O nosso admin está muito activo no Instagram!

More Than Words #19 – Um Final Alternativo

Há duas semanas atrás, quando Undertaker estava a ser apontado como adversário de John Cena na Wrestlemania 34, eu disse que provavelmente este combate não iria acontecer, mas a verdade é que após a promo de Cena no último Raw, onde este desafiou e provocou o deadman, o combate está cada vez mais perto de vir mesmo a acontecer. O combate, há tanto tempo desejado por muitos, entre dois dos maiores ícones da empresa, está a prestes a acontecer, duas superstars com um extenso currículo de vitórias e que dominaram as suas respetivas brands na mesma altura, mas que nunca se cruzaram, estão prestes a colidir no Grandest Stage Of Them All.

Mas então, tendo em conta a magnitude deste combate/rivalidade, tratando-se de duas das maiores estrelas da história da WWE, porque é que há tantos fãs que não querem ver este combate a acontecer? Fácil, é tudo uma questão de timing. Este já deveria ter acontecido, há anos que surgem rumores que John Cena vs Undertaker irá acontecer na Wrestlemania e por isso mesmo há anos que isso já deveria ter acontecido. Cena seria um adversário ideal para Taker, quando este último ainda tinha a sua mítica streak e quando ainda era capaz de dar bons combates. Agora que Undertaker já se encontra nos seus 52 anos, muito longe do auge da sua carreira e com notórias dificuldades em acompanhar quem quer que seja o seu adversário, já não dá gosto em vê-lo lutar, não dá gosto ver um homem que contribuiu tanto para o negócio, estar a prejudicar a sua saúde por causa de um combate. E por esse motivo, por mais capaz que John Cena seja, de carregar esse combate, muitos fãs não querem que ele venha de facto a acontecer.

Outro motivo pelo qual tantos fãs não querem este combate, é o facto de não fazer sentido nenhum Undertaker, enquanto personagem, ter mais um combate na WWE. Após o final da WrestleMania 33, em que este abandonou o ringue de forma dramática, deixando o seu chapéu, casaco e a suas luvas no meio do ringue, quebrado o kayfabe, coisa rara nele, para beijar a sua mulher que estava assistir na bancada, e subindo a rampa ao som de cânticos “Thank you Taker”, tudo apontava para que aquele fosse o último combate da carreira do Deadman. Por isso, após esta despedida, que sentido faria Undertaker voltar à WWE para mais um combate? Que sentido faria um homem que deixou três duas das suas maiores imagens de marca no meio do ringue, voltar para mais um combate? Nenhum como é óbvio, se de facto este combate com John Cena acontecer, toda essa despedida dramática é arruinada, tudo o que aconteceu após a sua derrota para Roman Reigns perde o seu efeito e quando Undertaker retirar-se mesmo dos ringues, a reação já não será a mesma.

Apesar de concordar com todos estes pontos de vista negativos, no que toca ao regresso de Taker, há uma parte de mim que ainda quer que ele tenha mais um combate. Não tanto pela sua personagem Undertaker, mas mais pela pessoa em si, Mark Callaway. No documentário WWE 24 sobre a WrestleMania 33, viu-se nas suas expressões, que ele estava insatisfeito com o combate e que não queria que este fosse o seu último e com razão. Para um homem que, como eu já referi, deu tanto a esta indústria, retirar-se após um combate que mostrou todas as suas debilidades fisicas e que mostrou um Undertaker com muito pouca aura de Deadman, é compreensível que Mark Callaway esteja descontente com este desfecho, que queira um final mais apropriado para a sua carreira. Por isso, após este documentário, também eu fiquei insatisfeito com o final que Undertaker teve, também eu fiquei com pena de ele se despedir desta maneira, mas tendo em conta a forma como se despediu, talvez faça mais sentido aquele ter sido mesmo o ponto final na carreira de Mark Callaway como Undertaker.

Eu sei que esta comparação é um bocado estúpida, mas eu gosto de comparar este suposto final de carreira de Undertaker, com o final da sitcom americana How I met your mother. Tal como final de Undertaker, o último episódio de How I Met Your Mother foi bastante criticado e ninguém quis ver a série acabar daquela forma, contudo não deixa de fazer sentido. O final da série, do qual não vou agora falar, fez sentido, assim como o facto de Undertaker ter perdido para a atual cara da companhia no seu último combate, também fez sentido. Pode não ser aquele final que nós gostaríamos, mas não se pode negar que não seja adequado.

