Brain Buster #69 - Top 5 Promotoras predilectas da actualidade

4 – Pro-Wrestling NOAH

Segue-se outra empresa japonesa, e acreditem que esta lista está recheada delas. Já falei aqui no Brain Buster sofre a NOAH, julgo eu num dos primeiros artigos que escrevi aqui para o wrestling.pt e falei dos entraves que atrapalhavam o seu crescimento na altura. É certo que, na minha opinião, alguns ainda subsistem hoje em dia, mas o produto do NOAH cresceu para mais e para melhor no último ano, de uma forma que já não acontecia há bastante tempo. Não só criou uma nova estrela no Kaito Kiyomiya, como se alicerçou em nomes que andavam um pouco perdidos no seu card para formarem o main-event, como foi o caso do Nakajima, Go Shiozaki e até do Kenoh. Mais do que isso, serve-se de nomes como o Takashi Sugiura, Naomichi Marufuji e o lendário Keiji Mutoh para ter óptimos combates e, mais do que isso, elevar o pessoal mais jovem. Também foi buscar novos nomes, alguns bem conhecidos como o Kazushi Sakuraba, como alguns que já tinham dado muitas provas noutras paragens do puroresu como o Soya.

Também os seus Jr. Heavweights, mesmo com todos os twists nas alianças que constituem a divisão, e que critiquei na altura, apresentam óptimo wrestling e é das divisões dos juniores mais bem constituídas da actualidade, se não mesmo a melhor. Também como disse da última vez que falei da NOAH, é pena as divisões de tag terem muitas equipas que, ou são desinteressantes, ou surgem de forma repentina e abrupta e têm sucesso imediato. Também a NJPW não tem conseguido criar muito interesse nas suas divisões de equipas nos últimos tempos, e se a NOAH quer voltar a reaproximar-se do patamar da New Japan convém vencer primeiro nos pontos mais fracos do rival.

Como poderão imaginar, a principal razão para ver NOAH hoje em dia é mesmo pelo wrestling wrestling apresentado. É uma empresa lendária e com grande história, algo que ainda vemos hoje muito mencionado nas suas principais histórias e feuds. Esta passou por um processo de reestruturação muito recente e nota-se grande vontade em ultrapassar as dificuldades dos últimos anos. É, sem dúvida, uma brand a acompanhar com muita atenção nos próximos tempos.

16 Comentários

  1. Sandrojr4 anos

    Eu também estou acompanhando a DDT a pouco tempo, mas já é uma das que eu mais gosto, e na verdade o ACE da empresa é o Konosuke Takeshita e não o Tetsuya Endo, seria legal fazer um artigo só falando da STARDOM, ótimo artigo como sempre.

    • Obrigado pelo comentário. Ainda não tive tempo de me aperceber disso, mas se é o Takeshita, obrigado pela correcção! Falar da Stardom num só artigo é algo que vou fazer muito brevemente.

  2. Anónimo4 anos

    NXT tem sido má desde o pós-Takeover: New Orleans, tirando isso que nem sequer é uma empresa em si, até é uma boa lista.

    • Obrigado pelo comentário. Discordo em relação ao NXT. Acho que se sente muito a falta de público e de nomes como o Pete Dunne, mas está muito longe de ser mau. Eu ressalvei no artigo que o NXT não era nenhuma promotora.

  3. bottom4 anos

    Excelente artigo, fico muito feliz em ver o Stardom sendo lembrado.

  4. Passei a acompanhar o NJPW somente ano passado, me arrependo de não ter começado a assistir no inicio da década, que foi quando passei a acompanhar a WWE. Perdi as melhores storylines, mas ainda bem que até hoje essa empresa é a melhor das melhores, o ano de 2019 deles me mostrou isso, graças a Ospreay, Okada, Ibushi, Tanahashi, Naito, SANADA, White, Takagi, Ishii, é a minha predileta hoje!

    • Obrigado pelo comentário. Aconselho mesmo a veres muitos e muitos combates da NJPW desde, pelo menos, 2012. São horas bem ganhar e não perdidas.

  5. Rocky Marciano4 anos

    Excelente artigo para mostrar como existe mundo fora da empresas americanas, o noah eu conhecia mas por causa do Mitsuharu Misawa e do Muta, realmente melhorou bastante esses últimos anos, quase chegando no nível de qualidade que era nos anos 90 e 2000, O DDT conheci bem recentemente, exatamente por causa desse título louco kkkkk, mas pra quem gosta de algo diferente e a mesmo tempo um bom wrestling, vale a pena ver, O stardom eu conheço faz uns 2 anos e realmente concordo que é o melhor wrestling feminino atualmente, tem excelentes lutadores e um cativante booking, NXT basicamente é melhor produto da wwe tem faz um tempo, apresentado excelentes lutadores novos e alguns já conhecidos para o grande público e que tem o melhor booking que a wwe tem e as melhores lutas( só ver os takeovers), ahhh NJPW o que dizer dessa que pra mim é a melhor empresa de wrestling, uma empresa que mostra que wrestling pode ser tanto tecnica e entretenimento na medida certa, com os melhores lutadores atualmente que fazem excelentes lutas 5 stars com um booking bem pensado e de longa data que não dá se decepcionar e realmente se você quer uma porta entrada pro puroresu, essa é empresa certa

    Obs: Realmente um ótimo artigo e desculpa pelo texto enorme😂

  6. Bea Ospreay4 anos

    NJPW esta em outro nivel mesmo. (OSPREAAAY lol kkk).

  7. Anonimo4 anos

    Acho bem engraçado que ninguém destaca a wwe mas quando é audiencias destroi toda a concorrencia. Se as outras fossem assim tão superiores estariam com mais fas e nao a wwe.

    • Obrigado pelo comentário. Esta é uma lista pessoal baseada nas minhas preferências, nunca disse que objectivamente eram melhores que a WWE, embora para mim o sejam.

  8. TFL4 anos

    Excelente artigo e na minha opinião atualmente o nxt esta muito melhor que o RAW ou o Smackdown