enorme prestígio que o título tinha. O interesse dos fãs em ver Jinder com o título é tanto, que muitos acharam que o Smackdown desta semana onde o campeão esteve ausente, foi um dos melhores das últimas semanas. Secalhar se eles disfarçassem as suas deficiências em ringue com uma boa gimmick como estão a fazer neste momento com o Enzo Amore, Jinder teria tido outro sucesso como campeão, mas em vez de isso deram-lhe uma gimmick de heel estrangeiro que em pleno século XXI que ninguém consegue fazer funcionar. Mas como eu já referi acima culpa não é dele, a culpa é da WWE que decidiu apostar nele como campeão.

Para além disso a primeira rivalidade de Jinder foi contra um desinteressado Randy Orton, esta rivalidade foi tão boa que a coisa que mais se destacou nela foi o regresso do The Great Khali no Battleground, isto diz tudo sobre a qualidade da rivalidade. Depois desta candidata a rivalidade do ano, a WWE decidiu meter Jinder a defender o seu título contra o King Of Strong Style Shinsuke Nakamura. Parecia uma boa ideia, Nakamura parecia ser o candidato ideal a sacar um bom combate de Jinder Mahal, mas a verdade é que apenas parecia. Nem tendo-se defrontado em dois combates, sendo um deles num dos “Big Four” da WWE, a ex-estrela da NJPW conseguiu sacar um bom combate do campeão e a rivalidade foi ainda pior, pois fez realçar os pontos fracos de cada lutador: o wrestling de Jinder e as promos de Shinsuke, ou seja, ninguém saiu beneficiado desta rivalidade.

Agora após ter derrotado por duas vezes Nakamura, ainda não se sabe o que se segue para o campeão, que como já referi acima, esteve ausente no último Smackdown. Muitos fãs especulam que AJ Styles será o próximo desafiante e que será ele a pôr fim à era do Maharaja mas será isso verdade quando surgem rumores que Jinder irá enfrentar Brock Lesnar no Survivor Series num Champion vs Champion match?! Os fãs cada vez mais levam as mãos à cabeça perguntando até quando é que a WWE vai teimar em manter Jinder como campeão e mais importante até que ponto é que a WWE irá diminuir o prestígio de um título que já esteve na posse das maiores lendas do wrestling? Quando é que a WWE irá perceber que não é o título que faz o campeão mas sim o campeão que faz o título?

32 Comentários

  1. Lucas Maranzati - há 1 mês

    Esse reinado do Mahal nos traz à memória o reinado do Seth. Ambos só venceram com distrações e tiraram a relevância do título. No início, foi interessante ver o Mahal campeão. Até tinha uma boa química. Porém, com 03 lutas contra o Orton ficou um tanto quanto cansativo, ainda mais contra o Nakamura que além de não saber falar, só chuta. O Seth se safava com suas promos, mas o Mahal ficou preso ao personagem. Vamos esperar para ver o que sai daqui para frente…

    • Sou do Russo - há 1 mês

      não era só nas promos que o Seth se safava… o Seth é dos melhores in ring performers destes últimos anos que já passaram na WWE

    • Pato Roco - há 1 mês

      Acho que não. Rollins era sublime. Fez valer a Autoridade e conseguiu ser o que o Orton falhou, um autentico capacho.
      Única comparação entre os dois era o uso de batotas mesmo, apesar que o Rollins até nisso era mais criativo.

      • Concordo, é certo que o Rollins sempre a vencer com a ajuda dos J&J irritava um pouco mas o Jinder não está nem perto de Rollins nem em termos de habilidade em ringue, nem em termos de mic-skills.

  2. Sou do Russo - há 1 mês

    Bom artigo Vasco

  3. Leleco - há 1 mês

    Mahal é um péssimo campeão!! Ao menos, se ele desse bons combates, dava para suportar, mas nem isso ele sabe fazer direito.

  4. Giulio - há 1 mês

    Discordo, acho q o jinder mahal tem feito um grande reinado, com uma gimmick interessante, e como um bom heel, sempre da um jeito de sair vitorioso… claro que podiam ter vitorias limpas, mas m consigo me lembrar do ultimo heel q ganhava sem ajuda na wwe (a n ser q brock lesnar seja heel). Inclusive torci para que o maharaja ganhasse do nakamura, e torco para q ele tenha um bom e longo reinado, perdendo apenas para um baron corbin (nao necessariamente este) da vida…

    • Cada um tem o direito à sua opinião, mas acho que não dá para negar que as promos dele tem sido sempre a mesma coisa todas as semanas e que até agora ele não deu nenhum bom combate.