Voltando agora a falar do mais que provável combate entre Undertaker e John Cena, eu estou bastante dividido relativamente à minha vontade de ver este combate a acontecer. A admiração que eu tenho, tanto à personagem Undertaker, como à pessoa Mark Callaway, fazem simultaneamente com que eu queira e não queira ver este combate. Não quero ver Undertaker a ter mais nenhum combate, mas quero ver Mark Callaway despedir-se da forma que ele quiser. Não quero ver o Deadman a ter que ser carregado num combate, mas quero ver Mark Callaway a ter o último combate que ele merece. Aqui a parte de mim que ainda quer que o kayfabe exista, choca contra a parte de mim que quer a pessoa por detrás da personagem Undertaker tenha aquele final de carreira que ele tanto merece.

Imagem relacionada

Mas apesar de toda esta indecisão, quando e se este combate se confirmar, vou tentar esquecer-me do que aconteceu na Wrestlemania 33 e vou tentar aproveitar o que sei que irá ser uma rivalidade um excelente build-up. Vou tentar abstraír-me do facto de não fazer sentido para a personagem ter mais um combate e aproveitar o facto de finalmente ver um dos meus dream-matches acontecer. O importante é ser otimista e acreditar na capacidade do Big Match John sacar um bom combate de um homem que já há muito tempo precisa de um desses. Este combate na Wrestlemania 34, entre John cena e Undertaker é sobretudo uma espécie de final alternativo para a carreira de Undertaker, uma oportunidade para todos os fãs que protestaram contra o final original, terem um que lhes agrade, tal como aconteceu no final do How I Met Your Mother, que eu referi acima. E este combate representa acima de tudo, uma forma de Mark Callaway ficar satisfeito com o final da sua personagem, de abandonar uma das maiores e mais bem conseguidas personagens do Wrestling, da forma que ele quer e merece.

E Tu?

  • O que achas deste provável combate entre John Cena e Undertaker na Wrestlemania 34?
  • Ficaste satisfeito com o suposto final de carreira de Undertaker na Wrestlemania 33?
  • Achas que faz algum sentido ele voltar a ter mais um combate?
  • O que tens a dizer da ideia de Undertaker ter uma espécie de final alternativo?

Obrigado a todos os que leram este artigo, peço desculpa pela minha ausência no domingo passado e vemo-nos, desta vez mesmo no próximo domingo, com mais um More Than Words.

Autor

- Grande fã de wrestling, especialmente WWE, os meus lutador preferidoa são: AJ Styles, Seth Rollins, Shawn Michaels, Edge e Daniel Bryan e tenho um canal do YouTube chamado Vr37 onde faço edições de wrestling.

20 Comentários

  1. Facebook Profile photo

    Já que ele teve sua despedida da forma de Undertaker, pq não pensar que ele pode também se despedir de seu outro personagem “American Badass” pode ser viável uma second despedida, assim sepa ele se vá com as 2 vertentes… Mas só hipóteses, gosto da pessoa como foi citado pelo autor (Vasco) mas é viável esta second despedida

  2. Anónimo há 4 meses

    Já pensaram na hipótese de alguém assumir o manto de undertaker

  3. Tobias há 4 meses

    O Undertaker vai voltar como American Badass, o que ele aposentou foi seu personagem de Deadman.

  4. Tobias há 4 meses

    Mas na moral, sabe o que eu ia gostar mesmo, do combate ser muito bom e ao final independentemente da vitória ou não, o Cena pegar o o microfone e dizer: viu Roman, diferentemente de vc, eu entreguei um final digno para uma lenda.

  5. Eugen3 há 4 meses

    Da minha parte, espero que este combate não aconteça.
    Podem simplesmente pôr o Taker a fazer uma promo e ser “atacado” por alguém, muito à imagem do que o Rock fez com a Wyatt Family.
    Assim, temos oportunidade de o ver pela última vez no seu palco, a sair por cima e sem mostrar debilidades.

