10 Gimmicks Retiradas de Cultura Popular - Top Ten #370

10 – Robbie E

Quando se fala em cultura pop, realmente tem que se ter em conta que nem sempre das artes mais dignas se vai falar. Cinema, música, de tudo um pouco. Mas também há a cultura popular mais rasca, que é aquela do reality show. Especialmente se a coisa tiver muita atenção e render umas notas a quem faz vida de fazer figuras. Hoje já parecem tempos longínquos, mas já foi dia em que toda a TV e internet se via assaltada pelo atentado à minima inteligência que era o Jersey Shore.

A paródia e a sátira, essas sim são artes de respeito. Daí que nem sempre dê para aplicar a tudo de forma competente, há coisas que não são assim tão parodiáveis, se o original já estiver ali no limite do ridículo. Acredito que seja seguro afirmar que era o caso daquele elenco. Como é que se parodia aquela malta, como é que dá para serem ridicularizados ainda mais? Muitos terão tentado, muitos outros terão visto que realmente não valia a pena o desafio. No mundo do wrestling não impera propriamente essa integridade intelectual e se der para se aproveitar todas as referências possíveis, então força nisso. Na WWE foi Zack Ryder que adoptou imensos tiques, parodiando o tipo de “bro” que deu origem ao programa, mais do que a série propriamente dita.

Foi na TNA que entraram com tudo. Robbie E, acompanhado pela Cookie, – interpretada pela lutadora independente Becky Bayless – chegaram lá mesmo a chamar-se “The Shore,” e tanto os nomes como os aspectos físicos recorriam a tudo menos à subtileza. Vinham com a intenção de irritar toda a gente, como Heels, logo resultava. Mas marcaram-se limites, a berraria de Cookie já era incomodativa e até acabou por ser dispensada relativamente cedo. Ficou Robbie E, que agora recrutava Rob Terry e o renomeava Robbie T, a continuar a crusada de levar o infame Jersey Shore à TNA. Muitos não gostavam e até iam tão longe ao ponto de descreditar os dotes em ringue de Robbie, mas o certo é que o tipo tinha a sua graça e bastava a noção do ridículo para nos podermos rir das maluqueiras dele, sem termos que achar propriamente grande piada às dos originais. Manteve a gimmick por um tempo, ampliou a sua ligação à reality TV ao fazer equipa com o ex-concorrente do Big Brother Jessie Godderz, e acabou por abandoná-la, assim que a moda também passou, felizmente. Chegou à WWE onde interpreta Robert Stone, alguém apontado também como uma paródia de um certo moço adinheirado, dono de uma outra certa promotora da mesma arte… O que dizer? O rapaz tem jeito para ser gozão, pronto!

3 Comentários

  1. DP3 anos

    Bom artigo Chris JMR, acredito ainda que podias ter acrescentado um outro personagem que até há bem pouco entrou no WWE Hall of Fame, um tal de The Honky Tonk Man

  2. Essa gimmick do sting foi a melhor, lembro me de ele derrotsr o hollywood hogan pelo titulo máximo e tambem a feud com o vampiro, tambem de destacar a entrance e a theme song que combinava na perfeição e tambem a sua representação, foi perfeita, tao identica ao brandon lee no filme o corvo, aproveito para aconselhar este filme para quem gosta de filmes de super herois num contexto mais negro, mais violento, mais sério… o primeiro filme da serie quenfoi o unico representado por Brandon Lee é sensacional

  3. Mr Catra3 anos

    Sting é um clássico absoluto.