Olá leitores do Visão Brasileira, conforme havia prometido na semana anterior, escreverei nesta semana sobre a carreira de um dos meus lutadores favoritos de todos os tempos e que contribuiu muito para que eu me tornasse um apaixonado pelo Wrestling, Esta semana escrevo sobre The Rated-R Superstar, The Ultimate Opportunist, Edge, que felizmente retornou aos ringues no Royal Rumble neste ano.

Depois de escrever sobre as carreiras de Randy SavageRoddy PipperShawn MichaelsTriple HKevin NashEdgeUndertakerThe RockStone ColdKaneChris JerichoBrock LesnarRandy OrtonMick FoleyPaul BearerMr. PerfectRob Van DamYokozunaBatistaCM PunkSantino MarellaAlberto Del RioAJRoddy PiperDudley BoyzTommy DreamerDaniel BryanShane McMahonGoldberg, Kurt AngleThe Undertaker, Stone Cold e Trish Stratus e John Morrison, agora reescreverei sobre a carreira de Edge, nas próximas duas edições.

Edge em sua carreira venceu 31 títulos, sendo 14 de duplas, onde 12 vezes venceu o World Tag Team Championship e duas vezes venceu o WWE Tag Team Championship. Além disso venceu os títulos principais da WWE por 11 vezes, sendo 7 vezes World Heavyweight Champion e 4 vezes WWE Champion. Vencendo também por 5 vezes o Intercontinental Championship e uma United States Championship. Complementando sua grannde carreira, Edge é o primeiro lutador que venceu todos os grandes títulos da WWE, tanto na Raw quanto na SmackDown e também o único a vencer o Royal Rumble, o King of the Ring e uma Money in the Bank Ladder Match.

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Edge estreou na WWE em junho de 1998, fazendo sua estreia no Raw, contra Jose Estrada Jr, tendo como peculiaridade, sua entrada em meio ao público e sua primeira luta em PPV foi no SummerSlam em 1998, quando foi revelado como parceiro misterioso de Sable em uma luta contra Marc Mero e Jacqueline. No PPV seguinte, o Breakdown: In Your House, Edge foi derrotado por Owen Hart, devido a aparição de Christian. Depois Edge voltaria a lutar em PPVs, apenas em dezembro no Capital Carnage, onde foi derrotado por Tiger Ali Singh

Edge vs. Jose Estrada Jr. – Raw de 22 de junho de 1998

Edge & Sable vs. Marc Mero e Jacqueline – SummeSlam 1998

Edge vs. Owen Hart – Breakdown: In Your House

Edge vs. Tiger Ali Singh  – Capital Carnage

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

No fim de 1998, a carreira de Edge daria um grande salto, quando se juntou a Christian e a Gangrel, quando formaram The Brood. No primeiro PPV a The Brood derrotou The J.O.B. Squad, formada por Al Snow, Scorpio e Bob Holly. Na Royal Rumble Match em 1999, Edege participou entrando como número 5 e foi eliminado por Road Dogg. Mais adiante, este trio uniu-se a The Undertaker e seu Ministério, mas depois acabaram o abandonando e entrando em rivalidade com ele, gerando um combate no PPV Backlash, onde o Ministry of Darkness foi composto por Bradshaw, Faarooq e Mideon. NO PPV seguinte o No Mercy, a rivalidade continuou e enfrentaram o trio formado por Bradshaw, Faarooq e Viscera, em ambos os combates The Brood foi derrotada.

The Brood vs. The J.O.B. Squad – Rock Bottom – In Your House – A partir de 53:30

The Brood vs. Ministry of Darkness – Backlash

The Brood vs. Ministry of Darkness – No Mercy

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Em 24 de julho de 1999, Edge viria a conquistar pela primeira vez o Intercontinental Championship, ao derrotar Jeff Jarrett, em um Live Event, em sua cidade natal, Toronto, no Canada. Mas este reinado seria curto e de apenas um dia. No dia seguinte no PPV Fully Loaded, Jeff Jarrett recuperaria o cinturão, graças a interferência de Gangrel.

Edge vs. Jeff Jarrett – Fully Loaded

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

No SummerSlam, Edge e Christian lutaram na Tag Team Turmoil, para definir os desafiantes aos cinturões de duplas, que foi vencida pelos The Acolytes. No Unforgiven, quando ao lado de Christian, seriam derrotados pela New Age Outlaws, com Mr. Ass e Road Dogg. No PPV Rebellion, Edge e Christian venceram uma Triple Triangle Match. Depois Edge & Christian entrariam em rivalidade com a New Brood, formada por Gangrel, que tinha ao seu lado agora, Matt e Jeff Hardy, o combate foi uma Ladder Match, a primeira Ladder Match entre Tags, vencida pela Brood. Depois Edge & Christian acabaram unindo-se a Jeff & Matt Hardy, para lutarem juntos contra Too Cool com Grand Master Sexay & Scotty 2 Hotty e The Hollys com Hardcore e Crash. No PPV Armageddon participaram da Tag Team Battle Royal, vencida pelos Acolytes.

