Sharpshooter #54 – Finish Him

Finisher é o golpe final, aquele golpe que o wrestler escolhe em seu move-set que possui a preferência para finalizar o oponente em uma luta. É claro que estes finisher podem variar de uma submissão ou mesmo um move. Nesta edição do Sharpshooter irei abordar os melhores finishers em minha opinião, sem contar as submissões e os finishers menos credíveis, farei um Top 5 dos melhores finishers em minha opinião, até os outros temas fiz nas edições #20 e #24, respectivamente.

A inspiração deste tema talvez seja a mais esquisita de sempre na história do Dangerous Space, talvez a mais esquisita deste site. Esta semana acompanhei um pouco de Wrestling, menos que o normal pelo fato da minha Internet estar toda hora a cair, eu sempre tive uma vontade enorme de ter um finisher e usar no modem, de tanta raiva da Internet cair mais que o Neymar. Queiramos ou não, as tecnologias tomaram um rumo diferente em nossa vida, e como aqui no Brasil a Internet já é cara que é o cão, não deu para fazer muita coisa esta semana no mundo virtual dentro de casa.

O finisher precisa ter criatividade para ser realizado, não pode ser um “move qualquer”, tem que ter uma capacidade técnica de realização considerável no finisher, assim como o finisher precisa ter um bom impacto na hora que o realiza. Exemplos: o finisher de Dean Ambrose (Headlock Driver) é um finisher que tem criatividade, mas não vejo impacto, afinal nem todo mundo é um Ziggler ou um Kofi Kingston para vender aquele finisher, assim como o Attitude Adjustment, de John Cena, é um finisher com impacto, mas que nada mais é que Fireman’s Carry transformado em um Slam, outros como o Bo-Dazzler que não tem nem criatividade e nem impacto, mas outros que possuem essas essenciais características, e serão mostrados.

5. SPEAR

Quem é o dono do melhor Spear? Seria Edge, seria Goldberg ou seria Roman Reigns? Sem dúvida o Spear é um finisher que possui muito impacto, pode ser aplicado em qualquer momento do combate e de todas as maneiras possíveis, pode ser aplicado da terceira corda, pode ser aplicado da maneira catch in the mid-air, pode ser aplicado correndo, com o oponente a correr e das mais loucas maneiras possíveis.

Cada um se lembra de um Spear com carinho, acho! Talvez o melhor Spear possa ser o de Goldberg, ou de Edge… Enfim, cada um tinha sua maneira de o realizar e o fizeram de maneiras incríveis, os Spears que mais me lembro são aqueles feitos por Edge: aquele sobre Jeff Hardy na WrestleMania X-Seven, aquele sobre Chris Jericho na WrestleMania XXVI e aquele sobre Mick Foley na mesa a arder em chamas. Deixo a vocês um Top 10 da WWE com os “Mestres do Spear”.

http://youtu.be/hbCRmGws64o

4. ANGLE SLAM (KURT ANGLE)

Kurt Angle é um dos melhores wrestlers que temos, sem dúvida. Kurt é alguém sem ego, que hoje tem seu grande papel de pôr os mais jovens over, já foi medalhista olímpico, tem excelente capacidade técnica dentro do ring, sempre soube desenvolver feuds sejam como face ou como heel e teve seus excelentes momentos enquanto no topo na WWE e na TNA. Talvez um dos maiores contribuintes da modalidade nos dias atuais.

Agora é hora de falar de seu finisher como move, o Angle Slam, ele já tem o Ankle Lock e o Angle Slam acredito eu que seja ainda melhor. Um finisher que possa ser aplicado das cordas, tais como aquele sobre Michaels na Mania 22 ou sobre Jeff Hardy no LockDown 2012, sobre objetos como mesas e cadeiras, semelhantes com o que fez com Vince McMahon no SummerSlam 2003.