      • Giulio - há 1 mês

        Vasco, acho que ele tem dado bons combates, na questão das promos, nao posso te dizer porque nao assisti os shows por completo nas ultimas 3 semanas, mas com toda sinceridade, nao via nada de errado nelas… nao é atoa q as audiências nao estao ruins (pelo q li aqui no site se nao me engano)

    • Edge86 - há 1 mês

      Concordo contigo Giulio , também tenho gostado do reinado , o Mahal parecendo que não veio quebrar um bocado da “mesma coisa” que andava sempre acontecer , adoro o orton , adoro o Aj styles mas são mts anos já , o styles teve muito bem com o U.S Title , o Orton devia tirar umas ferias e voltar mais tarde a liderar uma stable ou assim (algo para mexer com a coisa) , para ser sincero o unico que estava no smackdown e que podia ter alto reinado era o Wyatt mas mandarão para o Raw , sim não me esqueci do Nakamura , para mim tem a cara do titulo intercontinental do Miz , e acho que teriam uma óptima rivalidade os dois

      • Anónimo - há 1 mês

        tem gosto pra tudo

      • Rui Ribeiro - há 1 mês

        ” o Mahal parecendo que não veio quebrar um bocado da “mesma coisa” ”

        Sim, porque os combates dele nem acabam sempre da mesma maneira e as promos nem são repetitivas.

      • Giulio - há 1 mês

        Rui, o combate acabar do mesmo jeito tem sido uma infeliz tradição do roteiro criado para os heels… serh rollins so ganhava com ajuda do jararaca e ratinho (os seguranças eram chamados assim aqui no brasil kkkk), ou entao com ajudas externas, seja da autoridade ou qualquer outro lutador…
        O mesmo para kevin owens, que so ganhava com ajuda do jericho
        Mesmo o miz com seu intercontinental, que so ganha com ajuda do bo dallas e do curtis axel… sem falar do baron corbin, creio que tera um longo reinado, mas quase sempre ganhando na roubalheira

    • Em relação aos combates, cada um tem diferentes perspetivas, eu simplesmente acho que ele não tem talento suficiente em ringue para ser campeão principal. Em em relação às promos, o problema é o facto de ele dizer praticamente o mesmo em todas as promos num tom um bocado monocórdico que não cativa o público.

    • Gabrielassim - há 1 mês

      Não vale a pena , se não é o Mahal , é o reigns, cena orton , o pessoal tem que ter sempre alguem de quem reclamar e mostrar descontentamento , não são capaz de apreciar o produto tal e qual como é , e quando não se gosta façam como eu, não ve, o mahal ser campeão é tatica comercial , e nesse sentido tem estado bem e tem servido o intuito , alguem acredita que a wwe não vai colocar ele contra o Lesnar? Obvio que vai , imagina a receita televisiva que isso não vai dar na india , ou numero de subscritores da network que vai aumentar? Deixem a wwe ganhar dinheiro para a caridade da stephanie (ok essa parte foi ironia negra)

  5. Zué - há 1 mês

    Só li verdades!

  6. Kick_Ass - há 1 mês

    Eu tenho uma opinião um pouco diferente…
    Desde já não acho que o Mahal esteja a ter um mau reinado, para mim está a ter um reinado razoável e superior a alguns anteriores como o do Dean Ambrose, Bray Wyatt e Orton. E em relação ao reinado sou da opinião que está a piorar… não por culpa dele mas pela falta de criatividade. Quando começou a receber o push, entendi o porque dele o receber em 2 motivos:

    1 – $$$ vindo da Índia que é um pais com muitos habitantes
    2 – Porque desde o inicio da brand split que o foi dito que no Smackdown iria ser dada a oportunidade a quem não a tem e foi isso mesmo que aconteceu o Mahal ganhou o combate pelo 1º contender ao WWE Championship e aproveitou a oportunidade e tornou-se campeão o que para mim faz todo o sentido em termos de storyline.