Tag Team Turnoil – SummerSlam – apartir de 1:53

Edge & Christian vs. New Age Outlaws – Unforgiven Parte 2 

Edge e Christian vs. The Acolytes vs. Hardcore Holly & Crash Holly – Rebellion – A partir de 4:27

Edge & Christian vs. The New Brood – No Mercy

Four-on-four Match – Survivor Series – Parte 2

Tag Team Battle Royal – Armageddon

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Em 2000, Edge participou da Royal Rumbe Match, entrando como numero 13 e foi eliminado por Al Snow e Val Venis. No PPV No Way Out, Edge & Christian derrotaram The Hardy Boyz em uma Tag Team Match. Depois mais uma revolução, quando no Wrestlemania XVI, em 2000, em uma luta entre Edge e Christian, os Hardy Boyz e os Dudley Boyz em mais uma Ladder Match, onde Edge e Christian, venceram o título de duplas, titulo que venceriam por mais 7 vezes. No PPV Backlash, Edge & Christian defenderam com sucesso os cinturões contra a D-Generation X, com X- Pac e Road Dogg. No PPV Insurrextion Edge & Christian foram derrotados pelos Hardy Boyz por desqualificação, continuando como campeões.

Edge & Christian vs. The Hardy Boyz – No Way Out – a partir de 39:07

Edge & Christian vs. Duddley Boyz vs. Hardy Boyz – Wrestlemania 2000

Edge & Christian vs. D-Generation X – Backlash

Edge & Christian vs. The Hardy Boyz – Insurrextion

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

No PPV Judgment Day, Edge, Christian e Kurt Angle enfrentaram Too Cool, em um combate de trios, com Scotty 2 Hotty, Grandmaster Sexay e Rikishi e foram derrotados. Na semana seguinte no Raw, Too Cool venceria os cinturões de duplas. Edge e Christian recuperariam os cinturões no PPV King of The Ring ao vencerem uma Four Corners Elimination Match. As outras duplas participantes foram  Hardy Boyz e Test & Albert.

Edge, Christian & Kurt Angle vs. Too Cool – Judgment DayParte 2

Edge & Christian vs. Too Cool – Raw de 29 de maio

Four Corners Elimination Match – King of the Ring

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

No PPV Fully Loaded, Edge & Christian, acabaram derrotados por The Acolytes com Faarooq e Bradshaw, por desqualificação e assim continuaram como campeões. No SummesSlam Edge & Christian defenderam com sucesso os cinturões contra The Dudleys, e The Hardys em mais um grande momento histórico, quando lutaram em uma Tables, Ladders & Chairs Match.

Edge & Christian vs. Acolytes – Fully Loaded

TLC Match – SummerSlam

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

No PPV Unforgiven Edge & Christian acabaram perdendo os cinturões para Hardy Boyz em uma Steel Cage Match. No PPV No Mercy, Edge & Christian recuperaram os cinturões de duplas, mas desta vez vestindo como Los Conquistadores. este reinado duraria apenas 1 dia, e eles perderiam os cinturões no dia seguinte, novamente para os Hardy Boyz, isso depois de os Hardyz virem ao ringue como Los Conquistadores e derrotar Edge, pois Christian estava lesionado e não combateu. No Survivor Series Edge & Christian lutaram ao lado de The Right to Censor com Bull Buchanan e The Goodfather e foram derrotado por The Dudley Boyz e The Hardy Boyz. No PPV Rebellion, Edge & Chriatian acabaram derrotados pelos The Dudley Boyz, em uma Tables Match, a outra dupla participante do combate foi T & A com Test e Albert.

Edge & Christian vs. Hardy Boyz – Unforgiven

Los Conquistadores vs. Hardy Boyz – No Mercy

Edge vs. Los Conquistadores – Raw de 23 de outubro

4 on 4 Survivor Series Elimination Match – Survivor Series – a partir de 4:25

Elimination Tables Match – Rebellion

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Edge & Christian voltaram a conquistar os cinturões de duplas, no PPV Armageddon, quando venceram uma Fatal Four-Way Match, onde as outras duplas participantes foram The Dudleys , Bull Buchanan & The Goodfather e Road Dogg & K-Kwik. Na semana seguinte, no Raw, Edge & Christian acabaram perdendo os cinturões para The Undertaker & The Rock, mas o recuperariam três dias depois, na revanche no Smackdown.