3. CORKSCREW SHOOTING STAR PRESS (ADRIAN NEVILLE)

Diving Moves, já houveram vários lutadores que usaram pulos como finishers, alguns não gostam muito por não considerarem assim tão credíveis, sinceramente eu sempre gostei deste tipo de finisher, sempre fui fã de coisas tipo um Swantom Bomb, mas não é deste finisher que estaremos a falar, e sim do finisher de alguém que estará no Main-Roster da WWE em um futuro próximo, o atual NXT Champion Adrian Neville.

Se o Shooting Star Press já é um move incrível e que se necessita de uma capacidade técnica excelente de o realizar, colocando a variação Corkscrew nele se torna algo ainda mais espetacular de se ver. Por mais que não gostem de diving moves como finisher, este é de se dar o braço a torcer e dizer que o finisher é realmente incrível.

2. CANADIAN DESTROYER (PETEY WILLIAMS)

Se tem algum finisher que você não sabe como aconteceu, como surgiu, mas que é simplesmente AWESOME, este é o Canadian Destroyer de Petey Williams. Em seu termo normal, o Canadian Destroyer é um Piledriver, mas não é um simples Piledriver e nem é em todos que se pode ser aplicado, afinal é uma manobra que envolve moonsault e perigo, mas isto que a torna incrível.

É um finisher que se adequa bem a Petey Williams, ele é o “Canadian Destroyer” e este finisher lhe cai como uma luva, talvez não seja o finisher que seria usado em qualquer momento de um combate, mas ainda sim é necessária uma incrível capacidade técnica tanto de o faz quanto de quem o sofre, e é um finisher com impacto e bem criativo.

1. C-4 (PAUL BURCHILL)

E chegamos ao melhor finisher em minha opinião, talvez a maioria aqui nem saiba que é o Paul Burchill, ele foi só mais um daqueles do low-card e jobber da WWE, mas que ainda teve seus pequenos momentos lá dentro. Teve suas eras lá, a sua gimnick de pirata nunca me agradou, mas o seu finisher é o mais incrível desta lista, é o C-4, talvez conhecido como “Standing Moonsault Side Slam”.

Queres ficar um pouco mais fácil de explicar? Então, aquele move de Sin Cara do topo das cordas, em que ele aplica um Moonsault e leva o oponente consigo na queda, é o mesmo move, porém é feito no chão, o espaço é reduzido, a capacidade técnica deve ser maior para ser realizada em um espaço pequeno. Fiquem com o vídeo e apreciem:

http://youtu.be/CGIV4nMIjiA

E por fim encerramos o Sharpshooter desta semana, estes são grandes finishers, mas cada um possui sua própria opinião e gostos diferentes, que podem ou não serem semelhantes. Depois de ver e saber um pouco mais da minha opinião e preferência, chegou a hora de você, leitor, mostrar as suas: quais são seus finishers favoritos?

Sobre o Autor

- Curitibano, brasileiro e torcedor do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e colaborador no WPT, como escritor do quadro Sharpshooter. A quem gostar dos artigos e quiser me adcionar ao Facebook para ter mais de Wrestling e demais assuntos do nosso cotidiano, sinta-se à vontade! Apenas procure por: Bruno do Nascimento Costa. Peço apenas que, caso adicione, me mande uma mensagem, se identificando como leitor assíduo do WPT.

47 Comentários

  1. filipe - há 3 anos

    quais são seus finishers favoritos?
    acho que o sweet chin music de HBK é um espetaculo…
    Tombstone piledriver de undertaker
    F5 de Lesnar
    RKO (como é que este nao está na lista!?) de Orton
    Uma boa powerbomb tb é sempre destrutivo (batista bomb por ex)
    sou grande fâ do GTS tb
    tb temos o finisher do justin gabriel

    qto aos da lista: C4 é mto bonito mas pouco eficaz contra wreslters maiores e perigoso
    Angle slam nai deveria estar na lista sequer… senao tinhamos que por o AA (ou FU) do Cena que até é mais dificil de executar..
    O canadian destroyer +e mto bom. O do Neville é um espetaculo

    Podiam fazer lista de melhores finisher mas submissoes, e piores finishers..

