10 Lendas que nunca estarão no Hall of Fame - Top Ten #442

9 – Baron Von Raschke

Não será o mais conhecido entre os fãs mais jovens, mas este senhor já octogenário tem carreira feita e muito para contar. Com carreira iniciada ainda na década de 60, pôde provar mais sucesso e domínio ao longo das décadas de 70 e 80, trabalhando para grandes companhias como a NWA, a American Wrestling Association, a World Wrestling Association e, claro, a WWWF.

É lutador da “Legacy wing,” se por acaso decidirem trazer novamente essa turma onde colocavam imensos nomes clássicos, quer uns que realmente digam mais à plateia mais jovem, como outros que os façam revisitar os livros de história. Aqui Von Raschke, de seu verdadeiro nome, James Raschke, conquistou múltiplos títulos Mundiais na WWA, é reconhecido como o primeiro NWA Television Champion, tem imensos títulos singulares e de Tag Team por tudo o que seja território fora, é um inovador da “claw” como finisher de submisão, – que até chegou a ter a gimmick de ser censurada em TV por ser demasiado violenta – já faz parte do Pro Wrestling Hall of Fame há uma década e já desafiou Bruno Sammartino pelo WWWF Championship quando lá trabalhou.

Carreira tremenda, está aí o legado à vista. Então o que impediria este senhor respeitado, sem problemas a apontar na sua conduta e relações com empregadores e colegas, que tinha uma gimmick de nazi? Ah. Se calhar era isso. Sim, era só uma gimmick, em tempos que estavam bem mais à vontade para recorrer a qualquer coisa para heat, mas até ganha piada imaginá-los a homenagear um lutador, através de segmentos da sua personagem em que marcha até ao ringue, atira a saudação e com swastikas facilmente à vista. Claro que não tem culpa e até é algo ingrato ser a sua gimmick a impedir a homenagem, ainda por cima quando o seu restante trabalho como Face não é tão notável. Mas bem sabemos como algo que causasse tanto medo genuíno a espectadores os deixou – até mesmo ao tolo do Vince! – progressivamente mais desconfortáveis.

2 Comentários

  1. JOAOPEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO1 ano

    Este top 10 é mesmo muito, muito, muito bom. Revela grande trabalho de pesquisa (ou puro conhecimento próprio). PARABÉNS!
    Quanto ao Benoit, muito bem dito. É com ele e com a entrada da WWE para a bolsa que se dá o início da PG. Eu tentei (acho que mal) explicar isso numa tese de pós-graduação do ISCTE, para justificar um declínio na queda de audiências. Quem não liga a isto, não consegue perceber esta questão do que era este desporto e do que foi depois da morte do Benoit

    • Atum1 ano

      Concordo em todos palavras, parabéns para quem fez