Fatal Four-Way Match – Armageddon – a partir de 27 minutos

Edge & Christian vs. The Undertaker & The Rock – Raw de 18 de dezembro

Edge & Christian vs The Undertaker & The Rock – Smackdown de 21 de dezembro

Em 2001, Edge & Christian viriam a perder os cinturões de duplas, no PPV Royal Rumble, para os Dudley Boyz. No PPV No Way Out, Edge & Christian participaram do combate em que os Dudley Boyz venceram uma Triple Threat Tag Team Tables Match. A outra dupla participante foi Brothers of Destruction. No Raw de 19 de março, Edge & Christian venceram os cinturões de duplas dos Hardy Boyz, mas o perderam na mesma noite para os Dudley Boyz.

Edge & Christian vs. Dudley Boyz – Royal Rumble 2001

Triple Threat Tag Team Tables Match – No Way Out

Edge & Christian vs. Hardy Boyz – Raw de 19 de março

Edge & Christian vs. Duddley Boyz – Raw de 19 de março

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Na WrestleMania X-Seven em uma Tables, Ladders & Chairs, Edge & Christian recuperam os cinturões de duplas, derrotando Dudley Boyz e Hardy Boyz, graças uma ajuda de Rhyno, com direito a aquele spear memorável de Edge. Eeles viriam a perder os cinturões de dupla para Kane & The Undertaker no Smackdown de 19 de abril. No PPV Insurrextion, Edge & Christian venceram a Four-Way Elimination Match, onde também participaram  The Dudley Boyz, The Hardy Boyz e X-Factor com Justin Credible & X-Pac. No PPV Judgment Day Edge & Christian foram derrotados por Chris Benoit & Chris Jericho, na Tag Team Turmoil para definir os novos desafiantes aos cinturões de duplas.

Tables, Ladders & Chairs – Wrestlemania X-Seven

Four-Way Elimination Match – Insurrextion

Tag Team Turmoil – Judgment Day

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Depois disso, Edge começou a estabelecer-se como lutador individual, quando venceu o King of The Ring em junho de 2001, na final do torneio ele venceu Kurt Angle. Nas fases anteriores ele derrotou Test, Perry Saturn e Rhyno. No PPV Invasion, Edge & Christian derrotaram Lance Storm & Mike Awesome. Edge venceu seu segundo reinado como Intercontinental Champion no SummerSlam ao derrotar Lance Storm.

Edge vs. Kurt Angle – King of The Ring

Edge & Christian vs. Lance Storm & Mike Awesome.- Invasion

Edge vs. Lance Storm – SummerSlamParte 2

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Depois disso Edge e Christian, entraram em rivalidade, pelo Intercontinental Championship. Christian conquistou o cinturão no Unforgiven. Edge recuperou o cinturão no PPV No Mercy, em uma Ladder Match e defendeu com sucesso o cinturão em novo combate contra Christian em uma Sttel Cage Match, no PPV Rebellion. Edge viria a perder o cinturão para Test, no Raw de 5 de novembro.

Edge vs. Christian – Unforgiven

Edge vs. Christian – No Mercy

Edge vs. Christian – Rebbelion

Edge vs. Test – Raw de 5 de novembro

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Depois Edge derrotou Kurt Angle em 12 de novembro no Raw, para conquistar o United States Championship e em seguida no PPV Survivor Series, venceu Test e unificou o United States Championship, com o Intercontinental Championship. No PPV Vengeance Edge derrotou William Regal.

Edge vs. Kurt Angle – Raw de 12 de novembro

Edge vs. Test – Survivor Series

Edge vs. William Regal – Vengeance

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Em 2002 Edge viria a perder seu cinturão no PPV Royal Rumbel, para William Regal. No PPV No Way Out, Wiiliam Regal voltou a derrotar Edge, desta vez em uma Brass Knuckles on a Pole match. Para a Wrestlemania, Edge enfrentou Booker T e saiu vencedor. No PPV Backlash, Edge enfrentou Kurt Angle e saiu derrotado. A rivalidade continuou e tivemos a culminou em uma Hair vs. Hair match no Judgment Day, vencida por Edge

Edge vs. William Regal – Royal Rumble

Edge vs. William Regal – No Way Out

Edge vs. Booker T – Wrestlemania XVIII

Edge vs. Kurt Angle – Backlash

Edge vs. Kurt Angle – Judgment Day

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Em 4 de julho, Edge juntou-se a Hulk Hogan, para derrotar Billy e Chuck e conquistar o World Tag Team Championship. O reinado viria a ser terminado no PPV Vengeance, quando viriam a ser derrotados por Christian & Lance Storm. No SummerSlam Edge viria a derrotar Eddie Guerrero. No Unforgiven vimos Eddie Guerrero a vencer Edge.