  2. BRRM - há 3 anos

    Bom artigo. Não acho que o Angle Slam seja assim tão bom, quer dizer, eu gosto dele, mas nunca o iria colocar no meu top 5 (talvez porque lhe falta credibilidade devido ao facto de o Angle raramente o usar para ganhar os combates), mas é a minha opinião. De qualquer das maneiras aqui vai o meu top:

    5- Tombstone Piledriver
    4- Spiral Tap
    3- RKO
    2- Spear (pessoalmente gosto mais do Spear do Edge porque devido aos spots que este nos proporcionou. Outro Spear de que eu gosto é o do Roman Reigns)
    1- Sweet Chin Music – é o meu finisher favorito pois pode ser aplicado de muitas maneiras diferentes. E também porque é o finisher do meu wrestler favorito e eu salto da cadeira cada vez que o HBK aplica este move.

    Menções honrosas – Stone Cold Stunner, The Last Ride, Very European Uppercut, Chokeslam (os wrestlers que mais gosto de usar este move são o Undertaker e o Kane), o Moonsault do Angle (apesar de muito raramente ele aplicar o move com sucesso), West Coast Pop, Ankle Lock (quando aplicado pelo Angle),…

  3. Carlos Neto - há 3 anos

    5 Frog Splash (Rob Van Dam)
    4 RKO (Randy Orton)
    3 Chookeslam (Kane e Undertaker)
    2 Aqule super pulo dos Usos
    1 Sweet Chin Music (HBK)

  4. José Sousa - há 3 anos

    Let´s Go. Vou dizer um top de actuais, e depois de antigamente.

    1. RKO
    2.Cross Rhodes
    3.Spear(Reigns)
    4.Knee Plus( o nome é para o mau, mas eu gosto bastante do Buisaku e o Bryan aplica-o na perfeição).
    5.Brainbuster do Aries

    Antigamente(diga-se Retired ou lendas)
    1. Spear do Edge(esta era obrigatória para mim).
    2. Tombstone Pildriver
    3. Sweet Chin Music
    4. Pedigree(sim para mim ele já é lenda).
    5.Stunner

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Pedigree é sim uma lenda! O Brainbuster acho fenomenal. O Sweet Chin Music me parece ser o preferido do pessoal aqui xD

  5. MicaelDuarte - há 3 anos

    “eu sempre tive uma vontade enorme de ter um finisher e usar no modem, de tanta raiva da Internet cair mais que o Neymar” – ahahah :D

    Estes são, talvez, os “finishers” que mais gosto de ver serem executados.

    “RKO”;
    “Clothesline from Hell”;
    “GTS”;
    “Brainbuster”;
    “Spear”.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Mas é, você não sabe como a Internet tem a andar aqui em casa, Micael! xD

      O Clothesline From Hell é fenomenal, o Brainbuster: outro!

  6. JoãoRkNO - há 3 anos

    Excelente tema Bruno. Aqui vai a lista dos finishers que mais gosto.
    1. RKO
    2. Mic Check
    3. Chockslam
    4. Spear
    5. Red Alert (Crimson)

    Menções honrosas para Twist of Fate, Angel´s Wings, Angle Slam, Cross Rhodes e Royal Flush (Kenny King).

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, JoãoRkNO! O Mic Check é outro excelente finisher, o Cross Rhodes merece destaque também.

  7. Lourenço Rocha - há 3 anos

    É uma escolha difícil pois são tantos de que eu gosto
    5 – Sweet Chin Music (Shawn Michaels) – O meu ídolo e o seu finisher magnífico.
    4 – Tombstone Piledriver (Undertaker) – Finisher que faz muito suspense porque se o Taker o aplica, ou acaba com o adversário ou ele escapa milagrosamente.
    3 – Spear (Roman Reigns) – Deixa qualquer um KO. Simples.
    2 – Stunner (Steve Austin) – O finisher da “Attitude Era”. Adoro.
    1 – Corkscrew Shooting Star Press (Adrian Neville) – QUE MANOBRA!!! É A MINHA PREFERIDA!!!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      É, de fato é uma escolha difícil. O Stunner é demais, mas o primeiro de seu top é simplesmente uma manobra incrível!