    Quanto ao talento dele como wrestler concordo com algumas das opiniões que vejo. Em ringue considero-o decente não bom nem mau mas sim decente, cumpre o papel dele dentro do ringue seja contra quem for o adversário, e na minha opinião ainda não o vi a dar um combate que considere MAU… Quanto à habilidade ao mic não é péssimo como muitos pintam e se pensarem bem com a gimmick gasta que tem até consegue algum heat mesmo assim…
    O principal problema do Mahal é a gimmick que apresenta… está muito gasta ! Podiam fazer bem mais com ela se a levassem mais ao extremo, mas penso que a WWE não faz isso devido ao que aconteceu com o Mohammed Hassan. Imaginem que o Mahal chegasse ao Smackdown e queimasse uma bandeira dos USA ou que chama-se de racistas ao povo americano sem rodeios… a gimmick anti-americano levada ao extremo pode ser genial! É pena a WWE ter medo de o fazer…

    Resumindo o Mahal claro que devia ter passado por exemplo pelo USA Championship primeiro mas como a WWE não o fez não adianta reclamar, mas sim ver o que o Mahal pode fazer… e na minha opinião provou-se que consegue ser um bom heel.

    • Edge86 - há 1 mês

      Parabéns pela opinião tão lúcida , sem o “vazio” de apontar o dedo que “A” não deve ser campeão só porque sim, e que “B” , “C” e companhia é que deviam ser , já andava achar que nesta questão do Mahal seria difícil encontrar alguém a pensar fora da “caixinha”.

      • Lucas Maranzati - há 1 mês

        Correto! Pensar que o cara não pode ser campeão já é desacordo com a realidade. Por isso o nome da empresa se completa com Entretenimento.

    • Lucas Maranzati - há 1 mês

      Estou completamente de acordo!

    • O problema é que o heat que ele recebe não é por ser um bom heel, é pelos fãs já estarem saturados do seu reinado, secalhar se ele começasse por ser campeão dos Estados Unidos e depois então campeão da WWE e se lhe dessem outra gimmick, os fãs não estariam saturados de o ver campeão, porque aí teria mais credibilidade.

      • Anónimo - há 1 mês

        seja do que for é heat. O Cena também é assobiado quando é suposto nao ser e ja foi dito varias vezes que o que interesse e que o publico reaja.

      • Kick_Ass - há 1 mês

        Vasco Reis sou da mesma opinião sobre ele ter passado directamente para o WWE Championship pois ele devia ter passado primeiro pelo USA Championship. Porque a personagem em si também iria ter mais tempo para evoluir até chegar ao WWE Championship.

        Quanto ao heat discordo, porque quando ganhou o título já recebia heat logo nas primeiras semanas… visto que também o ganhou ao Orton ajudando a gerar ainda mais heat do público.

  7. Anónimo - há 1 mês

    Este reinado dificilmente será lembrado…
    Uma aliança com Owens e Zayn ajudaria? uma dupla heel e melhor do que os sing brothers. Fora que posteriormente eles poderiam trair o Mahal, provocando um face turn. Porque do jeito que está, depois que perder o titulo ele ficará perdido no roster.
    Poderia ser o Rusev, seria melhor do que andar com o Aiden English,

  8. Anónimo - há 1 mês

    ya o nakamura que nao sabe fazer uma promo é que dava alto campeão. O reinado do jinder nao está a ser perfeito mas também não o acho tão mal assim como falam. Teve outros wrestlers que começaram como jobbers e logo foram elevados no passado

  9. Tobias da Silva Santos - há 1 mês

    Rapaz, geral com um ódio do Mahal, mas ninguém para pra pensar que esse reinado só está “ruim” (pq pra mim está excelente) pq a WWE quer. O cara é limitado, mas qualquer um com o booking legal, faz um reinado bom. Acredito que o AJ Styles tire o título dele e apesar de gostar muito do Mahal, não consigo torcer contra o AJ, porém já pensaram que talvez estejam construindo isso para que o John Cena consiga o feito de conseguir tirar o título? Na primeira vez em que ele venceu foi contra o JBL, um cara bastante odiado pela grande maioria e todos ficaram felizes do Cena ter vencido. Quem sabe, não estão construindo a mesma coisa agora pro Cena bater o recorde de títulos mundiais? A WWE não ia querer ver seu maior campeão sendo vaiado com o título e como fazer isso? Derrotando um cara tão odiado quanto ele.

    • PedroAlexandre - há 1 mês

      Lesnar/Reigns e Mahal/Cena… só mesmo na cabeça do Vince por os 2 maiores títulos a serem defendidos no maior evento do ano logo contra os “contenders” mais detestados pelo público. Seria horrível, e ia o Roman ganhar a rumble novamente xD

      • 13 Cm - há 1 mês

        Você pode não gostar dos dois, e eles não podem ter o apoio total do publico, mas eles são dois dos superstars que mais vendem e trazem reações a publico.

      • FredRVD - há 1 mês

        O problema aí não são os contenders, são mesmo os campeões

Comentar

Editar avatar »