    • Pessoalmente eu acho que o combate até pode ser interessante, mas a anos luz do que podia ser há uns anos atrás claro. Mas acho que a WWE quer mesmo que ele faça a sua despedida com um último combate e não num segmento.

  6. Anônimo123 há 4 meses

    Na verdade a carreira do Undertaker terminou há muito tempo, desde a sua vitória sobre Shawn Michaels que foi a melhor luta que eu já vi ele não conseguiu mais grandes vitórias. O Batista poderia voltar a WWE e lutar pela última vez contra o agente funerário, mas isso é improvável. O John Cena já lutou contra ele, então não é uma novidade essa luta. Mas, que o homem morto é o melhor personagem da história da WWE, isso sim é verdade. Gostei do artigo, muito legal. 🙂

  7. Um fã do Undertaker aleatório há 4 meses

    Desde que o Undertaker vença na Wrestlemania 34, o Cena não carregue o combate, e a luta seja equilibrada, para mim ta ótimo. Não quero ver o Undertaker se aposentando com sua contagem de vitórias em 23-3. Mas eu acho que essa luta vai ser incrivel, Atitude Adjustiman da terceira corda, 2 Atitude Adjustmans seguidos, que nem o Cena fez com o Roman Reigns no No Mercy de 2017. E também acho que o Cena vai resistir a uns 3 Chokeslam, 2 Last Ride e 2 Tombstones, perdendo no 3 tombstone. MAS, Por conta da idade do Undertaker, não podemos esperar tudo isso. No máximo um combate de uns 30 minutos (para uma Wrestlemania, e para 2 lendas como essas, acho que é pouco)

  8. Anónimo há 4 meses

    O Undertaker já foi meu lutador favorito, mas agora é o que menos gosto. Mim dá bastante raiva todos os anos que ele aparece na WM, rouba 30 minutos do show, que poderia ser de bastante proveito de consolidar uma nova estrela, ainda faz uma luta de merda. Não mim importa se ele é uma lenda, Mark Callaway hoje em dia não passa de um homem teimoso e um grande pedaço de merda que não sabe a hora de se aposentar.

  9. Anonimo há 4 meses

    O que achas deste provável combate entre John Cena e Undertaker na Wrestlemania 34?

    Acho que esta fora do timming como foi referido mas ainda assim espero uma construçao brutal e um combate minimamente decente. Ate acho que a wwe nos podia surpreender com john cena a virar heel depois de perder para o taker e este ter a despedida que merece ate porque cena nao é mais a cara da empresa.

    Ficaste satisfeito com o suposto final de carreira de Undertaker na Wrestlemania 33?

    como fa de wrestling foi o momento que me incomodou mais a seguir ao combate taker x lesnar vergonhoso foram duas manchas negras na historia da companhia.

    Achas que faz algum sentido ele voltar a ter mais um combate?

    Depende do que referes com sentido. Se for sentido em termos de historia nao faz nenhum depois do que aconteceu ano passado. Mas como fa de wrestling e seguidor do undertaker faz todo o sentido para mim ele poder despedir-se como merece e nao humilhado.

    O que tens a dizer da ideia de Undertaker ter uma espécie de final alternativo?

    pessoalmente gostaria que ele vencesse o cena e se despedisse dignamente acho que para dar mais impacto ele poderia vencer por submissao ate porque o cena poucas vezes perdeu assim.

  10. Sou do Russo há 4 meses

    Subscrevo totalmente!

  11. Júnior 007 há 4 meses

    Bom artigo , Undertaker já deu a sua contribuição para o pro-wrestling , ele merece ter uma última luta digna pra ele sair por cima e vencer se despedir como ele merece , no caso do John cena está aparentando que vai ficar na WWE por mais alguns anos, WWE deveria dar a vitória pro Undertaker e no momento induzi-lo ao WWE hall of famer 2019 .

    • Obrigado, claro ele merece um final digno de uma lenda, que ele é. A WWE é que errou ao ter vendido o combate do ano passado na Wrestlemania, como o seu último, o que faz com que quando ele se retire mesmo, já não tenha o mesmo efeito.

Comentar