  8. Silveira9 - há 3 anos

    Os meus finishers favoritos da atualidade são:
    1-Spear (Reigns)
    2-RKO
    3-Sisters Abigail
    4-Cross Rhodes
    5-Neutrelaiser

    De lendas:
    1-Spear (Edge)
    2-Tombstone
    3-SCM
    4-Chockslam (Kane)
    5-Pedigree

  9. don_ricardo_corlone - há 3 anos

    Bom tema.
    Eu por acaso sou um pouco exigente no finisher. Eu não quero um finisher especialmente vistoso mas sim um que seja realista, ou seja, um que eu veja que pode ser aplicado na vida real, numa luta real e que seja implacável, ou seja, capaz de incapacitar o adversário por 3 segundos ou de lhe causar uma dor insuportável que o faça desistir. É por isso que não gosto de alguns dos finishers muito usados na WWE como o do Cesaro, que de realista não tem absolutamente nada. O adversário é deitado no chão…Por isso també não gosto dos finishers da 3.ª corda, o Corkscrew Shooting Star Press do Adrian Neville é dos movimentos mais lindos que eu já vi, mas e o realismo? Os finishers da 3.ª corda aleijam tanto que o sofre como que o executa. Por fim, o C-4 e o Canadian Destroyer exigem demasiada colaboração do adversário. É verdade que de alguns finishers como o Pedigree e o Piledriver se poderia dizer o mesmo, no entanto não exigem do adversário e podem ser executados com o adversário já meio que apagado.
    Os meus 5 finishers favoritos são, não exactamente nesta ordem: Ankle Lock, Kimura Lock, TKO (Fireman’s carry cutter), Spear, Hell’s Gate (gogoplata), Super Kick (eu sei, é um sexto XD ).

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Grande colaboração, don_ricardo_corleone! Um finisher realista é sempre bom e melhor aos nossos olhos, o Spear é um grande exemplo!

  10. Filipe - há 3 anos

    thanks.. n devo ter lido/visto

  11. Bad News Barrett - há 3 anos

    O meu finisher favorito é sem duvidas o RKO!! Vibro sempre que vejo o Randy executar a manobra e submission gosto muito da do Y2J!!

  12. john3:16 - há 3 anos

    Parabens pelo artigo esta muito bom

  13. akujy - há 3 anos

    Mais um bom artigo. Sou bastante exigente com os finishers, e por isso dificilmente conseguiria fazer um top, mas sempre gostei mt do superkick, (por causa do HBK), gosto do Cattle Mutilation. do GTS do Punk, dos Spears do Edge e do Reigns, são tantos. Nem saberia por onde fazer um top.

  14. Arvanix - há 3 anos

    Excelente artigo, como sempre, já nem é novidade…
    Gostei bastante do teu “Top 5”, só não concordo com o Angle Slam visto que perdeu a credibilidade, porque o Kurt Angle não o utilisa como modo para acabar um combate. O C4 é brutal, mas como não é dos meus favoritos não o coloco na lista.
    O meu “Top 5” seria :

    – GTS do CM Punk
    – Corkscrew Shooting Star Press do Adrian Neville
    – Running Knee do Daniel Bryan
    – Sweet Chin Music do Shawn Michaels
    – Spear do Reigns e do Edge

    Um dos finishers que eu também adoro é o Cross Rhodes que é simplesmente fantástico!
    Uma vez mais, bom artigo!

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Muito obrigado, Arvanix!!!!
      Cross Rhodes é simplesmente sensacional, o Spear e o Corkscrew Shooting Star Press do Neville são incríveis!

  15. FranciscoAP - há 3 anos

    Fazer um top é complicado, gosto de tantos, mas posso dizer que normalmente os finishers que me conquistam são os finishers aplicados em corrida, os finishers que permitem aos wrestlers partir automaticamente para o “pin” e, principalmente, os “Drivers”. Por acaso este é um capítulo em que acho que as companhias principais têm sido demasiado tradicionais, há uma excessiva repetição de finishers e raramente aparece um inovador. Percebo que a WWE com a política PG não queira usar finishers mais perigosos e hardcores mas a TNA, por exemplo, não tem esse problema e ainda assim o mais puxado que encontras é o Brainbuster do Aries ou o Piledriver do Bully.