Edge & Hulk Hogan vs. Billy & Chuck – 4 de julho

Edge & Hulk Hogan vs. Chrisitian & Lance Storm – Vengeance

Edge vs. Eddie Guerrero – SummerSlam

Edge vs. Eddie Guerrero – Unforgiven

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

No primeiro combate pelo WWE Tag Team Championship, Edge esteve presente e lutou ao lado de Rey Mysterio e foram derrotados por Chris Benoit e Kurt Angle, no PPV No Mercy. No PPV Rebellion Edge enfrentou Brock Lesnar e Paul Heyman em uma Handicap Match. Depois Edge voltaria a unir forças com Rey Mysterio e juntos venceram o recém criado WWE Tag Team Championship, em 7 de novembro. Depois perderam os cinturões em No Survivor Series, para Los Guerreros em uma Triple Threat Elimination Match, onde também participaram Kurt Angle e Chris Benoit. No PPV Armageddon Edge derrotou A-Train por desqualificação.

Edge & Rey Mysterio vs. Chris Benoit & Kurt Angle – No Mercy

Edge vs. Brock Lesnar & Paul Heyman – Rebellion

Edge & Rey Mysterio vs. Chris Benoit & Kurt Angle – Smackdown de 7 de novembroParte 2Parte 3

Triple Threat Elimination Match – Survivor Series

Edge vs. A-Train – Armageddon 

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Em 2003, Edge participou da Royal Rumble Match e foi eliminado por Chris Jericho. Em fevereiro, Edge sofreu uma lesão no pescoço o que lhe afastou dos ringues por alguns meses. Após esse período, Edge voltou ao Raw em 2004 e enfrentou Kane no PPV Backlash. Na noite seguinte venceu o World Tag Team Champion, ao lado de Chris Benoit, em 19 de abril, derrotando Ric Flair e Batista. Depois Edge & Benoit perderam os cinturões para La Resistance, com Robert Conway & Sylvain Grenier. Eles voltaram a se enfrentar no PPV Bad Blood, onde Edge & Benoit saíram vencedores por desqualificação, devido a interferência de Kane.

Edge vs. Kane – Backlash

Edge & Chris Benoit vs. Ric Flair & Batista – Raw de 19 de abril

Edge & Chris Benoit vs. La Resistance – Raw de 31 de maio

Edge & Chris Benoit vs. La Resistence – Bad Blood

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Depois Edge veio a vencer o Intercontinental Championship, sobre Randy Orton no PPV Vengeance. No SummerSlam Edge venceu uma Triple Threat Match contra Batista e Chris Jericho. Depois  uma lesão na virilha, que fez com que mais uma vez ficasse afastado e tivesse que deixar o cinturão vago.

Edge vs. Randy Orton – Vengeance

Edge vs. Batista vs. Chris Jericho – SummerSlam

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Em outubro Edge retornaria no PPV Taboo Tuesday e acabou lutando novamente ao lado de Chris Benoit, pelo título de duplas, quando venceram La Resistance. Durante a luta, Edge abandonou seu parceiro e Benoit conseguiu vencer o combate sozinho. No Raw de 1° de novembro, Edge e Benoit perderam o World Tag Team Championship com Edge novamente abandonando o combate. No Survivor Series, Edge esteve na equipe de Triple H, que foi derrotada pelo Team Orton.

Edge & Chris Benoit vs. La Resistance – Tabbo Tuesday

Edge & Chris Benoit vs. La Resistance – Raw de 1° de novembro

Team Triple H vs. Team Orton – Survivor SeriesParte 2

Assim encerrava-se o ano de 2004 em PPVs para Edge e de 2005 em diante, isto será abordado e discutido na próxima semana, no Visão Brasileira #432 – Edge (Parte 2), que abordará os anos de 2005 a 2001, na carreira deste lutador.

Visão Brasileira #431 – Edge (Parte 1)

Para encerrar, as perguntas desta semana para interagirmos:

– Qual o grande momento da carreira de Edge, nesse primeiro período (1998-2004) na WWE?
– Qual a sua melhor rivalidade?
– Qual o seu melhor combate?

Abraços a todos e até o próximo Visão Brasileira, com a Parte 2 da cerreira de Edge (2005-2011).

2 Comentários

  1. Muito interessante o artigo Mario

    – Qual o grande momento da carreira de Edge, nesse primeiro período (1998-2004) na WWE?
    Resp: Esse momento ele era um melhor duplista então quando ganhou pela primeira vez o título de duplas com o seu grande amigo Christian e a meteórica dupla com Hulk Hogan, pelo que este representa ao wrestling.
    – Qual a sua melhor rivalidade?
    Resp: Com os Hardy Boyz.
    – Qual o seu melhor combate?
    Resp: A TLC da WrestleMania X-Seven.

    • Muito Obrigado André.

      Nessa primeira parte, concordo, Edge esteve mais focado na divisão de duplas e Christian foi seu grande parceiro. A rivalidade com os Hardy Boyz e com os Dudley foi estupenda.