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Verdade FranciscoAP, é complicado, assim como a WWE PG nos finishers. O Pildriver do Bully é demais!

  16. Jardel - há 3 anos

    Meu Top 5:
    5-RKO(Randy Orton)
    4-Running Knee(Daniel Bryan)
    3-Zig Zag(Dolph Ziggler)
    2-Spear(Roman Reigns e Edge)
    1-Sweet Chin Music(Shawn Michaels)

  17. rodrigomcb99 - há 3 anos

    Excelente artigo!!
    Acho que fizeste boas escolhas menos a do Angle Slam (mas são opiniões)
    O meu top 5 seria:
    1-The Blackout (Seth Rollins)
    2-Spear (Edge e Reings)
    3-Sweet Chin Music (Shawn Michaels)
    4-Cross Rhodes (Cody Rhodes)
    5-Running Knee (Daniel Bryan)
    Finishers como o GTS do Punk, F5 do Lesnar, Corkscrew Shooting Star Press do Neville, Zig Zag do Ziggler e 5 Star Frog Splash do RVD também são muito bons

  18. Rodrigo Nunes - há 3 anos

    Para mim o TOMBSTONE PILEDRIVER é o melhor

  19. GonRodri - há 3 anos

    Estes sao os meus Top 10 Fineshers favoritos:

    1- Twist of Fate (Jeff Hardy);
    2- Cross Rhodes (Cody Rhodes);
    3- F-5 (Brock Lesnar);
    4- Spear (Edge/GoldBerg/Roman Reigns);
    5- Corkscrew Shooting Star Press (Adrien Neville);
    6- Air Borne (Evan Bourne);
    7- Sister Abigail Kiss (Bray Wyatt);
    8- Zig Zag (Dolph Ziggler);
    9- Blackout (Seth Rollins);
    10- Starship Pain (John Morrison).

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Starship Pain, outro que precisa de grande capacidade técnica pra realizar, digno de Morrison. Cross Rhodes… Sister Abigail… grande!

      • GonRodri - há 3 anos

        Concordo plenamente contigo !! Normalmente, os melhores finishers sao os q precisam de grandes capacidades tecnica pa executa-lo :)

  20. Rolls Reus - há 3 anos

    Na minha opiniao o F5, o RKO e Tombstone Piledriver sao espetaculares

    • Rolls Reus - há 3 anos

      btw o Canadian Destroyer, parecia que destruia mesmo, assustava so de ver imaginem alguem o fasz na wwe, o Vince comeca aos berros a dizer “Thats not PG mother fucker”

      • AwesomeTheMiz - há 3 anos

        Verdade, o F-5 eu considero bem destrutivo como o Canadian Destroyer, but… the second isn’t PG! xD

  21. cm punk TD - há 3 anos

    Excelente artigo.
    O teu top 5 é espetacular.Na verdade até possuem bastante impacto em ringue que até deixam uma pessoa de boca aberta.

    Mas o meu top 5 é este:

    5-Blackout (Seth Rollins)
    4-Knee Strike (Daniel Bryan)
    3-Spear (Roman Reings)
    2-RKO (Randy Orton)
    1-Sweet Chin Music (Shawn Micheals)

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, cm punk TD! São grandes finishers (inclusive os que citaste) com impacto e criatividade.

  22. Dreamer - há 3 anos

    Grande artigo.
    Meu favoritos são:
    Spear
    Red Arrow(Acho que é assim que se chama o finisher do Neville)
    Sharpshooter
    Sweet Chin Music
    Tombstone Piledriver
    The Last Ride
    Walls of Jericho

    • AwesomeTheMiz - há 3 anos

      Obrigado, Dreamer!! Todos grandes finishers, inclusive o Sharpshooter! xD falando de uma maneira geral. Mas sou fã de outros como o Last Ride e o Walls of Jericho

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador